©Medeia Filmes

Festival Política | A Sala de Professores, a Crítica: O sistema de educação à lupa no filme de Ilker Çatak

Entre 3 e 5 de abril de 2024, o Festival Política regressa ao Cinema São Jorge e traz consigo, entre outros destaques essenciais, uma seleção de cinema. Entre o certame, e no seu dia inaugural, vimos “A Sala De Professores” na bela Sala Manoel de Oliveira. 

A participação cívica é um desafio e uma preocupação obrigatória em qualquer regime democrático, assim nos dizem as exposições do Festival Política em 2024, nomeadamente a que, nos corredores do Cinema São Jorge, nos alerta para a polarização crescente no regime democrático político e nos indica também importantes tendências a ter em conta no que diz respeito à abstenção.

Lê Também:   A Sala de Professores, a Crítica | O drama de Ilker Çatak nomeado aos Óscares de 2024

O Festival Política é um evento multidisciplinar, para o qual contribuem conversas, performances, humor, exposições, música e cinema. Todos os eventos são gratuitos e há oportunidade até para falar com representantes políticos num contexto mais descontraído, contribuindo esta programação para uma valorização ativa do envolvimento ativo de cada pessoa na democracia.

Medeia Filmes
©Medeia Filmes

No ano em que se celebram 50 anos do 25 de abril, encontramos o Festival Política de boa saúde, perspicaz nas opções temáticas. Entre as escolhas de cinema, exibido a 3 de abril, foi possível ver “A Sala de Professores” obra da autoria de lker Çatak, que em 2024 foi candidato ao Óscar de Melhor Filme Internacional em representação da Alemanha (tendo conseguido a nomeação).

Lê Também:   Festival Política | Sessão Corpos Políticos II

Entre outros louvores, “A Sala de Professores” abriu no Festival de Berlim, ou Berlinale, e mereceu destaque nas listas de 2023 da National Board of Review. Agora, é um dos finalistas dos Prémios Lux (atribuídos pelo parlamento europeu), em parceria com o Gabinete do Parlamento Europeu em Lisboa.

“A Sala de Professores” (ou “Das Lehrerzimmer”) teve já estreia comercial em Portugal, a 22 de fevereiro, com distribuição pela Alambique, e partilhámos na altura as nossas impressões – com crítica por João Garção Borges. Enquadramos agora a obra na programação do Festival Política.




Acompanhamos, neste drama, Carla Nowak (interpretada por Leonie Benesch), uma professora jovem que começa a dar aulas numa nova escola. Carla é idealista, justa e ponderada, uma professora que nos é apresentada como modelo em todos os campos aparentes e, além disso, motivada e capaz de puxar pelos seus estudantes. Mas perante uma série de furtos sem culpado aparente, a sala de professores (e a escola) começa a ver crescer um clima de desconfiança e que cria tensões entre o corpo de docentes.

A Sala de Professores
©Medeia Filmes

Um dia, um estudante turco é acusado de roubar sem provas aparentes e, indignada com esta situação, Carla acaba por optar por uma investigação por conta própria. E apesar de conseguir expor o ladrão (alegadamente), os seus métodos não são os mais transparentes e toda a situação acaba por escalar e gerar tensão junto dos educadores, professores, direção e estende-se também aos alunos.

Em particular, o menino Oskar Kuhn (Leonard Stettnisch) demonstra uma revolta galopante ao ver a sua mãe, a funcionária Friederike, acusada do crime através de provas circunstanciais. A situação torna-se cada vez mais insustentável e, de um drama realista e naturalista, “A Sala de Professores” evolui progressivamente para uma história dominada pela tensão e até pedindo emprestados, aqui e ali, códigos inerentes ao thriller.

Lê Também:   Adeus, Professor, em análise

“Das Lehrerzimmer” é uma narrativa hábil, apresentando-nos o microcosmos de uma escola e fazendo-o desvirtuar-se progressivamente perante a violação de direitos democráticos e humanos essenciais: a presunção de inocência e a dúvida razoável. Conceitos que pertencem tanto ao âmbito judicial como nos devem reger em sociedade.

Muito inteligente, “A Sala de Professores” percorre meandros difíceis e mostra-nos como as “boas intenções” têm o potencial para uma deturpação caso regras essenciais sejam violadas. O filme é também capaz de explorar certos vieses que persistem nas sociedades contemporâneas, encontrando-se em qualquer lugar, nomeadamente até nas salas de aula onde valores cívicos de referência devem ser ensinados.




A Sala de Professores no Festival Política
©Medeia Filmes

Da situação extrema com o jornal escolar às votações coletivas na sala de docentes, esta longa-metragem mostra-nos os labirintos e perigos existentes mesmo em sistemas que se dizem democráticos. Será a lei da maioria suficiente para tomar uma decisão justa? Será uma política de tolerância nula a forma correta de ensinar valores íntegros?

Para além do fator de entretenimento claro, ” A Sala de Professores” é uma obra muito meritória na programação deste Festival Política devido à sua capacidade de problematizar questões vastas e de difícil resposta acerca da organização dos seres humanos em sociedade. E, perante a diversidade de caminhos apresentados, nunca podemos dizer que se torne doutrinal, o que ainda a valoriza mais.

O Festival Política passa pelo Cinema São Jorge entre 3 e 5 de abril de 2024. A programação completa está disponível aqui.

A Sala de Professores, a Crítica
A Sala de Professores

Movie title: A Sala de Professores

Movie description: Carla Nowak, uma professora dedicada de Educação Física e Matemática, inicia o seu primeiro emprego numa escola secundária. Destaca-se dos outros docentes graças ao seu idealismo. Quando há uma série de roubos na escola e se suspeita de um dos seus alunos, ela decide investigar o caso. Carla tenta mediar entre pais indignados, colegas obstinados e alunos agressivos, mas vê-se implacavelmente confrontada com as estruturas do sistema escolar. Quanto mais desesperadamente tenta agir de forma correcta, mais a jovem professora se aproxima do seu limite.

Date published: 4 de April de 2024

Country: Alemanha

Duration: 94'

Author: Johannes Duncker, Ilker Çatak

Director(s): Ilker Çatak

Actor(s): Leonie Benesch, Leonard Stettnisch

Genre: Drama

[ More ]

  • Maggie Silva - 80
80

CONCLUSÃO

“A Sala de Professores” é um drama robusto que nos mostra, de forma hiperbólica mas ainda assim realista, a jornada de uma personagem virtuosa rumo a uma série de decisões duvidosas, que em grande parte são influenciadas pelo seu meio e pelas regras do mesmo. O filme sabe questionar as estruturas de poder de forma curiosa e educacional sem ser categórico ou pouco imaginativo.

Sending
User Review
0 (0 votes)

Leave a Reply