Paul Rudd em "Living with Yourself" | © Netflix

Actores que são múltiplas personagens nas séries

[tps_header]

No mundo das séries, há artistas que se desdobram e são inúmeras personagens numa só produção. Nunca reparaste ou pensaste que eram gémeos?

Será que Lisa Kudrow tem uma irmã gémea? E Paul Rudd? Sim, a pergunta é válida quando os vemos a partilhar o pequeno ecrã enquanto duas personagens diferentes e em “tempo real”. Mas querem mesmo saber a verdade? Não, eles não tem irmãos gémeos, mas sim uma habilidade extrema de mostrarem os seus dotes artísticos e de se tornarem duas personagens distintas numa só produção!

Vem conhecer alguns actores e actrizes que se têm desdobrado em várias personalidades no pequeno ecrã, e diz-nos quantos é que realmente te lembras de ver!

[/tps_header]

TATIANA MASLANY, “Orphan Black”

Séries TV
Orphan Black | © BBC AMERICA

Da história mais recente da televisão, “Orphan Black” é dos primeiros nomes a vir à cabeça quando pensamos numa actriz multifacetada. Tatiana Maslany interpretava Sarah Manning mas também deu vida a nada mais, nada menos, que 12 clones da sua personagem! O seu trabalho foi reconhecido em 2016 quando foi a competição com várias estrelas de outras séries e saiu triunfante dos Emmys.




JAMES FRANCO, “The Deuce”

The Deuce
James Franco dá vida aos irmãos Martino em “The Deuce” | © 2017 – HBO

Uma produção HBO, “The Deuce” centra-se nos ‘anos dourados’ da indústria pornográfica. Na série, James Franco dá vida aos gémeos Vincent Martino, um bartender e Frankie Martino, um conhecido jogador.



NINA DOBREV, “The Vampire Diaries”

Nina Dobrev
Nina Dobrev teve 3 papéis em “The Vampire Diaries” | ©2013 The CW Network. All Rights Reserved.

Nina Dobrev só começou a ter um papel duplo na série onde já era protagonista após a primeira temporada. No entanto, o seu trabalho não foi indiferente a nenhum dos fãs da série de vampiros. Foi apresentada como Elena Gilbert, uma inocente rapariga, apenas para mais tarde aparecer e dar vida a Katherine Pierce, a vampira que transformou os irmãos Salvatore (Paul Wesley e Ian Somerhalder) em vampiros. Durante várias temporadas interpretou a heroína e a vilã da história. Nalguns episódios ainda foi Amara, a vampira responsável pela transformação de Katherine Pierce.

Ainda que não tenha sido na mesma série, mas na linha de doppelgangers relacionados, Nina Dobrev deu vida a Tatia, a vampira original, no spin-off “The Originals”. É o único caso na lista a interpretar personagens do mesmo universo mas em séries diferentes.




TOBIAS MENZIES, “Outlander”

Tobias Menzies
Tobias Menzies interpreta várias personagens em “Outlander” | © 2016 Sony Pictures Television Inc. All rights reserved.

Numa série onde viagem no tempo não é um conceito estranho, Tobias Menzies interpreta realmente duas personagens distintas. Enquanto membro da sociedade no século XX, Menzies é Frank Randall, o marido de Claire (Catriona Balfe), mas na viagem que ela faz até ao século XVIII, na Escócia, ele é Black Jack Randall, um dos ascendentes de Frank.



D’ARCY CARDEN, “The Good Place”

Séries TV
Nalguns episódios, D’Arcy Carden foi múltiplas Janets | © 2018 NBCUniversal Media, LLC

Em “The Good Place” vê-se um depois da vida no Céu. D’Arcy Carden interpreta Janet, uma guia que ajuda todos os que lá chegam. Mas se existe um Bom sítio, também existe um Mau e por isso Carden interpreta também a Janet má, que adora estar às mensagens e odeia ajudar as outras pessoas.



PAUL RUDD, “Living with Yourself”

living with yourself
©Netflix

É dos títulos mais recentes das séries que figuram nesta lista mas nem por isso digno de menos reconhecimento. Em “Living with Yourself“, da Netflix, Paul Rudd foi o produtor mas também o duplo protagonista. Rudd interpretou Miles Elliot e o seu clone, destacando-se uma vez mais como um actor exímio no seu trabalho.




ALI LARTER, “Heroes”

Heroes
Ali Larter teve 3 personagens em “Heroes” | © NBC Universal, Inc.

Sim, a sua personagem em “Heroes” já era um caso de múltipla personalidade – afinal de contas só ganhava poderes se o seu alter ego estivesse no poder – mas a verdade é que Ali Larter interpretou mesmo duas personagens distintas. Se no início foi Niki Saunders e Jessica, o seu alter-ego com super-poderes, na terceira temporada tornou-se Tracy Strauss. Em “Heroes”, Tracy foi apresentada como gémea idêntica de Niki, separadas à nascença, uma mulher com poderes para manipular o gelo e o frio.



MARK RUFFALO, “I Know This Much Is True”

HBO Portugal
I Know This Much Is True | © HBO Portugal

O actor irá interpretar as personagens principais da nova série da HBO Portugal. Mark Ruffalo é o grande protagonista, e em dose dupla, uma vez que que dá vida aos dois irmãos gémeos, Dominick e Thomas Birdsey, numa história de família que narra as suas vidas paralelas com toques épicos de traição, sacrifício e perdão. A série, que se desenrola na cidade fictícia de Three Rivers, em Connecticut, mostra Dominick e Thomas em diferentes etapas das suas vidas. Começa no presente, no início dos anos 90, com os dois irmãos perto da meia-idade e vai alternando com as memórias de Dominick da sua infância e juventude.



YAEL GROBGLAS, “Jane the Virgin”

Séries TV
Yael Grobglas começou como Pettra Solano em “Jane, the Virgin” | © The CW

Num caso típico de gémeas há muito separadas ou desaparecidas, Yael Grobglas deu vida a duas irmãs em “Jane the Virgin“. Foi apresentada como Petra Solano, uma rapariga cheia de esquemas. Mais tarde, tornou-se em Anezka Archuletta, a irmã desaparecida que regressa à vida de Petra.



DONALD GLOVER, “Atlanta”

Donald Glover
Donald Glover surpreendeu todos como Teddy Perkins | © 2018 – FX

Ele é o criador, a estrela e o showrunner de “Atlanta“, e portanto sem dúvida alguma uma presença constante na série! Foi na segunda temporada da série que Donald Glover espantou tudo e todos: é um caso de interpretação de várias personagens mas esta aqui muito bem trabalhada e pouco perceptível aos olhos de muitos. Glover deu vida a Teddy Perkins, uma personagem que quase matou Darius.



LISA KUDROW, “Friends”

Séries TV
Ficou conhecida como Phoebe Buffay mas também interpretou a irmã gémea | © NBC

Este é talvez dos casos mais nostálgicos da televisão e ninguém se esquece dele.”Friends” é uma das séries mais icónicas de sempre e Lisa Kudrow teve um duplo papel a dar vida às irmãs Buffay. Phoebe Buffay foi a sua personagem principal, parte do elenco principal, mas Kudrow também deu vida a Ursula Buffay, a sua irmã gémea e com uma personalidade totalmente oposta à sua.



DAVID SCHWIMMER, “Friends”

Séries TV
Foi sempre Ross Geller, mas por um episódio Schwimmer tornou-se Russ | © NBC

Foi apenas uma ocasião de um episódio mas o trabalho em duplicado de David Schwimmer também aconteceu em “Friends“. Em toda a série Schwimmer deu vida a Ross Geller, uma das personagens principais. Mas, numa das temporadas, foi Russ, o novo namorado de Rachel (Jennifer Aniston), um homem estranhamente parecido com Ross.



TERRY O’QUINN, “Lost”

Lost
Lost | © 2010 American Broadcasting Companies, Inc. All rights reserved.

Foi uma das personagens predominantes de “Lost” enquanto John Locke. Terry O’Quinn deu vida a Locke, um dos sobreviventes do Voo Oceanis 815 mas com o decorrer das temporadas, passou a dar corpo aos Homens de Negro, que roubaram a sua aparência para assombrar os restantes sobreviventes do voo.



GARRET DILLAHUNT, “Deadwood”

Garret Dillahunt
Garret Dillahunt na primeira temporada de “Deadwood” | © HBO

Foi em “Deadwood” que Garret Dillahunt mostrou as suas habilidades de camaleão e se transformou em duas personagens completamente diferentes e sem qualquer ligação entre si. Na primeira temporada foi Jack McCall, o assassino de Wild Bill Hickok. Já na segunda temporada foi Francis Wolcott, o geólogo chefe da operação de minas de Hearst (mas que também se revelou um assassino de prostitutas).



SHERYL LEE, “Twin Peaks”

Séries TV
Sheryl Lee apenas mudou a cor de cabelo para interpretar uma segunda personagem na série | © American Broadcasting Companies, Inc.

A sua participação em “Twin Peaks” poderia ter sido muito curta é verdade, mas Sheryl Lee conseguiu mostrar as suas habilidades ao máximo. No primeiro episódio, enquanto Laura Palmer, morreu e tornou-se o mote para a história, mas com o avançar da temporada tornou-se Maddy Ferguson, a sua prima morena, praticamente idêntica. A actriz tem continuado a participar nas produções ligadas a “Twin Peaks”, incluindo “Twin Peaks: The Return”, de 2017, onde foi Carrie Page, uma mulher que suscitou o interesse de Fale Cooper (Kyle MacLachlan) por ser parecida a Laura Palmer.



PETER CAPALDI, “Doctor Who”

Séries TV
Peter Capaldi já tinha entrado em “Doctor Who” antes de se tornar o próprio Doctor Who | © BBC Studios

Um fã assumido de “Doctor Who“, Peter Capaldi já havia participado na série antes de se tornar a personagem principal. A sua primeira aparição foi nos tempos de David Tennant enquanto “Doctor Who”, e interpretou o oficial roano Caecilius, no episódio “The Fires of Pompeii”.



PATTON OSWALT, “Agentes da S.H.I.E.L.D.”

Patton Oswalt
Patton Oswalt em “Agentes da S.H.I.E.L.D.” | © 2014 American Broadcasting Companies, Inc. All rights reserved.

No mundo da Marvel, robots que se apresentam com corpos orgânicos não é algo impossível e em “Agentes da S.H.I.E.L.D.” foi mesmo isso que aconteceu. Patton Oswalt deu vida aos três irmãos Koenig. Na primeira temporada foi Eric Koening, que ajudou a salvar Phil Coulson, mas nos episódios mais tarde tornou-se Sam e Billy, os gémeos idênticos.



CLARK GREGG, “Agentes da S.H.I.E.L.D.”

Clark Gregg
Clark Gregg é a cara principal de “Agentes da S.H.I.E.L.D.” | © 2016 American Broadcasting Companies, Inc. All rights reserved.

Do universo das séries de super-heróis, é curioso que seja “Agentes da S.H.I.E.L.D.” com mais situações destas. Uma das personagens principais, e mais adoradas, de “Agentes da S.H.I.E.L.D.“, Phil Coulson foi interpretado por Clark Gregg. O que muitos fãs podem confirmar é que o actor também deu vida a Sarge, um misterioso homem de outra dimensão e com estranhas ligações (e aparência física diga-se) a Coulson.



DANIELLE PANABAKER

Danielle Panabaker
Danielle Panabaker interpreta 2 personagens em “The Flash” | © The CW

Do universo das séries de “Arrowverse”, Danielle Panabaker faz parte do elenco de “The Flash” desde o primeiro episódio. Durante muito tempo deu apenas vida a Caitlin Snow, uma cientista, mas tudo muda quando dá vida a Killer Frost. Aqui não se trata de um alter ego de super-heroína, como um caso de Diana Prince/Wonder Woman, mas sim de duas pessoas totalmente distintas, seja em aspecto ou atitude. Fãs da série, concordam com esta distinção?



JEFFREY WRIGHT, “Westworld”

Westworld
Jeffrey Wright em “Westworld” | © HBO Portugal

Na primeira temporada, Jeffrey Wright foi a cara de “Westworld” enquanto Bernard, o homem que tenta perceber os dados recolhidos dos hospedeiros. No entanto, é à frente na série que se percebe que Bernard é também ele um hospedeiro, feito à imagem de Arnold, o co-fundador de Westworld – Wright interpretou Arnold em vários flashbacks.

 

[tps_footer]

Quantas destas séries é que já viste? E já tinhas reparado nos múltiplos papéis?

Lê Também:   35 Séries que não podes perder em 2020

[/tps_footer]

 

2 thoughts on “Actores que são múltiplas personagens nas séries

  • Olá!

    Faltou o Ewan McGregor, que ganhou um Globo de Ouro pelos gémeos em Fargo (temporada 3).

    Continuação de bom trabalho.

  • Tem toda a razão! Iremos fazer uma actualização ao artigo assim que possível e incluir esse papel do Ewan McGregor 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *