© 1995 Warner Bros. Ent. All Rights Reserved

Esta cena é tão realista que até é estudada na Marinha e o seu filme ainda está na Netflix

Um dos melhores filmes de ação de sempre está disponível na Netflix e contém uma cena que é mostrada pela marinha.

Está disponível na Netflix aquele que é considerado um dos melhores filmes americanos dos anos 90. Realizado por Michael Mann, “Heat – Cidade sob Pressão” (1995) é um filme de ação que traz um jogo de gato e rato vivido por Al Pacino e Robert De Niro. De um lado, temos Vincent Hanna (Pacino), um tenente do LAPD obcecado. Do outro, Neil McCauley (Robert De Niro), um notório assaltante de bancos perfeccionista e solitário.

O filme de Michael Mann destaca-se não só pelo tempo que dedica aos seus personagens e ao conflito emocional que cada um enfrenta, mas também pela mestria e espetáculo visual que cria nas cenas de ação, tendo inspirado várias obras da cultura pop, desde Christopher Nolan e “O Cavaleiro das Trevas” até mesmo “Grand Theft Auto V”.

Lê Também:   Óscares 2024 | São estes os candidatos da Neflix na categoria de Melhor Filme

Uma dessas sequências de ação é considerada tão visceral, realista e envolvente que na marinha americana começaram a mostrá-la aos seus recrutas como um exemplo perfeito de qual a postura que deve ser adotada em situações de fogo.

Na cena, após mais um assalto ao banco, aparentemente, bem-sucedido, McCauley e a sua equipa são interceptados por Hannah e as forças policiais, o que acaba por resultar num violento tiroteio.

Num documentário dos bastidores sobre a cena, Val Kilmer diz que ouviu dizer que no momento em que o seu personagem recarrega, os instrutores da marinha dizem aos recrutas: “Se vocês não conseguem mudar um clipe tão rápido quanto este ator, saiam do meu exército!”

Lê Também:   Os melhores filmes de Martin Scorsese, segundo os críticos de cinema



No mesmo documentário, Mann falou sobre o treino envolvido, “Eu queria que estivessem todos muito bem treinados para que sentissem que realmente podiam fazer o que os personagens deste filme fazem”, sendo que o sargento ex-membro do Serviço Aéreo Especial, Andy McNab, e o instrutor ex-Forças Especiais, Mick Gould, desenvolveram um treino de três meses para os atores, criando planos diferentes para os atores que interpretaram os assaltantes de banco e os atores que interpretaram os polícias, trabalhando com polícias reais.

Mann brincou, “Alguns dos atores achavam que sabiam como lidar com armas e ficaram desiludidos”, já Pacino diz que nunca tinha “experimentado nada parecido”. O extensivo plano do elenco incluiu um dia inteiro de treino de segurança antes que qualquer um pudesse disparar um único tiro.

Lê Também:   Óscar Melhor Ator Secundário | Robert Downey Jr. vs. Ryan Gosling no grande duelo Barbenheimer do ano

Antes da filmagem da cena, a equipa de produção construiu uma réplica da rua onde o tiroteio ocorreria, em escala real, no campo do xerife. Os atores ensaiaram, então, no campo com balas reais.

Quando chegou a hora de filmar a cena no centro de Los Angeles, os atores estavam já acostumados ao uso correto de armas de fogo. Vale destacar que os técnicos de som de “Heat” utilizaram os sons de tiros no set em vez de substitui-los por efeitos sonoros de Hollywood. De acordo com Mann, “Nada artificial poderia comparar-se à entrega do medo do som que a carga completa fazia ao passar pelas armas automáticas e à forma como o som fazia ricochete nas paredes.”

CLIPE |  RELEMBRA HEAT E UMA DAS CENAS MAIS IMPRESSIONANTES DO CINEMA

E tu, já conhecias este filme? Ficaste impressionado com esta cena?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *