De Arrival a Enchanted, estes são os 10 melhores filmes de Amy Adams, segundo o Rotten Tomatoes
Amy Adams é uma das atrizes mais bem-sucedidas da sua geração. Descobre quais são os melhores filmes da sua carreira.
Conhecida como uma das mais recentes injustiçadas ao Óscar, a nomeada a seis prémios da Academia de Cinema de Hollywood construiu uma carreira invejável em Hollywood, trabalhando em vários géneros e com diferentes cineastas.
Segundo o Rotten Tomatoes, estes são os seus dez melhores filmes:
10. JOGOS DE PODER (2007) – 82%
“Charlie Wilson’s War” é o último filme da carreira do lendário Mike Nichols e conta a história de Charlie Wilson (Tom Hanks), um congressista texano que tentar negociar uma aliança entre paquistaneses, egípcios, israelenses e o governo americano, de forma a que os Estados Unidos financiem uma resistência que possa impedir o avanço soviético no Afeganistão. No filme, Adams interpreta Bonnie Bach, membro da equipa de Wilson. No filme, surgem ainda com nomes como Julia Roberts, Emily Blunt, John Slaterry e Phillip Seymour Hoffman num papel que lhe valeu uma nomeação ao Óscar.
9. O MENTOR (2012) – 85%
Em “The Master“, um dos filmes mais reverenciados da carreira de Paul Thomas Anderson, acompanhámos Freddie Quell (Joaquin Phoenix) um veterano da Marinha norte-americana que regressa à Califórnia. Traumatizado pela sua experiência na Segunda Guerra Mundial, Freddie encontra em Lancaster Dodd (Philip Seymour Hoffman), o carismático líder do movimento “A Causa” a sua esperança para a salvação. Dodd toma-o sob a sua proteção e, entre ambos, acaba por nascer uma relação muito próxima, complexa e difícil. Amy Adams surge no papel de Peggy Dodd, que opera como a Lady Macbeth de Lancaster Dodd. Os três atores receberam nomeações ao Óscar por estes seus desempenhos.
8. JUNEBUG (2005) – 86%
“Junebug”, de Phil Morrison, foi a primeira nomeação da carreira de Amy Adams que se destacou a interpretar Ashley, uma mulher grávida do namorado dos tempos da escola que se caracteriza por ser ingénua e inocente. Com a chegada da sua cunhada, Madeleine (Embeth Davidtz), vai receber um gosto daquilo que é a vida no exterior.
7. THE FIGHTER – ÚLTIMO ROUND (2010) – 91%
Mais uma nomeação ao Óscar para Amy Adams que colabora aqui, pela primeira vez, com David O. Russell. O filme conta a história de Micky Ward (Mark Wahlberg), um lutador de boxe que tenta escapar da sombra do seu irmão famoso, Dicky Eklund (Christian Bale). Adams vive Charlene que se torna a companheira de Micky. Charlene é a empregada de um bar com uma atitude vincada e acaba por funcionar como o pilar da família.
6. GOLPADA AMERICANA (2013) – 92%
Em “American Hustle”, mais uma colaboração com O. Russell e Christian Bale, vemos a história do vigarista Irving (Bale) e a sua parceira Sydney que após serem apanhados em flagrante, são forçados a trabalhar com o agente Richie DiManso (Bradley Cooper) numa missão que envolve alguns dos mais perigosos criminosos de New Jersey. É assim que se vêem envolvidos nos negócios pouco claros de Carmine Polito, um político que se deixou cair nos meandros da máfia local. Para dificultar esta missão já em si complexa, Irving acaba por descobrir, da pior maneira possível, o poder do ressentimento de Rosalyn (Jennifer Lawrence), a esposa de quem nunca se chegou a divorciar. Adams, Bale, Cooper e Lawrence foram reconhecidos com nomeações ao Óscar por este filme.
5. UMA HISTÓRIA DE ENCANTAR (2007) – 93%
“Enchanted”, de Kevin Lima, marca uma mudança de tom para Amy Adams. Nesta história de “peixe fora de água”, encontrámos Giselle, uma princesa que é expulsa do seu próprio conto de fadas pela Rainha Narissa (Susan Sarandon). Giselle acaba a viver em Nova York, onde a música, a magia e os finais felizes já não são tão fáceis de encontrar. Completamente perdida no novo mundo, a sua sorte muda quando se cruza com Robert (Patrick Dempsey), um advogado divorciado que resolve ajudá-la. A situação complica-se quando o príncipe Edward (James Marsden) chega para salvá-la. Esta é uma das raras oportunidades em que vimos Amy Adams luminosa e divertida a mostrar os seus dotes para a dança e o canto neste sucesso da Disney.
4. UMA HISTÓRIA DE AMOR (2013) – 94%
“Her”, de Spike Jonze, traz a história do solitário escritor Theodore (Joaquin Phoenix) que desenvolve uma relação de amor especial com Samantha (Scarlett Johansson), o novo sistema operativo do seu computador. Adams e Phoenix voltam a reunir-se, desta vez ela interpreta Amy que opera como a conexão humana de Theodore. Amy é casada mas a sua relação já viveu dias melhores, acabando também ela por se refugiar numa relação com uma IA. Quando tudo se desmorona, ambos encontram consolo um do outro.
3. O PRIMEIRO ENCONTRO (2016) – 94%
Em “Arrival”, de Denis Villeneuve, Amy Adams interpreta a doutora Louise Banks, uma linguística que é chamada ao local onde aterraram naves alienígenas com a intenção de se comunicar com eles. Considerada por muitos como a melhor prestação da carreira da atriz, Adams acabou por ficar de fora da lista de nomeadas a Melhor Atriz no Óscar daquele ano, mesmo com as oito nomeações do seu filme.
2. OS MARRETAS (2011) – 95%
“The Muppets”, de James Bobin, é mais um dos casos raros em que vemos Amy Adams num registo mais descontraído e leve. Walter (voz de Peter Linz) é um fantoche que vive com Gary (Jason Segel), o seu irmão humano, na pequena cidade de Smalltown, EUA. Desde que se conhecem que são grandes admiradores dos Marretas, que ambos sentem ser uma espécie de “alter egos” de si próprios. Quando Mary (Adams), a namorada de Gary, o convida para uma viagem de sonho a Los Angeles, crente que será finalmente pedida em casamento, não esperava que ele resolvesse levar o irmão. Mas, apesar da desilusão e de a viagem ser tudo menos romântica, os três acabam juntos nos estúdios dos Marretas, em Los Angeles. Quando descobrem que o teatro está em risco, decidem reunir o velho grupo e organizar uma Gala dos Marretas para angariar o dinheiro necessário para salvar o espaço.
1. APANHA-ME SE PUDERES (2002) – 96%
Segundo o Rotten Tomatoes, “Catch me If You Can”, de Steven Spielberg, é o melhor filme da prolífica carreira de Amy Adams. Baseado numa história real, o filme conta a história do vigarista Frank Abagnale, Jr. (Leonardo DiCaprio) que trabalhou como médico, advogado e copiloto de uma grande companhia de aviação antes de fazer 21 anos. A missão de Carl Hanratty (Tom Hanks), um agente do FBI, é capturar Frank e entregá-lo à justiça. Mas Frank está sempre um passo à frente neste jogo de gato e rato, obrigando Carl a continuar a perseguição. Neste filme, Adams interpreta a enfermeira Brenda que se torna noiva do vigarista e uma peça essencial na sua captura.
E tu, és fã de Amy Adams? Qual o teu filme favorito da sua carreira?