Nathan Fillion

Melhores Pais da Televisão

[tps_header]

Hoje comemoramos o dia do Pai! Aquele que para muitos é o verdadeiro super-herói! Por isso, decidimos celebrar ao reunir aqueles que para nós são os 10 melhores pais do universo televisivo. A luta foi bastante renhida, mas lá conseguimos chegar a um consenso sobre quem ocuparia o pódio da MHD! Será que consegues adivinhar o eleito?

[/tps_header]

10. RAGNAR LOTHBROK

Vikings

Série: VIKINGS

Ragnar tem uma história bastante interessante, quer dentro da série como fora dela, e é essa história que irá moldar o futuro dos seus filhos. Ainda jovem ficou conhecido por ter morto um Rei que muitos já tinham tentado derrotar mas sem sucesso. Mais tarde, para casar com Lagertha, reza a lenda de que lutou contra um urso e um cão de guarda. As façanhas seguem-no e quando o conhecemos em “Vikings” ele é já considerado um grande guerreiro e um líder que todos querem seguir.

Lê Também:   TOP MHD | Melhores Séries Estreadas em 2018

Fora da batalha, a sua alegria é a família, tanto a mulher que acaba por perder como os filhos que adora e que sofre quando não consegue proteger, e é neste sentido que ele se torna num dos melhores pais das séries. Contrariamente ao que seria de esperar após a morte das filhas, Ragnar não tenta evitar que o seu filho Bjorn se mantenha longe da guerra. Ele conhece o mundo em que vive e sabe que sem treino e experiência, Bjorn acabará por chegar a Valhalla mais cedo do que o desejado.

Ainda que por vezes pareça irresponsável, ele torna-se em parte um modelo para o filho, mesmo que este nem sempre o veja, e toda a sua história passada acabará por influenciar Bjorn, protegendo-o quando mais precisa.

– Ângela Costa


9. FRANK COSTANZA

seinfeld

Série: SEINFELD

“Serenity now!” É verdade que Frank Costanza é um daqueles casos em que facilmente se poria precisamente na gaveta contrária: trata mal o próprio filho, sendo o bullying que este lhe faz o motivo de George ser tão inseguro. No entanto, este tipo de caracterização da personagem paterna é um padrão no humor (especialmente nas sitcoms) e que realmente resulta.

É verdade, ninguém quer Frank como pai. Mas quem é fã de “Seinfeld” não consegue falar desta personagem sem se rir e sem usar as suas célebres frases como a do início deste texto, não é verdade? É precisamente o exagero na sua brutidão, os seus medos característicos e a sua frontalidade que o torna cómico, e que ajudam a compreender e justificar as ações de George, deixando o espectador entre a compaixão e a chacota.

Lê Também:   As séries mais premiadas da HBO

Este é provavelmente um dos melhores casos neste género específico de séries e de humor, por ser uma personagem tão bem construída. E se não tivesse a característica de ser precisamente um pai, não provocaria o misto de sensações no espectador que realmente provoca, é e isso que o torna um dos melhores (e dos mais icónicos) pais da TV.

– Maria João Sá


8. JOHN WINCHESTER

supernatural

Série: SUPERNATURAL

John Winchester pode não ser o típico pai ou dos primeiros nomes que nos vêm à cabeça quando pensamos nesse “título,” mas para nós, não deixa de ser merecedor de destaque neste dia especial.

John sempre teve tudo o que desejava: uma vida de sonho, casado com o amor da sua vida, Mary, e com dois filhos pequenos, Dean e Sam. Tudo parecia encaminhado. Até ao dia em que o sobrenatural entrou na vida dos Winchester e alterando para sempre os seus destinos e o próprio papel de John como pai para os seus dois pequenos filhos.

Lê Também:   Dia das Bruxas | Os monstros mais sexy da Cultura Pop

Pai solteiro e com um estilo de vida deveras diferente, para nós John é merecedor porque tudo o que ele sempre fez, ou não fez, disse, ou não disse, foi para o bem dos filhos. Por vezes, só percebemos mais tarde, mas houve sempre uma razão para todas as acções de John e isso reflecte-se nas pessoas em que Dean e Sam se tornaram – resilientes acima de tudo. E, sabemos que apesar de, por vezes, parecer abandonar os filhos, sempre que o fez assegurou que estavam a ser mantidos em segurança, mesmo em idade adulta e longe da sua vista.

Para nós, é por esses mesmos motivos que consideramos John Winchester um dos melhores pais da TV. Um progenitor que pela família e pelos filhos faz tudo, mesmo que isso implique sacrificar a própria vida.

– Marta Kong Nunes


7. ROBERT CRAWLEY

Downton Abbey

Série: DOWNTON ABBEY

O atual herdeiro de uma das famílias mais ricas da Inglaterra do Século XX pode ser o exemplo contrário àquilo que seria um homem da sua geração mas é precisamente isso que o torna num grande pai. Contrariamente à tradição rígida da época, ele casa com uma mulher não aceite pela sua família, e dessa união nascem três filhas que seguem por caminhos igualmente pouco ortodoxos.

Lê Também:   Downton Abbey | Estreia dia 19 de setembro (Trailer)

Numa altura em que o chefe de família tinha controlo quase absoluto na vida dos filhos, em especial das filhas, Robert permite-lhes alimentarem as suas personalidades mesmo que nem sempre concorde com as suas ações. Ainda que por vezes seja rígido no modo como gostaria que elas vivessem a sua vida, como qualquer pai ou mãe, ele está sempre do lado delas não importa o quanto as suas ações pedissem socialmente dele o contrário.

Contra estereótipos e tradições desatualizadas da época, Robert Crawley apoiará sempre as filhas, e os netos, mesmo quando a sociedade e o seu cargo lhe pedem o contrário. Símbolo do homem moderno, ainda que com a sua personalidade fincada, ele servirá de exemplo para as gerações que estão por vir.

– Ângela Costa


6. MIKE BAXTER

Last man standing

Série: LAST MAN STANDING

Conseguir ‘gerir’ três filhas não é para todos! Só por ai, Mike Baxter já deveria receber um prémio. Pai de Mandy, Eve e Kristin, que não poderiam ter personalidades mais distintas. Uma bastante feminina, uma maria-rapaz e uma mãe adolescente, sendo que só a última era suficiente para deixar a cabeça de um pai em água quente. No entanto, Mike consegue navegar por este mulherio com uma destreza incrível.

Concordamos que a sua mulher Vanessa é uma grande ajuda, mas ainda assim Mike tem sempre um discurso pronto. Mesmo quando se tratam de situações (que são várias) em que inicialmente não apoia determinada ideia de uma das suas filhas, a verdade é que acaba por encontrar maneira de se redimir. Ainda que se trate do genro, que, a seu ver, apoia causas pouco masculinas. E o melhor é que reúne este ‘material,’ transformando-o em conselhos e dicas para outros pais no seu vlog “Outdoor Man,” utilizando claro a gíria da caça, em que é especialista.

Lê Também:   O guia das séries canceladas em 2018

Mesmo com o seu feitio e regras, Mike consegue ser um pai amigo, compreensivo e (bastante) divertido. Principalmente para Eve, ele é a personificação de um super-herói, de tudo o que ela um dia ambiciona ser. E, embora não se deva dizer, percebemos claramente que ela também é a sua filha preferida. Os dois formam uma dupla que de certo muitos gostariam de ter com o seu próprio pai.

– Inês Serra


5. RANDALL PEARSON

Sterling K. Brown

Série: THIS IS US

Ao longo da história de “This Is Us,” temos oportunidade de ver como Randall é um excelente pai para as filhas. Dedicado, procura estar sempre presente em todos os momentos mais importantes das vidas delas, dar-lhes apoio quando mais precisam, fazê-las rir o maior número de vezes que ele conseguir, e acalmá-las e mimá-las quando estão mais ansiosas ou preocupadas. No fundo quer que elas sintam tanto orgulho nele como ele sentia pelo seu pai adotivo Jack, e mais tarde pelo seu pai biológico William. Se ele é um ótimo pai, deve-o bastante às duas figuras paternas da sua vida.

Lê Também:   This Is Us | Já se sabe qual será a última temporada

Como se não bastasse ser um ótimo pai para as suas filhas biológicas, Randall supera-se como pai quando decide adotar Deja, uma jovem com um passado problemático e que merecia mais estabilidade na sua vida do que aquela que tinha. Não foi uma tarefa fácil para Randall, mas ele nunca baixou os braços. Ele acreditava profundamente que podia ser um bom pai para ela. Eventualmente, depois de muitos altos e baixos e de algumas discussões, ele conseguiu criar uma forte amizade com Deja. E ela começou a ver em Randall um porto seguro, alguém que não a iria abandonar, independentemente do que ela fizesse.

Randall não é um pai perfeito, mas está muito perto disso. E todos os dias ele procura ser uma melhor pessoa para as suas três filhas. Elas são uma constante prioridade para ele. E como é óbvio, tínhamos que o eleger como um dos melhores pais das séries televisivas. Não concordas?

– Filipa Machado


4. RICHARD CASTLE

Castle

Série: CASTLE

Richard Castle é sem dúvida um dos pais mais cool da TV. Talentoso (afinal de contas é um escritor de sucesso), brincalhão e carinhoso, encontra no papel de pai o seu maior feito. Dono de um ego gigante, Castle delícia qualquer audiência quando mostra a sua relação de pai solteiro com a filha adolescente, Alexis, porque aí sim torna-se um verdadeiro pai babado, um pavão quase.

Lê Também:   TOP Séries que Regressam em 2019

Com uma filha adolescente mais responsável que ele próprio, Castle é um pai ninguém se importaria de ter. Com abertura suficiente e confiança na filha, deixa-a fazer o que ela pensa ser o mais correcto, sem por isso deixar de a proteger, ou de estar lá para deixar uma palavra amiga ou de censura quando necessário. E nós bem percebemos o quanto lhe parte o coração negar algo à filha.

Castle sabe ser um pai sério quando é preciso, como também (e na grande maioria das vezes) aquele pai que está sempre disposto a colocar o trabalho de parte para estar com a filha, nem que seja para um simples jogo de laser tag. Quantos pais conheces capazes de tal ação?

– Marta Kong Nunes


3. WALTER WHITE

Breaking bad

Série: BREAKING BAD

Apesar de um pai que está envolvido no mundo da droga não ser o exemplo aparentemente mais eticamente correto, a verdade é que Walter White retrata as dificuldades que qualquer pessoa da média classe pode enfrentar. White representa a dualidade entre trabalhar largos anos e ser uma pessoa social e profissionalmente correta vs. uma pessoa que, injustamente, acaba por ser confrontada com desafios financeiros e de saúde complexos (e, consequentemente, morais).

Lê Também:   Breaking Bad | Novidades sobre a estreia do filme

A progressão da personagem é clara e pode-se dizer que Walter se torna demasiado ganancioso. No entanto, não se pode contrariar que fez os possíveis para lidar com o seu problema da melhor maneira que encontrou (e aproveitando o seu “talento” especial), de modo a que não envolvesse a família nem lhes criasse preocupações.

Afinal, quantos pais estariam dispostos a arriscar desta maneira, entre o confronto com a efemeridade da vida e a consciência de ter dependentes de si? E tudo com a mais bonita intenção de todas: não prejudicar a família de modo algum.

– Maria João Sá


2. JACK PEARSON

This is Us T3

Série: THIS IS US

Jack Pearson é o pai que todos deveriam ser. Jack procura ajudar sempre a família e faz o seu melhor para que os seus filhos sejam felizes. Quem não se lembra da maravilhosa cena na qual Jack leva Randall a uma aula de karaté e faz flexões com o filho nas costas? Esse foi um dos momentos mais carinhosos da série.

A forma como Jack desafia os seus filhos a serem a melhor versão deles mesmos e de se aceitaram é fenomenal. E isso começou quando os filhos ainda estavam no útero de Rebecca. Com vista a dar-lhes boas condições, ele engoliu o seu orgulho e pediu ajuda financeira ao pai que sempre odiou.

Além disso, Jack consegue tornar as piores situações em momentos memoráveis. Quem ainda se lembra do Dia de Ação de Graças no motel de estrada? Ele tornou esse dia numa tradição! Ou então, quando Jack estava chateado e tornou o dia memorável com a guerra de lantejoulas? Tal como Randall disse, Jack era tão bom pai a ponto de fazer os filhos só relembrarem os momentos felizes.

Lê Também:   TOP MHD | Melhores Séries de 2018

Jack Pearson era capaz de morrer para ver os filhos felizes- literalmente. Ele entrou numa casa em chamas para salvar um cão. Não porque amava o cão, mas sim porque amava a rapariga que amava o cão e só queria a sua felicidade. E ainda pensando na sua família, ele não hesitou em trocar um pouco mais de oxigénio para salvar as memórias que tinham.

Por estes motivos e muitos mais que ainda teremos oportunidade de ver, Jack Pearson deveria receber a caneca de “Melhor Pai do Mundo”. Pode não ser perfeito e ter os seus fantasmas, mas nada disso importa quando se fala do pai que se tornou.

– Catarina Novais


1. PHIL DUNPHY

modern family

Série: MODERN FAMILY

Eu sou um pai ‘fixe’. Sou moderno, navego na internet, envio mensagens. LOL significa ‘laugh out loud’ [rir muito alto], OMG: ‘oh my god’ [ó meu Deus], WTF: ‘why the face’ [porquê essa cara]”.

E é claro que no primeiro lugar do nosso top só poderia estar Phil Dunphy! Phil é o típico “pai fixe”, sempre pronto para atividades divertidas em família (concurso de saltos de trampolim? Vamos a isso!), a participar em vídeos cómicos com Luke, a falar em abreviaturas e a usar expressões ‘cool’ e jovens. A sua tendência para contar piadas secas e trocadilhos, a sua obsessão por magia e pelo jogo online “Battle Beasts of Gar” tornam-no num pai “totó” que todos desejamos e que nunca iríamos trocar por nada.

Lê Também:   Modern Family é renovada para 11ª e última temporada

No entanto, o patriarca da família Dunphy é muito mais do que um simples ‘cool dad’. Com uma personalidade única, Phil não tem receio de mostrar suas fraquezas para Luke, Haley e Alex, e ainda menos vergonha de celebrar cada vitória dos seus filhos. Graças ao seu caráter especial e amor intenso pela sua família, Phil conseguiu construir, assim, laços fortes com os seus filhos, apoiando-os em todas as ocasiões.

Phil Dunphy é, provavelmente, mais reconhecido pelo seu comportamento desajeitado, ‘totó’ e esquecido, mas é o pai mais carinhoso, adorável e acolhedor da televisão.

– Catarina Fernandes

 

Concordas com o nosso TOP 10? Quem é para ti o melhor pai da TV?

[tps_footer]

Lê Também:   Melhores Mães da Televisão

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *