Christopher Nolan © 2020 Warner Bros. Entertainment Inc.

Depois do sucesso de Oppenheimer, Christopher Nolan quer aventurar-se em género inesperado

Favorito aos Óscares graças ao sucesso de “Oppenheimer”, Christopher Nolan revelou a intenção de trabalhar com um género inesperado. 

Christopher Nolan é um dos maiores cineastas do cinema contemporâneo, sendo um dos casos raros que consegue cativar as audiências e a crítica com obras de grande orçamento e ambições artísticas de admirar.

Lê Também:   Estes são os filmes preferidos do icónico Christopher Nolan

Famoso pelo seu gosto pelo espetáculo e por utilizar um escopo altamente épico, Christopher Nolan traz um currículo de enorme prestígio onde se encontram obras como a trilogia “Batman”, “A Origem”, “Interstellar” ou “Dunkirk“. Agora, o nome de Christopher Nolan voltou a estar na ordem do dia devido ao enorme sucesso de “Oppenheimer”.

© 2022 Universal Studios. All Rights Reserved.

O épico biográfico sobre J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), a controversa figura que ficou conhecida como o “pai da bomba atómica”, é considerado um dos melhores de 2023 e alcançou um resultado impressionante nas bilheteiras internacionais. Para além de ter conquistado a crítica e o público, o percurso de “Oppenheimer” nas cerimónias de prémios está a ser totalmente arrasador.

Cada vez mais perto dos  Óscares, “Oppenheimer” já leva na bagagem, 5 Globos de Ouro, 8 Critics’ Choice e 7 prémios BAFTA. Por sua vez, favorito como Melhor Realizador,  Christopher Nolan parte para a cerimónia do dia 10 de março com Globo de Ouro, Critics’ Choice, Director’s Guild Award (DGA) e agora o BAFTA, tornando-o inalcançável para a sua concorrência.

Lê Também:   Com os Óscares à porta, Oppenheimer domina nos BAFTA com 7 troféus

Com todo este sucesso do seu mais recente filme, Nolan já pensa no que se segue e em conversa com o British Film Institute, revelou um género inusitado em que gostaria de trabalhar.




COMO SERIA UM FILME DE TERROR REALIZADO POR CHRISTOPHER NOLAN?

© BAKOUNINE via ShutterStock (ID: 1224821071)

Provavelmente, terror não é um género que muitos associariam com Christopher Nolan mas o cineasta revelou o que mais o fascina neste universo e porque motivo se sente inclinado a arriscar-se nessa direção, “os filmes de terror são muito interessantes porque dependem de dispositivos muito cinematográficos (…) Trata-se realmente de [provocar] uma resposta visceral às coisas. Então, em algum momento, eu adoraria fazer um filme de terror. Mas acho que um filme de terror realmente bom requer uma ideia realmente excepcional – e essas são poucas e raras. Portanto, ainda não encontrei a história que se presta a isso. Mas acho que é um género muito interessante do ponto de vista cinematográfico. É também um dos poucos géneros onde – os estúdios fazem muitos desses filmes – e são filmes mais negros, com muitos elementos abstratos. Eles têm muitas qualidades que Hollywood geralmente resiste em colocar nos seus filmes, mas este é um género onde tal é permitido.”

Lê Também:   Óscares 2024 | Já são conhecidos os nomeados e há surpresas

Nolan destacou ainda que apesar de nunca ter feito um filme que abraça totalmente o género, é possível encontrar elementos dele no seu mais recente triunfo, “Certamente “Oppenheimer” tem elementos de terror – o que definitivamente considero apropriado para o assunto”. Nolan comentou ainda a experimentação de géneros ocorrida com o filme de 2023, “O meio do filme é fortemente baseado no filme de assalto, e o terceiro ato do filme é o drama de tribunal. E a razão pela qual escolhi estes dois géneros para essas secções é que eles são géneros convencionais nos quais o diálogo e as pessoas em conversa são inerentemente tensos e interessantes para o público. Essa é a parte divertida do género – pode-se brincar com muitas áreas diferentes, enquanto em diferentes tipos de filme realmente não se teria permissão para tal.”

E tu, gostarias de ver um filme de terror pela mão de Christopher Nolan?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *