©HBO Max

Game of Thrones | As personagens que são melhores nos livros do que na série

Vem descobrir que personagens da obra de George R. R. Martin são melhores nas páginas do que em “Game of Thrones”.

A obra de George R. R. Martin ficou a ser muito mais conhecida com a estreia da série “Game of Thrones”, mas nem todas as personagens são iguais entre os livros e a série.

1 – ASHA (YARA) GREYJOY

asha greyjoy game of thrones
©HBO Max

Os argumentistas da série mudaram o nome desta personagem para Yara para não se confundir com outra personagem, Osha (Natalia Tena).

Na obra original, Asha Greyjoy é uma personagem complexa com vários problemas familiares. Ela é uma filha rebelde que vai contra as tradições das Iron Islands, mas também é uma ótima guerreira e política. Ela quer tomar o Seastone Chair, ou Salt Throne, para assumir o seu lugar como líder das Iron Islands.

Lê Também:   Game of Thrones, oitava temporada em análise

No entanto, na série as mudanças foram além do nome. Yara é uma personagem forte e capaz, interpretada pela Gemma Wheeler, mas tornou-se numa versão simplificada de Asha. A sua relação com a sua família foi limitada e Yara não tem muito espaço para explorar as suas lealdades.




2 – EURON GREYJOY

euron greyjoy game of thrones
©HBO Max

Nos livros, Euron é uma personagem que parece vir direta dos mitos e lendas. Com uma pala a cobrir o seu olho, que a lenda diz ser a fonte do seu poder. Euron nos livros é uma personagem vinda direta de um filme de terror.

Na série, Euron é um pirata e guerreiro, mas nos livros ele usa magia e tem outros bruxos acorrentados ao seu navio enquanto planeia dominar o mundo. Até existem rumores de que ele possa domar dragões por causa de Dragonbinder, um corno mágico que ele encontrou numa suposta ida a Valyria.

Lê Também:   Game Of Thrones | Revelados novos detalhes da prequela

Em “Game of Thrones”, Euron planeia em conseguir poder ao casar-se com Cersei e, embora ele não seja a melhor pessoa do mundo na série, não comete os mesmos horrores que são descritos nos livros.




3 – BARRISTAN SELMY

barristan selmy game of thrones
©HBO Max

Em “Game of Thrones”, Barristan Selmy é morto num beco pelos Second Sons. Isto não é um fim digno a um dos mais celebrados cavaleiros de Westeros. Embora, na série, tenha sido mostrada a sua dedicação a Daenerys e as suas habilidades em combate.

Lê Também:   Os atores e atrizes substituídos em séries

Nos livros, Barristan é mais do que um sábio conselheiro, ele é a sua própria personagem e existem vários capítulos que são do seu ponto de vista. Ele serviu como a bússola moral de Daenerys em Merren e teve de fazer alianças com indivíduos duvidosos.




4 – STANNIS BARATHEON

stannis baratheon game of thrones
©HBO Max

Nos livros, Stannis Baratheon não é tão rígido e obcecado em ficar com o trono por achar que é o seu direito. Nos livros esta personagem anda numa linha muito fina entre moralidade e pragmatismo. E a sua relação com Melisandre também não é uma aliança como a série sugere. George R. R. Martin escreveu Stannis como uma personagem dividida entre o seu sentido de justiça e os horrores de guerra, que nos dá um homem que é capaz de sacrificar família mas ainda questiona a moralidade das suas ações.

Lê Também:   TOP MHD | As Melhores Séries da Década

Já Stannis em “Game of Thrones” parece ter partes que estão desaparecidas, embora Stephen Dillane tenha feito uma trabalho brilhante com a personagem. Na série, Stannis é manipulado por Melisandre, o seu sentido de humor não apareceu e as suas questões de moralidade são simplificadas.




5 – DORAN MARTELL

doran martell game of thrones
© HELEN SLOAN

Doran Martell não é só o sábio governante de Dorne, ele tem um grande plano para um longo período de tempo. Na série, ele é apresentado como um governante indeciso e incapaz, isso não é o que é visto nos livros.

Nos livros, Doran está num longo jogo para se vingar da morte brutal da sua irmã, Elia Martell. Ele não é reactivo, mas calculador e está há espera do momento certo para a sua família conseguir essa vingança.

Lê Também:   Game of Thrones | 40 Curiosidades para celebrar o Aniversário de Ferro

Uma parte fascinante sobre esta personagem é que a sua calma e compostura escondem a sua determinação interior. As Sand Snakes não conseguem compreender a sua cautela e acusam-o de não fazer nada, até que Doran mostra um pouco do seu plano e lembra que ele está a jogar um longo jogo de xadrez que os outros não sabem que fazem parte.




6 – JAIME LANNISTER

jamie lannister game of thrones
©HBO Max

O Kingslayer teve uma transformação fantástica em “Game of Thrones”, talvez tirando a sua última decisão. Desde começar por empurrar Bran da torre, até salvar Brienne de um urso e lutar em Winterfell, a jornada de Jamie manteve-nos agarrados aos ecrãs. Mas no fim faltava alguma coisa, em especial quando a série fez com que Jamie voltasse para Cersei.

Lê Também:   Game of Thrones | Cersei Lannister, Rainha da Moda

Já nos livros, Jamie tem mais consciência dos seus atos e coloca espaço entre ele e Cersei. Enquanto ele viaja por Riverlands em “O Festim dos Corvos”, Jamie mostra um maior sentido de justiça e honra. Parece que por cada passo que ele toma longe do seu passado e de Cersei, ele larga o seu cinismo e arrogância e mostra um lado mais genuíno.




7 – TYRION LANNISTER

tyrion lannister game of thrones
©HBO Max

Tyrion de “Game of Thrones” e Tyrion dos livros são bem diferentes. Martin escreveu uma personagem que tem vários problemas com a sua personalidade. Começando com a sua relação com os seus irmãos, Jaime e Cersei, até ao seu deterioramento devido à sua relação com o seu pai, Tywin.

Nos livros, a jornada de Tyrion leva-o para caminhos muito ambíguos. Após ter morto o seu pai e ex-amante, Tyrion lida com a culpa, ressentimento e desespero generalizado. Isto não acontece com a versão da série que se torna num assessor de Daenerys Targaryen. Tyrion dos livros é uma bomba relógio.

Lê Também:   Game of Thrones | Os livros que deram origem à série

Existe uma teoria nos livros de que Tyrion possa ser um Targaryen. Muito devido à sua relação com o seu pai, que dizia muitas vezes que ele não era seu filho. E também as menções de que o Rei Aerys, Mad King, tinha uma paixão por Joanna Lannister, a mulher de Tywin e mãe de Jamie e Cersei. Tyrion também tem uma certa obsessão com dragões e a sua aparição nos livros é descrita como tendo cabelo louro quase branco, típico da dinastia Targaryen, e de ter olhos de cores diferentes: um preto e um verde.




8 – LITTLEFINGER (PETYR BAELISH)

littlefinger game of thrones
©HBO Max

Littlefinger é uma daqueles personagens que se tem de manter debaixo de olho. Os livros fazem um fantástico trabalho em manter as suas verdadeiras intenções em segredo debaixo de inúmeros planos e esquemas. Num momento, ele está a aconselhar Ned Stark e no outro está a traí-lo.

Lê Também:   House of the Dragon | As famílias que não conheciamos

Em “Game of Thrones”, a personagem foi simplificada, como aconteceu com as outras personagens desta lista, para ser mais fácil para as audiências. No entanto, há um momento que não parece ser muito normal para a sua personagem, que foi a sua morte. Nos livros, Baelish nunca iria implorar pela sua vida e nem se colocaria numa posição em que isso pudesse acontecer.




9 – VARYS

varys game of thrones
©HBO Max

Nos livros, Varys é um mestre em descobrir segredos e é ainda mais sombrio do que na série. Embora em “Game of Thrones”, muitos dos seus esquemas sejam mostrados, as suas ações não são comparáveis com o que acontece nos livros. Martin escreveu esta personagem para manter os leitores na dúvida sobre as suas intenções.

Lê Também:   House of the Dragon, primeira temporada em análise

Em “Game of Thrones”, tornou-se claro com a progressão da série que Varys apoiava Daenerys Targaryen até ao último momento, onde viu a loucura a tomar conta de Daenerys. Mas nos livros, ainda não se sabe quem é que Varys apoia. Será Young Griff, que diz ser Aegon Targaryen? Será o reino? Ou será outra pessoa?




10 – DAENERYS TARGARYEN

daenerys targaryen game of thrones
©HBO Max

Nos livros, nós temos os pensamentos e emoções de Daenerys Targaryen, muitos capítulos dos livros foram escritos do seu ponto de vista e ficamos a conhecê-la bem. Ela não é só uma rainha com dragões, mas uma jovem mulher que está a tentar navegar por um mundo cruel e implacável.

Lê Também:   House of the Dragon | As diferenças do livro e da série

Em “Game of Thrones”, a complexidade desta personagem na foi diminuída, ainda que Emilia Clarke tenha feito um trabalho excelente. No entanto, na série não deu para ver o mundo mais íntimo de Daenerys. E claro, não esquecendo que a temporada final deitou abaixo todo o trabalho que foi desenvolvido durante as outras temporadas.




11 – BRIENNE OF TARTH

Game of Thrones
Brienne of Tarth

Nos livros, a jornada de Brienne é mais do que encontrar Sansa Stark ou tornar-se numa honorável guarda-costas. Ela encontra-se com a Lady Stoneheart, uma personagem que foi cortada da série, e este encontro faz com que Brienne fique dividida com o juramento que fez a Catelyn Stark e a exigência de Stoneheart para matar Jamie Lannister. Nos livros, Brienne tem que reavaliar a sua bússola moral.

Lê Também:   Games of Thrones: House of The Dragon | A árvore genealógica dos Targaryen posta a limpo

“Game of Thrones” fez um bom trabalho em manter a essência da personagem, mas não a colocou no meio de enormes dilemas e faltaram algumas das complexidades que são vistas nos livros.




12 – MANCE RAYDER

mance rayder game of thrones
©Helen Sloan/HBO

Mance Rayder não é um rei rebelde para além da Wall nos livros. Ele é um homem capaz de fazer planos complexos e é um diplomata excelente, especialmente quando tem que lidar com Winterfell. Nos livros, uma falsa Arya é enviada para casar com Ramsay Bolton e uma missão de resgate é lançada. Mance é quem está por trás dessa missão de resgate.

Lê Também:   Se és fã de House of the Dragon, não percas estas 7 séries na Netflix, HBO MAX, entre outros

Em “Game of Thrones”, Mance Rayder comanda respeito, mas a sua complexidade não é verdadeiramente mostrada. A sua história acaba depressa quando ele não cede a Stannis Baratheon e é morto. Algo que ainda não aconteceu nos livros.




13 – SANSA STARK

sansa stark game of thrones
©HBO Max

Nos livros, a evolução de Sansa Stark é lenta. Mas as suas lições em King’s Landing e em Vale são dolorosas. Na sua estadia no Vale, Sansa adota a identidade de Alayne enquanto está debaixo da asa de Petyr Baelish. É com ele que ela aprende a navegar o mundo político, aprende diplomacia e a enganar outros. Os capítulos como Alayne mostram as suas lutas internas e como ela tem que aprender a sobreviver neste mundo como uma mulher.

Lê Também:   Guerra dos Tronos: As melhores Batalhas da série da HBO

Já na série, a evolução de Sansa é mostrada, mas de uma maneira muito diferente, fazendo parecer que ela é uma vítima das circunstâncias em vez de mostrar uma jovem mulher a aprender a sobreviver e a manipular.




14 – THE SAND SNAKES

sand snakes game of thrones
©HBO Max

Na obra de George R. R. Martin, as Sand Snakes são as filhas bastardas de Oberyn Martell. Cada uma tem a sua própria personalidade e a sua própria história. No total, são oito, mas aquelas que são mais desenvolvidas são Obara, Nymeria e Tyene.

Em “Game of Thrones”, elas são apresentadas como ingénuas, sedutoras e imaturas. As suas histórias são diminuídas e o trio aparenta só querer vingança sobre a morte do seu pai.

Lê Também:   House Targaryen: Os melhores e os piores da casa de Fogo e Sangue

Obara Sand, nos livros, é como se fosse uma tempestade no deserto. Ela não é só a filha de Oberyn mas sim o seu legado. Nascida de uma mãe de Oldtown, Obara aprendeu desde cedo que se ela quisesse alguma coisa tinha de lutar por ela. Nada disso é mostrado na série, mostrando só alguém sedento por vingança.

Nymeria Sand é a personificação de uma elegância letal, nos livros. Ela é a filha de uma nobre de Volantis e tem a mistura de beleza e habilidades letais. Em vez de ir para a batalha, Nymeria é a que faz os planos. A série não fez nenhuma justiça à personagem.

Tyene Sand é a filha de uma septa e sabe mais sobre venenos do que uma pessoa normal. Mas isso não faz com que ela esteja na sombra das suas irmãs. Tyene apoia o plano de Doran Martell, mas é também uma crente nos Seven. E tal como as suas irmãs, a personagem foi muito diminuída para a série.

És fã dos livros? Achas estas personagens muito diferentes?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *