Hollywood na vida real: 10 locais de filmagens a descobrir, de Twin Peaks a Twilight
O teu sonho sempre foi mergulhar no set de um filme? Porque não explorar um pouco de Hollywood na vida real com estas 10 localizações de filmagens a não perder?
Se visitar localizações de filmagens de filmes e séries é um dos teus sonhos, então vasculha a nossa lista para entrares com os dois pés em Hollywood. Aqui ficam os essenciais para turismo de cinema!
1. Atlanta, Georgia, Estados Unidos – Stranger Things
O que não falta são séries e filmes gravados em Atlanta, sendo o estado da Georgia um dos que garante a Hollywood um maior número de condições fiscais proveitosas. Algumas das séries mais icónicas gravadas neste local incluem “The Walking Dead” e “Stranger Things“.
Já sabíamos que Hawkins, Indiana é uma cidade fictícia, e uma bem longe de Atlanta, a principal localização da série da Netflix. Sabias que o Laboratório Nacional de Hawkins é gravado, na realidade, no Edifício da Universidade de Emory?
Para além de “Stranger Things”, outras grandes produções foram gravadas em Atlanta, como por exemplo a série adolescente “The Vampire Diaries,” ou o último filme da saga “Os Jogos da Fome”.
2. Portland, Oregon, Estados Unidos – Twilight
As paisagens de Portland, Oregon, nos Estados Unidos da América, tornaram-se icónicas e sinónimo do filme “Twilight” – no primeiro capítulo e em e toda a saga.
Forks, Indiana, o local onde decorre a narrativa até pode ser fictício, e é, mas as imagens de Oregon transmitem-nos o mesmo sentimento de floresta densa e atmosfera húmida, chuvosa e repleta de mistério. Por lá, até é possível ver do lado de fora a “Casa dos Cullen”, localizada na Rua Quimby.
Além disso, muitas cenas de interior do primeiro filme foram gravadas no antigo Madison Hight School. E porque não visitar também o RingSide Steakhouse, presente no filme?
3. South Lake Tahoe, Califórnia, EUA – Top Gun: Maverick
South Lake Tahoe, uma bela e remota localização costeira, serviu de cenário para as cenas de voo majestosas de “Top Gun: Maverick”.
Nomeadamente, foi aqui gravado o grande clímax do filme e as paisagens mais memoráveis. Além disso, o filme usou bases militares por toda a Costa Oeste para as suas gravações. Lake Tahoe foi escolhido devido às suas condições topográficas únicas e belas montanhas.
Por exemplo, “Top Gun” precisava de algo muito específico: uma zona de montanha perto de um aeroporto. Este é também o local perfeito para descansar com um belo pano de fundo, isto para lá da ligação a Hollywood!
4. Snoqualmie, Washington, Estados Unidos – Twin Peaks
Avançamos para um segredo de Hollywood nada bem guardado, e por excelentes razões. Em Snoqualmie, Washington, todos os meses de fevereiro recebem o evento “The Real Twin Peaks”, uma celebração com tours, workshops e até conversas. Inclusive, o protagonista Kyle MacLachlan já passou por lá!
Qualquer fã de “Twin Peaks” que se preze conhece o exterior do Salish Lodge & Spa em Snoqualmie (conhecido como o Great Northern Hotel na série). Foi nesta cidade, com uma reduzida população de perto de 13.000 pessoas, que foram gravadas a maioria das cenas exteriores das duas temporadas da série de culto de David Lynch.
Para além disso, o Twee Cafe serviu de inspiração para o famosos Double R Diner.
5. Matamata, Waikato, Nova Zelândia – O Senhor dos Anéis e O Hobbit
Parece quase demasiado óbvio, mas o Hobbiton (set utilizado para ambas as trilogias) é um dos melhores locais do mundo para romarias de fãs da magia de Hollywood (e de Tolkien!).
A casa de Frodo e Bilbo Baggins, o Shire, foi imortalizado e depois das gravações dos filmes de “Lord of the Rings” e “The Hobbit” manteve-se disponível para receber fãs de todo o mundo. Se estiveres perto de Matamata, podes até reservar visitas guiadas a locais míticos como as casas dos Hobbits ou o Green Dragon Inn.
6. Praia Mokule’ia em Oahu, Havaí, EUA – Lost
Outra belíssima localização natural que tem muito significado em Hollywood é a praia de Mokule’ia. Aqui foi encenado o desastre aéreo do voo Oceanic 815? Além disso, esta praia foi também utilizada para o campo dos sobreviventes na primeira temporada.
Curiosamente, as filmagens do desastre geraram algum caos. A polícia local recebeu várias chamadas de cidadãos e cidadãs com apreensão em relação a um terrível “acidente de avião” nesta praia.
7. Estação de King’s Cross – Londres, Reino Unido – Harry Potter
Porque no centro de cidades e em locais facilmente acessível também encontramos marcas de uma Hollywood mágica e capaz de tudo transformar, a estação de King’s Cross, em Londres, é um dos mais importantes marcos no franchise Harry Potter.
Como a maioria deverá saber, é em King’s Cross que foram gravadas as cenas muito famosas da Estação 9 e 3/4, por onde os estudantes de Hogwarts precisam de passar para chegar ao comboio que os levará para lá do mundo dos Muggles até à Escola de Feitiçaria. Na estação londrina não só há uma loja especial do Wizarding World, como os fãs passam por aqui regularmente para tirar fotos.
8. Nova Iorque, Estados Unidos – Breakfast at Tiffany’s
Da própria loja Tiffany’s, claro está, às passagens no Lotte New York Palace ou a New York Public Library, passando ainda pelo Central Park, toda a cidade de Nova Iorque, mais precisamente Manhattan, serve de palco para os passos que foram pisados pela icónica Audrey Hepburn no papel da fogosa e irreverente Holly, personagem marcante e baseada no romance de Truman Capote.
Das ruas às lojas, “Breakfast At Tiffany’s” desenrola-se nos apartamentos e em cada pedaço de passeio da majestosa cidade de Nova Iorque. Procurar uma viagem que se baseie especificamente nas localizações utilizadas no filme? É o que não falta, ora espreita! Ao fim de contas, Nova Iorque é toda ela cinema e arte…
9. Skelling Michael, Irlanda – Star Wars: O Despertar da Força e Star Wars: O Último Jedi
Skelling Michael distingue-se como uma das mais essenciais localizações associadas à saga “Guerra das Estrelas”. Caso pretendas visitar a Irlanda, esta ilha irá de certo encher-te as medidas.
Aqui vimos Ahch-To, o planeta por onde Rey e Luke passam em “The Force Awakens” e também em “The Last Jedi”. Com curiosidade?
10. Skopelos, Grécia – Mamma Mia!
Continuamos na Europa para a invulgar comédia musical que é “Mamma Mia!”, uma adaptação de um musical de palco que se tornou inesperadamente numa das mais bem-amadas narrativas musicadas do cinema.
“Mamma Mia!”, com canções dos ABBA sempre no fundo, narra a história de Sophie (Amanda Seyfried), que neste musical procura descobrir quem é o seu pai no fim de semana do seu casamento e a tempo de ser acompanhada ao altar por um de três candidatos.
A ilha ficcional do filme foi gravada na muito real ilha de Skopelos (ou Escópelos), na Grécia.
Em quantas destas localizações já estiveste? És fã da magia dos bastidores de Hollywood?