© Outsider Films/ Studio Ghibli

Golden Globes 2024 | Fez-se história para todos os fãs de anime

A noite dos “Golden Globes” foi marcada por algumas surpresas, incluindo uma vitória histórica na categoria de Animação que vale a pena celebrar.

Depois de vários anos de muita controvérsia,  os Golden Globes viram o seu corpo de votantes reforçado, com jornalistas e críticos de vários países do mundo como o Brasil, Camarões ou Guatemala, e encontraram uma nova casa na CBS/ Paramount+.

Numa cerimónia que decorreu na madrugada desta segunda-feira dia 8 de janeiro, foram entregues os troféus nas categorias de cinema e televisão.

Lê Também:   Tudo sobre os principais prémios e previsões da Award Season 2023/2024

Muito se especulava se a internacionalização dos votantes iria refletir-se nos premiados, tal como aconteceu nas nomeações onde filmes em língua não inglesa como “Folhas Caídas”“O Rapaz e a Garça”“Anatomia de uma Queda” e “The Zone of Interest”  foram lembrados em mais que uma categoria.

© Justine Triet

A resposta veio logo com a surpreendente vitória de “Anatomia de uma Queda” na categoria de Melhor Argumento, derrotando concorrentes muito fortes como “Barbie”, “Oppenheimer”, “Assassinos da Lua das Flores” e “Pobres Criaturas”. Escrito por Justine Triet e Arthur Harari, tornou-se o primeiro filme substancialmente em língua não inglesa a triunfar nesta categoria.

No entanto, as surpresas não se ficaram por aqui no que diz respeito a novidades nos globos de ouro e ao reconhecimento de cinema fora do eixo anglo-americano.

Lê Também:   Calendário da Award Season 2023/2024 | Todas as datas, links e cerimónias



MAIS UM ÓSCAR PARA O LENDÁRIO HAYAO MIYAZAKI?

Lançando-nos para uma entusiasmante corrida ao Óscar de Melhor Animação, os Golden Globes foram contra “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso” o grande favorito da crítica e dos apostadores e premiaram “O Rapaz e a Garça”.

O mais recente filme de Hayao Miyazaki conta a história de Mahito, um jovem rapaz de 11 anos que depois de perder a sua mãe num incêndio, é obrigado a deixar a cidade de Tóquio para voltar para a aldeia onde cresceu. Ele instala-se com o seu pai numa velha mansão situada numa imensa propriedade onde ele se cruza com uma garça que aos poucos se torna a sua guia e o ajuda nas suas descobertas e questionamentos para compreender o mundo ao seu redor e desvendar os mistérios da vida.

© Outsider Films/ Studio Ghibli

A categoria de Animação nos Golden Globes foi criada em 2006, 5 anos depois da introdução da mesma nos Óscares. Por isso, os Golden Globes não chegaram a premiar o adorado “A Viagem de Chihiro” que venceu o Óscar em 2003.

Mesmo assim, é de admirar quando descobrimos que esta foi a primeira vitória para um anime na história da premiação. Antes de “O Rapaz e a Garça” tinham sido nomeados apenas Mirai (2018) curiosamente derrotado pelo primeiro “Homem-Aranha: No Universo Aranha” e “Inu-Oh” (2021) derrotado por “Guillermo Del Toro’s Pinocchio“.

Lê Também:   Os 10 Melhores filmes baseados em Anime

Resta perceber se o mesmo se vai verificar nos outros percursores e se há força suficiente para que o Studio Ghibli e Hayao Miyazaki ganhem mais um Óscar na categoria.

E tu, ficaste feliz com a vitória de “O Rapaz e a Garça” nos Golden Globes?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *