Shutterstock ©Stock Foto ID: 1377708410

Hollywood na vida real: 10 locais de filmagens a descobrir, de Twin Peaks a Twilight

O teu sonho sempre foi mergulhar no set de um filme? Porque não explorar um pouco de Hollywood na vida real com estas 10 localizações de filmagens a não perder? 

Se visitar localizações de filmagens de filmes e séries é um dos teus sonhos, então vasculha a nossa lista para entrares com os dois pés em Hollywood. Aqui ficam os essenciais para turismo de cinema!

1. Atlanta, Georgia, Estados Unidos – Stranger Things

Stranger Things Netflix Temporada 5

O que não falta são séries e filmes gravados em Atlanta, sendo o estado da Georgia um dos que garante a Hollywood um maior número de condições fiscais proveitosas. Algumas das séries mais icónicas gravadas neste local incluem “The Walking Dead” e “Stranger Things“.

Já sabíamos que Hawkins, Indiana é uma cidade fictícia, e uma bem longe de Atlanta, a principal localização da série da Netflix. Sabias que o Laboratório Nacional de Hawkins é gravado, na realidade, no Edifício da Universidade de Emory?

Stock Foto ID: 2315627483 Stock Foto ID: 2315627483 Atlanta, GA: June 10,2023- Panoramic view of Atlanta skyline, lake Clara Meer and Piedmont park in downtown Atlanta shot early morning
O Estado de Atlanta está profundamente ligado à indústria de Hollywood | ©Shutterstock Stock Foto ID: 2315627483

Para além de “Stranger Things”, outras grandes produções foram gravadas em Atlanta, como por exemplo a série adolescente “The Vampire Diaries,” ou o último filme da saga “Os Jogos da Fome”.


2. Portland, Oregon, Estados Unidos – Twilight

crepúsculo twilight hollywood e localizações
“A Saga Twilight – Amanhecer Parte 2” | ©AXN Portugal

As paisagens de Portland, Oregon, nos Estados Unidos da América, tornaram-se icónicas e sinónimo do filme “Twilight” – no primeiro capítulo e em e toda a saga.

Forks, Indiana, o local onde decorre a narrativa até pode ser fictício, e é, mas as imagens de Oregon transmitem-nos o mesmo sentimento de floresta densa e atmosfera húmida, chuvosa e repleta de mistério. Por lá, até é possível ver do lado de fora a “Casa dos Cullen”, localizada na Rua Quimby.

Hollywood e as suas localizações: A Casa Dos Cullen Twilight
©Rupert Ganzer ( House from Twilight) from Fliklr
Lê Também:   A saga Twilight ganha nova vida

Além disso, muitas cenas de interior do primeiro filme foram gravadas no antigo Madison Hight School. E porque não visitar também o RingSide Steakhouse, presente no filme?


3. South Lake Tahoe, Califórnia, EUA – Top Gun: Maverick 

Top Gun Maverick
Miles Teller em “Top Gun: Maverick” | © NOS Audiovisuais

South Lake Tahoe, uma bela e remota localização costeira, serviu de cenário para as cenas de voo majestosas de “Top Gun: Maverick”. 

Nomeadamente, foi aqui gravado o grande clímax do filme e as paisagens mais memoráveis. Além disso, o filme usou bases militares por toda a Costa Oeste para as suas gravações. Lake Tahoe foi escolhido devido às suas condições topográficas únicas e belas montanhas.

Lake Tahoe, Kalifornien & Nevada, USA
©Wiki Commons por Christian Abend

Por exemplo, “Top Gun” precisava de algo muito específico: uma zona de montanha perto de um aeroporto. Este é também o local perfeito para descansar com um belo pano de fundo, isto para lá da ligação a Hollywood!


4. Snoqualmie, Washington, Estados Unidos – Twin Peaks

HBO Portugal Hollywood e as suas localizações
© HBO Portugal

Avançamos para um segredo de Hollywood nada bem guardado, e por excelentes razões. Em Snoqualmie, Washington, todos os meses de fevereiro recebem o evento “The Real Twin Peaks”, uma celebração com tours, workshops e até conversas. Inclusive, o protagonista Kyle MacLachlan já passou por lá!

Qualquer fã de “Twin Peaks” que se preze conhece o exterior do Salish Lodge & Spa em Snoqualmie (conhecido como o  Great Northern Hotel na série). Foi nesta cidade, com uma reduzida população de perto de 13.000 pessoas, que foram gravadas a maioria das cenas exteriores das duas temporadas da série de culto de David Lynch.

Lê Também:   10 Momentos mais Estranhos de Twin Peaks
Localizações de Hollywood: Twin Peaks na Vida Real
As cascatas míticas da localização real de “Twin Peaks” | ©PaweesitS/ Falls in Washington state/ Flikr

Para além disso, o Twee Cafe serviu de inspiração para o famosos Double R Diner.


5. Matamata, Waikato, Nova Zelândia – O Senhor dos Anéis e O Hobbit

martin freeman hobbit
“O Hobbit: Uma Viagem Inesperada” | © 2012 Warner Bros. Entertainment Inc. and Metro-Goldwyn-Mayer Pictures Inc

Parece quase demasiado óbvio, mas o Hobbiton (set utilizado para ambas as trilogias) é um dos melhores locais do mundo para romarias de fãs da magia de Hollywood (e de Tolkien!).

A casa de Frodo e Bilbo Baggins, o Shire, foi imortalizado e depois das gravações dos filmes de “Lord of the Rings” e “The Hobbit” manteve-se disponível para receber fãs de todo o mundo. Se estiveres perto de Matamata, podes até reservar visitas guiadas a locais míticos como as casas dos Hobbits ou o Green Dragon Inn.


6. Praia Mokule’ia em Oahu, Havaí, EUA – Lost

Netflix Lost
© ABC

Outra belíssima localização natural que tem muito significado em Hollywood é a praia de Mokule’ia. Aqui foi encenado o desastre aéreo do voo Oceanic 815? Além disso, esta praia foi também utilizada para o campo dos sobreviventes na primeira temporada.

Curiosamente, as filmagens do desastre geraram algum caos. A polícia local recebeu várias chamadas de cidadãos e cidadãs com apreensão em relação a um terrível “acidente de avião” nesta praia.


7. Estação de King’s Cross – Londres, Reino Unido – Harry Potter

Harry Potter - Hollywood filmada em Londres, UK
© 2011 WARNER BROS. ENTERTAINMENT INC. HARRY POTTER PUBLISHING RIGHTS (C) J.K.R. HARRY POTTER CHARACTERS, NAMES AND RELATED IN

Porque no centro de cidades e em locais facilmente acessível também encontramos marcas de uma Hollywood mágica e capaz de tudo transformar, a estação de King’s Cross, em Londres, é um dos mais importantes marcos no franchise Harry Potter.

Shutterstock   Harry Potter Locations Hollywood na Vida Real
©Shutterstock 1204674001

Como a maioria deverá saber, é em King’s Cross que foram gravadas as cenas muito famosas da Estação 9 e 3/4, por onde os estudantes de Hogwarts precisam de passar para chegar ao comboio que os levará para lá do mundo dos Muggles até à Escola de Feitiçaria. Na estação londrina não só há uma loja especial do Wizarding World, como os fãs passam por aqui regularmente para tirar fotos.


8. Nova Iorque, Estados Unidos – Breakfast at Tiffany’s

Audrey Hepburn and George Peppard in Breakfast at Tiffany's (1961) - Hollywood nas ruas de Nova Iorque
©Paramount Pictures

Da própria loja Tiffany’s, claro está, às passagens no Lotte New York Palace ou a New York Public Library, passando ainda pelo Central Park, toda a cidade de Nova Iorque, mais precisamente Manhattan, serve de palco para os passos que foram pisados pela icónica Audrey Hepburn no papel da fogosa e irreverente Holly, personagem marcante e baseada no romance de Truman Capote.

Lê Também:   Hollywood | Os castings que quase aconteceram 

Das ruas às lojas, “Breakfast At Tiffany’s” desenrola-se nos apartamentos e em cada pedaço de passeio da majestosa cidade de Nova Iorque. Procurar uma viagem que se baseie especificamente nas localizações utilizadas no filme? É o que não falta, ora espreita! Ao fim de contas, Nova Iorque é toda ela cinema e arte…


9. Skelling Michael, Irlanda – Star Wars: O Despertar da Força e Star Wars: O Último Jedi

O Despertar da Força top filmes 2015
Star Wars: O Despertar da Força © Nos Audiovisuais

Skelling Michael distingue-se como uma das mais essenciais localizações associadas à saga “Guerra das Estrelas”. Caso pretendas visitar a Irlanda, esta ilha irá de certo encher-te as medidas.

Hollywood: as localizações reais de Star Wars
Skelling Michael, Irlanda |©Stinglehammer/ Wiki Commons

Aqui vimos Ahch-To, o planeta por onde Rey e Luke passam em “The Force Awakens” e também em “The Last Jedi”. Com curiosidade?


10. Skopelos, Grécia – Mamma Mia!

pierce brosnan | Musicais de Hollywood
Pierce Brosnan e Amanda Seyfried em “Mamma Mia!”| © 2008 Universal Studios.

Continuamos na Europa para a invulgar comédia musical que é “Mamma Mia!”, uma adaptação de um musical de palco que se tornou inesperadamente numa das mais bem-amadas narrativas musicadas do cinema.

Mamma Mia!”, com canções dos ABBA sempre no fundo, narra a história de Sophie (Amanda Seyfried), que neste musical procura descobrir quem é o seu pai no fim de semana do seu casamento e a tempo de ser acompanhada ao altar por um de três candidatos.

A ilha ficcional do filme foi gravada na muito real ilha de Skopelos (ou Escópelos), na Grécia.

Em quantas destas localizações já estiveste? És fã da magia dos bastidores de Hollywood? 



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *