O Corcunda de Notre Dame © Walt Disney Pictures

Catedral de Notre Dame | Os filmes mais memoráveis

1 de 12

Confere a lista dos melhores filmes onde a Catedral de Notre Dame de Paris é celebrada em toda a sua magnificência e imponência.

Um mês depois do incêndio que destruiu grande parte de Notre Dame, decidimos reunir um conjunto de filmes imperdíveis sobre a representação da catedral no cinema. No dia 15 de abril, Paris e o mundo choraram pela Catedral de Notre Dame. Choraram a quase total destruição de um dos monumentos arquitetónicos mais emblemáticos da história da Humanidade, aquele que era o monumento mais visitado da Europa, e até um dos mais visitados do Mundo. Eram cerca de 15 milhões de turistas que todos os anos visitavam a catedral gótica.

O incêndio destruiu o pináculo, a designada flecha de Notre Dame, uma torre de 93 metros, que foi em tempos uma das construções mais altas da cidade de Paris. Além disso, no edifício histórico da Catedral de Notre Dame foram também destruídos o teto e as rosáceas da catedral. Entre as relíquias que sobreviveram ao incêndio destaque para a coroa de espinhos de Jesus Cristo. Mesmo assim, não conseguimos imaginar tamanhas perdas para a cultura, nem para a arte.

Notre Dame
Incêndio na Catedral de Notre Dame (15/04/2019)

Para relembrarmos a magnificência perdida e morta da Catedral de Notre Dame, a equipa da MHD juntou-se para escolher os melhores filmes sobre o monumento. Com 856 anos, é mais do que normal que a Catedral de Notre Dame tenha aparecido no cinema por muitas vezes. Aliás Paris, como berço do edifício, foi também o berço do cinema, graças aos irmãos Lumière.

Das adaptações da obra “O Corcunda de Notre Dame”, de Victor Hugo publicada em 1831, aos restantes filmes em que a Catedral de Notre Dame aparece em plano mais secundário, existem muitos, mas mesmo muitos projetos que trespassam a grandiosidade de Notre Dame, a catedral de Nossa Senhora, mãe de Jesus. E para começar este artigo tão especial, nada melhor uma das citações parafraseadas da obra de Victor Hugo, “Nossa Senhora de Paris“.

Grandes edifícios, como grandes montanhas, são obra de séculos (…) O artista, o indivíduo, é apagado por estas grandes massas, que carecem do nome do seu autor; a inteligência humana está lá resumida e totalizada.

Enfim, momento agora de reconstrução e de reflexão sobre a importância de edifícios como este no espaço social, no imaginário e no cinema. Conheçamos então os melhores filmes sobre a Catedral de Notre Dame, que celebram um monumento que nunca mais será o mesmo, e que no fundo celebram os ideias parisienses e franceses!

1 de 12

Confere a lista dos melhores filmes onde a Catedral de Notre Dame de Paris é celebrada em toda a sua magnificência e imponência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *