Emma Watson em "Mulherzinhas" | © Big Picture Films

Óscares 2020 | As reacções à lista de nomeados

Os candidatos aos Óscares 2020 já foram anunciados e como sempre é um misto de emoções. Vê e lê algumas das reacções aos nomeados.

Uma vez, quase como que tradição e história a repetir-se, os nomeados aos Óscares de 2020 suscitaram muita discussão. Se houve quem adorasse os nomeados finais, houve quem se tenha afirmado contra as políticas da Academia das Artes, declarando que não houve diversidade suficiente nos nomeados. Políticas à parte, e claro algumas surpresas de ausência de nomeação que muitos acreditavam ser quase um dado adquirido, há que dar os parabéns aos nomeados.

Assim, numa ‘pequena viagem’, convidamos-te a conhecer algumas das reacções aos anúncios desta manhã da Academia. E queremos que nos digas de tua justiça… qual a tua reacção quando soubeste dos nomeados aos Óscares 2020?

“JOKER” – nomeado para MELHOR FILME

Joker
Joker | © NOS Audiovisuais

Um dos filmes mais falados da temporada, “Joker” arrecadou várias nomeações, incluindo a de Melhor Filme. E Todd Phillips rapidamente se pronunciou sobre as nomeações.

Joker começou como uma ideia, uma experiência na realidade – conseguiríamos ter uma ‘abordagem indie’ num filme de estúdio, ao inverter a história num estudo de uma personagem para reflectir sobre o mundo à nossa volta? Explorar o que estamos a ver e a sentir na sociedade, a partir da falta de empatia dos efeitos da ausência de amor. Estou profundamente honrado pelo esmagador reconhecimento da Academia esta manhã, e quero agradecer ao génio que é Joaquin Phoenix, e todos os meus incríveis colaboradas. Estamos gratos que os nossos colegas da comunidade de cinema tenham apreciado o filme e a sua mensagem.”




“LE MANS ’66: O DUELO” – nomeado para MELHOR FILME

Le Mans 66 O Duelo
© Big Picture Films

Nomeado para Melhor Filme, o agradecimento da equipa de “Le Mans ’66: O Duelo” veio por parte de James Mangold, o realizador e um dos produtores da longa-metragem protagonizada por Christian Bale e Matt Damon. Na mensagem, agradeceu o reconhecimento por parte da Academia, e teceu elogios à “brilhante equipa de artistas que trouxe as personagens e suas aventuras, dentro e fora das corridas, à vida”.




LEONARDO DICAPRIO – nomeado para MELHOR ACTOR, por “Era Uma Vez em… Hollywood”

Directors Guild Awards
Leonardo DiCaprio em “Era Uma Vez em… Hollywood” © Big Picture Films

Nomeado pelo papel protagonista de “Era Uma Vez em… Hollywood“, de Tarantino, Leonardo DiCaprio não se pronunciou nas suas redes sociais mas lançou um comunicado à imprensa, conforme anunciado na Variety.

“Gostaria de agradecer à Academia por reconhecer o meu trabalho, a par das interpretações incríveis dos restantes nomeados [a melhor actor]. Tive muita sorte com este filme, por ter trabalhado com brilhantes colaboradores como Quentin Tarantino, Brad Pitt e Margot Robbie. Este é um filme que homenageia a cidade de Los Angeles, e eu tive a oportunidade de interpretarum actor que enfrenta a sua própria obsolescência nma altura em que a cultura estava em profunda transformação. Este filme é, em muitas maneiras, um tributo a todos os que já foram parte da nossa indústria. Cinema é, e continua a ser, uma poderosa forma de livre expressão artística Este filme, a par de tantos outros deste ano, foi realmente original e impactante. Espero que à medida que progredimos, que continuemos a ver mais destes. Sinto-me honrado por fazer parte de tudo. Obrigado outra vez.”




“AMERICAN FACTORY” – nomeado para MELHOR DOCUMENTÁRIO

Óscares 2020
“American Factory” | ©Netflix

Não é das categorias mais polémicas, ou que mais interesse suscitam pelas audiências em geral, mas desta vez um dos nomeados a Melhor Documentário foi realçado no twitter pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Numa curta mensagem, Obama apontou “American Factory” como uma história não muito usual de se ver, e que é exactamente o tipo de história que ele e a sua mulher, Michelle, esperam conseguir fazer através de Higher Ground Productions, a produtora dos quais fazem parte.




“AMERICAN FACTORY” – nomeado para MELHOR DOCUMENTÁRIO

Óscares 2020
“American Factory” | ©Netflix

Michelle Obama também não deixou passar em claro nas suas redes sociais a nomeação de “American Factory”.




JOAQUIN PHOENIX – nomeado para MELHOR ACTOR, por “Joker”

Joker
Joaquin Phoenix em “Joker” | © NOS Audiovisuais

Um actor já aclamado por muitos, Joaquin Phoenix teve uma interpretação magnífica em “Joker” e a Academia não se esqueceu dele.

“Sinto-me honrado e grato por ter sido nomeado pelos meus colegas actores. O encorajamento da Academia ajudou a começar e a manter a minha carreira e estou incrivelmente grato por esse apoio. Também gostaria de dar os parabéns aos restantes nomeados por serem reconhecidos pelas suas interpretações que inspiraram e enriqueceram a nossa forma de arte.”




FLORENCE PUGH – nomeada para MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA, por “Mulherzinhas”

Mulherzinhas
© Big Picture Films

A jovem actriz Florence Pugh partilhou duas imagens caricatas, identificados como o momento imediatamente antes da nomeação… e o momento durante o anúncio da sua primeira nomeação de sempre a um Óscar.




ADAM SANDLER (não nomeado)

netflix
“Diamante Bruto” ©Netflix

Podia ter sido um dos nomes da cerimónia, assim como o seu filme do ano, “Diamante Bruto”, mas a Academia não acreditou que estivesse no ponto certo. Mesmo depois de ter feito uma forte campanha do filme, Adam Sandler não conseguiu uma nomeação para o filme, ou para si mesmo, e deixou uma mensagem na sua conta de twitter, com muito humor. Nas nomeações encontrou as más notícias – a Academia não gosta dele – e as boas – já pode parar de utilizar fatos. No final, deixou no entanto uma mensagem de parabéns a Kathy Bates, uma das surpresas nas nomeações para Melhor Actriz Secundária, e que contracenou consigo em “The Waterboy”




KATHY BATES – nomeada para MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA por “O Caso de Rihard Jewell

O Caso de Richard Jewell
“O Caso de Richard Jewell” (2019) | © NOS Audiovisuais

Uma das surpresas das nomeações, Kathy Bates não se pronunciou sobre a sua própria nomeação na sua conta oficial de twitter, mas lançou mais tarde um comunicado oficial. Mas no Twitter, e depois do post de Adam Sandler, optou por responder ao actor: agradeceu-lhe e até referiu que o mesmo “tinha sido roubado” (uma clara referência ao facto de não ter sido nomeado para os Óscares de 2020).




ISSA RAE – Co-apresentadora dos nomeados aos Óscares 2020

Insecure
Insecure | © HBO

A dupla de apresentadores para os nomeados aos Óscares 2020 foi John Cho (“The Grudge: A Maldição“) e Issa Rae (“Insecure“), uma escolha bastante irónica tendo em conta a etnia dos mesmos, e a polémica que surgiu após a divulgação total das listas dos nomeados. E, se houve quem se tenha manifestado rapidamente sobre os votos da Academia, foi mesmo Issa Rae, uma das apresentadoras. No momento do anúncio, após a enumeração dos nomeados à categoria de Melhor Realizador, Issa deixou transparecer uma cara pouco contente e um seco “Parabéns a esses homens”. Afinal de contas, nenhuma mulher foi nomeada nesta categoria…




GRETA GERWIG – nomeada para MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO, por “Mulherzinhas”

Óscares 2020
© Big Picture Films

Um dos nomes mais referenciados nesta temporada de prémios, muitas vezes pela falta de nomeação, Greta Gerwig é quem está por trás do filme “Mulherzinhas”, que irá estrear este ano em Portugal. Para os Óscares foi nomeada na categoria de Melhor Argumento Adaptado, e lançou talvez um dos comunicados mais longos de reacção à lista de nomeados de 2020.

“Estou a explodir de felicidade – obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada (são seis!) à Academia. O filme “Mulherzinhas” está a ser feito há mais de 30 anos, desde a primeira vez que Louisa May Alcott e Jo March criaram uma reacção no tempo e no espaço e fizeram-me acreditar que eu podia ser uma escritora e criadora. Cada pessoa que trabalhou neste filme colocou o seu coração e alma nele, e estamos todos extremamente gratos à Academia por reconhecer o nosso esforço colectivo. Pessoalmente estou orgulhosa por casa pessoa que trabalhou no filme, e estou a rebentar de alegria por todos eles. Tenho de mencionar alguns nomes por estar tão entusiasmada por eles – a minha parceira/feiticeira/génia Saoirse Ronan, tu és a minha inspiração e a minha honestidade, e a minha co-capitã, sempre. A minha pequena superstar Florence Pugh, a Marmee dos nossos sonhos Laura Dern (woot! Marriage Story!), a nossa maravilhosamente talentosa e ridiculamente inteligente Emma Watson, a brilhante alma e força de vida Eliza Scanlen, a nossa rainha Meryl, a força tranquila de Jayne Houdyshell, a quinta irmã March e o sempre príncipe, Timothée Chalamet. (…)”

No restante comunicado, Greta congratulou também a equipa de design de figurinos, do set e a música de Alexandre Desplat. No término, reforçou que esperava que o seu filme inspirasse uma nova geração de raparigas e mulheres a escrever um livro, a fazer um filme, ou outro qualquer tipo de arte.



MARTIN SCORSESE – nomeado para MELHOR REALIZADOR, por “O Irlandês”

Óscares 2020 Martin Scorsese
Martin Scorsese nas gravações de “O Irlandês” (2019) |©Netflix

Com o aclamado, “O Irlandês“, Martin Scorsese arrecadou uma nomeação para Melhor Realizador. Em comunicado de imprensa, disse,

“Fico honrado que o nosso trabalho em The Irishman tenha sido reconhecido pela Academia com estas nomeações. Nós colocamos tudo de nós neste filme, um verdadeiro trabalho com amor, e sermos reconhecidos deste modo tem um grande significado para todos nós.”




SAOIRSE RONAN – nomeada para MELHOR ACTRIZ por “Mulherzinhas”

Mulherzinhas
© Big Picture Films

A jovem actriz, que já havia trabalhado com Greta Gerwig em “Lady Bird“, voltou a juntar-se à cineasta e com “Mulherzinhas” conquistou uma nomeação a Melhor Actriz.

“Estou tão entusiasmada que o nosso filme Little Women tenha sido reconhecido pela Academia. Greta fez algo especial e estou grata por ter sido parte [do filme], assim como a nomeação que recebi. Obrigada aos meus colegas da Academia por adorarem e apreciarem este filme que está tão perto do meu coração.”




“JOKER” – nomeado para MELHOR BANDA SONORA ORIGINAL

Producers Guild Awards
“Joker” © NOS Audiovisuais

A banda sonora original de “Joker” foi nomeada, e quem reagiu foi Hildur Gudnadottir, a responsável pela mesma e que já arrecadou um Golden Globe na edição deste mês. Será que consegue repetir a proeza nos Óscares em fevereiro?




“JOJO RABBIT” – nomeado para MELHOR FILME e MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO, de Taika Waititi

Jojo Rabbit / ACE Eddie Awards
Jojo Rabbit | © Big Picture Films

Jojo Rabbit” foi nomeado para Melhor Filme mas tambér por Melhor Argumento Adaptado, pela autoria de Taika Waititi, o também realizador do filme. Sobre as nomeações disse à EW:

“Eu sei que muitas pessoas dizem o cliché ‘Oh, estar nomeado apenas é uma honra’, mas é mesmo para nós. Para mim e para o meu produtor Carthew [Neal], é realmente uma honra. Estar apenas incluídos nas conversas [de possíveis nomeados] é incrível para nós.”




ANTHONY HOPKINS – nomeado para MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO, por “Dois Papas”

dois papas
“Dois Papas” ©Netflix

Num curto tweet, o veterano actor Anthony Hopkins agradeceu a sua nomeação por “Dois Papas“, realçando a grande honra que é ser nomeado.




UM ATO DE FÉ” – nomeado para MELHOR MÚSICA ORIGINAL, com “I’m Standing With You” de Diane Warren

Um Ato de Fé
Um Ato de Fé | © Big Picture Films

Depois de sucessos nas bandas sonoras de filmes como “Armageddon” e “Pearl Harbor”, Diane Warren conquistou a sua 11ª nomeação com os Óscares 2020.




SCARLETT JOHANSSON – dupla nomeada nos Óscares 2020

Marriage Story critica
˝Marriage Story” | © Netflix

MELHOR ACTRIZ, por “Marriage Story” / MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA, por “Jojo Rabbit

Scarlett Johansson já tem o seu nome na história dos Óscares 2020 – afinal de contas, não é todas as cerimónias que surgem duplos nomeados, e é realmente um grupo muito restrito de artistas que já esteve nesta situação. A actriz está nomeada por “Marriage Story” e “Jojo Rabbit”, e lançou um comunicado sobre o reconhecimento da Academia.

“Trabalhar com Noah Baumbach [Marriage Story] e Taika Waititi [Jojo Rabbit], respectivamente, deu-me uma profunda satisfação artística; Marriage StoryJojo Rabbit são dois grandes momentos da minha carreira. Sinto-me profundamente humilde pelo reconhecimento da Academia em relação ao meu trabalho, que não teria sido possível sem o apoio dos incríveis e talentosos actores, argumentistas e realizadores com quem tive a sorte de colaborar.”




“DEMOCRACIA EM DESVANTAGEM” – nomeado para MELHOR DOCUMENTÁRIO

democracia em vertigem critica indielisboa
Democracia em Vertigem

Um documentário que se centra em Lula da Silva, Dilma Rousseff, o PT e a chegada ao poder da extrema-direita no Brasil, “Democracia em Desvantagem” garantiu uma nomeação aos Óscares e a sua realizadora, Petra Costa, foi rápida a manifestar-se no seu twitter. Agradeceu o reconhecimento e manifestou esperança que o seu filme pudesse ajudar num melhor entendimento da importância de proteger as democracias.




“JOJO RABBIT” – nomeado em 6 categorias

Jojo Rabbit
Jojo Rabbit | © Big Picture Films

nomeado para MELHOR FILME, MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA, MELHOR ARGUMENTO ADAPTADO, MELHOR MONTAGEM, MELHOR CENOGRAFIA e MELHOR DESIGN DE FIGURINOS

O produtor Carthew Neal, de “Jojo Rabbit“, também lançou um comunicado referente ao sucesso do filme junto da Academia.

“É excitante termos 6 nomeações! Obrigado à Academia por reconhecer a comédia, coração e mensagem de Jojo Rabbit. Esta história é tão relevante hoje, e a nossa esperança é que inspire conversas sobre o mundo em que queremos viver. Estas nomeações são um reconhecimento da visão única e ousada de Taika [Waititi], do seu guião e direcção; e de um incrível e talentoso elenco e equipa, que se pôs atrás da mensagem e deu tudo de si no filme.”




ANTONIO BANDERAS – nomeado para MELHOR ACTOR, por “Dor e Glória”

Melhores Filmes Dor e Glória
Dolor Y Gloria | © PRIS Audiovisuais

Num post relativamente abrangente, Antonio Banderas, que foi nomeado para Melhor Actor pelo filme “Dor e Glória” de Pedro Almodóvar, optou por uns parabéns gerais. No post agradeceu à equipa do filme, realçando as duas nomeações obtidas pelo filme (também foi nomeado a Melhor Filme Internacional).




“FROZEN 2” – nomeado para MELHOR MÚSICA ORIGINAL, com “Into the Unknown” de Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez

Frozen 2
“Frozen 2: O Reino do Gelo” | © NOS Audiovisuais

A dupla de sucesso de “Frozen” foi novamente nomeada. Desta vez, pela sequela – “Frozen 2” – e pela canção “Into the Unknown”. Kristen Anderson-Lopez foi quem se manifestou nas redes sociais, agradecendo não só o reconhecimento por parte da Academia, mas também a Chris Buck, Jennifer Lee e à família de artistas dos estúdios da Disney.




CYNTHIA ERIVO – nomeada em duas categorias dos Óscares

MELHOR ACTRIZ, por “Harriet” e MELHOR CANÇÃO ORIGINAL por ‘Stand Up’, de “Harriet”

Cynthia Erivo
Harriet © Focus Features

Cynthia Erivo arrecadou duas nomeações para os Óscares de 2020. Uma enquanto protagonista de “Harriet”, e outra pela sua canção original do mesmo filme.

“Receber duas nomeações de Óscar para um filme que faz tributo a Harriet Turbman, uma pessoa cujo coração e espírito são a personiicação da coragem, faz com que as notícias desta manhã estejam muito além do que alguma vez imaginei. Isto é mais do que um sonho realizado. Quando tive a oportunidade de interpretar esta mulher incrível, senti-me realmente honrada por Kadi e os produtores acharem-me uma escolha ideal para o papel; terem-me pedido para co-escrever e interpretar a canção do filme foi a cereja no topo de um bolo que já era perfeito. Continuo a sentir-me assoberbada e grata à Academia por ter reconhecido a minha interpretação e a nossa canção, ‘Stand Up'”.




“COMO TREINARES O TEU DRAGÃO: O MUNDO SECRETO” – nomeado para MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO

Como Treinares O Teu Dragão: O Mundo Secreto | ©2015 Twentieth Century Fox Home Entertainment LLC. All Rights Reserved.

O terceiro filme da trilogia foi nomeado para a categoria dos Melhores Filmes de Animação. Bradford Lewis, um dos produtores, foi rápido a agradecer à Academia e à talentosa equipa do filme, elenco e também Dean DeBlois, responsável por trazer à vida os três filmes.




“KNIVES OUT: TODOS SÃO SUSPEITOS” – nomeado para MELHOR ARGUMENTO ORIGINAL por Rian Johnson

Knivs Out
Knivs Out | © PRIS Audiovisuais

Numa das reacções mais divertidas, Rian Johnson encarou com humor a sua nomeação ao Óscar de Melhor Argumento Original por “Knives Out: Todos São Suspeitos“. A primeira reacção: holy crap! Quando se acalmou, congratulou os restantes nomeados, realçando a honra e o orgulho que sentia em estar ao lado deles. Para acompanhar, um divertido gif consigo mesmo a demonstrar a sua reacção à nomeação.




CHARLIZE THERON – nomeada para MELHOR ACTRIZ, por “Bombshell – O Escândalo”

Bombshell
©PRIS Audiovisuais

Em dois posts diferentes, Charlize Theron agradeceu com emoção a sua nomeação na categoria de Melhor Actriz, pelo filme “Bombshell – O Escândalo”. De seguida, não deixou passar ao lado a oportunidade de agradecer ao realizador, Jay Roach, a Charles Randolph, o argumentista e aos actores e artistas que trabalharam na produção do filme.

 

Marta Kong Nunes

Fanática de cinema e séries por pura paixão, sou da geração Disney mas também das Tartarugas Ninjas, Motoratos e afins. Já passei pela obsessão de vários géneros de cinema e apesar de me considerar eclética, nada me tira o gozo de um bom filme de acção (por muito irrealista que seja). Séries também se devoram por cá, mas a magia de um filme, será sempre a magia de um filme!

Marta Kong Nunes has 3069 posts and counting. See all posts by Marta Kong Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.