Tony Stark em "Vingadores: Endgame" | © NOS Audiovisuais

Marvel | Top 25 Mortes Memoráveis do MCU

[tps_header]

Nós aqui na Magazine.HD decidimos fazer um Top 25 das Mortes Memoráveis do Universo Cinematográfico da Marvel. Após o que aconteceu em “Vingadores: Endgame”, muito mudou no MCU  com várias personagens cruciais a desaparecerem do grande ecrã. 

SUBSCREVE JÁ À DISNEY PLUS

Algumas destas mortes mudaram o rumo da história, muito afectaram e muito afectarão algumas personagens.

Preparem os lenços pois pode haver algumas lágrimas com este Top.

[/tps_header]

25 – Drax ( “Vingadores: A Guerra do Infinito”)

drax mcu
Drax em “Guardiões da Galáxia vol. 2” | © 2017 Disney/Marvel Studios

Drax, O Destruidor, interpretado por Dave Bautista, é um dos elementos dos Guardiões da Galáxia e uma das várias vítimas do final de “Vingadores: Guerra do Infinito”.

Na sua versão cinematográfica, Drax queria vingar-se de Ronan por ter morto a filha e sua mulher. A procura por vingança levou-o à prisão onde conhece Gamora, Star Lord, Rocket e Groot. Após ter conseguido obter a sua vingança, Drax continuou com os outros membros dos Guardiões mas declarou que Thanos seria o próximo alvo.

As suas aventuras continuaram, até mesmo conhecendo o pai de Peter Quill, Ego, e desenvolvendo sentimentos por Mantis, que revelou que Ego queria destruir o universo e o reconstruir. O grupo conseguiu parar Ego e salvar a galáxia, à exceção do sacrifício feito por Yondu.

Quatro anos depois, o grupo encontrou-se com Thor e os outros Vingadores para tentar parar Thanos de conseguir todas as Pedras do Infinito. Mas foi em vão, pois Thanos usa as pedras para erradicar metade da população do universo. Dos companheiros de Drax, os únicos  que sobreviveram ao ‘Snap’ foram Rocket e Nebula.

Felizmente, em “Vingadores: Endgame”, os membros que sobreviveram conseguiram inverter o ‘Snap’ e Drax regressou e sobreviveu à batalha. No final, juntou-se novamente aos membros dos Guardiões da Galáxia.




24 – Meredith Quill (“Guardiões da Galáxia”)

laura haddock mcu
Laura Haddock em “Transformers: O Último Cavaleiro” | © 2017 Paramount Pictures.

Meredith Quill, interpretada por Laura Haddock, foi a mãe de Peter Quill que morreu com cancro no cérebro quando o filho tinha apenas 8 anos.

Ela nasceu e foi criada em St. Charles, Missour, onde desenvolveu uma grande paixão por música pop, conseguindo memorizar todas as canções que passavam na rádio.

Meredith acabou por conhecer Ego e apaixonar-se por ele. Em 1980, Ego levou-a a uma floresta onde mostrou o que  estava a plantar lá, dizendo que aquilo iria espalhar-se pelo planeta.

Ainda nesse ano, ela acabou por engravidar de Ego e deu à luz a um menino a que ela chamou de Peter. Ego foi forçado a regressar ao seu planeta para recuperar as forças e Meredith criou Peter sozinha. Foi ela quem lhe deu um Walkman com uma cassete com as suas músicas favoritas, algo que Peter protegeu sempre.

Ego regressou 3 vezes para a visitar. Contudo, com medo que se ele regressasse uma quarta vez e de assim não conseguir avançar com a sua missão, Ego decidiu matá-la, embora com algum remorso. Esse ser todo-poderoso usou as suas habilidades para causar  o aparecimento de um inoperável tumor maligno no cérebro da amada, condenando-a à morte.

Antes de morrer, Meredith deu uma segunda cassete a Peter, que ele só conseguiu abrir muito tempo depois. A sua morte deixou uma grande marca no seu filho.




23 – Família Pym Van-Dyne (“Homem-Formiga e a Vespa”)

hope van dyne mcu
Hope Van Dyne em “Homem-Formiga” | © 2015 – Marvel Studios/Disney

A família Pym Van Dyne é constituída por Hank Pym , a sua mulher Janet Van Dyne e a filha Hope Van Dyne, que acabaram por desaparecer por causa do ‘Snap’ de Thanos, embora o seu desaparecimento apareça em “Homem-Formiga e a Vespa”. O seu trabalho com a partícula Pym foi muito importante para inverter o ‘Snap’ e trazer todos os que morreram de volta.

O Doutor Hank Pym é um entomologista e físico que desenvolveu o fato do Homem-Formiga depois de ter descoberto a Particula Pym. Durante algum tempo ele trabalhou para a S.H.I.E.L.D. como um consultor e tornou-se no primeiro Homem-Formiga. Algum tempo depois, ele formou a sua própria companhia, Pym Technologies, e passou o fato a Scott Lang quando o seu protégé Darren Cross replicou a tecnologia e tentou vendê-lo à HYDRA. Graças a Lang, o cientista consegue aceitar o facto que tinha perdido a mulher, quando Lang conseguiu sair do nível quântico. No entanto, dois anos depois, ele, a sua filha e Lang conseguem trazer Janet de volta. Esta felicidade dura pouco tempo, pois os três desaparecem depois do ‘Snap’ de Thanos. Cinco anos depois, os três são trazido de volta graças a Hulk. Hank, no final, assiste ao funeral de Tony apesar da tensão que existia entre as duas famílias.

Janet Van Dyne é a mulher de Hank Pym e a mãe de Hope Van Dyne. Ela operou com o nome código “Vespa” na S.H.I.E.L.D. até que teve que se sacrificar para desarmar um míssil soviético que estava a caminhos dos E.U.A. em 1987, salvando milhões de vidas mas perdendo-se no Nível Quântico. Quando ela manda uma mensagem a Scott Lang, este notifica a sua família, alertando-os para a possibilidade de que ela esteja viva. Hank e Hope conseguem resgatá-la, no entanto ela saiu  com super poderes.

Hope Van Dyne é a filha de Hank Pym e Janet Van Dyne e membro do concelho da Pym Technologies, Quando Darren Cross tenta vender a tecnologia do seu pai ela junta-se ao seu pai e a Lang, como o novo Homem-Formiga, para derrotar Cross. Quando Lang diz que Janet pode estar viva é nessa altura que Hank lhe oferece o fato de Vespa que pertencia à mãe. Ela treinou ao lado de Lang, acabando por ter uma relação com ele, até que este se junta ao lado do Capitão América. Isto levou a que ela e o seu pai fossem procurados pelas autoridades. Dois anos depois, Hope, Hank e Lang conseguem salvar Janet, derrotando Ava Starr e Hope decidiu resumir a sua relação com Lang. Quando o ‘Snap’ acontece ela desapareceu com os pais mas isso foi alterado anos depois. Depois do funeral de Stark, ela regressou com Lang para São Francisco com a filha de Lang, Cassie.




22 – Peggy Carter (“Capitão América: Guerra Civil”)

peggy carter mcu
Peggy Carter em “Capitão América: O Primeiro Vingador” | © 2011 – Paramount Pictures

Peggy Carter, interpretada por Hayley Atwell, foi uma dos mais proeminentes agentes da S.S.R. durante a Segunda Guerra Mundial e um dos fundadores da S.H.I.E.L.D.. Originalmente ela era uma criptóloga em Bletchley Park, mas juntou-se ao Special Operations Executive após a morte do irmão. Carter depois junta-se à S.S.R., formada para lutar a HYDRA. Numa missão na Alemanha, ela salva Abraham Erskine de Johann Schmidt. Este sucesso faz com que a S.S.R. comece o Project Rebirth para desenvolver o serum do super soldado para fazer um exército. Durante o projeto, ela fica próxima de Steve Rogers, um dos candidatos.

Em 1943, depois do fim do projeto e a transformação de Rogers, Carter ajudou-o a tornar-se no primeiro super-herói e apaixona-se por ele. Após o desaparecimento de Rogers em 1945, ela continuou o seu trabalho na S.S.R., capturando o último líder da HYDRA, Werner Reinhardt.

Como agente da S.S.R., Peggy ajudou Howard Stark a limpar o nome depois de ter sido acusado de ser um traidor, Mais tarde, depois de se ter mudado para Los Angeles, Peggy ajudou Howard a fundar a S.H.I.E.L.D. e acabou por se casar com um soldado aliado. Ela foi mãe de duas crianças enquanto continuava a trabalhar na S.H.I.E.L.D. durante os anos turbulentos da Guerra Fria e tornou-se na diretora da agência em 1970. No início do século XXI, Carter reformou-se e viu a sua sobrinha, Sharon Carter, seguir os seus passos. Durante esses anos, Rogers foi encontrado, mas nessa altura ela tinha sido diagnosticada com Alzheimer e tinha dificuldade em reconhecê-lo. Peggy Carter morreu enquanto dormia em 2016.

No entanto, em 2023, depois de ter descoberto o método para viajar no tempo, Rogers regressou aos anos 40, criando uma linha temporal alternativa, e casou-se com Peggy. Steve e sua amada envelheceram juntos.

Peggy foi uma das pessoas mais importantes na vida de Steve Rogers, tendo sido o seu grande amor. Quando Steve soube da notícia da sua morte, em “Capitão América: Guerra Civil”, o evento perturbou-o e pudemos vê-lo, enlutado, a participar na cerimónia do funeral. A sua decisão de regressar para os braços do seu grande amor foi como ver o maior sonho do Capitão América tornar-se realidade.




21 – Odin (“Thor: Ragnarok”)

odin mcu
Odin em “Thor” | © 2011 – Paramount Pictures

Odin Borson, interpretado por Anthony Hopkins, foi o antigo rei de Asgard, protetor dos Nine Realms, pai biológico de Hela e Thor, pai adotivo de Loki e marido de Frigga. Durante o tempo antigo, ele era adorado como o deus da sabedoria pelos habitantes da Terra. Tendo sido um dos melhores soldados dos Nine Realms, Odin aprendeu a dar valor à paz, o que o levou a banir a sua própria filha quando esta tentou subjugar o universo. Quando Thor quase provocou uma nova guerra com os Frost Giants de Jotunheim, Odin retirou-lhe os seus poderes e condenou-o ao exílio na Terra, deixando Loki com o caminho aberto para subir ao trono. Foi durante este período que Odin entrou num Odinsleep. Quando Thor regressou a Asgard e salvou os Frost Giants da extinção às mãos de Loki, que aparentou ter morrido no conflito, Odin percebeu que Thor tinha provado que era capaz de subir ao trono.

Loki sobreviveu à queda e foi capturado por Thor e os outros Vingadores depois de ter causado a Invasão de Nova Iorque, em “Vingadores”. Face a tais ações, Odin sentenciou-o à prisão perpétua. Quando a sua esposa Frigga foi morta pelo líder dos Dark Elves, Malekith, Odin jurou vingança a todo o custo. Depois de Loki fingir a morte, o deus das mentiras colocou um feitiço sobre Odin e baniu-o para Nova Iorque, enquanto se mascarava como o pai e governou Asgard. No entanto, Odin eventualmente recuperou do feitiço e decidiu ficar em exilo na Noruega, onde acabou por chegar ao fim da sua longa vida. Após uma despedida emocional aos seus filhos, Odin vai para Valhalla, de encontro a Frigga.

Embora, para muitos, Odin não recebe o prémio de Pai do Ano, ele afetou muito a vida dos seus filhos e, com a sua morte, deixou um enorme vazio, principalmente na vida de Thor.




20 – Pietro Maximoff (“Vingadores: Era de Ultron”)

pietro mcu
Pietro e Wanda Maximoff em “Vingadore: A Era de Ultron” | © 2014 – Marvel Studios

Pietro Maximoff, interpretado por Aaron Taylor-Johnson, nasceu em Sokovia com a sua irmã gémea Wanda. O país, que estava em constante guerra, tornou-se numa base de operações da HYDRA, sob a chefia de Wolfgang von Strucker, que recrutou Pietro e Wanda para uma série de testes que envolviam o Cetro de Loki. Enquanto a sua irmã ganhou um número de poderes mentais, Pietro adquiriu a habilidade de mover-se a velocidade super sónica.

Quando ele e a irmã tinham 10 anos, uma bomba atingiu o prédio onde a família vivia, matando os seus pais e prendendo-os debaixo dos escombros. Uma segunda bomba atingiu o apartamento perto deles, mas não explodiu. Os gémeos ficaram presos nos escombros durante dois dias a olhar para a bomba que dizia Stark Industries. Este evento levou a que os gémeos tivessem um enorme ódio contra Tony Stark e os Vingadores.

Pietro passou a ser muito protetor para com a sua irmã e os dois juntaram-se a vários protestos contra os Vingadores. Foi isso mesmo que os levou a estarem no radar da S.H.I.E.L.D..

Quando a HYDRA foi destruída, Tony e Bruce criaram Ultron e os gémeos juntaram-se ao robot enlouquecido para se vingarem de Tony por aquilo que aconteceu em Sokovia. Eventualmente, os gémeos juntaram-se aos Vingadores quando descobriram as verdadeiras intenções de Ultron, Pietro lutou na Batalha de Sokovia com os outros Vingadores, mas acabou por sacrificar a sua vida para proteger Hawkeye e Costel.

A morte de Pietro afetou muito Wanda. Para ela, foi como se lhe tivessem arrancado o coração. Hawkeye também foi muito perturbado pelo sacrifício do jovem, o que fez com que ele começasse a proteger Wanda.




19 – Dr. Abraham Erskine (“Capitão América: O Primeiro Vingador”)

dr abraham erskine mcu
Dr. Abraham Erskine em “Capitão América: O Primeiro Vingador” | © 2011 MVLFFLLC. TM &2011 Marvel Studios.

O Doutor Abraham Erskine, interpretado por Stanley Tucci, foi o cientista que criou o serum original do super soldado e foi forçado a usar uma versão preliminar para transformar Johann Schmidt no Red Skull. Depois, ele desertou  para os E.U.A. para aperfeiçoar o serum para a S.S.R., acabando por usá-la em Steve Rogers antes de ser assinado pela HYDRA.

Abraham nasceu na Alemanha e ficou conhecido pelo desenvolvimento de um serum para aumentar a força humana a níveis super-poderosos. O seu trabalho coincidiu com a ascensão de Adolph Hitler. Quando ele recusou cooperar com os Nazis e tentou escapar com a sua família para a Suiça, Hitler enviou Johann Schmidt, o líder da divisão HYDRA, para forçá-lo a terminar a fórmula.

Erskine entrou em conflito com Schmidt, já que este queria usar o serum para outros fins e sem a aprovação de Erskine. Ele recusou dar-lhe a fórmula até que Schmidt o ameaçou com uma pistola e tomou a fórmula ele próprio. A fórmula deu-lhe mais força, mas também mostrou graves efeitos secundários. Schmidt acabou por perder o seu cabelo e a pele tornou-se vermelha, a sua cara ficou deformada, ganhando a aparência de uma caveira. Erskine também disse que a fórmula aumentou a personalidade maléfica de Schmidt.

Após o que aconteceu, o doutor ficou preso, condenado uma morte lenta. No entanto, foi salvo por Peggy Carter e escapou para os E.U.A., onde começou a trabalhar para a S.S.R. para aperfeiçoar a fórmula e assim construir um exército de super soldados para lutar contra os Nazis.

Durante a Stark Expo de 1943, Erskine andava à procura de candidatos e acabou por se deparar com Steve Rogers, que estava a ter uma conversa com Bucky Barnes sobre o seu direito de ir para o estrangeiro e lutar, como ele, contra os Nazis. Tais palavras mostraram um forte lado moral. Erskine descobriu que Rogers tentou alistar-se com nomes falsos em quatro cidades diferentes. Intrigado, o cientista decidiu falar com o homem em privado e perguntou-lhe se ele queria matar Nazis. Rogers disse que ele não queria matar ninguém, só não gostava de bullies.

Esta resposta fez com que Erskine aprovasse Rogers para ele ir para o Campo Lehigh, mas disse que não daria garantias do que iria acontecer no Project Rebirth.

Abraham escolheu Rogers como o candidato para receber o serum, para o desagrado de muitos, mas fez questão de lembrar o soldado que a sua decisão se focou no facto que Steve Rogers era um bom homem. Com a ajuda de Howard Stark, Rogers recebeu o serum e foi bombardeado por Radiação Vita. O soldado saiu mais alto e mais musculado, abençoado com super-força, maior resistência e outras capacidades.

Infelizmente, a satisfação do sucesso durou pouco. Um agente enviado por Scmidt disparou contra Erskine.

A morte Erskine marcou muito Steve Rogers, por este ter acreditado nele e lhe ter dado a oportunidade de fazer algo pelo seu país. Steve sempre tentou viver como Erskine lhe disse e ser um bom homem.




18 – T’Challa (“Vingadores: Guerra do Infinito”)

T'Challa Black Panther
T’Challa / Black Panther | © Marvel Studios

T’Challa, interpretado por Chadwick Boseman, é o atual Rei de Wakanda e o filho de T’Chaka e Ramonda. Como o monarca de Wakanda, T’Challa também é o Black Panther. Depois do seu pai ter sido morto num ataque bombista orquestrado por Helmut Zemo, o novo rei foi atrás do Winter Soldier, pois este foi apontado como o responsável pelo ataque. Depois de se juntar ao lado do Homem de Ferro nos eventos de “Capitão América: Guerra Civil”, T’Challa acabou por saber a verdade sobre Zemo e decidiu ajudar o Winter Soldier, dando-lhe asilo em Wakanda e ajuda-o a encontrar uma cura para a programação mental feita pela HYDRA.

Depois da coroação, ele foi atrás de Ulysses Klave, apenas para ser confrontado por Erik Killmonger  que queria o trono para si mesmo. Depois de uma longa campanha, T’Challa derrotou Killmonger e decidiu revelar as verdadeiras condições, riqueza, poder e tecnologia de Wakanda às Nações Unidas, abrindo a nação ao resto do mundo.

Alguns anos depois, ele ajudou os Vingadores na sua luta contra Thanos e a Ordem Negra, resultando numa enorme batalha entra estas várias fações. Embora, por momentos, os heróis tenham conseguido derrotar os Outriders, T’Challa foi uma das vítimas do ‘Snap’ quando Thanos ativou a Infinity Gauntlet.

Ele foi ressuscitado por Hulk em 2023. T’Challa juntou-se aos Vingadores na Batalha na Terra contra Thanos no destruído Centro dos Vingadores. Depois de terem derrotado o titã, ele permaneceu nos E.U.A. e esteve presente no funeral de Tony Stark.

O seu desaparecimento marcou muito Okoye, pois ela, para além de ser a principal guarda do rei, foi uma das poucas personagens de relevo de Wakanda que sobreviveu ao ‘Snap’.




17 – Wanda Maximoff (“Vingadores: Guerra do Infinito”)

wanda maximoff mcu
Wanda Maximoff em “Vingadore: A Era de Ultron” | © 2015 – Marvel Studios

Wanda Maximoff, interpretada por Elizabeth Olsen, é uma nativa de Sokovia que cresceu com o irmão gémeo, Pietro. De maneira a tentarem ajudar o seu país, os gémeos juntaram-se à HYDRA e aceitaram que experiências com o Ceptro de Loki fossem feitas neles sobre a supervisão de Wolfgang von Strucker. Graças a isso, eles receberam super poderes. Wanda obteve várias habilidades que incluem telecinese, telepatia e manipulação de energia.

Quando a HYDRA caiu, os gémeos juntaram-se a Ultron para conseguirem vingar-se de Tony Stark até que mudaram de lado quando perceberam as verdadeiras intenções de Ultron. Embora Pietro tenha morrido na batalha, Wanda sobreviveu e tornou-se num membros dos Vingadores. Durante os eventos de “Capitão América: Guerra Civil”, Wanda ficou no lado de Steve Rogers, o que a levou a ficar presa na Raft antes de ser libertada pelo Capitão América.

Nos anos seguintes, Maximoff reencontrou-se e reconciliou-se com Vison e juntos começaram a viver escondidos na Europa, formando uma relação romântica. Contudo, o perigo esteve sempre perto na forma de Thanos e a Ordem Negra à procura pela Jóia Infinita de Vision. Depois do ataque do exército do titã, os dois reuniram-se com os outros heróis e refugiaram-se em Wakanda. Wanda ajudou a defender a cidade do ataque da Ordem Negra e, durante a batalha, conseguiu destruir a Mind Stone numa tentativa de parar Thanos, matando Vision no processo. No entanto, Thanos usou a Time Stone para reverter a destruição de Vision e obter a Mind Stone. Wanda foi desintegrada com o ‘Snap’.

Depois dos efeitos terem sido revertidos em 2023, o Doutor Estranho recrutou-a para ajudar os Vingadores durante a Batalha na Terra, onde ela teve um papel importante na queda de Thanos. Após isso, ela foi ao funeral de Tony e consolou Barton, dizendo que Romanoff estava orgulhosa dele e que ela também estava.

O desaparecimento de Wanda pode não ter marcado muitas pessoas, pois foi ela que perdeu mais durante toda a sua vida, com os seus pais, o seu irmão gémeo e por ter morto Vision para proteger o mundo.




16 – Loki (“Vingadores: Guerra do Infinito”)

loki mcu
Loki em “Thor: Ragnarok” | © 2017 – Disney/Marvel Studios

Loki Laufeyson, interpretado por Tom Hiddleston, foi o filho biológico de Laufey, o líder dos Frost Giants de Jotunheim. Pouco depois de ter nascido, Loki foi abandonado e deixado para morrer. Ele foi encontrado por Odin que o levou para Asgard e o criou, com a sua mulher Frigga, como um príncipe de Asgard, ao lado de Thor. Quando Thor era para ser coroado, Loki sabotou-o, deixando os Frost Giants atacar Asgard. Isto levou a que Thor quisesse vingança, o que resultou no seu exílio na Terra. Por seu lado, Loki descobriu a sua família biológica. Frigga deu o trono a Loki, quando Odin entrou num Odinsleep. No entanto, quando os amigos mais próximos de Thor tentaram trazê-lo de volta, Loki viu-se forçado a para-los. Thor, eventualmente, regressou do seu exílio e acabou com o reino de Loki.

Transportado por um wormhole para o Santuário, Loki encontrou The Other, que trabalhava sob as ordens de Thanos e ofereceu-lhe o Ceptro. Foi-lhe dado  o comando sobre os Chitauri para conquistar a Terra, na condição de que ele conseguisse o Tesseract e usasse o seu poder para abrir um wormhole sobre a cidade de Nova Iorque, causando a Invasão dos Chitauri. Os seus esquemas foram travados pelos Vingadores e Thor regressou com ele a Asgard, onde Odin condenou-o a uma sentença perpétua.

Quando Frigga é morta, Thor liberta-o da prisão para que Loki o ajude a derrotar os Dark Elves, liderados por Malekith que queria usar o poder dos Aether para transformar o universo em eterna escuridão. Durante a batalha, Loki fingiu a sua morte para regressar a Asgard, destronar Odin e tomar o trono sob a aparência se seu pai. Durante esse período, ele mandou Sif  em várias missões para a Terra.

Eventualmente, Thor regressou a Asgard e forçou Loki a revelar-se e os dois foram à procura de Odin, a tempo de o verem morrer. A morte de Odin permitiu que Hela invadisse Asgard e assim começar uma guerra  nos Nine Realms. Loki foi parar a Sakaar com Thor e aliou-se ao Grandmaster, enquanto Thor foi forçado a lutar contra o Hulk. Mesmo depois de tentar manipular o seu caminho para a liberdade, ele decidiu juntar-se a Thor para lutar contra Hela. Na batalha, Loki convocou Surhur que derrotou Hela e causou o Ragnarok, destruindo Asgard.

Durante os seus últimos momentos em Asgard, Loki levou o Tesseract e decidiu ficar com o irmão e apoiar a sua ascensão ao trono. Mas as consequências do seu acordo com Thanos viriam assombrar Loki quando o titã e a Ordem Negra interceptaram os sobreviventes de Asgard. Loki tentou matar Thanos, mas falhou e o titã a matou-o, estrangulando o deus.

Com a descoberta do método de viajar no tempo, em 2023, Tony, Steve, Bruce Banner e Scott Lang regressaram a 2012 durante a Batalha de Nova Iorque para recuperarem o Tesseract. Acidentalmente, Tony foi incapacitado por Hulk, o que fez com que Loki roubasse o Tesseract e escapassea, criando uma nova linha de tempo.

Embora Loki tenha começado como um vilão, nós vimos a evolução da personagem e como ele mudou, talvez pelos efeitos das mortes dos seus pais adotivos e o amor pelo irmão.




15 – Nebula (“Vingadores: Endgame”)

nebula mcu
Nebula em “Guardiões da Galáxia” | © 2014 – Marvel Studios

Nebula, interpretada por Karen Gillian, é uma assassina Luphomoide, filha adotiva de Thanos e irmã de Gamora. Como segundo em comando de Ronan quando este e Thanos andavam na busca do Orb, ela ajudou na luta contra os Guardiões da Galáxia na Batalha de Xandar. Depois de ter da fugido batalha, após uma luta contra Gamora, Nebula foi capturada e dada de volta para os Guardiões. Ela acabou por escapar e ajudar Taserface a liderar um motim contra Yondu Udonta antes de os deixar para encontrar e matar Gamora. Depois de perdoar e ajudar a sua irmã, ela ficou ao lado dos Guardiões durante a Batalha no Planeta de Ego. Depois, ela entrou numa nave e deixou o planeta para ir atrás de Thanos e se vingar.

No entanto, foi capturada por Thanos e usada como moeda de troca para convencer Gamora a revelar a localização da Soul Stone. Depois de escapar novamente, Nebula foi atrás de Thanos até ao planeta Titan e foi aí que ela descobriu que ele tinha morto Gamora. Enlutada, Nebula juntou-se a Doutor Estranho, aos Guardiões, Homem de Ferro e Homem-Aranha durante a Batalha em Titan. Os heróis falharam ao não conseguirem parar Thanos de obter as Jóias do Infinito, que ele usou para fazer desaparecer metade da população do universo. Nebula foi um dos sobreviventes, mas, quando ela e Tony tentaram sair do planeta, ficaram presos no espaço até que foram encontrados pela Captain Marvel, que os trouxe para Nova Iorque na nova instalação dos Vingadores.

Ela juntou-se aos Vingadores e participou na emboscada a Thanos. Depois de o seu pai tirânico ter sido morto por Thor, ela passou cinco anos a viajar com Rocket sob o comando de Natasha Romanoff. Em 2023, Nebula juntou-se ao resto dos Vingadores e viajou no tempo para Morag, em 2014, com War Machine para recuperarem a Power Stone. Mas ela foi raptada e a sua versão de 2014 substituiu-a e regressou ao futuro. Nebula juntou-se à Gamora de 2014 e matou a sua versão passada, participou na Batalha na Terra e assistiu à morte de Tony Stark e ao ressuscitar de todos que tinham desaparecido. Nebula foi ao funeral de Stark para o honrar e depois juntou-se aos Guardiões, com Thor também a bordo da nave.

Embora a evolução de Nebula seja semelhante à de Loki, a versão dela que morreu foi provavelmente aquela que muitos queriam que desaparecesse. No entanto, há que reconhecer quão difícil terá sido para a filha de Thanos matar-se a si própria para salvar o mundo.




14 – Laura Barton (“Vingadores: Endgame”)

familia barton mcu
Família Barton em “Vingadores: Endgame” | © Marvel Studios

Laura Barton, interpretada por Linda Cardellini, é a mulher de Clint Barton. Por causa do trabalho perigoso de Clint, Nick Fury fez questão que os dados sobre ela não estivessem nos registos da S.H.I.E.L.D. para que ela não fosse um alvo dos inimigos de Clint. Laura e o marido mudaram-se para um quinta em Missouri onde podiam viver longe da sociedade. Laura e Clint têm 3 filhos: Cooper, Lila e Nathaniel.

Ela é amiga de Natasha Romanoff, que Clint trouxe para a S.H.I.E.L.D., e é uma das poucas pessoas que sabe a localização da quinta. O terceiro filho do casal recebeu o nome masculino de Natasha, em honra da heroína.

Durante os eventos de “Vingadores: Era de Ultron”, Clint decidiu levar os Vingadores para um sítio onde Ultron não os encontrasse e foi aí que Laura foi apresentada a eles. Natasha perguntou pelo bebé, pensando que era uma rapariga, e Laura revelou que ia ter um menino. Já em privado, Laura estava preocupada com Clint e também lhe perguntou à quanto tempo é que Natasha e Bruce estavam juntos. Clint ficou surpreendido e disse que não se passava nada ali. Ele estava equivocado.

Quando os Vingadores foram atrás de Ultron, Clint disse que esta seria a sua última missão. Após a batalha com Ultron, Clint voltou para casa. Pouco tempo depois, Nathaniel Pietro Barton nasceu.

Durante “Capitão América: Guerra Civil”, Steve chama Clint para ir buscar Wanda e, após a luta, Clint é preso até ser salvo por Steve. Clint afirmou, mais uma vez, que estava oficialmente reformado e voltou para Laura e os filhos, fazendo um acordo com o governo para ficar em prisão domiciliaria.

Já em 2018, a família estava a fazer um piquenique quando o ‘Snap’ aconteceu e Laura e os seus três filhos desaparecem, deixando Clint em choque e confuso sobre o desaparecimento.

Os quatro são ressuscitados quando Hulk consegue usar o poder das jóias outra vez e Laura ligou ao seu marido de imediato. Os dois não conseguiram falar, pois a versão de Thanos de 2014 atacou a instalação dos Vingadores. Após a luta, Clint regressou a casa e abraçou a sua família. Todos eles são vistos entre os convidados do funeral de Tony.

O desaparecimento de Laura e os seus filhos fez uma grande transformação em Clint, fazendo que ele se tornasse em Ronin, um alias que ele usou especialmente no Japão.




13 – Thanos (“Vingadores: Endgame”)

thanos mcu
Thanos em “Vingadores: Endgame” | © Marvel Studios

Thanos, interpretado por Josh Brolin, era um senhor de guerra do planeta Titan e o seu principal objetivo era trazer estabilidade ao universo, pois ele acreditava que o excesso de população ia usar todos os recursos naturais existentes e condenar o mundo. Para isso, ele fez da sua missão encontrar as Jóias do Infinito, pois, quando combinadas, o seu poder era capaz de eliminar metade da população do universo. Thanos fez alianças com Loki e Ronan para obter as jóias, no entanto as duas alianças só lhe custaram recursos, incluindo a Mind Stone e a lealdade das suas duas filhas, Gamora e Nebula. Por isso, Thanos forçou Eitri a criar a Infinity Gauntlet para ele e procurar as jóias por si mesmo.

Durante a missão, tanto Thanos como a Ordem Negra invadiram vários planetas e mataram milhares de pessoas, incluindo Loki e os sobreviventes de Asgard. Esta busca fez até que ele sacrificasse Gamora para obter a Soul Stone. Depois de lutar contra uma forte oposição e a ira de Thor, ele triunfou no final pois conseguiu usar a Infinity Gauntlet e completar a sua missão com o ‘Snap’, que resultou em metade da vida do universo desaparecer com um estalar de dedos.

Depois do ‘Snap’, Thanos certificou-se que o resultado não poderia ser alterado, destruindo as jóias. Os Vingadores conseguirem localizá-lo em Titan II e Thor decapitou-o.

No entanto, numa linha temporal alternativa de 2014, ele foi avisado dos eventos de “Vingadores: Guerra do Infinito” por Nebula, o que resultou na sua viagem até 2023 e ao ataque na instalação dos Vingadores onde ele decidiu que iria eliminar o universo substitui-lo como vingança pelos esforços deles em pará-lo. Já o seu ‘timing’ não foi o melhor pois Hulk já tinha revertido o ‘Snap’ original e todos os heróis que tinham desaparecido estavam de volta para o pararem. Apesar dos seus melhores esforços, Thanos não conseguiu vencer pois Tony Stark usou o seu fato para utilizar as jóias e dizimar Thanos, os Chitauri e os Outriders, pondo um fim ao reinado do titã.

Este caso é um bocadinho diferente dos outros, pois, em vez de uma morte nós temos duas. Embora seja a mesma personagem, são duas versões diferentes. A versão que os Vingadores encontram em Titan II  é de alguém que está reformado e onde se podem ver os efeitos que a utilização da Infinity Gauntlet teve fisicamente nele, que deu um grande aviso aos nossos heróis sobre as possíveis consequências da utilização deste poder. Mas Thor não se importou com nada disso e não falhou desta vez. Esta morte não foi a mais satisfatória pois Thanos não resistiu.

Já a versão de 2014, que viajou no tempo, essa é a versão jovem, poderosa e mais maligna e vingativa de Thanos. Essa era a versão que os nossos heróis queriam derrotar  para salvar o universo e conseguiram, embora a um custo muito grande.




12 – Phil Coulson (“Os Vingadores”)

 Marvel
“Agents of S.H.I.E.L.D.” de regresso | © FOX Entertainment Group

Phil J. Coulson, interpretado por Clark Gregg, foi um dos melhores agentes da S.H.I.E.L.D. e o braço direito de Nick Fury. Ele foi um dos principais operativos para a Avengers Initiative depois da Invasão dos Skrull nos anos 90, que levou ao aparecimento de Captain Marvel. Ele também teve uma operação tática em Puete Antiguo, New Mexico como parte de uma investigação da S.H.I.E.L.D. depois do incidente com Thor e o Destroyer. A sua morte veio às mãos de Loki, quando este tentava escapar do Hellicarrier da S.H.I.E.L.D. durante a história do primeiro “Vingadores”.

Coulson nasceu em Manitowoc, Wisconsin, como o único filho de Robert e Julie Coulson. Ele cresceu como um grande admirador de Peggy Carter e do Capitão América, sendo que até chegou coleccionar os cromos vintage do herói nacional. Phil perdeu o seu pai quando era novo e a mãe também já morreu quando o encontramos no MCU.

Algum tempo depois dos eventos de “Captain Marvel”, quando Tony Stark foi ‘salvo’ dos Ten Rings, Coulson foi enviado para falar com Tony, pois Fury não acreditava na história do futuro Homem-de-Ferro. Em grande parte, foi ele que estabeleceu a ligação entre o milionário e a S.H.I.E.L.D.. Coulson também foi responsável por outras missões, como a de encontrar Steve Rogers, que muitos tinham desistido, a de guardar Tony Stark durante os eventos de “Homem de Ferro 2”, a descoberta de Mjolnir em New Mexico que levou a que ele conhecesse Thor e de chamar reforços quando o Tesseract foi roubado por Loki.

Quando Loki foi capturado e levado para o Helicarrier, Barton, que estava sobre a influência do deus, invadiu an nave. Foi aí que Coulson morreu, às mãos de Loki quando este escapou da cela onde estava.

Neste caso, só estamos a falar da morte nos filmes e não da série “Agents of S.H.I.E.L.D.”. A morte de Coulson teve uma importância grande durante os eventos de “Os Vingadores” pois ele foi o gatilho para que os heróis se unissem e lutassem contra Loki e os Chitauri, salvando a cidade de Nova Iorque e o Planeta Terra.




11 – Erik Killmonger (“Black Panther”)

erik killmonger mcu Marvel
Erik Killmonger em “Black Panther” | © 2017 – Disney/Marvel Studios

N’Jadaka ou Erik Stevens, interpretado por Michael B. Jordan, foi um ex-Navy SEAL com descendência de Wakanda pela parte do seu pai, o príncipe N’Jobu. A crueldade que N’Jadaka mostrou enquanto SEAL levou a que ele ficasse com a alcunha de Killmonger. Ele foi criado em Oakland, California pelo pai que lhe prometeu que um dia o levava a Wakanda, dizendo que o pôr-do-sol lá é dos mais bonitos do mundo. Ele também encontrou o livro do seu pai que tinha muitos segredos sobre Wakanda, incluindo o anel real de N’Jobu e a entrada secreta para o país.

Durante a sua infância, N’Jobu criou um plano para partilhar as armas de Wakanda ao resto do mundo, ajudando os afro-descendentes que tinham tão pouco poder a erguer-se e lutar contra aqueles que os oprimem. Para isso, ele fez uma aliança com o mercenário Ulysses Klaue para conseguir entrar em Wakanda e roubar os depósitos de Vibranium, resultando na morte de vários Wakandans. Mas Erik não sabia nada sobre isto e continuou a viver a sua vida normal, longe da real vilania do pai.

Mas T’Chaka acabou por descobrir a traição do seu irmão. O rei de Wakanda foi a Oakland confrontá-lo, mas, quando N’Jobu tentou atacar Zuri, o monarca acabou por matar o seu irmão com as garras do seu fato de Black Panther.

Erik descobriu o corpo do pai e, desde então, jurou vingança. Para concretizar o seu plano de ir a Wakanda, Killmonger fez uma aliança com Ulysses Klaue, que tinha trabalhado com o seu pai e tinha a sua própria história com o país escondido. Os dois descobriram uma arma de vibranium no Museum of Great Britain e planearam roubar a peça. O plano correu bem para eles.

Killmonger, em particular, viu todos os seus esquemas triunfarem, chamou a atenção de Wakanda e da CIA, matou o companheiro de crime e levou o seu corpo para a fronteira de Wakanda para ganhar acesso à cidade. Quando foi apresentado ao Concelho Real, ele revelou que estava ali porque queria o trono, revelando que era o filho de N’Jobu e que o pai de T’Challa o tinha morto ilegalmente. Erik desafiou T’Challa para um combate ritualístico para ver quem iria ficar no trono e ‘matou’ T’Challa. No entanto, quando ele estava prestes a finalizar os seus planos, Black Panther regressou e combateu-o. Killmonger ficou mortalmente ferido, mas T’Challa mostrou compaixão, dizendo que ele podia ser curado. Erik escolheu morrer, ao observar o pôr-do-sol que o seu pai tanto tinha falado, preferindo a morte às correntes da prisão, tal como os seus antepassados teriam escolhido a morte à escravatura nas Américas.

Embora Killmonger tenha sido um vilão, nós conseguimos perdoá-lo, tal como T’Challa fez e a sua morte morte foi por escolha dele, tão comovente como poderosa.




10 – Bucky Barnes (“Vingadores: Guerra do Infinito”)

bucky barnes mcu Marvel
Bucky Barnes em “Capitão América: O Soldado do Inverno” | © 2013 – Marvel Studios.

O Sargento James Buchanan “Bucky” Barnes, interpretado por Sebastian Stan, é um veterano da Segunda Guerra Mundial, antigo oficial do 107º Regimento da Infantaria e o melhor amigo de Steve Rogers desde a infância. Barnes foi atribuído à 107º Regimento em 1943 e foi capturado pela HYDRA, onde Arnim Zola lhe fez experiências. Tanto Barnes como o resto do seu regimento foram salvos por Rogers, que se tinha tornado no Capitão América durante a ausência de Bucky. Os dois juntaram forças para lutarem o resto da guerra, formando os Howling Commandos para lutarem contra as forças de Red Skull. Durante uma tentativa de capturar Zola nos Alpes Austríacos, Barnes foi apanhado numa emboscada e caiu de um comboio, acabando no fundo de uma ravina. Como o corpo nunca foi encontrado, Bucky foi dado como morto, mas oficialmente listado como MIA (missed in action).

Sem o conhecimento do resto da equipa, as experiências feitas a Barnes fizeram com que ele sobrevivesse à queda, embora perdesse um braço. Ele foi encontrado pela União Soviética e a HYDRA e sofreu mais experiências, permitindo que ganhasse habilidades super-humanas, sofreu com lavagens cerebrais e foi armado com um braço cibernético para se tornar no operativo conhecido como Soldado de Inverno. Nos próximos 50 anos, ele eliminou qualquer pessoa que pudesse ser uma ameaça para a HYDRA, incluindo Howard Stark e a sua mulher, Maria. Entre missões, Barnes era posto num sono criogénico para assegurar a sua longevidade. Em 2014, ele foi ordenado por Alexander Pierce a assassinar Nick Fury, mas foi confrontado por Steve Rogers, fazendo com que ele começasse a lembrar-se da sua vida anterior.

Com o o fim da Batalha no Triskellion, Barnes, já livre da lavagem cerebral, abandona HYDRA para se lembrar o seu passado e acabar com o seu passado violento. Dois anos depois, Barnes foi considerado culpado do bombardeamento do Centro Internacional de Viena, que matou T’Chaka entre outros. Quando Black Panther tentou vingar-se pela morte do seu pai, Barnes foi salvo por Steve Rogers, o que levou à guerra civil entre os Vingadores quando a equipa liderada pelo Homem de Ferro foi enviada para capturar Barnes. Mais tarde foi revelado que Helmut Zemo tinha sido o responsável pelo bombardeamento e reativou a lavagem cerebral feita a Barnes só para revelar que foi Barnes que matou os pais de Tony. Depois de ter sobrevivido à tentativa de vingança de Stark, foi-lhe dada amnistia em Wakanda por T’Challa e foi posto num sono criogênico até que os comandos da HYDRA pudessem ser retirados da sua mente.

Eventualmente, Barnes foi curado com a ajuda de Shuri. Quando Wakanda ficou sob a ameaça de Thanos por terem acolhido Vison, que tinha a Mind Stone, Barnes lutou contra as forças do titã. Apesar de uma luta comprida e sofrida, Thanos chegou a Wakanda e conseguiu as jóias que faltavam. Barnes foi uma das vítimas do ‘Snap’.

Em 2023, Barnes, e todas as outras vítimas do ‘Snap’, foram ressuscitadas por Hulk e os Vingadores. Bucky participou na batalha contra as forças de Thanos nas ruínas do Complexo dos Vingadores. No rescaldo da batalha, Bucky despediu-se de Steve quando este viajou no tempo de volta para os anos 40 e estava presente quando Rogers, já velho, escolheu Sam Wilson como o seu sucessor.

Esta morte foi outra das mortes de “Vingadores: Guerra do Infinito” que marcou muito as audiências e abalou Steve Rogers. Naquele momento, Steve realmente perdeu todos aqueles que o conheciam antes de se ter tornado em Capitão América. Nesse momento, Steve Rogers morreu e só ficou o herói com o nome patriótico e seu dever para com a Humanidade.




9 – Heimdall (“Vingadores: Guerra do Infinito”)

heimdall mcu Marvel
Heimdall em “Thor: Ragnarok” | © 2017 – Disney/Marvel Studios

Heimadall, interpretado por Idris Elba, foi um Asgardian que conseguia ver e ouvir tudo, sendo o guardião da Ponte Bifrost. Embora ele tenha jurado fidelidade a Odin, Heimdall estava preparado para cometer uma traição se isso significasse que ia proteger os Nine Realms, como quando permitiu que Thor regressasse a Asgard para derrotar Loki.

Quando Asgard foi atacada por Dark Elves, Heimdall descobriu que os seus poderes foram bloqueados por eles, o que o levou a cometer uma traição outra vez para ajudar Thor a destruir Malekith e a proteger os Nine Realms. Durante o reinado de Loki disfarçado como Odin, Heimdall foi banido da sua posição.

Já quando Hela tomou o controlo de Asgard, Heimdall ajudou a esconder os cidadãos dela e, com a ajuda de Thor, ele evacuou Asgard antes do Ragnarok. Ele aí ajudou o novo rei na sua viagem para a Terra.

No caminho, a nave que transportava os sobreviventes de Asgard foi atacada por Thanos e a Ordem Negra. Ele convocou o pouco de magia negra para transportar Hulk de volta para a Terra usando o Bifrost antes de ser morto por Thanos.

Thor também sofreu muitas perdas, com os seus pais e com Heimdall, mas este era o seu mentor, guardião e confidente.




8 – Vison (“Vingadores: Guerra do Infinito”)

vision mcu Marvel
Vision em “Vingadores: Guerra do Infinito” | © 2018 – Marvel Studios

Vision, interpretado por Paul Bettany, foi um androide que possuía um corpo em vibranium sintético criado por Ultron e Helen Cho. Ele possuía também a Mind Stone, a fonte da sua vida. Originalmente ele foi concebido como a forma perfeita de Ultron, mas o corpo foi roubado pelos Vingadores e Tony Stark e Bruce Banner reutilizaram-no, carregando o que restava do AI de Stark, J.A.R.V.I.S., no corpo sintético. Quando Vision nasceu, ele declarou que era uma mistura de Ultron e J.A.R.V.I.S. e que iria lutar para proteger a Humanidade a qualquer custo. Vision juntou-se aos outros Vingadores na Batalha de Sokovia, usando os seus poderes para prevenir que Ultron transferisse a sua consciência para a Internet.

Depois desses acontecimentos, Vision tornou-se num membro dos Vingadores sob a liderança de Capitão América. Esta nova equipa não durou muito tempo, pois Vision ficou do lado de Tony em relação aos Acordos de Sokovia, o que o colocou em conflito com a facção do Capitão América. Como resultado, Vison viu-se envolvido na Guerra Civil entre os Vingadores, onde os seus sentimentos por Wanda Maximoff fizeram com que ele acidentalmente magoasse War Machine durante a batalha.

Vision e War Machine, ao lado de Tony Stark, foram os únicos membros dos Vingadores que ficaram na nova instalação. Enquanto vivia a sua vida entre Stark nos EUA e Wanda na Europa, Thanos e a Ordem Negra atacaram a Terra. Como resultado, Vision foi levado para Wakanda, onde Shuri começou o procedimento para remover a jóia da cabeça dele numa tentativa de o tentar proteger da ira de Thanos. No entanto, a Ordem Negra conseguiu perturbar o trabalho de Shuri, Maximoff aceitou destruir a jóia com os seus poderes e Vision, no processo, para prevenir que Thanos ficasse com a jóia. Só que, mesmo depois de Wanda matar o seu companheiro, Thanos usou a Time Stone e voltou ao momento antes da Mind Stone ter sido destruída e retirou a jóia da cabeça de Vision, destruindo-o e completando a Infinity Gauntlet.

A morte de Vision foi o ponto em que tudo mudou para os Vingadores, para o pior. Mas também foi o momento que destruiu Wanda. Tal como ela disse em “Endgame”, Thanos tirou-lhe tudo o que ela tinha, tudo o que ela mais amava.




7 – Groot (“Vingadores: Guerra do Infinito”)

Groot Marvel
Groot | ©NOS Audiovisuais

Groot, interpretado por Vin Diesel, é um indivíduo com forma de árvore e um cúmplice de Rocket. Juntos, os dois viajaram pela galáxia na caça de recompensas até que deram com Star Lord e Gamora, situação em que foram capturados e mandados para Kyln, onde conheceram Drax. Na prisão, eles aceitaram trabalhar juntos, escapar e vender a Orb por um enorme lucro. Mas quando foi descoberto que a Orb continha uma das Jóias do Infinito, que estava a ser procurada por Ronan, Groot convenceu os seus amigos a arriscar tudo para pararem os planos maléficos do vilão. Durante a Batalha de Xandar, Groot sacrificou a vida para salvar os seus amigos. Esta foi a primeira morte de Groot, mas Rocket conseguiu voltar a plantar o que sobrava do amigo e Groot lá renasceu como uma planta a ganhar nova vida.

Quando o novo Groot cresceu, ele ficou com os Guardiões e participou em algumas das suas aventuras.

Tanto Groot como Rocket deixaram os Guardiões durante um pouco para acompanhar Thor a Nidavellir numa missão para parar Thanos de obter a Infinity Gauntlet. Depois de terem ajudado o rei de Asgrad a obter Stormbreaker, Groot e Rocket viajaram para a Terra, usando o Bifrost, e juntaram-se à Batalha em Wakanda. Groot lutou ao lado do Capitão América e tentou atacar Thanos, mas, quando o ‘Snap’ aconteceu, Groot foi uma das vítimas e desapareceu em cinzas.

Felizmente, cinco anos depois, Bruce conseguiu reverter os efeitos do ‘Snap’, trazendo Groot de volta. Ele participou e sobreviveu na Batalha da Terra, foi ao funeral de Tony e juntou-se novamente aos Guardiões da Galáxia.

A morte de Groot chocou muito Rocket e talvez muito do público, pois Groot é uma das personagens mais ‘fofas’ do MCU.




6 – Yondu Udonta (“Guardiões da Galáxia vol.2”)

yondu udonta mcu Marvel
Yondu Udonta em “Guardiões da Galáxia vol.2” | ©2017 – Disney/Marvel Studios

O Capitão Yondu Udonta, interpretado por Michael Rooker, foi um Centaurian, líder de uma facção exilada dos Ravagers e pai adotivo de Peter Quill. Quando Quill traiu os Ravagers e ficou com a Orb para si mesmo, Udonta liderou a caça ao seu antigo aliado. Eventualmente, ele conseguiu apanhar Quill, mas foi convencido a ajudá-lo contra Ronan, que estava a ameaçar utilizar a Power Stone para destruir Xandar. Apesar de não ter conseguido a jóia, Udonta decidiu não se vingar de Quill, o que levou a que os seus homens não confiassem mais no seu líder.

Os Ravagers de Udonta acabaram por fazer um motim contra o capitão, colocando a sua confiança em Tasserface. Com a ajuda de Rocket, Udonta conseguiu a sua vingança contra aqueles que fizeram o motim e destruiu a sua própria nave. Após isso, ele foi ajudar Star Lord na sua batalha contra Ego. Contudo, quando o planeta começou a desmoronar, Udonta sacrificou o seu próprio fato espacial, salvando Quill, seu filho.

A morte de Udonta marcou muito Peter Quill e talvez os outros membros dos Guardiões da Galáxia, pois ele foi mais um pai para eles do que propriamente os seus pais biológicos. As cerimónias fúnebres que marcam a sua morte são alguns dos momentos mais belos do MCU.




5 – Frigga (“Thor: O Mundo das Trevas”)

frigga mcu Marvel
Frigga em “Thor: O Mundo das Trevas” | ©2013 – Marvel Studios

Frigga, interpretada por Rene Russo, foi a Rainha de Asgard, mulher de Odin, mãe de Thor e Loki. Ela tentou manter a paz dentro da sua família, até mesmo quando Loki descobriu que era filho biológico de Laufey e tornou-se vingativo contra ela e o seu marido. Quando Thor trouxe Jane Foster a Asgard para a proteger dos poderes do Aether, Frigga tomou conta dela e defendeu-a contra os Dark Elves, até mesmo chegando a sacrificar a sua vida para salvar Jane. A morte de Frigga fez com que Loki, que ela tinha sempre amado como um filho, repensasse as sua escolhas e a juntar-se ao seu irmão para vingar a sua morte. No entanto a sua morte não foi o suficiente para mudar o desejo de Loki de governar.

Em 2023, após ter sido descoberto o método de viajar no tempo, Thor regressa a Asgard de 2013 onde ele encontrou a sua mãe, que conseguiu perceber que o seu filho era do futuro. Ela ajudou-o a suceder na sua missão, pois queria ajudar o futuro do seu filho e pediu para que ele não fizesse nada para alterar o seu destino.

A morte de Frigga foi talvez a que marcou mais Loki e Thor, mais do que a morte de Odin, pois ela amou os dois e não tratou Loki de maneira diferente, dando-lhe amor incondicional. Além disso, é sugerido que, como uma mulher criadas entre bruxas, tenha sido Frigga quem ensinou Loki a controlar as suas habilidades. A sua perda será sempre sentida no MCU, onde relações suadáveis entre pais e filhos são raras.




4 – Peter Parker / Homem-Aranha (“Vingadores: Guerra do Infinito”)

Homem-Aranha Marvel Spider-Man Marvel
Homem-Aranha | © Big Picture Films

Peter Benjamin Parker, interpretado por Tom Holland, é um jovem nova-iorquino que ganhou habilidades semelhantes a de uma aranha e começou a lutar contra o crime com o alter-ego Homem-Aranha. Enquanto Peter conseguia balançar a vida de um estudante do secundário com a luta contra o crime, ele foi abordado por Tony Stark que o recrutou para juntar-se ao seu lado durante a Guerra Civil entre os Vingadores, pondo Homem-Aranha num breve conflito com o seu herói favorito, o Capitão América. Após isso, Parker recebeu um fato novo recheado com tecnologia Stark como um agradecimento, embora Stark não tenha oficializado que ele era um membro dos Vingadores. Por isso, ele regressou a Nova Iorque e continuou a combater o crime local.

Enquanto tentava provar que era bom o suficiente para juntar-se ao Vingadores, Parker acabou por encontrar as atividades ilegais de Vulture, que tentava vender a tecnologia deixada pelos Chitauri no mercado negro. Acreditando que, se prendesse Vulture, iria provar o seu valor como herói, o Homem-Aranha decidiu ir atrás dele sozinho. Eventualmente, ele travou o roubo das armas que estavam a ser transportadas por uma nave de Stark, o que levou a que Tony lhe oferecesse um lugar nos Vingadores, que Peter recusou para continuar a ser um pequeno herói de Nova Iorque.

Ele voltou a ser chamado pelos Vingadores quando a Ordem Negra invadiu a Terra e conseguiram raptar o Doutor Estranho. Depois de ter conseguido salvar Doutor Estranho na nave da Ordem Negra e de juntar-se aos Guardiões da Galáxia, ele tentou parar Thanos de conseguir todas as Jóias do Infinito. Mas os heróis não conseguiram travá-lo, o que levou ao ‘Snap’, que resultou na morte de metade da vida do universo, incluindo a de Homem-Aranha. Em pânico e a dizer que queria viver, Peter morreu nos braços de Tony. Após 5 anos, ele foi ressuscitado por Hulk e juntou-se na luta contra Thanos, mesmo a tempo de ver Stark a sacrificar-se para acabar com o Titã.

A morte de Peter Parker foi talvez das mais chocantes para o público e para Tony Stark durante os eventos de “Vingadores: Guerra do Infinito”. Talvez porque esta versão do Homem-Aranha seja tão jovem e inocente e porque, de todos os que morreram devido ao ‘Snap’, Peter foi o único que se apercebeu e reagiu face à sua própria aniquilação. Para ele, não foi uma morte rápida e indolor.




3 – Gamora (“Vingadores: Guerra do Infinito”)

gamora mcu Marvel
Gamora em “Guardiões da Galáxia vol.2” | ©2017 – Marvel Studios/Disney

Gamora, interpretada por Zoe Saldana, foi uma assassina e membro dos Guardiões da Galáxia. Ela tornou-se na filha adotiva de Thanos e irmã de Nebula depois de este ter morto metade da sua raça. Ela serviu-o durante anos até o trair numa tentativa de se libertar dos seus ideais monstruosos. Gamora foi contratada para roubar a Orb e ficou amiga dos outros membros dos Guardiões da Galáxia. Depois da Batlha de Xandar, ela juntou-se definitivamente a eles. Após fazer um acordo para matar Abilisk, Gamora conseguiu capturar Nebula com a intenção de levá-la para Xandar para que ela fosse apresentada à justiça.

Essa missão foi atrasado quando ela e os outros Guardiões entraram em contacto com Ego, o pai biológico de Quill. Ego disse que só queria conhecer o seu filho, mas Gamora suspeitava dele e, com Nebula que se tinha libertado, descobriu as verdadeiras intenções de Ego. Depois dessa descoberta, os Guardiões juntaram-se para destruir o planeta de Ego com a ajuda de Mantis e o sacrifício de Udonta. Após a morte de Udonta, Gamora declarou-se a Quill e os dois começaram uma relação.

Anos depois, os Guardiões interceptaram um pedido de ajuda dos Asgardians, Thor avisou-os que Thanos tinha começado a busca pelas Jóias do Infinito. Sabendo o que Thanos queria fazer com as jóias, Gamora levou-os à busca de Aether, acabando com ela e o Aether a serem capturados por Thanos. O pai de Gamora levou-a a Vormir, onde a sacrificou para obter a Soul Stone, um processo que prendeu a alma de Gamora no Soulworld.

Em 2023, o plano dos Vingadores levou a que as versões de 2014 de Gamora e Thanos aprendessem o que o futuro lhes esperava,  o que causou uma grande divergência da linha temporal. Thanos conseguiu levar o seu exército de 2014 para a Terra de 2023, onde Gamora o traiu depois de saber o que ele havia de lhe fazer em nome do seu plano. Ela ajudou os Vingadores e os seus aliados a derrotar Thanos. Depois da batalha, Gamora desapareceu, deixando Quill e o resto dos membros dos Guardiões à procura dela.

Neste caso, temos uma Gamora que morreu e essa morte causou muita dor a Peter Quill, Nebula e até a Thanos. Mas depois, ainda temos uma outra Gamora que vem de uma linha temporal diferente e que está viva.




2 – Natasha Romanoff (“Vingadores: Endgame”)

Vingadores: Endgame Marvel
Viúva Negra, “The Avengers: Endgame” | © NOS Audiovisuais

Natasha Romanoff, ou Viúva Negra, interpretada por Scarlett Johansson, foi uma das melhores espias do mundo e membro fundador dos Vingadores. Originalmente, ela foi uma operativa da KGB e uma perigosa assassina , Romanoff foi recrutada para a S.H.I.E.L.D. por Clint Barton. Ela tornou-se rapidamente numa das mais eficientes agentes da S.H.I.E.L.D. e, durante uma missão, foi enviada para a Stark Industries para ficar de olho em Tony Stark.

Quando Loki declarou guerra à Terra, ela foi recrutada para ajudar a resolver o problema naquela que foi a sua primeira missão ao lado dos outros Vingadores originais. Depois disso, Natasha voltou a trabalhar na S.H.I.E.L.D., desta vez com o Capitão América. Enquanto trabalhavam juntos, os dois descobriram uma conspiração que foi seguida da tentativa de assassinato de Nick Fury, o que levou a ser-se descoberto que a HYDRA tinha infiltrado toda a organização. Apesar dos esforços do Soldado de Inverno em travá-los, Natasha conseguiu revelar o esquema de Alexander Pierce, o que também resultou na sua história ser revelada ao público. Isto levou a que ela tivesse de desaparecer e reconstruir a sua identidade.

Ela eventualmente juntou-se aos Vingadores para derrotar o que restava das forças da HYDRA, como a captura de Wolfgang von Strucker. Mas, antes que ela conseguisse começar a sua relação com Banner, Ultron, que foi criado por Stark e Banner, forçou-os a juntarem-se outra vez para o derrotar em Sokovia.

Depois de tais acontecimentos, muitos governos pediram para que os Vingadores assinassem os Acordos de Sokovia, aos quais Romanoff aceitou os termos e assinou. Ela ficou do lado do Homem de Ferro na luta contra a facção liderada pelo Capitão América, que não aceitou os Acordos e protegeu Bucky. Enquanto as duas fações lutavam, Natasha traiu o seu lado para ajudar o Capitão América a descobrir o verdadeiro instigador desta luta. Isto resultou em que Natasha tivesse que fugir por ter ajudado Rogers.

Quando a ameaça de Thanos se aproximou da Terra, ela, Rogers e Wilson foram proteger Vision e a Mind Stone. Infelizmente, o titã conseguiu finalizar a sua missão.

Depois de conhecer Captain Marvel e redescobrir Scott Lang em 2023, os Vingadores juntam-se para voltarem atrás no tempo e recuperarem as jóias de modo a ressuscitarem todos os que desapareceram. Romanoff foi a Vormir para trazer a Soul Stone com Clint. Foi dito aos dois que, para conseguiram a jóia, era preciso um sacrifício e os dois começaram a lutar um contra o outro para serem aquele quer iria sacrificar-se. Romanoff pediu ao amigo que ele a deixasse ir e conseguiu soltar-se, caindo para o abismo.

A morte de Natasha foi um dos grandes choques em “Endgame” e foi algo muito duro para algumas personagens do MCU, em especial Barton, Rogers e Banner. Sem o sacrifício de Natasha, eles não teriam conseguido vencer Thanos. Metade do universo deve a sua vida à coragem e ao sacrifício desta heroína.




1 – Tony Stark / Homem de Ferro (“Vingadores: Endgame”)

Vingadores Endgame Marvel
Tony Stark / Homem de Ferro | © NOS Audiovisuais

Tony Stark, interpretado por Robert Downey Jr., foi um bilionário industrialista, um dos membros fundadores dos Vingadores, e CEO da sua companhia, a Stark Industries, que foi criada pelo seu pai Howard Stark. Um inventor ousado, mas brilhante, Stark descreveu-se com um génio, bilionário, playboy e filantropo. Com o seu dinheiro e inteligência, Stark foi um dos homens mais poderosos do mundo e desfrutou da sua vida até ao dia em que foi raptado pelos Ten Rings no Afeganistão, enquanto demonstrava os seus mísseis Jericho. Com a sua vida em risco, Tony construiu um fato armado que usou para escapar aos seus captores. Depois de regressar a casa, ele construiu outros fatos que usou para derrotar terroristas e Obadiah Stane, quando este o traiu. No entanto, Tony acaba por revelar que era o Homem de Ferro, deixando de se esconder atrás da máscara.

Com tempo, Stark acabou por descobrir que, ao utilizar o fato tantas vezes, o seu Arc Reactor estava a envenená-lo. Ele acabou por resolver tudo com a ajuda da S.H.I.E.L.D. e planos deixados pelo pai e, no rescaldo de todo o caos, começou uma relação com Pepper Potts. Com o mundo outra vez em perigo, Stark juntou-se aos Vingadores para derrotar os Chitauri e Loki, mas, por causa da batalha, ele ficou com síndrome de stress pós-traumático o que levou a que ele criasse a Iron Legion para o ajudar a reformar-se.

No entanto, com as ameaças do Madarin, Stark é forçado a regressar para proteger o seu país, colocando aqueles que ele ama em perigo. Também quando a HYDRA ressurgiu, Stark construiu mais fatos e regressou como Homem de Ferro para capturar Strucker e recuperar o Ceptro de Loki.

Quando a ameaça da HYDRA acaba, Stark, influenciado pelas visões criadas por Wanda Maximoff, construiu Ultron com a ajuda de Bruce Banner como um novo AI para manter a paz quando os Vingadores se reformassem. Mas Ultron acreditava que a humanidade era o que estava de mal no mundo e decidiu destrui-la. Com a ajuda dos Vingadores, Ultron foi derrotado, mas com perda de muitas vidas. Isso foi algo que assombrou Tony, o que o viria a motivar a assinar os Acordos de Sokovia. No entanto, a sua opinião fez com que ele batesse de frente com Rogers, despoletando a Guerra Civil.

Durante o conflito, Stark conheceu Peter Parker e , quando voltou a Nova Iorque, tornou-se no mentor do Homem-Aranha para tentar que ele fosse um melhor herói do que ele. Stark pediu Potts em casamento e foi recrutado por Doutro Estranho e Bruce Banner para defender a Terra de Thanos e a Ordem Negra. Estranho acabou por ser capturado, levando a que Stark e Parker fossem ao seu resgate e viajassem para Titan, onde encontraram os Guardiões da Galáxia. Stark lutou contra Thanos e ia quase morrer mas Estranho interferiu e deu a Time Stone ao titã para proteger a vida de Stark. Ele ficou em Titan, as cinzas do seu miúdo nas mãos, na companhia de Nebula.

Stark e Nebula tentaram escapar Titan mas ficaram presos no espaço. Eles foram salvos por Captain Marvel que os trouxe para as novas instalações dos Vingadores. Enquanto Nebula decidiu juntar-se aos Vingadores, Stark reformou-se, casando-se com Pepper e os dois tiveram uma filha, Morgan Stark. Em 2023, cinco anos depois do ‘Snap’, Stark juntou-se aos Vingadores novamente para conseguirem como viajar no tempo. Depois de conseguir todas as jóias e trazerem os que morreram de volta, os Vingadores foram confrontados com o Thanos de 2014, decidido a retificar o que os heróis tinham feito. Em desespero, Stark usou as joias para eliminar Thanos e as suas forças, sacrificando a sua vida no processo. No seu funeral, a sua família, os outros Vingadores, aliados e amigos honraram o seu sacrifício.

A morte de Tony foi talvez a mais difícil de processar no MCU. Ela marca o fim de uma era, pois Tony foi o catalisador de vários eventos no MCU, e vai marcar as personagens do futuro e como irão atuar após o sacrifício de Stark. Efetivamente, o universo da Marvel que conhecíamos morreu com Tony Stark e chegou a altura de algo novo.

[tps_footer]

Concordas com a nossa lista? Que morte te marcou mais?

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *