© Magazine.HD

Os Melhores Jogos de 2019 | Leitores MHD

2019 foi um ano recheado de grandes lançamentos e quisemos saber quais os títulos que mais gostaram de jogar! Nós perguntámos e vocês responderam: aqui estão os Melhores Jogos de 2019 pelos Leitores da MHD.

A lista é composta por remakes pós-apocalípticos, sequelas que expandem os nossos universos favoritos e, claro, títulos originais que tentam quebrar barreiras, explorando novas temáticas e novas formas de inovar o mundo dos jogos! Do total, escolhemos os vinte mais votados pelos leitores da Magazine.HD, uma lista bem composta e com uma boa variedade de estilos e géneros.

THE LEGEND OF ZELDA: LINK’S AWAKENING

the legend of zelda awakening
© Nintendo

Desenvolvido pela Grezzo, “The Legend of Zelda: Link’s Awakening” é um remake do título homónimo lançado em 1993 para o Game Boy. Com um design simples e diferente do que estamos habituados nos jogos mais recentes, “Link’s Awakening” foi bem recebido pelos fãs e pelos críticos.

No total, o título angariou sete nomeações, nomeadamente: Melhor Jogo e Melhor Jogo de Ação/Aventura (2o19 Game Critics Awards); Melhor Jogo de Ação/Aventura e Melhor Jogo da Nintendo Switch (Gamescom 2019); Jogo do Ano da Nintendo (2019 Golden Awards 2019); Melhor Direção de Arte e Melhor Jogo de Ação/Aventura (The Game Awards 2019). Existe uma nomeação pendente para Freedom Tower Award for Best Remake no New York Game Awards que acontece já no dia 21 de janeiro. Será que conquistará o prémio?




POKÉMON MASTERS

pokémon masters
© DeNA

Se existe um franchise que está sempre entre os nossos favoritos é “Pokémon” e, por isso, não é de estranhar que “Pokémon Masters” tenha chegado aos melhores do ano. O título é free-to-play e leva-te à ilha de Pasio, onde poderás batalhar treinadores bem conhecidos, ao longo de 21 capítulos. Desenvolvido pela DeNA para Android e iOS, o jogo foi um sucesso! Descarregado mais de dez milhões de vezes, ele gerou 33 milhões de dólares apenas no primeiro mês.




MORTAL KOMBAT 11

mortal kombat 11
© NetherRealm Studios

Nomeado para Melhor Jogo de Luta no The Game Awards 2019, e para Melhor Narrativa e Melhor Jogo Multiplayer no 2019 Golden Joystick Awards, “Mortal Kombat 11” é o regresso de outro franchise que conquistou o mundo. Desenvolvido pela NetherRealm Studios e publicado pela Warner Bros. Interactive Entertainment, o título introduz algumas novidades como os Fatal Blows e os Krushing Blows, ao mesmo tempo que recupera elementos do passado como Mercy, o finisher que foi visto pela última vez no “Mortal Kombat 3”.

Lê Também:
Mortal Kombat 11 (PS4) | em análise



LUIGI’S MANSION 3

luigi's mansion 3
© Nintendo

O terceiro capítulo de “Luigi’s Mansion” convida-te a um hotel assombrado do qual terás de salvar os teus amigos! O gameplay do jogo desenvolvido pela Next Level Games é composto por elementos de títulos passados e algumas novidades como o Gooigi, um doppelgänger assistente. Nomeado onze vezes, o jogo conquistou o prémio de Melhor Jogo Social/Família no Game Critics Awards e no Titanium Awards, assim como o prémio de Melhor Jogo de Família no The Game Awards 2019.




LIFE IS STRANGE 2

life is strange 2
© Dontnod Entertainment

Life is Strange” foi um dos melhores jogos de 2015 e não é de estranhar que o segundo capítulo vá no mesmo caminho. A Dontnod Entertainment volta a desenvolver uma história envolvente que te deixa escolher que caminho tomar, adaptando-se a este. Ao todo são cinco capítulos que retratam temas como o ambiente político da atualidade e, claro, a amizade. Dezassete é o número de vezes que o jogo foi nomeado, conquistando o prémio de Special Jury Prize no Ping Awards 2018.




FIFA 20

fifa 20
© Electronic Arts

A Electronic Arts regressa em força com o seu “FIFA 20“, nomeado já para quatro prémios. Entre as principais novidades estão o reforço na defesa, mais exigente e inteligente, assim como o Volta, um modo que se assemelha a um FIFA Street. “‘FIFA 20’ será recordado como o jogo que juntou o realismo do relvado com o arcade dos jogos de rua. E esta mistura é, provavelmente, o seu maior trunfo.”

Lê Também:
FIFA 20 (PS4) | em análise



F1 2019

f1 2019
© Codemasters Birmingham

Os fãs da Fórmula 1 tiveram a oportunidade de regressar ao seu mundo favorito, o “Melhor Jogo de Corrida” de 2019 segundo a The Independent Game Developers’ Association. “F1 2019“, desenvolvido pela Codemasters Birmingham, conta com os vinte-e-um circuitos, os vinte pilotos e as dez equipas presentes no 2019 Formula One World Championship. Entre os pontos a favor estão o facto das tuas escolhas alterarem o jogo, desde o modo como aceitas ou não as ordens da equipa, às respostas que ofereces aos jornalistas.

Lê Também:
F1 2019 (PS4) | em análise



ERICA

Bandas Sonoras
Erica | © PlayStation

O exclusivo da PlayStation, desenvolvido pela Flavourworks, é uma mistura curiosa entre o mundo dos jogos e do cinema. Sendo melhor jogado no seu modo de realidade virtual, “Erica” leva-te ao centro de um mistério que terá de ser solucionado através das tuas escolhas narrativas pois cada opção termina num local diferente que te permitirá chegar ao fim de diversas formas.

Lê Também:
Erica, em análise



DEVIL MAY CRY 5

devil may cry 5
© Capcom

O Melhor Jogo de Ação, segundo os The Game Awards 2019, é um título muito esperado pelos fãs de “Devil May Cry“. O novo jogo da Capcom avança cinco anos na linha narrativa do quarto capítulo e segue Dante, Nero e V (a nova aquisição do grupo), cada um com uma técnica de luta diferente. Construído com o RE Engine, usado em “Resident Evil 7: Biohazard”, o jogo possui gráficos realistas, um dos elementos que tornou o título num grande sucesso entre fãs e críticos.




CRASH TEAM RACING NITRO-FUELED

crash team racing nitro fueled
© Beenox

O remaster de “Crash Team Racing” foi desenvolvido pela Beenox e é o 17º título da série “Crash Bandicoot”, um franchise que conquistou os fãs durante a década de 1990. Apesar de algumas controvérsias, como a adição de micro-transações quando estas tinham sido descartadas numa fase inicial do lançamento, “Nitro-Fueled” foi bem recebido por fãs e pela crítica, tendo vencido o prémio de Melhor Jogo de Corrida no 2019 Game Critics Awards e no The Game Awards 2019.




BORDERLANDS 3

borderlands 3 melhores jogos de 2019
© Gearbox Software

O universo psicótico de “Borderlands” regressou no ano passado e, como não poderia deixar de ser, conquistou todos. Agora com novas personagens a juntarem-se ao leque de caras conhecidas, terás mais uma vez de salvar o mundo! A história louca e divertida foi aliada a um gameplay refinado e, ainda que pouco tenha inovado, é um título que os fãs da série não vão querer deixar de experimentar. Nomeado onze vezes, “Borderlands 3” recebeu o prémio de Melhor Jogo Multiplayer no The Game Awards 2019, abrindo também o vosso top 10!




A PLAGE TALE: INNOCENCE

a plage tale innocente melhores jogos de 2019
© Asobo Studio

A inquisição e a peste negra são apenas alguns dos desafios que terás de ultrapassar em “A Plage Tale: Innocente“, um jogo desenvolvido pela Asobo Studios que se centra num gameplay de stealth repleto de tensão. As personagens, bem desenhadas, caminham par a par com uma narrativa intensa e diálogos que te vão fazer mergulhar neste mundo. O título recebeu várias nomeações incluindo Melhor Design, Melhor Jogo do Ano, Melhor Narrativa e Melhor Som.

Lê Também:
A Plague Tale: Innocence (PS4) | em análise



the Outer Worlds melhores jogos de 2019
© Obsidian Entertainment

Desenvolvido pela Obsidian Entertainment e publicado pela Private Division, “The Outer Worlds” é um jogo de ação que te leva a um universo alternativo no qual Theodore Roosevelt nunca se torna presidente. Isto permite que mega-empresas dominem o mundo e, posteriormente, se expandam para outros planetas. Dirigido pelos criadores da série “Fallout”, era difícil que este não fosse um título marcante, acabando nomeado para treze prémios e vencendo o de Melhor Jogo Original no Game Critics Awards 2019, e o de Melhor RPG no Titanium Awards 2019.




CONCRETE GENIE

concrete genie
© PixelOpus

Embarca nesta aventura original desenvolvida pela Pixelopus e transforma-te num protagonista capaz de trazer desenhos à vida, colorindo a sua cidade. Considerado o Melhor Jogo de Família no Gamescom 2019, “Concrete Genie” é relativamente curto mas perfeito para libertares a tua criatividade, focando-se neste aspecto apesar do gameplay incluir algumas lutas. Um título diferente mas que claramente vos conquistou.

Lê Também:
Concrete Genie (PS4) | em análise



DAYS GONE

days gone
© SIE Bend Studios

Melhor Design Visual (The Independent Game Developers’ Association), Melhor Narrativa e Melhor Jogo PlayStation 4 do Ano (Golden Joystick Awards) – estão são os prémios conquistados pelo novo jogo da SIE Bend Studio. Misturando ação e terror, “Days Gone” foi um dos mais aguardados e, apesar de não ter ido de encontra a todas as expectativas, possui elementos que o tornam sem dúvida num dos melhores lançamentos de 2019. Com um mundo enorme, o jogo entrega-te a um protagonista que foge da violência num universo repleto dela, tendo de se defender de zombies mas não só.

Lê Também:
Days Gone (PS4), em análise



CALL OF DUTY: MODERN WARFARE

call of duty modern warfare melhores jogos de 2019
© Infinity Ward

O vosso top 5 abre com “Call of Duty: Modern Warfare“, um título que não poderia faltar nesta lista. O reboot da série homónima chegou para agradar, levando-te mais uma vez ao mundo da guerra. Focando-se nos horrores deste tipo de cenário, o jogo retrata temas sérios e bem atuais, de certa forma aliviados por um multiplayer que te irá agarrar. Um dos grandes elementos é o design de som que chegou mesmo a valer-lhe o prémio de “Best Audio Design” no The Game Awards 2019, juntando-se aos prémios de Melhor Banda Sonora Original (Hollywood Music in Media Awards) e de Melhor Multiplayer Online (Game Critics Awards), assim como a mais cinco nomeações.

Lê Também:
Call of Duty Modern Warfare (PS4) | em análise



STAR WARS JEDI: FALLEN ORDER

star wars jedi fallen order melhores jogos de 2019

O medo era muito mas a verdade é que “Fallen Order” reabre a esperança de voltarmos a ter grandes jogos que explorem o vasto universo de “Star Wars”. Com gráficos que poderiam estar mais afinados, o título traz-nos um gameplay que mistura elementos de “Dark Souls” e “Uncharted”, culminando num jogo imperdível. Desenvolvido pela Respawn Entertainment, “Fallen Order” conquistou completamente os Titanium Awards 2019, vencendo os prémios para que foi nomeado: Melhor Jogo do Ano, Melhor Design, e Melhor Jogo de Aventura.

Lê Também:
Star Wars Jedi Fallen Order (PS4), em análise



SEKIRO: SHADOWS DIE TWICE

sekiro shadows die twice melhores jogos de 2019
© FromSoftware

O top 3 da lista de “Os Melhores Jogos de 2019” abre para receber o novo jogo da FromSoftware, “Sekiro: Shadows Die Twice“. A sequela espiritual de “Bloodborne” irá desafiar as tuas habilidades sem dó nem piedade, ainda que seja relativamente mais fácil do que os seus familiares. Nomeado para vinte prémios, recebeu os de Melhor Jogo de Ação (Gamescom e The Game Awards 2019), Excelência (Japan Game Awards) e, claro, foi considerado como o Melhor Jogo do Ano pelo TGA 2019. Entre os feitos de “Sekiro” está também o facto de ter chegado ao topo dos charts do Reino Unido e da EMEAA (Europa, Médio Oriente, África, e Ásia).

Lê Também:
Sekiro: Shadows Die Twice (PS4), em análise



RESIDENT EVIL 2

resident evil 2 melhores jogos de 2019

Considerado por muitos fãs de “Resident Evil” como o melhor do franchise, a sequela de “Biohazard” chegou-nos em 2019 na forma de um jogo com gráficos realistas e que traz ao de cima o melhor que a série já nos deu. Centrado no género do survival horror, “RE2” é uma mistura de estratégia, ação e muita tensão, sublinhada por uma banda sonora e por efeitos sonoros de arrepiar. Abrindo apetite para futuros remakes, o jogo foi nomeado para treze prémios, vencendo o prémio de: Excelência no Japan Game Awards 2019; Melhor Audio e Melhor Jogo do Ano no Golden Joystick Awards; e Melhor Música Original no Hollywood Music in Media Awards.

Lê Também:
Resident Evil 2 (PS4) | em análise



DEATH STRANDING

death stranding
© PlayStation

Envolto em muita controvérsia e alvo de algum desagrado por parte de jogadores acostumados aos antigos jogos repletos de ação de Hideo Kojima, “Death Stranding” é uma viagem inesquecível, uma lufada de ar fresco e talvez o nascer de um novo género.

Lê Também:
Death Stranding | Mono no Aware e a contemplação

Misturando elementos da ação e do stealth com questões éticas e uma pitada de contemplação, “Death Stranding” peca por alguns problemas na parte final da narrativa, algo facilmente esquecido quando exploras um mundo tão realista que te leva inicialmente a pensar que as imagens são reais. O jogo favorito dos leitores da MHD foi nomeado para vinte e quatro prémios, vencendo os de Melhor Narrativa, Melhor Banda Sonora e Melhor Direção, entre outros.

Lê Também:
Death Stranding (PS4), em análise

Mais uma vez, obrigada pela vossa participação na escolha dos melhores jogos de 2019! Deixamos agora a pergunta final: quais os jogos mais aguardados deste ano?

Ângela Costa

Mestre em Cinema pela Universidade da Beira-Interior, sou apaixonada pelo cinema japonês e toda a cultura que o envolve. Adoro igualmente fotografia e se tiveres curiosidade passa no meu Instagram ;) Música e videojogos são dois outros grandes interesses.

Ângela Costa has 2366 posts and counting. See all posts by Ângela Costa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.