Oppenheimer © 2022 Universal Studios. All Rights Reserved.

Com os Óscares à porta, Oppenheimer domina nos BAFTA com 7 troféus

O BAFTA acabou de revelar os seus vencedores. Estará “Oppenheimer” destinado a dominar os Óscares?

A cerimónia dos BAFTA  (British Academy Film Awards), os prémios da Academia britânica, acabou de terminar e vale a pena refletir no que os seus resultados nos indicam para a corrida dos Óscares, já que este é um dos percursores mais importantes da temporada.

Ao contrários dos últimos anos em que o grande favorito à estatueta de Melhor Filme foi enfrentado desafios, “Oppenheimer” parece estar mais firme do que nunca sem nenhum golpe contra o seu imaculado currículo. Em solo britânico, o biopic do pai da bomba atómica voltou a sair de mãos cheias.

Em Melhor Ator, Cillian Murphy (“Oppenheimer”) aproveitou a vantagem de jogar em casa para conquistar um muito necessário troféu, após a derrota para Paul Giamatti no Critic’s Choice. A bola agora está do lado do Screen Actors Guild Awards onde o veterano ator parece ter a maior vantagem. Se Murphy, vencer o SAG, aí já não haverá espaço para qualquer dúvida.

© Atsushi Nishijima/ Searchlight Pictures

Por sua vez, Emma Stone conquistou a categoria de Melhor Atriz, o que prova que está bem encaminhada para uma vitória nos Óscares. Porém, ainda há espaço para surpresas no SAG já que Lily Gladstone não competia nos prémios britânicos. Acaba aqui o sonho para Sandra Hüller que chega aos Óscares sem nenhuma vitória mas um percurso de invejar.

Para aqueles que esperavam algum tipo de surpresa nas categorias de Melhor Ator e Melhor Atriz Secundária, tal não se verificou com a confirmação de Da’Vine Joy Randolph (“Os Excluídos”) e Robert Downey Jr. (“Oppenheimer”). Começa a parecer díficil imaginar um mundo em que algum dos dois perde o Óscar, mas só depois da cerimónia do SAG Awards é que podemos dar a corrida por encerrada.

Quem também pode começar a limpar a estante é Christopher Nolan, favorito como Melhor Realizador, que parte para dia 10 de março com Globo de Ouro, Critics’ Choice, Director’s Guild Award (DGA) e agora o BAFTA, tornando-o intocável.

Em Melhor Filme em Língua Não Inglesa, “A Zona de Interesse” derrota pela primeira vez “Anatomia de uma Queda” e mostra a todos aqueles que duvidam da sua força de que é sim capaz de triunfar na sua categoria. Nos Óscares, o filme de Triet não será um obstáculo e esta deverá ser uma das vitórias mais previsíveis da noite.




© NOS Audiovisuais

No que diz respeito a Argumento, “Anatomia de uma Queda” cimenta aqui o seu favoritismo, partindo para a noite da cerimónia como o único filme da sua categoria a triunfar num dos percursores, o que lhe dá uma vantagem considerável frente a “Os Excluídos”.

Em adaptado, os BAFTA concordaram com o Critics’ Choice e premiaram “American Fiction”, mesmo tendo ignorado o filme em todas as outras categorias. Uma vitória muito similar a de “CODA” em 2022 e que pode indicar  que o argumentista Cord Jefferson está a caminho do Óscar. Porém, vale a pena lembrar que o filme ainda não enfrentou “Barbie”, que concorre como Original em todos os percursores excepto nos Óscares.  Será que “American Fiction” terá força para destronar “Barbie”? Será uma questão que permanecerá até à noite da cerimónia, já que o Writer’s Guild Awards só acontecerá no mês de abril.

Em Melhor Design de Produção, “Barbie” foi a escolha praticamente unânime do circuito de crítica, triunfando até no Critics’ Choice. Porém, tanto o Art Directors Guild Awards como os BAFTA optaram por “Pobres Criaturas”. Começa a complicar-se para o filme de Greta Gerwig mas ainda há (alguma) esperança. Em figurino, o cenário é o mesmo, mas no sindicato concorrerão em categorias separadas, a dúvida permanecerá até ao final.

O desempenho de “Pobres Criaturas” na cerimónia foi extraordinário, conquistando também a categoria de Melhor Caracterização, derrotando o favorito “Maestro”. Todavia, o trabalho com a caracterização de Bradley Cooper poderá ser irresistível demais para os votantes do Óscar.

Na categoria de Efeitos Visuais, surge uma das disputas mais acérrimas do ano, já que nem o vencedor do BAFTA (“Pobres Criaturas”) nem o vencedor do Critics’ Choice Awards (“Oppenheimer”) foi nomeado pela Academia. Na noite da cerimónia, só teremos a indicação do Visual Effects Society, onde “Godzilla Minus One” não está reconhecido nas categorias principais. Dado ao histórico da categoria, a tendência é premiar o filme com maior prestígio e associação ao que  seria um nomeado noutras categorias, além da forte correlação com a categoria de Design de Produção. Nos Óscares, só “Napoleão”, de Ridley Scott, encaixa nesta descrição.




© 2022 Universal Studios. All Rights Reserved.

Nas restantes categorias técnicas, “Oppenheimer” está bem encaminhado para um domínio quase completo porém a inspirada e inesperada vitória de “A Zona de Interesse” em Melhor Som traz algum suspense necessário para a cerimónia. No final de contas, com todos os membros convidados a votar, deverá vigorar o trabalho mais chamativo, mas a vitória do filme de Jonathan Glazer seria uma surpresa bem-vinda na categoria.

Em relação à categoria de Casting, que só irá fazer parte da cerimónia dos Óscares em 2026, a tendência de estranheza continua com o triunfo inesperado de “Os Excluídos”. Por se tratar de algo tão abrangente, ainda há dúvidas de qual o critério tido em conta pelos votantes na hora de escolher. Daqui a uns anos, será certamente uma das categorias mais divertidas e inesperadas de acompanhar.

Vale ainda a pena destacar o triunfo de Mia-McKenna Bruce (“How to Have Sex”) na categoria de “Rising Star” votada pelo público, quando os apostadores acreditavam que a popularidade de Elordi seria capaz de ultrapassar a jovem britânica. Porém, novamente confirma-se o bias para com artistas do Reino Unido nesta categoria.

Para além de “Oppenheimer”, foi uma cerimónia de sucesso para “Poor Things” que leva 5 estatuetas e “Zone of Interest” com 3 prémios conquistados. A má notícia fica para “Barbie”, que volta a desapontar numa cerimónia de prémios.

A cerimónia dos Óscares decorre já no dia 10 de março, desta vez uma hora mais cedo, pelas 23h30 de Portugal e contará com a apresentação de Jimmy Kimmel.




VENCEDORES DOS BAFTA 2024

MELHOR FILME 

© 2022 Universal Studios. All Rights Reserved.
Lê Também:   Calendário da Award Season 2023/2024 | Todas as datas, links e cerimónias



MELHOR FILME BRITÂNICO

© A24
Lê Também:   Tudo sobre os principais prémios e previsões da Award Season 2023/2024



MELHOR ATRIZ

© Searchlight Pictures
Lê Também:   Eis o que levou à não nomeação de Margot Robbie nos Óscares 2024



MELHOR ATOR 

© Cinemundo
Lê Também:   Nem Cillian Murphy nem Bradley Cooper, há um novo favorito aos Óscares de Melhor Ator



MELHOR ATRIZ SECUNDÁRIA

Da’Vine Joy Randolph continua invicta na corrida aos Óscares © Cinemundo
Lê Também:   Óscar Melhor Atriz Secundária | Conseguirá Lily Gladstone travar o fenómeno Barbenheimer?



MELHOR ATOR SECUNDÁRIO

© 2023 Universal Studios. All Rights Reserved.
Lê Também:   Esta minissérie da HBO Max dos produtores de Succession tem 6 episódios e promete dar que falar



MELHOR REALIZADOR

© Denis Makarenko via ShutterStock (ID: 1103267231)
Lê Também:   Estes são os filmes preferidos do icónico Christopher Nolan



MELHOR ESTREIA BRITÂNICA

Lê Também:   HBO Max em Fevereiro | Regresso de séries aclamadas e grandes estreias do cinema português



MELHOR FILME ESTRANGEIRO

© Alambique Filmes
Lê Também:   De Oppenheimer a Barbie | Os 10 grandes candidatos aos Óscares



MELHOR DOCUMENTÁRIO

Lê Também:   Estes são os 10 filmes mais vistos da HBO Max



MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO

© Outsider Films/ Studio Ghibli
Lê Também:   Os 10 Melhores filmes baseados em Anime



MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL

© Nos Audiovisuais
  • “Anatomia de uma Queda” VENCEDOR
  • “Barbie”
  • “Os Excluídos”
  • “Maestro”
  • “Vidas Passadas”
Lê Também:   Óscar Melhor Argumento Original | Há uma dúvida sobre Barbie que precisa ser respondida



MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO

© 2023 Orion Releasing LLC. All Rights Reserved.
Lê Também:   Óscar Melhor Argumento Adaptado | Oppenheimer e Assassinos da Lua das Flores num verdadeiro duelo de titãs



ESTRELA EM ASCENÇÃO

Lê Também:   Depois de Gal Gadot, quem será a nova Mulher-Maravilha da DC?



MELHOR ESCOLHA DE ELENCO

© Focus Features
Lê Também:   De Leonardo DiCaprio a Lily Gladstone, estes são os melhores desempenhos em Assassinos da Lua das Flores, de Martin Scorsese



MELHOR BANDA SONORA 

© 2022 Universal Studios. All Rights Reserved.
  • “Assassinos da Lua das Flores”
  • “Oppenheimer” VENCEDOR
  • “Pobres Criaturas”
  • “Saltburn”
  • “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”
Lê Também:   Há 10 erros no Napoleão de Ridley Scott, que estão a dar muito que falar



MELHOR SOM

“A Zona de Interesse” surpreende e vence esta categoria onde o favorito era “Oppenheimer” © Alambique Filmes
Lê Também:   Óscares 2024 | De Cillian Murphy a Leonardo DiCaprio, o ano dos Biopics



MELHORES EFEITOS VISUAIS 

© 2023 Searchlight Pictures All Rights Reserved.
Lê Também:   De Christopher Nolan a Steven Spielberg, estes são os 10 realizadores mais bem sucedidos de sempre



MELHOR FOTOGRAFIA

© 2022 Universal Studios. All Rights Reserved
  • “Assassinos da Lua das Flores”
  • “Maestro”
  • “Oppenheimer” VENCEDOR
  • “Pobres Criaturas”
  • “A Zona de Interesse”
Lê Também:   Os 11 atores com mais nomeações ao Óscar e que nunca venceram



MELHOR MONTAGEM

© 2022 Universal Studios. All Rights Reserved
  • “Anatomia de uma Queda”
  • “Assassinos da Lua das Flores”
  • “Oppenheimer” VENCEDOR
  • “Pobres Criaturas”
  • “A Zona de Interesse”
Lê Também:   É por isto que Greta Gerwig ("Barbie") ficou de fora dos Óscares 2024



MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO

© 2023 Searchlight Pictures All Rights Reserved.
  • “Barbie”
  • “Assassinos da Lua das Flores”
  • “Oppenheimer”
  • “Pobres Criaturas” VENCEDOR
  • “A Zona de Interesse”
Lê Também:   Irá o sucesso de Barbie e Oppenheimer ajudar nas audiências dos Óscares 2024?



MELHOR GUARDA-ROUPA

© 2023 Searchlight Pictures All Rights Reserved.
  • “Barbie”
  • “Assassinos da Lua das Flores”
  • “Napoleão”
  • “Oppenheimer”
  • “Pobres Criaturas” VENCEDOR
Lê Também:   Estes 8 filmes têm mais de 3 horas mas são autênticas pérolas do cinema



MELHOR CARACTERIZAÇÃO

© LEFFEST
  • “Assassinos da Lua das Flores”
  • “Maestro”
  • “Napoleão”
  • “Oppenheimer”
  • “Pobres Criaturas” VENCEDOR
Lê Também:   Óscares 2024 | Estará Assassinos da Lua das Flores à altura de destronar Oppenheimer?



MELHOR CURTA-METRAGEM LIVE-ACTION BRITÂNICA




MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO BRITÂNICA

O que te pareceram os vencedores do BAFTA? Acreditas que “Oppenheimer” vai repetir o feito nos Óscares?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *