Deadpool & Wolverine: Todos os Cameos do melhor ao pior
O universo cinematográfico da Marvel continua a crescer e o mais recente capítulo, “Deadpool & Wolverine”, está recheado de grandes surpresas e cameos que não deves perder! [Nota Editorial: O artigo contém spoilers para o novo filme]
“Deadpool & Wolverine” está a revelar-se um verdadeiro sucesso, conquistando a atenção dos fãs de longa data, mas também dos críticos. Agora, após quebrar diversos recordes de bilheteira, chegou a hora de falar sobre o projeto, especialmente todos aqueles camoes que surpreenderam os fãs durante a mais recente aventura de Ryan Reynolds e Hugh Jackman.
O novo filme do MCU conta com a presença de diversas personagens, algumas destas novas no universo cinematográfico, outras são regressos inesperados que ajudaram Shawn Levy (“Free Guy: Herói Improvável“) e companhia a contar a história desta nova aventura de Deadpool e Wolverine pelo multiverso Marvel. Fica então a conhecer todos os cameos do filme, dos menos impactantes para os melhores.
Os Vilões Variantes
O Void é populado por figuras icónicas do universo Marvel, mas isso não significa que não existam algumas personagens menos significativas nestas paisagens desoladas. Cassandra Nova faz usufruto deste aspecto do Void, recrutando vários vilões de menor calibre que deixaram a sua marca em alguns dos filmes clássicos dos X-Men, como Callisto, Psylocke, Lady Deathstrike, Azazel, Juggernaut (Aaron W Reed), e Toad (Daniel Medina Ramos). Todos estes vilões regressam ao mundo das adaptações de banda desenhada, envergando os seus fatos utilizados em filmes anteriores, mas interpretados por duplos, em vez dos seus atores originais.
Para quem não se lembra destas figuras antagonistas, o que é completamente normal, nós relembramos-vos onde tiveram a oportunidade de os ver anteriormente. Toad foi interpretado por Ken Park no primeiro filme da saga em 2000, onde era um dos aliados de Magneto juntamente com Sabertooth e Mystique. Já Lady Deathstrike teve um dos confrontos mais épicos da saga com Wolverine no segundo filme, onde foi interpretada por Kelly Hu. Nessa longa-metragem Lady Deathstrike foi um dos súbditos de William Stryker (Brian Cox).
Em “O Confronto Final” tivemos a oportunidade de ver Callisto, Juggernaut e Psylocke entre os discípulos da Irmandade da Mutantes de Magneto. Callisto foi interpretada por Dania Ramirez, enquanto que Juggernaut teve um papel maior no filme, ao contar com o talento de Vinnie Jones. Já Psylocke não passou de um figurante nesse filme, tendo regressado anos mais tarde em “X-Men: Apocalypse“, onde foi interpretada por Olivia Munn.
Hulk
O furioso herói verde do universo Marvel faz uma breve aparição no filme durante a montagem em que conhecemos alguns dos principais variantes de Logan, entre eles encontra-se um Wolverine vestido com o clássico fato ilustrado por John Byrne, naquela que foi a primeira aparição do herói na banda desenhada e onde teve de enfrentar um Hulk enraivecido.
Alioth
A nuvem destrutiva conhecida como Alioth serve como ameaça aos heróis em vários pontos da história. Introduzido ao MCU no episódio 5 da primeira temporada de “Loki“, Alioth faz parte do tecido construtivo que une o universo Marvel que vai além do cinema e que já nos alcança em casa através das séries do Disney+.
Deadpool Corps
O Deadpool Corps é um grupo de Deadpools vindos do multiverso, eles aparecem regularmente na banda desenhada e cada vez que o fazem introduzem aos fãs uma série de novas variantes. Wade Wilson é um herói muito versátil e humorístico, como tal é sempre cativante ver as suas versões temáticas como a sua versão Canadiana, Samurai, futurista ou mesmo Zen.
⚔️🇨🇦⚔️ #DeadpoolAndWolverine pic.twitter.com/TubJVt8D2E
— Ryan Reynolds (@VancityReynolds) July 28, 2024
Headpool
Headpool é uma das primeiras variantes de Deadpool a surgir na banda desenhada, ele não passa de uma cabeça decepada de Wade Wilson que foi zombificada, mas que retém a sua capacidade para o humor. Para além disso, com a ajuda de um apêndice especial, Headpool consegue voar, alvo que o anti-herói original não é capaz. No filme Headpool é interpretado por Nathan Fillion (“The Rookie“).
Cowboy Deadpool
Mais um Deadpool muito especial, desta vez no formato de Cowboy, este é um dos poucos variantes no filme que realmente tem algum destaque, o que o torna muito especial, ou não fosse interpretado por Matthew McConaughey (“The Gentlemen: Senhores do Crime“).
Lady Deadpool
Interpretada por Blake Lively, Wanda Wilson é a versão feminina de Wade Wilson, possui uma mente igualmente fraturada e macabra e não deixa de ser tão ou mais violenta que a versão original do anti-herói. Lively é uma atriz talentosa e a esposa de Ryan Reynolds na vida real.
Happy Hogan
Esta pode ser uma breve aparição de uma personagem que não é de grande importância para o universo Marvel em geral, mas que se revela relevante ao definir a mensagem principal do filme. Neste caso, que Deadpool não deve ser um herói porque ele quer ou precisa, mas sim o herói que os outros necessitam. Desta forma Jon Favreau (“O Livro da Selva“) presenteia-nos com mais uma aparição como Happy Hogan num momento oportuno e de importante desenvolvimento para o anti-herói.
Welshpool
Este pode ser um cameo um pouco banal para muitos espectadores, mas para quem é fã da série documental “Bem-Vindos a Wrexham“, este Deadpool tem um impacto diferente. Em 2020, Ryan Reynolds e Rob McElhenney adquiriram um clube de futebol Galês da pequena cidade de Wrexham, uma equipa que outrora já combatera entre os melhores na Primeira Liga Inglesa, mas que há décadas que se vê relegado a competir nas divisões semi-profissionais do campeonato britânico.
Desde que Reynolds e McElhenney adquiriram o clube, este já subiu duas divisões em anos consecutivos, tornando-se um dos poucos a conseguir um feito semelhante. Para além da referência à série e ao clube de Reynolds, é importante referir que Welshpool foi interpretado por Paul Mullin, um dos principais jogadores da equipa. Também no filme está Ollie Palmer, outro jogador da equipa, mas o seu cameo é menos significativo, surgindo apenas no fundo do bar onde Deadpool e o Wolverine principal do filme se encontram pela primeira vez.
You may have noticed one member of the Deadpool Corps was far deadlier than the rest. WELSHPOOL. @PMullin7 @Wrexham_AFC #DeadpoolAndWolverine ❤️💛 pic.twitter.com/NY06jmEgwA
— Ryan Reynolds (@VancityReynolds) July 29, 2024
Sabretooth
Sabretooth tem um papel importante na história de Wolverine, sendo um dos maiores rivais do herói na banda desenhada, nos filmes o vilão apareceu em dois filmes e foi interpretado por dois atores, Tyler Mane e Liev Schreiber. Aqui é a versão de Mane que aparece, a menos impressionante das duas, e uma que pouco ou nada acrescenta ao filme para além de um breve segundo de nostalgia.
Pyro
O X-Men tornado vilão Pyro está de regresso após quase 20 anos. Depois de ter assumido um papel secundário nos planos de Magneto, Aaron Stanford surge agora na sombra de Cassandra Nova como um dos seus principais aliados, mas também traidores, uma vez que se assume como um informante de Paradox e tenta assassinar a vilã.
Thor
O papel de Thor no filme pode ser mais impactante do que aparenta, não só é referida recorrentemente no decorrer do filme, mas deixa em aberto o seu verdadeiro significado para um projeto futuro. No filme vemos o Thor de Chris Hemsworth segurar nos seus braços um Deadpool às portas da morte. Qual o seu significado? Não sabemos mas estamos ansiosos por desvendar. A cena em si não contou com a participação de Hemsworth, uma vez que utiliza imagens de arquivo de uma cena semelhante de “Thor: O Mundo das Trevas” em que Thor segura Loki.
I know why Thor was crying. I can’t unknow it. #DeadpoolAndWolverine pic.twitter.com/ZlzSnMswKG
— Ryan Reynolds (@VancityReynolds) July 31, 2024
Dogpool
Peggy the Dog é considerada “o cão mais feio do mundo”, algo que não podia estar mais longe da verdade, pelo menos no filme. Dogpool faz breves aparências ao longo do filme, e deixa sempre uma boa impressão. Não não só pelas interações de Deadpool com Nicepool, mas também pela sua visível química com Ryan Reynolds que faz despertar o animal que existe dentro do ator e que nos entretém regularmente.
I know why Thor was crying. I can’t unknow it. #DeadpoolAndWolverine pic.twitter.com/ZlzSnMswKG
— Ryan Reynolds (@VancityReynolds) July 31, 2024
Cavillrine
Henry Cavill faz um breve cameo como um dos variantes de Wolverine, um sonho há muito comunicado por diversos fãs, que se torna assim realidade nem que seja por breves instantes.
Blade
O primeiro herói da Marvel a alcançar o grande ecrã, “Blade” é um marco histórico das adaptações de banda desenhada, tendo sido interpretados por Wesley Snipes, que regressa aqui para uma nova aventura inesperada. Snipes possui um carinho profundo pela personagem e o seu regresso faz lembrar quase 30 anos de história do herói no grande ecrã.
Elektra
Elektra apareceu pela primeira vez no grande ecrã no filme “Daredevil“, protagonizado por Ben Affleck. O projeto falhou a conquistar tanto a crítica como os fãs, mas mesmo assim acabou por dar origem a um spin-off, o filme a solo de Elektra Natchios liderado por Jennifer Garner, que falhou igualmente a apelar aos espectadores. Este papel foi o que uniu Affleck e Garner, dando origem a uma longa relação que produziu grandes frutos para o casa. Entretanto já separados, Garner sempre demonstrou uma atração pela personagem, o que torna o seu regresso no filme muito especial.
X-23
Dafne Keen regressa ao papel que interpretou em 2017 numa longa-metragem nomeada aos Óscares, “Logan“. Em “Deadpool & Wolverine” Keen é o pilar emocional do filme, contribuindo para o desenvolvimento de Logan, garantindo que este consciencialize o seu papel no mundo que o rodeia.
B-15
Wunmi Mosaku faz mais uma importante aparição como B-15, a ex-Hunter tornada diretora da TVA após os eventos da segunda temporada de “Loki“. Agora num papel de liderança, B-15 surge em “Deadpool & Wolverine” como voz da razão, colocando um fim ao conflito o que torna a sua breve aparição uma das mais cativantes e até divertidas do filme.
Gambit
A concretização de um sonho de longa data. Channing Tatum dá-se a conhecer ao mundo pela primeira vez no papel de Remy LeBeau em “Deadpool & Wolverine”, algo para que lutou durante mais de uma década. Durante vários anos, Tatum procurou dar vida a Gambit no seu filme a solo, que contou com a colaboração de Gore Verbinski (“Piratas das Caraíbas“), mas que acabou por não ver a luz do dia, não só pelo orçamento exorbitante, mas também pela aquisição da 21th Century Fox pela Walt Disney Company. Com o cancelamento do projeto, o sonho pareceu impossível, mas Ryan Reynolds, um amigo de longa data do ator, decidiu tornar esse desejo numa realidade, uma ação louvável.
Johnny Storm, The Human Torch
O regresso de Chris Evans ao MCU é a grande surpresa de “Deadpool & Wolverine”. O ator volta ao Universo Cinematográfico da Marvel não como Steve Rogers/Capitão América, mas sim como Johnny Storm do Quarteto Fantástico, o papel que interpretou em 2005 e 2007. Para além disso, o cameo de Evans tem significado importante para o enredo, uma vez que serve como guia para o mundo onde as personagens principais de veem atirados. É ainda relevante que o cameo é relativamente prolongado, surgindo em diversas cenas, incluindo a cena pós-créditos.
Qual dos cameos do filme é o teu favorito?