© Outsider Films/ Studio Ghibli

Óscares 2024 | Hayao Miyazaki ou Homem-Aranha na luta pelo Óscar de Melhor Filme de Animação

“Homem Aranha: Através do Aranhaverso” é o favorito em Melhor Filme de Animação nos Óscares, mas será que existirão chances de derrota?

96ª cerimónia dos Óscares acontece já no Domingo, dia 10 de março, pelas 23h00 em Portugal Continental e contará com Jimmy Kimmel na apresentação pela quarta vez. Será uma noite que se antecipa previsível e em que o nome de “Oppenheimer” vai ser muito ouvido.

Lê Também:   Óscares 2024 | Já são conhecidos os nomeados e há surpresas

Com várias corridas praticamente fechadas, é interessante olhar para as poucas onde ainda parece haver alguma margem para surpresas.

Depois de olharmos para o que se passa em Melhor Atriz, chegou a hora de tentar decifrar que rumo será seguido pela Academia na categoria de Melhor Filme de Animação.

© Big Picture Films

Quando “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso” estreou em junho de 2023, toda a gente parecia estar muito mais interessada em discutir uma possível nomeação em Melhor Filme do que se iria vencer ou não a categoria de animação. Com uma recepção crítica formidável e um bom desempenho nas bilheteiras mundiais (690,9 milhões de dólares), o filme da Sony estava encaminhado para a vitória. Ajudava também que esta era a sequela de um grande sucesso, “Homem-Aranha: No Universo Aranha“, que havia triunfado nos Óscares.

Lê Também:   "O cinema de animação português é dos mais conceituados do mundo": Entrevista a Fernando Galrito, diretor artístico do festival MONSTRA

Com o tempo, esta ideia de uma nomeação na categoria principal foi-se desfazendo e com isso, a certeza de que o Homem-Aranha voltaria a triunfar nos Óscares, já que a estreia de “O Rapaz e a Garça”, o mais recente filme de Hayao Miyazaki, também não deixou nada a desejar tanto em termos de crítica como em termos económicos (127.1 milhões de dólares).


ARANHA OU GARÇA? – A DÚVIDA NOS ÓSCARES 2024

© Outsider Films/ Studio Ghibli

Na primeira fase da corrida, os prémios de crítica regional, o filme da Sony alcançou uma larga vantagem, vencendo mais de 30 estatuetas. Porém, o filme de Miyazaki também mostrou ter uma palavra a dizer, conseguindo o feito raro de figurar no Top 10 do National Board of Review. Ainda assim, tudo levava a crer que os Óscares voltariam a coroar o super-herói da Marvel nesta categoria.

A primeira surpresa veio nos Golden Globes que foram contra o favorito dos apostadores e premiaram “O Rapaz e a Garça”, marcando a primeira vitória de um anime naquela cerimónia, isto porque a categoria de Animação nos Golden Globes foi criada em 2006, 5 anos depois da introdução da mesma nos Óscares. Logo, os Golden Globes não chegaram a premiar o adorado “A Viagem de Chihiro” que venceu o Óscar em 2003.

Lê Também:   Óscares 2024 | Será que Emily Blunt merece vencer por Oppenheimer?

Seguiu-se depois a esperada vitória de “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso” nos Critics’ Choice Awards e também no Sindicato de Produtores (PGA), dois indicadores muito fortes. Porém, “O Rapaz e a Garça” voltou a fazer das suas e surpreendeu no BAFTA. O que dá para concluir é que os votantes mais internacionais estão do lado do filme japonês. Por sua vez, a ala americana apoia incondicionalmente “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”.

Quando chegar a hora de toda a Academia votar, vale a pena fazer o exercício de pensar qual dos filmes terá um apelo mais popular e neste caso, a vantagem está claramente do lado do filme da Sony. Vale a pena pensar na corrida de Animação em 2020 quando “Toy Story 4” venceu, mesmo perdendo nos Golden Globes e no BAFTA. A principal diferença é que não havia um forte rival como temos este ano, mas mesmo assim acredito que quando chegar o momento, vencerá o filme que foi mais visto e agrada a um maior número de pessoas.

E tu, quem é queres que ganhe Melhor Filme de Animação? Concordas que será “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso” a fazê-lo?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *