Top Gun: Maverick © 2022 Paramount Pictures Corporation. All rights reserved.

75º Festival de Cannes 2022: Tudo o que já sabemos….

Datas, a nova presidente, destaques de uma selecção incompleta e a mestre de cerimónias…tudo o que já sabemos sobre a 75º Festival de Cannes, e as suas secções paralelas, que vão realizar-se de 17 a 28 de maio. A Selecção Oficial e a será anunciada na próxima quinta 14 de abril.

Já está assegurado que a 75ª edição do Festival de Cinema de Cannes será como habitualmente aliás, um dos eventos de cinema mais esperados do ano. Depois de uma edição sujeita a restrições sanitárias no passado mês de julho de 2021, o Festival regressa, este ano, regressa às datas habituais de maio e um pouco mais leve, pronto a espalhar um pouco mais de sonho e o glamour do costume, sobretudo, com muitas emoções e alguns dos mais belos momentos do cinema mundial. Enquanto aguardamos o anúncio da programação, que será já na próxima quinta 14 de abril (podem seguir a conferência de imprensa no site, YouTube ou Facebook do Festival, às 10 horas de Lisboa) e descobrir-mos a identidade dos júri (e dos jurados), presidido no ano passado por Spike Lee que premiou o filme-choque ‘Titanium’, ficam aqui algumas das últimas informações, atualizadas dia a dia, sobre este evento imperdível, que se vai realizar  de 17 a 28 de maio próximos.

Festival de Cannes
©Festival Cannes

Maio: As Datas do Festival de Cannes 2022

Depois de uma edição escaldante de calções, mas difícil, com máscara e testagem anti-Covid-19 de 48 em 48 horas realizada em julho passado, esta 75ª edição do Festival de Cinema de Cannes vai acontecer de terça-feira, 17 de maio a sábado, 28 de maio, no coração do Palais des Festivals e nos outros cinemas ao redor da Croisette.

Iris Knobloch

: A nova presidente do Festival de Cannes 

O Conselho de Administração da Association Française du Festival International du Film nomeou Iris Knobloc como a próxima Presidente do Festival de Cannes. Torna-se assim a primeira mulher a ocupar esta posição. Iris Knobloc tomará posse em 1º de julho e seu mandato de três anos abrangerá as edições de 2023, 2024 e 2025. Portanto este ano o anúncio da Selecção Oficial será feita pelo Presidente Pierre Lescure e pelo Director Artístico Thierry Frémaux.

Lê Também:   Tom Cruise está há 12 anos sem falar com a sua filha Suri Cruise
Elvis
Elvis © Warner Bros

Tom Cruise e Baz Luhrmann: A seleção do Festival de Cannes 2022

Só na próxima quinta, 14 de abril saberemos a totalidade (ou quase, porque haverá como sempre selecções de última hora) da Seleção Oficial 2022, que será revelada às 11h em Paris (às 10h de Lisboa), mas já sabemos que Tom Cruise será uma grande vedeta da Croisette este ano. Mas mais lá estarão certamente muitas outras. Porém, é por um bom motivo, que o ator apresentará em pré-estreia, e fora de competição, o muito aguardado Top Gun: Maverick, a sequência do filme de culto que o revelou ou melhor o ajudou a tornar-se uma estrela planetária, em 1986. 30 anos depois, o inesgotável ator retoma o seu papel do rebelde mas competente piloto de caças, num novo capítulo da escola de pilotos Top Gun. Sobre a história também já sabemos alguma coisa: o piloto Pete ‘Maverick’ Mitchell (Tom Cruise), o eterno espírito livre da aviação da Marinha dos EUA, recusa-se a subir na hierarquia militar porque porque isso implica nunca mais poder voar. Enquanto isso, ele treina os jovens pilotos da escola Top Gun para uma missão delicada, incluindo o filho de seu falecido amigo, o navegador Nick ‘Goose’ Bradshaw (Anthony Edwards), do filme ‘Top Gun — Ases Indomáveis’, de 1986. Será que também aparecerá por lá a linda instrutora, Charlotte Blackwood (Kelly McGillis). Duvido??? Anunciado está também a ante-estreia de ‘Elvis’, o biopic de Baz Luhrmann, (Moulin Rouge e ‘Grande Gatsby’)  sobre o Rei do Rock, que trará certamente grandes sensações a Cannes. No papel do Rei, o jovem actor Austin Butler, que vimos em ‘Os Mortos Não Morrem’ e ‘Era Uma Vez em…Hollywood’. No elenco vamos encontrar igualmente Tom Hanks no papel do Coronel Parker, o seu tirânico empresário, assim como Olivia DeJonge na pele de Priscilla Presley.

Lê Também:   Há novidades surpreendentes sobre The Movie Crític, o novo filme de Quentin Tarantino
Festival de Cannes 2022
Virginie Efira/©Festival de Cannes

Virginie Efira: A Mestre de Cerimónias do Festival de Cinema de Cannes 2022

Depois do comediante Edouard Bear e da actriz Doria Tillier, o Festival de Cannes escolheu a bela Virginie Efira como a mestre de cerimónias para sua 75ª edição. A lindíssima actriz franco-belga será a anfitriã das cerimónias de abertura e encerramento. Cannes é um lugar (e um festival) que ela conhece bem desde que subiu a passadeira vermelha em ‘Victoria’ e ‘Elle’ ambos em 2016, ‘Le Grand Bain’ (2018),Sibyl’ (2019) e recentemente ‘Benedetta’, de Paul Verhoeven, um dos filmes-sensação do último Festival de 2021.

Festival de cannes
Festival de Cannes/©Quinzena dos Realizadores

Paralela 1: Quinzena dos Realizadores 2022

A Quinzena dos Realizadores descobriu Werner Herzog, Rainer Werner Fassbinder, Sofia Coppola, Jim Jarmush ou George Lucas. Há 52 anos, essa competição paralela, nascida dos protestos do Maio de 1968, encetado por um grupo de jovens realizadores (onde se incluíam, entre outros Claude Lelouch, Jean-Luc Godard e François Truffaut) que se manifestavam contra a censura e o elitismo do Festival de Cannes, acabou por se impor como uma espécie de incubadora da ousadia de jovens cineastas, e um campo de expressão independente para um cinema mais eclético e criativo, à margem da Seleção Oficial. Este ano, a 54ª edição da Quinzaine des Réalisateurs estará também novamente a todo vapor de 18 a 27 de maio. O seu cartaz é sublime e tem como base uma foto-performance intitulada ‘Blue Flight’ da artista multidisciplinar peruana Cecilia Paredes.

Festival de Cannes
Festival de Cannes/©Semana da Crítica

Paralela 2: Semana da Crítica 2022

A Semaine de la Critique, (‘afrancesando’…) também já revelou o seu cartaz. Esta secção paralela (e extremamente seletiva) do Festival de Cannes tem procurado dar voz a cineastas emergentes (Alô Gabriel Abrantes????). Assim esta 61ª edição da Semaine de la Critique destaca este ano a poesia de Charlotte Abramow, a fotógrafa e realizadora  que se destaca pelo seu belo discurso, feminista e benevolente. A jovem artista belga projectou dois heróis do filme ‘Sous le Ciel d’Alice’, de Chloé Mazlo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *