A icónica atriz que quase interpretou Barbie nos anos 90
Antes de Margot Robbie, várias atrizes tentaram levar uma adaptação de “Barbie” adiante, inclusive esta icónica musa dos anos 90.
O grande sucesso de 2023 nos cinemas foi “Barbie”, realizado pela nomeada ao Óscar Greta Gerwig (“Mulherzinhas”). Protagonizado por Margot Robbie (“Eu, Tonya”), esta obra tornou-se um verdadeiro fenómeno cultural e é já o filme realizado por uma mulher com maior bilheteira da história, conquistando mais de mil milhões.
Aqui encontramos Barbie (Robbie) que vive na sua terra com o seu Ken (Ryan Gosling), rodeada de várias outras Barbies. Tudo corre bem até ao dia em que começa a sentir alterações na perfeição da sua vida. É então que ruma ao mundo real, onde se cruza com os empregados da Mattel, a marca de brinquedos que a criou e tudo ganhará outros contornos.
Além de interpretar a personagem homónima, Robbie foi também a responsável por produzir o filme. A atriz conta que ao tentar vender o projeto à Warner Bros., comparou a junção de Steven Spielberg e dinossauros (“Parque Jurássico”) à de Gerwig e “Barbie”, e que ambas iam obter o mesmo resultado: mil milhões de dólares.
Todavia, houve uma altura em que tentar convencer um estúdio a investir numa adaptação de uma boneca de plástico direcionada maioritariamente a raparigas não era tarefa fácil. Nos anos 90, uma atriz icónica que estava bastante em voga tentou fazê-lo, mas nem o apoio do presidente da marca surtiu efeito.
ANTES DE MARGOT ROBBIE, HOUVE VÁRIAS TENTATIVAS
Falamos de Sharon Stone (“Instinto Fatal”) que em resposta ao emotivo discurso de America Ferrera no Critics’ Choice Awards revelou num comentário do Instagram “Riram-se de mim no estúdio quando tive a ideia da Barbie nos anos 90 com o apoio do chefe da Barbie”.
A nomeada ao Óscar por “Casino” constatou ainda como a situação está a mudar na indústria “até onde chegamos, obrigado, senhoras, pela vossa coragem e resistência”.
Vale ressaltar que Stone não foi a única atriz que tentou levar adiante um filme baseado na incontornável personagem. Antes do sucesso de Gerwig e Robbie, tanto Amy Schumer quanto Anne Hathaway estiveram envolvidas em diversas versões do projeto na Sony Pictures.
No podcast “Happy Sad Confused”, Hathaway saudou o filme de 2023, dizendo que o que é tão entusiasmante no trabalho de Robbie, Gerwig, Ferrera e Gosling é que “eles acertaram um alvo, e o alvo fez com que o mundo inteiro atingisse esse nível de êxtase”.
Sobre a sua versão, Hathaway acredita que é uma “sorte” não ter acontecido. Acrescentando que “Margot é simplesmente sublime, ponto final. O que ela está a fazer como pessoa criativa e produtora é tão emocionante e inspirador”.
E tu, gostavas de ter visto alguma destas versões alternativas de “Barbie”?