© Rob Latour via Shutterstock (ID:9028015ax)

Tudo o que precisas saber sobre as polémicas diss tracks de Drake vs Kendrick Lamar

Os rappers Drake e Kendrick Lamar têm estado em constante conflito nos últimos dias. Mas para perceber tudo é preciso recuar até 2013.

Sumário:

  • Drake e Kendrick Lamar voltaram a trocar acusações;
  • O conflito começou em 2013;
  • As acusações falam em abuso sexual e violência doméstica.

Lê Também:   De Norte a Sul de Portugal, estes são os concertos em maio a não perder

São dois dos mais importantes músicos da atualidade, que apesar de estarem dentro do mesmo género, têm estilos completamente diferentes. Mas não é o talento que está em causa mas sim o conflito que ambos têm e ficou ainda mais intenso nos últimos dias. No passado dia 19 de Abril, com o lançamento de “Push-ups”, Drake abriu as hostilidades que se fazem sentir ainda hoje.

Depois disso Kendrick Lamar respondeu com “euphoria”, “Meet the Grahams” e “Not Like Us”, enquanto que Drake voltou a responder com “Family Matters”. Dentro das músicas, para enquadrar a história recente, Kendrick Lamar acusa Drake de ter um filho secreto e de ter relações sexuais com menores. A última música deste conflito foi lançada no último fim-de-semana mas o conflito promete não parar e já vem desde 2013.




O início do conflito

Kendrick Lamar
© Julio Enriquez, via Wikimedia Commons, CC BY 2.0

Tudo começou com o “Control”, há 11 anos atrás. O primeiro sinal de conflito terá surgido por volta de 2013, quando Kendrick Lamar apareceu em “Control”, de Big Sean. O rapper norte-americano chamou a atenção de Drake e de vários outros rappers na canção, mas Drake decidiu ignorar, ao dizer em várias entrevistas que na altura não ia morder o isco, isto porque na época estava em conflito ativo com Meek Mill e mais tarde com Pusha-T. Este último rapper atuou no ano passado no Primavera Sound Porto e foi quem revelou a existência do filho secreto de Drake na música “The Story of Adidon”.

Lê Também:   Estes são os 10 álbuns mais vendidos da história

Drake reacendeu o conflito com Kendrick Lamar no final do ano passado com o álbum “For All The Dogs”, com uma canção em particular, “First Person Shooter”. Em reposta Kendrick Lamar lançou “Like That”, com Metro Boomin e Future, e responde com esta quadra em particular – ‘Fore all your dogs gettin’ buried/ That’s a K with all these nines, he gon’ see Pet Sematary.”

Depois desta música J. Cole tentou entrar no conflito, com a música “7 minute Drill”. Mas saiu tão rápido como entrou e o conflito centrou-se apenas entre Drake e Kendrick Lamar.




Os últimos dias do conflito

Kendrick Lamar no Nos Alive 2020
© Kendrick Lamar (pormenor da capa de DAMN)

O recente conflito começou no dia 19 de Abril com “Push-ups”, de Drake. Na música o rapper canadiano faz troça de Kendrick Lamar por ser um homem de baixa estatura e de fazer diversas colaborações em música pop – “Maroon 5 need a verse, you better make it witty/ Then we need a verse for the Swifties”. Kendrick Lamar respondeu no dia 30 de Abril com “euphoria” e escalou rapidamente o conflito entre ambos. A começar pelo título, a música tem o mesmo nome da série da HBO Max, na qual Drake é produtor executivo.

Lê Também:   Festival Eurovisão da Canção 2024 vai ser transmitido em direto na nossa TV

O rapper norte-americano vê-se como o maior “hater” de Drake – “I hate the way that you walk, the way that you talk/ I hate the way that you dress/ I hate the way that you sneak dissing/ If I flight it’s gonna be direct/ We hate the b-tches you f–ck because they confuse themselves with real women”. Na mesma semana lançou uma música via Instagram Reels, intitulada “6:16 in LA”.

O título tem várias camadas – o Dia do Pai este ano no Canadá, julgamento de O.J. Simpson e a data de nascimento de Tupac. Mas o mais forte é a referência bíblica – Coríntios 6:16, que pode ser lido como uma crítica ao alegado gosto de Drake no sexo feminino: “Do you not know that he who unites himself with a prostitute is one with her in body? For it is said, ‘The two will become one flesh.’”




O que vem a seguir?

Drake responde com “Family Matters”, em que questiona se Kendrick Lamar é o verdadeiro pai da sua filha com Whitney Alford, da mesma forma que o acusa de ser infiel e abusivo dentro da relação. No mesmo dia do lançamento desta música com uma hora de intervalo, Kendrick Lamar responde com “Meet The Grahams”, provavelmente a música mais “agressiva” de todas, desde de o acusar ter feito uma operação plástica nas nádegas até à comparação com Harvey Weistein. Ainda sem resposta, Kendrick Lamar lançou “Not Like Us”, em que tem como capa a mansão de Drake. Aqui o rapper norte-americano acusa Drake de ser um predador sexual. 

Lê Também:   Estas são as 3 melhores músicas para o teu fim de semana

A resposta de Drake só apareceu no último domingo à noite, através de um post na rede social X, intitulado “The Heart Part 6”. Na sua resposta Drake nega qualquer acusação de Kendrick Lamar e afirma que deu informações falsas ao rapper norte-americano propositadamente para ver se o enganava. 

A polémica entre Drake e Kendrick Lamar parece não ter fim à vista, uma vez que os dois continuam a troca de insultos com uma gravidade cada vez maior nas alegações feitas um ao outro.

Drake e Kendrick Lamar continuam em constante troca de acusações

Conhecias a história? Já ouviste as músicas?

Sobre o Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *