© MGM

Esta obra prima francesa inspirou Stanley Kubrick na realização de The Shining

Stanley Kubrick é um dos melhores realizadores da história. Para a sua obra prima “The Shining” foi buscar inspiração a França.

Todos os seus filmes, senão quase todos, são estudados e avaliados por centenas de cursos de cinema por todo o mundo. E com razão, toda a sua filmografia é uma autêntica obra prima, é difícil encontrar um filme que não seja aclamado pela critica.

Pub

Lê Também:
LEGO e Disney juntam-se para fazer as delícias dos fãs de Branca de Neve e os Sete Anões

Responsável por filmes como “Shining”, “Laranja Mecânica”, “De Olhos Bem Fechados”, “Nascido para Matar”, “Dr. Strangelove”, “Spartacus”, “2001: Odisseia no Espaço”, entre muitos outros, Stanley Kubrick tornou-se num nome incontornável da história do cinema.

Pub

Ainda assim até os melhores realizadores da história da sétima arte também precisam de alguma fonte de inspiração. Nesse sentido Stanley Kubrick inspirou-se neste icónico filme francês para fazer “The Shining.


INSPIRAÇÃO FRANCESA

stanley kubrick last year at marienbad inspiração the shining stephen king
© Rialto Pictures

Kubrick foi buscar inspiração a um dos melhores filmes franceses da história, O Último Ano em Marienbad”, de Alain Resnais. O filme toca no experimental, com uma narrativa que se assemelha a um sonho não-linear. Algo que acontece também em “The Shining”.

Pub

Lê Também:
Cinemas NOS voltam a exibir todos os nomeados aos Óscares a um preço incrível

Já Alain Resnais já não vê com bons olhos alguns dos filmes de Stanley Kubrick, como disse à The Harvard Crimson – “não consigo perceber porque é que não gosto do final de ‘Laranja Mecânica’. Não fiquei satisfeito. Acho que ele precisava de mais velocidade. Gostava de o editar um dia”.

Pub

Lê Também:
Estes são os 7 filmes favoritos de Martin Scorsese

No agregador de críticas Rotten Tomatoes, “O Último Ano em Marienbad” tem uns incríveis 93% de classificação. Brendan Gill, do New Yorker, escreve, “passa-nos pelos olhos com a suavidade e a ilógica inquestionável de um sonho e, de facto, pode ser que sejamos levados a perceber que a sua história é uma espécie de sonho dentro de um sonho”. Já a obra prima de Stanley Kubrick, “The Shining” tem 83% de classificação. Wendy Ide, do TIMES (UK), escreve, “o sobrenatural une-se à psicose na magnífica adaptação de Stanley Kubrick de um bestseller de Stephen King“.

TRAILER | STANLEY KUBRICK ENCONTROU INSPIRAÇÃO EM LAST YEAR AT MARIENBAD

Já viste estes dois filmes? Para ti, qual é o melhor?

Pub

About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *