Com os Óscares à porta, Oppenheimer domina nos BAFTA com 7 troféus
O BAFTA acabou de revelar os seus vencedores. Estará “Oppenheimer” destinado a dominar os Óscares?
A cerimónia dos BAFTA (British Academy Film Awards), os prémios da Academia britânica, acabou de terminar e vale a pena refletir no que os seus resultados nos indicam para a corrida dos Óscares, já que este é um dos percursores mais importantes da temporada.
Ao contrários dos últimos anos em que o grande favorito à estatueta de Melhor Filme foi enfrentado desafios, “Oppenheimer” parece estar mais firme do que nunca sem nenhum golpe contra o seu imaculado currículo. Em solo britânico, o biopic do pai da bomba atómica voltou a sair de mãos cheias.
Em Melhor Ator, Cillian Murphy (“Oppenheimer”) aproveitou a vantagem de jogar em casa para conquistar um muito necessário troféu, após a derrota para Paul Giamatti no Critic’s Choice. A bola agora está do lado do Screen Actors Guild Awards onde o veterano ator parece ter a maior vantagem. Se Murphy, vencer o SAG, aí já não haverá espaço para qualquer dúvida.
Por sua vez, Emma Stone conquistou a categoria de Melhor Atriz, o que prova que está bem encaminhada para uma vitória nos Óscares. Porém, ainda há espaço para surpresas no SAG já que Lily Gladstone não competia nos prémios britânicos. Acaba aqui o sonho para Sandra Hüller que chega aos Óscares sem nenhuma vitória mas um percurso de invejar.
Para aqueles que esperavam algum tipo de surpresa nas categorias de Melhor Ator e Melhor Atriz Secundária, tal não se verificou com a confirmação de Da’Vine Joy Randolph (“Os Excluídos”) e Robert Downey Jr. (“Oppenheimer”). Começa a parecer díficil imaginar um mundo em que algum dos dois perde o Óscar, mas só depois da cerimónia do SAG Awards é que podemos dar a corrida por encerrada.
Quem também pode começar a limpar a estante é Christopher Nolan, favorito como Melhor Realizador, que parte para dia 10 de março com Globo de Ouro, Critics’ Choice, Director’s Guild Award (DGA) e agora o BAFTA, tornando-o intocável.
Em Melhor Filme em Língua Não Inglesa, “A Zona de Interesse” derrota pela primeira vez “Anatomia de uma Queda” e mostra a todos aqueles que duvidam da sua força de que é sim capaz de triunfar na sua categoria. Nos Óscares, o filme de Triet não será um obstáculo e esta deverá ser uma das vitórias mais previsíveis da noite.
No que diz respeito a Argumento, “Anatomia de uma Queda” cimenta aqui o seu favoritismo, partindo para a noite da cerimónia como o único filme da sua categoria a triunfar num dos percursores, o que lhe dá uma vantagem considerável frente a “Os Excluídos”.
Em adaptado, os BAFTA concordaram com o Critics’ Choice e premiaram “American Fiction”, mesmo tendo ignorado o filme em todas as outras categorias. Uma vitória muito similar a de “CODA” em 2022 e que pode indicar que o argumentista Cord Jefferson está a caminho do Óscar. Porém, vale a pena lembrar que o filme ainda não enfrentou “Barbie”, que concorre como Original em todos os percursores excepto nos Óscares. Será que “American Fiction” terá força para destronar “Barbie”? Será uma questão que permanecerá até à noite da cerimónia, já que o Writer’s Guild Awards só acontecerá no mês de abril.
Em Melhor Design de Produção, “Barbie” foi a escolha praticamente unânime do circuito de crítica, triunfando até no Critics’ Choice. Porém, tanto o Art Directors Guild Awards como os BAFTA optaram por “Pobres Criaturas”. Começa a complicar-se para o filme de Greta Gerwig mas ainda há (alguma) esperança. Em figurino, o cenário é o mesmo, mas no sindicato concorrerão em categorias separadas, a dúvida permanecerá até ao final.
O desempenho de “Pobres Criaturas” na cerimónia foi extraordinário, conquistando também a categoria de Melhor Caracterização, derrotando o favorito “Maestro”. Todavia, o trabalho com a caracterização de Bradley Cooper poderá ser irresistível demais para os votantes do Óscar.
Na categoria de Efeitos Visuais, surge uma das disputas mais acérrimas do ano, já que nem o vencedor do BAFTA (“Pobres Criaturas”) nem o vencedor do Critics’ Choice Awards (“Oppenheimer”) foi nomeado pela Academia. Na noite da cerimónia, só teremos a indicação do Visual Effects Society, onde “Godzilla Minus One” não está reconhecido nas categorias principais. Dado ao histórico da categoria, a tendência é premiar o filme com maior prestígio e associação ao que seria um nomeado noutras categorias, além da forte correlação com a categoria de Design de Produção. Nos Óscares, só “Napoleão”, de Ridley Scott, encaixa nesta descrição.
Nas restantes categorias técnicas, “Oppenheimer” está bem encaminhado para um domínio quase completo porém a inspirada e inesperada vitória de “A Zona de Interesse” em Melhor Som traz algum suspense necessário para a cerimónia. No final de contas, com todos os membros convidados a votar, deverá vigorar o trabalho mais chamativo, mas a vitória do filme de Jonathan Glazer seria uma surpresa bem-vinda na categoria.
Em relação à categoria de Casting, que só irá fazer parte da cerimónia dos Óscares em 2026, a tendência de estranheza continua com o triunfo inesperado de “Os Excluídos”. Por se tratar de algo tão abrangente, ainda há dúvidas de qual o critério tido em conta pelos votantes na hora de escolher. Daqui a uns anos, será certamente uma das categorias mais divertidas e inesperadas de acompanhar.
Vale ainda a pena destacar o triunfo de Mia-McKenna Bruce (“How to Have Sex”) na categoria de “Rising Star” votada pelo público, quando os apostadores acreditavam que a popularidade de Elordi seria capaz de ultrapassar a jovem britânica. Porém, novamente confirma-se o bias para com artistas do Reino Unido nesta categoria.
Para além de “Oppenheimer”, foi uma cerimónia de sucesso para “Poor Things” que leva 5 estatuetas e “Zone of Interest” com 3 prémios conquistados. A má notícia fica para “Barbie”, que volta a desapontar numa cerimónia de prémios.
A cerimónia dos Óscares decorre já no dia 10 de março, desta vez uma hora mais cedo, pelas 23h30 de Portugal e contará com a apresentação de Jimmy Kimmel.
VENCEDORES DOS BAFTA 2024
MELHOR FILME
- “Anatomia de Uma Queda”
- “Os Excluídos“
- “Assassinos da Lua das Flores”
- “Oppenheimer” VENCEDOR
- “Pobres Criaturas“
MELHOR FILME BRITÂNICO
- “All of Us Strangers”
- “How To Have Sex”
- “Napoleão“
- “O Pub The Old Oak”
- “Pobres Criaturas”
- “Rye Lane”
- “Saltburn“
- “Scrapper”
- “Wonka“
- “A Zona de Interesse” VENCEDOR
MELHOR ATRIZ
- Fantasia Barrino, “A Cor Púrpura”
- Sandra Hüller, “Anatomia de Uma Queda”
- Carey Mulligan, “Maestro”
- Vivian Oparah, “Rye Lane”
- Margot Robbie, “Barbie“
- Emma Stone, “Pobres Criaturas” VENCEDORA
MELHOR ATOR
- Bradley Cooper, “Maestro”
- Colman Domingo, “Rustin”
- Paul Giamatti, “Os Excluídos”
- Barry Keoghan, “Saltburn”
- Cillian Murphy, “Oppenheimer” VENCEDOR
- Teo Yoo, “Vidas Passadas”
MELHOR ATRIZ SECUNDÁRIA
- Emily Blunt, “Oppenheimer”
- Danielle Brooks, “A Cor Púrpura”
- Claire Foy, “All of Us Strangers”
- Sandra Hüller, “A Zona de Interesse”
- Rosamund Pike, “Saltburn”
- Da’Vine Joy Randolph, “Os Excluídos” VENCEDORA
MELHOR ATOR SECUNDÁRIO
- Robert De Niro, “Assassinos da Lua das Flores”
- Robert Downey Jr., “Oppenheimer” VENCEDOR
- Jacob Elordi, “Saltburn”
- Ryan Gosling, “Barbie”
- Paul Mescal, “All of Us Strangers”
- Dominic Sessa, “Os Excluídos”
MELHOR REALIZADOR
- Andrew Haigh, “All of Us Strangers”
- Justine Triet, “Anatomia de uma Queda”
- Alexander Payne, “Os Excluídos”
- Bradley Cooper, “Maestro”
- Christopher Nolan, “Oppenheimer” VENCEDOR
- Jonathan Glazer, “A Zona de Interesse”
MELHOR ESTREIA BRITÂNICA
- “Blue Bag Life”
- “Bobi Wine: The People’s President”
- “Earth Mama” VENCEDOR
- “How To Have Sex”
- “Is There Anybody Out There?”
MELHOR FILME ESTRANGEIRO
- “20 Days In Mariupol”
- “Anatomia de uma Queda”
- “Vidas Passadas”
- “A Sociedade da Neve”
- “A Zona de Interesse” VENCEDOR
MELHOR DOCUMENTÁRIO
- “20 Days In Mariupol” VENCEDOR
- “American Symphony”
- “Beyond Utopia”
- “Still”
- “Wham!”
MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO
- “O Rapaz e a Garça” VENCEDOR
- “A Fuga das Galinhas: Estamos Fritas“
- “Elemental“
- “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”
MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL
- “Anatomia de uma Queda” VENCEDOR
- “Barbie”
- “Os Excluídos”
- “Maestro”
- “Vidas Passadas”
MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO
- “All of Us Strangers”
- “American Fiction” VENCEDOR
- “Oppenheimer”
- “Pobres Criaturas”
- “A Zona de Interesse”
ESTRELA EM ASCENÇÃO
MELHOR ESCOLHA DE ELENCO
- “All of Us Strangers”
- “Anatomia de uma Queda”
- “Os Excluídos” VENCEDOR
- “How To Have Sex”
- “Assassinos da Lua das Flores”
MELHOR BANDA SONORA
- “Assassinos da Lua das Flores”
- “Oppenheimer” VENCEDOR
- “Pobres Criaturas”
- “Saltburn”
- “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”
MELHOR SOM
- “Ferrari“
- “Maestro”
- “Missão: Impossível – Ajuste de Contas – Parte Um“
- “Oppenheimer”
- “A Zona de Interesse” VENCEDOR
MELHORES EFEITOS VISUAIS
- “O Criador”
- “Guardiões da Galáxia: Volume 3”
- “Missão: Impossível – Ajuste de Contas – Parte Um”
- “Napoleão”
- “Pobres Criaturas” VENCEDOR
MELHOR FOTOGRAFIA
- “Assassinos da Lua das Flores”
- “Maestro”
- “Oppenheimer” VENCEDOR
- “Pobres Criaturas”
- “A Zona de Interesse”
MELHOR MONTAGEM
- “Anatomia de uma Queda”
- “Assassinos da Lua das Flores”
- “Oppenheimer” VENCEDOR
- “Pobres Criaturas”
- “A Zona de Interesse”
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
- “Barbie”
- “Assassinos da Lua das Flores”
- “Oppenheimer”
- “Pobres Criaturas” VENCEDOR
- “A Zona de Interesse”
MELHOR GUARDA-ROUPA
- “Barbie”
- “Assassinos da Lua das Flores”
- “Napoleão”
- “Oppenheimer”
- “Pobres Criaturas” VENCEDOR
MELHOR CARACTERIZAÇÃO
- “Assassinos da Lua das Flores”
- “Maestro”
- “Napoleão”
- “Oppenheimer”
- “Pobres Criaturas” VENCEDOR
MELHOR CURTA-METRAGEM LIVE-ACTION BRITÂNICA
- “Festival of Slaps”
- “Gorka”
- “Jellyfish and Lobster” VENCEDOR
- “Such a Lovely Day”
- “Yellow”
MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO BRITÂNICA
- “Crab Day” VENCEDOR
- “Visible Mending”
- “Wild Summon”
O que te pareceram os vencedores do BAFTA? Acreditas que “Oppenheimer” vai repetir o feito nos Óscares?