© Aniwhite via ShutterStock (ID: 426093967)

As “abreviaturas” mais pesquisadas em Portugal em 2023 (algumas surpreendentes)

Todos os dias surgem termos, siglas e abreviaturas que não conhecemos no mundo digital. Estas são as mais pesquisadas pelos portugueses em 2023.

O mundo digital é um espaço em constante evolução. Estão constantemente a surgir novos termos, siglas e abreviaturas que nunca antes tínhamos ouvido. E mesmo quando conhecemos, há sempre a dúvida de como utilizar esses mesmos termos.

Lê Também:   NOS Alive 2024 acaba de adicionar uma das melhores bandas de sempre ao cartaz

Quando isso acontece, num caso ou noutro, o Google tem a resposta para todas as nossas questões. 2023 foi um ano rico em termos que se tornaram virais, de crush a cringe passando pelo sempre enigmático xpto.

Nesse sentido a Preply revelou quais foram as siglas mais pesquisadas pelos portugueses, ao responder à questão – “quais palavras “da moda” motivaram o maior número de buscas online desde janeiro em Portugal?”

Lê Também:   Rock in Rio Lisboa 2024 acaba de anunciar o primeiro artista português e o início da venda de bilhetes

O primeiro lugar pertence a um termo bastante vulgar no mundo dos videojogos mas ganhou outra visibilidade por conta da rede social TikTok.

O TERMO MAIS PESQUISADADO

Tik Tok
Solen Feyissa | © Unsplash

Assim sendo o termo mais pesquisado foi NPC (Non-Player Character) devido às invulgares lives que correram no TikTok. Aqui os criadores de conteúdo imitavam personagens de jogos para interagir com os seguidores. Faziam vozes infantis e gestos repetitivos com caracterizações nada discretas, elementos que fazem lembrar o comportamento artificial nos jogos.

Lê Também:   Festivais de Verão 2024 | Todas as confirmações já conhecidas

O segundo lugar ficou para o “velho” conhecido – TBT (Throwback Thursday). Um termo já “antigo”, é utilizado para recordar uma memória passada e, como o nome indica, à quinta-feira.

Lê Também:   A banda que fez esgotar o NOS Alive em menos de 24 horas

O pódio ficou fechado com cringe (que bela palavra para fechar o top). Dentro do mundo digital, abrange tudo o que é embaraçoso, antiquado ou ridículo para alguém que possa ver. Por outras palavras, vergonha alheia.

Lê Também:   A popular atriz inglesa de "Industry" (HBO) vai interpretar a lendária Amy Winehouse em "Back to Black"

Da quarta posição à sétima posição encontramos termos como LOL, Crush, BTW e GOAT, respetivamente. Na oitava posição ficou o termo simp, que ganhou um notório uso este ano. Basicamente descreve alguém simpático demais para o sexo oposto sem que este retribuía a generosidade.

E POR FIM…

pesquisa google
© PhotoMIX Company, via Pexels



De todas os termos pesquisados, o mais sensível ficou em nono lugar – woke. Esta palavra foi reivindicada por certos grupos para descrever um suposto estado de alerta sobre questões e causas sociais. A palavra tem outra conotação, ou seja, é usada para descrever quem tem um comportamento exagerado para com estas questões.

Lê Também:   O piano da banda sonora do épico de Ridley Scott pertenceu mesmo a Napoleão

Por fim, mas não o menos importante, o clássico xpto. A maneira como os portugueses designam produtos ou serviços “de última geração”. Mas de onde vem a origem da palavra?

Existem três possíveis hipóteses. Segundo um estudo, “a hipótese menos controversa, por exemplo, é a de que a sua popularização teve início na Idade Média, quando a palavra grega “Χριστός” (‘Cristo’) foi perdendo os seus significados religiosos e começou a significar algo de excelência. Por outro lado, há quem defenda a teoria de que ‘XPTO’ derivaria do nome de uma marca de chapéus, bem como teria sido o nome de um robô infantil dos anos 80.”

Pesquisaste alguns destes termos?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *