© 2015 Marvel

35 Séries que não podes perder em 2020

2020 promete ser um ano bastante competitivo ao nível televisivo, por isso reunimos as 35 séries que não podes (mesmo) perder!

A velocidade a que os novos conteúdos televisivos estão a ser lançados, torna-os quase humanamente impossível de acompanhar. Muito mais agora que o mundo do streaming não se resume apenas à Netflix. Existem inúmeros conteúdos programados para este ano (e para os próximos), de modo que reunimos 35 séries que não podes mesmo perder em 2020.

Algumas são continuações de franchises de sucesso, outras adaptações de romances aclamados. Também há aquelas sobre as quais ainda não sabemos muito, mas que têm talento suficiente a bordo para nos chamar a atenção. Por isso, pega na agenda e percorre a nossa galeria!

ZOEY’S EXTRAORDINARY PLAYLIST

series que nao podes perder
© NBC

Do criador Austin Winsberg (“Gossip Girl”) e do produtor executivo Paul Feig (“Last Christmas“), a nova aposta da NBC segue Zoey Clarke (Jane Levy), uma programadora que de repente consegue ouvir todos os pensamentos e desejos daqueles que a rodeiam no formato de canções populares e que tendem a ser acompanhados por performances a combinar.

Emissor: NBC

Data de estreia: 7 de janeiro (E.U.A)




THE OUTSIDER

outsider
© HBO Portugal

Esta é uma das adaptações de 2020 do mestre do terror, Stephen King, já disponível na HBO Portugal. “The Outsider” acompanha a jornada do detetive da polícia, Ralph Anderson (Ben Mendelsohn), enquanto este investiga o caso do corpo mutilado de Frankie Peterson, de 11 anos, encontrado numa floresta em Georgia. As misteriosas circunstâncias à volta do horrível crime levam Ralph, ainda a lamentar a recente morte do próprio filho, a pedir ajuda à investigadora privada e nada ortodoxa, Holly Gibney (Cynthia Erivo), com habilidades peculiares que o detetive espera ajudar a explicar o inexplicável.

Emissor: HBO Portugal

Data de estreia: 13 de janeiro (Portugal)




AVENUE 5

HBO
© HBO Portugal

Também na HBO Portugal, já podes encontrar “Avenue 5” que te irá mostrar um outro lado de Hugh Laurie (“House”). Criada por Armando Iannucci (“Veep”), a série é protagonizada por Laurie, no papel de Ryan Clark, o capitão confiante e calmo de Avenue 5, um cruzeiro espacial com comodidades de luxo, como buffets gourmet, um spa, um convés de observação e aulas de ioga. Quando o navio de repente encontra dificuldades técnicas, cabe a Ryan e à sua tripulação acalmar os passageiros descontentes e encontrar uma maneira de lidar com acontecimentos inesperados a bordo – embora eles possam, ou não, estar preparados para a tarefa.

Emissor: HBO Portugal

Data de estreia: 20 de janeiro (Portugal)




AWKWAFINA IS NORA FROM QUEENS

series a nao perder
©NOS Audiovisuais

Acabada de sair de um registo mais ‘calado,’ mas muito bem recebido pela crítica em “A Despedida“, Awkwafina retoma o seu lado mais familiar numa comédia em que fará de… si própria. “Awkwafina Is Nora from Queens” é uma referência literal ao verdadeiro nome da atriz, Nora Lum.

A série é produzida e escrita em parte por Awkwafina, apresentando uma versão semi-ficcional e algo enfatizada da sua história, numa fase em que decidia o que fazer da vida no bairro de Queens na casa que partilhava com vários membros de família.

Emissor: Comedy Central

Data de estreia: 22 de janeiro (E.U.A)




STAR TREK: PICARD

star trek picard
© 2019 CBS Interactive, Inc

Renovada para uma segunda temporada antes da estreia da primeira, “Star Trek: Picard” estreou à pouco mais de um mês para a delícia de muitos fãs. Com um total de 20 episódios (10 em cada temporada), a série traz de volta Jean-Luc Picard, interpretado por Patrick Stewart. Para quem reside fora dos E.U.A e Canadá, “Star Trek: Picard” está disponível na Amazon Prime Video.

Emissor: Amazon Prime Video

Data de estreia: 23 de janeiro (E.U.A)




9-1-1: LONE STAR

911 lone star canais fox
©2019 Twentieth Century Fox Film Corporation.

Depois do sucesso alcançado por “9-1-1,” a Fox decidiu apostar num spin-off para este ano. Criada por Ryan Murphy (“Glee”) e protagonizado por Rob Lowe (“Irmãos e Irmãs”) e Liv Tyler (“O Senhor dos Anéis”), a série acompanha as vidas e trabalho de um novo grupo de bombeiros, paramédicos, polícias e operadores 911 oriundos do estado do Texas, também conhecido como “Lone Star State.” Um novo episódio da primeira temporada estreia todas as segundas na FOX Life.

Emissor: FOX Life

Data de estreia: 27 de janeiro (Portugal)




BRIARPATCH

series que nao podes perder
© 2019 USA Network Media, LLC

Baseada no romance de Ross Thomas com o mesmo título, “Briarpatch” é protagonizada por Rosario Dawson no papel de Allegra Dill, uma detetive a investigar o homicídio da sua irmã na pequena cidade do Texas em que cresceram. A avaliar pelo trailer tem tanto de apelativo como de bizarro.

Emissor: USA

Data de estreia: 6 de fevereiro (E.U.A)




LOCKE & KEY

NETFLIX
©Netflix

Uma das novidades da Netflix para o início deste ano, “Locke & Key” é a muito aguardada adaptação do best-seller de Joe Hill e Gabriel Rodriguez. A série começa com três irmãos, Kinsey (Emilia Jones), Tyler (Connor Jessup) e Bode (Jackson Robert Scott) e a sua mãe Nina (Darby Stanchfield) a mudarem-se para a mansão ancestral do pai – a Keyhouse, – após a sua morte horrível. O trio depressa descobre que a casa esconde chaves mágicas capazes de desbloquear poderes e segredos…

Emissor: Netflix

Data de estreia: 7 de fevereiro (Portugal)




HIGH FIDELITY

Big Little Lies 2
© HBO Portugal

Inspirada no filme de 2000 com o mesmo título, que por sua vez foi baseado no romance britânico de 95 assinado por Nick Hornby, “High Fidelity” centra-se em Rob Brooks (Zoë Kravitz), uma dona de loja de discos no bairro de Crown Heights, em Brooklyn. À medida que Rob percorre relacionamentos passados com a ajuda de música e cultura pop, numa tentativa de compreender porque é que as suas relações continuam a falar, apercebe-se de que eventualmente terá de enfrentar algumas realidades se quiser realmente organizar a sua vida.

Emissor: Hulu

Data de estreia: 14 de fevereiro (E.U.A)




HUNTERS

hunters
Photo by Christopher Saunders/Amazon

Provavelmente uma das séries mais antecipadas do ano, “Hunters” junta Jordan Peele, na produção, a Al Pacino numa caça a nazis. A série, disponível na Amazon Prime Video, segue um grupo diversificado de caçadores de nazis oriundos de Nova Iorque, em 1977. O grupo foi contratado para matar um bando de oficiais de alto escalão que vivem em silêncio, nos EUA e que pretendem criar um Quarto Reich.

Emissor: Amazon

Data de estreia: 21 de fevereiro (E.U.A)




DISPATCHES FROM ELSEWHERE

Dispatches from Elsewhere 2 AMC
©AMC

Criada, produzida e protagonizada por Jason Segel (“How I Met Your Mother”) conta com um elenco cheio de talento que inclui a actriz vencedora de um Óscar, Sally Field; o nomeado ao Óscar, Richard E. Grant; o multi-nomeado aos Grammy, André Benjamin; e Eve Lindley. “Dispatches from Elsewhere” segue um grupo de pessoas comuns que tropeçam num quebra-cabeça escondido atrás do véu da vida quotidiana. Juntos descobrirão que o mistério é muito mais profundo do que alguma vez imaginaram.

Emissor: AMC Portugal

Data de estreia: 20 de abril




DEVS

devs
© HBO Portugal

Alex Garland já escreveu livros, assinou guiões e realizou filmes fantásticos de ficção científica como “Ex-Machina.” Agora chegou a vez de saltar para o pequeno ecrã – com o carimbo da FX – com outro complexo, desafiante e algo aterrorizante conto de ficção científica. O tema irá abordar o determinisno vs. livre-arbítrio através da lente de uma startup tecnológica a trabalhar numa operação misteriosa, intitulada de “Devs.”

Emissor: HBO Portugal

Data de estreia: 6 de março




AMAZING STORIES

amazing stories
© Apple

Parece que os reboots também estão a ‘atacar’ cada vez mais o pequeno ecrã. Este ano será a vez da adorada antologia de ficção científica/fantasia lançada em 1985 por Steven Spielberg, “Amazing Stories,” receber uma nova versão na Apple TV+ com o próprio cineasta abordo. De acordo com a sinopse, a série irá “reimaginar a antologia original, onde cada episódio transportará a audiência para mundos deslumbrantes através das lentes dos mais criativos realizadores e argumentistas.”

Emissor: Apple TV+

Data de estreia: 6 de março (E.U.A)




THE PLOT AGAINST AMERICA

hbo the plot against america
© HBO

16 anos após o seu lançamento, “The Plot Against America” recebe a sua primeira adaptação com o carimbo da HBO. A minissérie, composta por seis episódios, é baseada no aclamado livro da autoria de Philip Roth, o qual explora o que poderia ter acontecido caso Charles Lindbergh tivesse derrotado Franklin D. Roosevelt nas eleições de 1940.

Para além de ser criada por David Simon (“The Wire”), a série conta ainda com um elenco bastante interessante liderado por Winona Ryder (“Stranger Things”), Zoe Kazan (“The Deuce”), Morgan Spector (“Boardwalk Empire”), Anthony Boyle (“Tolkien”), Azhy Robertson (“Marriage Story”) e John Turturro (“The Night Of”).

Emissor: HBO Portugal

Data de estreia: 17 de março (Portugal)




LITTLE FIRES EVERYWHERE

hulu
©HBO

Baseada no aclamado romance de Celeste Ng, “Little Fires Everywhere” junta duas fogosas atrizes: Reese Witherspoon e Kerry Washington. A série limitada segue Elena Richardson (Whitherspoon), aparentemente a matriarca perfeita de uma rica família dos subúrbios do Ohio nos anos 90. Por sua vez Washington é Mia Warren, uma fotógrafa e artista que vive num carro com a filha Pearl (Lexi Underwood). As duas desenvolvem rapidamente uma amizade e Elena propõe a Mia um trabalho enquanto empregada doméstica/ajudante em sua casa, muito contra o gosto do seu marido Bill (Joshua Jackson).

Emissor: Hulu

Data de estreia: 18 de março (E.U.A)




THE WALKING DEAD: WORLD BEYOND

The Walking Dead - World Beyond 1
©AMC

“The Walking DeadWorld Beyond” expande o universo de “The Walking Dead”, aprofundando uma nova história e mitologia que segue os passos da primeira geração nascida na civilização sobrevivente do mundo pós-apocalíptico. Na série, duas irmãs abandonarão, juntamente com dois amigos, a segurança e comodidade dos seus lares, com o objetivo de empreender uma importante busca na qual irão enfrentar enormes perigos, conhecidos e desconhecidos, vivos e mortos.

Emissor: AMC Portugal

Data de estreia: 2020




RUN

run hbo
© HBO Portugal

Escrita por Vicky Jones e produzida pela mesma em conjunto com Phoebe Waller-Bridge (“Fleabag”), esta nova série é protagonizada pela vencedora do Emmy, Merritt Wever (“Nurse Jackie”) e Domhnall Gleeson (“Black Mirror”). “Run” é descrito como um thriller de comédia romântico sobre uma mulher, Ruby Richardson (Wever) que deixa a vida nos subúrbios, para reviver o seu passado com o namorado da faculdade, Billy Johnson (Gleeson), com quem fez um pacto há 17 anos, de que se algum deles enviasse uma mensagem com a palavra “RUN” e o outro respondesse com a mesma palavra, deixariam tudo para se encontrarem na estação Grand Central e viajarem juntos pela América.

Emissor: HBO Portugal

Data de estreia: 13 de abril (Portugal)




MRS. AMERICA

Mrs America
© HBO Portugal

Escrita pelo vencedor de um Emmy Dahvi Waller (“Halt and Catch Fire”; “Mad Men”), “Mrs. America” é uma série que retrata o movimento gerado pela Emenda dos Direitos de Igualdade na década de 70, ao qual a ativista conservadora Phyllis Schlafly (Cate Blanchett) se opôs fortemente. Do outro lado do espetro está a famosa feminista Gloria Steinem (Rose Byrne); Shirley Chisholm (Uzo Aduba), a primeira mulher negra a conseguir um lugar no congresso norte-americano e a primeira a concorrer para presidente do Partido Democrático; Jill Ruckelshaus (Elizabeth Banks); Brenda Feigen (Ari Graynor); Betty Friedman (Tracey Ullman); entre muitos outros ícones pro-feministas.

Emissor: HBO Portugal

Data de estreia: 15 de abril (E.U.A) // TBC HBO Portugal




DEFENDING JACOB

Capitão América
© NOS Audiovisuais

A estreia de Chris Evans enquanto protagonista de uma série, “Defending Jacob” é o novo drama criminal da Apple TV+, no qual o Capitão América assume o papel de um procurador geral cuja vida descarrila quando o filho (Jaeden Martell) se torna o principal suspeito num dos seus julgamentos de homicídio.

Baseada no best-seller de 2012 de William Landay com o mesmo título, a série limitada é da autoria de Morten Tyldum (“Passageiros”) e conta com Michelle Dockery, Cherry Jones, Pablo Schreiber, Betty Gabriel e Sakina Jaffrey.

Emissor: Apple TV+

Data de estreia: 24 de abril (E.U.A)




PENNY DREADFUL: CITY OF ANGELS

Penny Dreadful
© ShowTime

Um dos regressos mais esperados deste ano. “Penny Dreadful: City of Angels” traz de volta o criador original da série John Logan, que promete uma nova história com uma maior reflexão a nível de consciência social e com um maior cuidado a nível histórico, ao contrário do primeiro capítulo. A série irá abordar problemas da época, desde o âmbito político ao social, do racismo à religião.

Ainda que já sem Eva Green, “Penny Dreadful: City of Angels” terá outros nomes igualmente sonantes como Natalie Dormer (“Game of Thrones”), Lorenza Izzo, Daniel Zovatto, Jessica Garza (“A Purga”), Johnathan Nieves (“New Amsterdam”), Rory Kinnear (“Penny Dreadful”) ou Nathan Lane (“Os Produtores”).

Emissor: Showtime

Data de estreia: 26 de abril (E.U.A)




I KNOW THIS MUCH IS TRUE

i know this much
© HBO Portugal

Baseada no livro homónimo de Wally Lamb, campeão de vendas em 1998, “I Know This Much is True” conta a história de uma família norte-americana através dos gémeos Domick e Thomas Birdsey, ao longo da segunda metade do Século XX. Mark Ruffalo dá vida aos dois irmãos, sendo acompanhado por Juliette Lewis, Melissa Leo, Kathryn Hahn, Rosie O’Donnell e Archie Panjabi.

Emissor: HBO Portugal

Data de estreia: 28 de abril (Portugal)




THE UNDOING

the undoing
© HBO Portugal

“The Undoing” volta a juntar Nicole Kidman e o criador de “Big Little Lies,” David E. Kelley. A série limitada é baseada no romance “Já Devias Saber… Agora é Tarde Demais” de Jean Hanff Korelitz, seguindo uma terapeuta de renome (Kidmand) que coloca tudo aquilo em que sempre acreditou em causa quando o seu marido (Hugh Grant) desaparece. Para além da vencedora de um Óscar, “The Undoing” conta com Grant, Edgar Ramirez (“Joy”) e Lily Rabe (“American Horror Story”).

Emissor: HBO Portugal

Data de estreia: maio (Portugal)




THE EDDY

the eddy
© Netflix

Até agora, qualquer coisa que tenha Damien Chazelle envolvido nunca desiludiu. Por isso, lógico que quando soubemos que o cineasta mais jovem de sempre a ganhar o Globo de Ouro de Realização e o Óscar de Melhor Realizador ia produzir e realizar (alguns episódios) a sua primeira série, não há como não a incluir nesta lista.

“The Eddy” será um drama musical composto por 8 episódios, que tem como cenário uma Paris contemporânea e multicultural. A narrativa irá girar em torno de um clube de jazz, a cidade caótica onde está, e na vida do seu proprietário e da banda da casa.

Emissor: Netflix

Data de estreia: primavera 2020 (E.U.A)




NEXT

next
Photo by Saeed Adyani/Netflix

Do produtor de “24” e depois de muitas conversações com a Siri, a Fox apresenta-nos “neXt,” um thriller de ficção científica que coloca John Slattery (“O Caso Spotlight“) numa perseguição para destruir um mortífero IA. Ao que tudo indica, esta seria uma série para ver em modo “binge,” mas que tal não será possível. Apesar de toda a acção os criadores esmeraram-se para dar o maior grau de autenticidade possível, na série que promete fazer-te desligar tanto a Alexa, como a Siri.

Emissor: Fox

Data de estreia: primavera 2020 (E.U.A)




CENTRAL PARK

Bob's Burgers FOX
©2019-2020 Twentieth Century Fox Film Corporation

Se és fã de “Bob’s Burgers,” então esta série é para ti. Uma das apostas da Apple TV+ para este verão e igualmente criada pelo vencedor de um Emmy Loren Bouchard. “Central Park” conta com o talento vocal de Gad, Leslie Odom, Jr., Kristen Bell, Kathryn Hahn, Tituss Burgess, Daveed Diggs e Stanley Tucci que dão vida a uma família de cuidadores a morar no Central Park, que vê o seu parque ameaçado por uma herdeira rica que o quer transformar num condomínio.

Emissor: Apple TV+

Data de estreia: verão 2020 (E.U.A)




RESIDENT ALIEN

Alan Tudyk
© 2012 American Broadcasting Companies, Inc.

Inspirada na série de banda-desenhada com o mesmo nome, a nova série do SYFY é protagonizada por Alan Tudyk (“American Dad”), que interpreta um alien que chega à Terra com uma missão, mas acaba preso numa pequena cidade onde assume a identidade de um médico local passando o tempo a resolver assassinatos enquanto não regressa a casa.

Emissor: SYFY

Data de estreia: verão 2020 (E.U.A)




LOVECRAFT COUNTRY

jordan peele
© Universal Pictures

Esta próxima série vem de uma dupla de peso: Jordan Peele (“Foge”;”Nós“) e J.J. Abrams (“A Ascensão de Skywalker“). Ainda sem data de estreia, “Lovecraft Country” é baseada no livro de Matt Ruff com o mesmo nome e junta no seu elenco Michael Kenneth Williams, Courtney B. Vance e Jonathan Ross que irão levar-nos numa viagem à procura de um pai desaparecido nos Estados Unidos dos anos 50, cruzando as fronteiras geográficas, os terrores racistas da América branca e espíritos malignos

Emissor: HBO Portugal

Data de estreia: TBC




THE FALCON AND THE WINTER SOLDIER

Disney Winter Soldier Falcon
© Marvel Studios

Um dos trunfos da Disney+ que infelizmente ainda não tem data de estreia. A boa notícia é que provavelmente, por essa altura, a própria da plataforma já terá chegado a Portugal. O que sabemos, foi o que vimos (e deduzimos) do teaser lançado durante o Super Bowl, o qual mostrava o regresso de Sam Wilson (Anthony Mackie) e Bucky Barnes (Sebastian Stan). Se te recordas em “Vingadores: Endgame,” Steve Rogers (Chris Evans) passou o escudo para Sam, e nestas primeiras imagens vemos Sam a treinar com esse mesmo escudo.

Outra presença confirmada é a de Daniel Bruhl enquanto Baron Zemo, o terrorista que causou o caos durante “Capitão América: Guerra Civil,” e que irá focar as suas atenções em Sam e Bucky. Também Sharon Carter (Emily VanCamp) e John Walker ( Wyatt Russell) irão estar presentes na série.

Emissor: Disney+ 

Data de estreia: Outono 2020




SPACE FORCE

© Amazon Studios

Greg Daniels (“Parks and Recreation”) e Steve Carell (“Welcome to Marwen”) são as mentes por detrás desta reação aos planos de Donand Trump de criar uma Força Espacial (space force). Carell dará vida ao general Mark R. Naird, que ambiciona criar uma nova filial, apesar do seu velho comandante Kick Grabaston (Noah Emmerich) fazer tudo ao seu alcance para comprar as coisas.

A dupla de criadores e protagonistas será acompanhada por Fred Willard, Jessica St. Clair, John Malkovich, Ben Schwartz, Diana Silvers e Tawny Newsome. “Space Force” terá 10 episódios, mas ainda não tem data de estreia.

Emissor: Netflix

Data de estreia: TBC




THE UNDERGROUND RAILROAD

Photo by Amy T. Zielinski – © 2017 Amy T. Zielinski

“The Underground Railroad” tem dois trunfos a seu favor: ser uma adaptação do novo clássico de Colson Whitehead e o próximo projeto do realizador de “Moonlight,” Barry Jenkins. Todos os episódios desta série limitada estarão assim a cargo de Jenkins, os quais retratam uma abordagem ficional dos eventos históricos do salvamento de escravos através de uma estação subterrânea.

Emissor: Amazon

Data de estreia: TBC




WANDAVISION

WandaVision | © Marvel Studios
© Marvel Studios

Em conjunto com “The Falcon and the Winter Soldier,” “WandaVision” será outra aposta Marvel do Disney+ centrando-se nas personagens de Elizabeth Olsen e Paul Bettany. No primeiro teaser, vimos as duas personagens em diferentes cenários de sitcoms e alguns muito familiares. Vision morreu quando Thanos arrancou a pedra da sua cabeça no fim de “Vingadores: Guerra do Infinito”, mas aqui aparece vivo e de boa saúde. No entanto, segundo Kevin Feige, nem tudo o que parece é…

Emissor: Disney+ 

Data de estreia: TBC




AMERICAN CRIME STORY: IMPEACHMENT

Sarah Paulson
© NOS Audiovisuais

A terceira temporada de “American Crime Story” será baseada no livro de Jeffrey Toobin, “A Vast Conspiracy: The Real Story of the Sex Scandal That Nearly Brought Down a President,” que tem por trás o escândalo sexual de Moninca Lewinsky e Bill Clinton. Beanie Feldstein interpretará Lewinsky, Clive Owen Clinton, Annaleigh Ashford será Paula Jones, Billy Eichner o jornalista Matt Drudge e Betty Gilpin dará vida a Ann Coulter, especialista em media conservadora. O mais expectante é que esta nova temporada está apontada para a altura das eleições nos Estados Unidos da América, como que um “kind reminder…”

Emissor: FX

Data de estreia: TBC




Y: THE LAST MAN

y the last man
© FX Productions

“Y: The Last Man” conta a história de Yorick (Barry Keoghan), um homem solitário que sobrevive a uma pandemia que matou todos os mamíferos com o cromossoma Y, à exeção dele e do seu macaco ajudante Ampersand. Esta não é a primeira vez que a banda-desenha tenta entrar no ecrã, já existiram algumas tentativas falhadas no cinema e a própria série já enfrentou alguns desafios, como a mudança de showrunners quando o piloto estava em produção. Será desta que Y consegue (de facto) sobreviver para contar a história?

Emissor: FX

Data de estreia: TBC




PERRY MASON

HBO
©HBO

Um dos advogados de defesa mais famosos da ficção americana, Perry Mason será agora interpretado por Matthew Rhys. Este reboot decorre em Los Angeles, em 1982, e podes esperar uma versão noir de Rhys enquanto Mason entra no caso da década.

Emissor: HBO Portugal

Data de estreia: TBC




THE HAUTING OF BLY MANOR

The Haunting of Hill House
© Netflix

A série que estamos todos impacientemente a aguardar. Depois do sucesso de “The Hauting of Hill House,” Mike Flanagan irá agora mergulhar em “Calafrio – The Turn of the Screw,” de Henry James. A Hill House será assim trocada por um cenário igualmente famoso e composto por casarão antigo na região de Bly, no interior inglês. Da série original, podes contar com a presença de Oliver Jackson-Cohen (Luke) e Victoria Pedretti (Nell), para já os únicos elementos confirmados.

Emissor: Netflix

Data de estreia: TBC

 

Qual destas séries te despertou mais interesse? 🙂

Inês Serra

Cresci a ir ao cinema, filha de pais que iam a sessões duplas...Será genético? Devoro livros e algumas séries. Fã incondicional do fantástico e do sci-fi. Gostaria de viver todos os dias com o mote Spielbergiano - "I dream for a living"

Inês Serra has 1003 posts and counting. See all posts by Inês Serra

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.