Curtas Vila do Conde 2024 | Programação completa do Festival , incluindo filmes portugueses premiados em Cannes
Um dos festivais de cinema com mais história e longevidade em Portugal, o Curtas Vila do Conde está de regresso em julho para a sua 32.ª edição. Estes são alguns dos destaques de programação a ter em consideração para um verão com o melhor da 7.ª arte!
Sumário:
- O Curtas Vila do Conde regressa entre 12 a 21 de julho para a sua 32.ª edição;
- Em destaque encontra-se a filmografia do português nomeado ao Óscar, João Gonzalez;
- As competições de curtas nacionais e internacionais são o grande destaque a não perder.
O Festival Curtas Vila Do Conde anunciou a sua programação completa e relatamos que esta é a alternativa perfeita para a “silly season” cinematográfica que se instala tipicamente no verão. Esta 32.ª edição , em 2024, acontece entre os dias 12 e 21 de julho com uma forte programação nacional e centenas de curtas-metragens de relevo a descobrir.
O arranque desta festa com um português nomeado aos Óscares
É na sexta-feira, dia 12 de julho, que o Curtas Vila do Conde conta com a abertura oficial do Festival, com um programa que coloca em destaque facetas como a música e o cinema de animação. Em destaque temos também a obra de João Gonzalez, celebrada depois da nomeação histórica na última edição dos Óscares por “Ice Merchants”. Inclusive, o filme será exibido num formato especial: como parte de um Filme Concerto para ver a 12 de julho no Teatro Municipal de Vila do Conde.
Além disso, a programação irá centrar-se, como em anos recentes, num panorama compreensivo do cinema de curtas à escala nacional e internacional.
As estatísticas oficiais da 32.ª edição do Festival
Nesta 32.ª edição, o Curtas Vila do Conde contará com um total de 83 sessões e 239 filmes exibidos, oriundos de 45 países diferentes.
Uma vez mais, estão de regresso inúmeras categorias competitivas como Competição Nacional, Internacional, Experimental, Take One! ou ainda Videos Musicais.
As submissões voltaram a superar as expectativas, com 6674 filmes inscritos para a edição de 2024.
Competição Nacional de peso no Curtas Vila do Conde em 2024
Como é habitual, a Competição Nacional tem um peso significativo na programação deste Curtas Vila do Conde e afirma-se como um ponto de encontro para o cinema nacional.
Entre a seleção, há várias estreias nacionais e até internacionais. “As Minhas Sensações São Tudo o Que Tenho para Oferecer”, de Isadora Neves Marques, chega-nos depois de passar pela Semana da Crítica de Cannes; “O Jardim em Movimento”, da autoria de Inês Lima, estreia por cá depois da passagem pela Quinzena dos Cineastas de Cannes; e Daniel Soares, Menção Honrosa na seleção oficial de curtas-metragens de Cannes, traz-nos “Mau por um Momento”.
A lista completa de obras nacionais a não perder está disponível neste documento (mais concretamente na página 11).
Os destaques completos podem ser acompanhados na página oficial do Festival, juntamente com a informação acerca da bilheteira.
Cá estaremos para acompanhar o certame do maior festival de curtas-metragens do país, como habitual. E desse lado?