Festival de Cannes | As ovações mais longas
Um palco mundial para dezenas de filmes, é rara a edição do Festival de Cannes que não tem (muito) boas surpresas. Estas, por exemplo, deslumbraram cedo!
Há quem adore o gesto, outros repudiam, mas a verdade é que acontece todos os anos no Festival de Cannes. As ovações de pé (standing ovations) são quase uma tradição, assim como algumas desistências de visionamentos de projetos, mas não cumprem exatamente uma regra. Aliás, se alguns filmes recebem por parte da crítica e cinéfilos uma quantidade de palmas considerável, outros parecem ser transcendentes dado que as palmas duram por largos (largos) minutos.
Curiosos com estes números, fomos tentar perceber na história recente do Festival de Cannes quais é que foram de facto os filmes que receberam as maiores ovações de pé. Se foram reais ou fabricadas? Nunca se poderá saber mas a verdade é que aconteceram e por isso reunimos estes fun facts.
#16 TRIÂNGULO DA TRISTEZA

Realizador: Ruben Östlund
Um dos filmes mais emblemáticos da temporada de festivais de cinema de 2022, “Triângulo da Tristeza” foi o grande vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2002. Marcou a segunda vitória do realizador no Festival e dá-lhe o primeiro lugar neste top, com uns (já) impressionantes 8 minutos de ovação em pé.
#15 KILLERS OF THE FLOWER MOON

Realizador: Martin Scorsese
Marcando uma reunião entre Scorsese, Leonardo DiCaprio e Robert DeNiro, “Killers of the Flower Moon” marcou um regresso do cineasta ao Festival de Cannes ao fim de alguns anos. Apresentado pelo realizador, os dois atores e Lily Gladstone, o filme recebeu uma ovação de 9 minutos que acabou com a atriz principal em lágrimas de emoção.
#12 CAPITÃO FANTÁSTICO (CAPTAIN FANTASTIC)

Realizador: Matt Ross
De “Capitão Fantástico” Viggo Mortensen conseguiu uma nomeação aos Óscares da Academia, mas a visão geral de Matt Ross saiu também vitoriosa de Cannes em 2016 com uma ovação de 10 minutos, já depois de ter sido apresentado ao mundo no Sundance.
#12 BLACKKKLANSMAN

Realizador: Spike Lee
Do visionário Spike Lee, “BlacKkKlansman” fez o público vibrar e ouviu palmas por 10 minutos. Acabaria por levar do Festival de Cannes de 2018 o Grande Prémio (Grand Prix), o segundo prémio mais prestigiado do evento, depois da Palma de Ouro. Recebeu mais tarde seis nomeações aos Óscares, com Spike Lee a conquistar o galardão por Melhor Argumento Adaptado.
#12 CAROL

Realizador: Todd Haynes
Um drama protagonizado por Cate Blanchett e Rooney Mara, “Carol” consagrou Mara em representação, em Cannes, e valeu a todos uma ovação de 10 minutos.
#11 SACANAS SEM LEI (INGLOURIOUS BASTERDS)

Realizador: Quentin Tarantino
Um épico de um dos cineastas mais aclamados da atualidade, “Inglourious Basterds” levou a audiência ao rubro em 2009. Conquistou o prémio de interpretação para Christoph Waltz mas também uma ovação de 11 minutos para toda a equipa do filme. Mais tarde assegurou também o Óscar na categoria secundária de representação para Waltz.
#9 ELVIS

Realizador: Baz Luhrmann
Catapultou Austin Butler para a fama, e valeu-lhe a sua primeira nomeação ao Óscar de Melhor Ator Principal, mas foi no Festival de Cannes que “Elvis” começou a deslumbrar o público. Numa obra poderosa de Baz Luhrmann, a biopic sobre o Rei do Rock N’ Roll foi a rainha do Festival de Cannes de 2022 com uma ovação de pé que se prolongou por 12 minutos, onde também estava presente Priscilla Presley, a primeira mulher de Elvis.
#9 THE ARTIST

Realizador: Michel Hazanavicius
Antes de conquistar o Óscar de Melhor Filme, e de Melhor Ator para Jean Dujardin, “The Artist” satisfez as salas do Festival de Cannes na edição de 2011. Um filme mudo, quase como uma carta de amor ao cinema antigo, conquistou uma ovação de pé de 12 minutos e também garantiu a Dujardin um prémio de interpretação diretamente de Cannes.
#8 BOWLING FOR COLUMBINE

Realizador: Michael Moore
Um documentário real que se foca num dos momentos mais marcantes da história dos EUA, o tiroteio na escola Columbine, este atraiu a atenção de todos os que marcaram presença no Festival de Cannes de 2002. Além dos 13 minutos de ovação de pé, foi também o receptor de um prémio especial do 55º aniversário, atribuído pelo júri desse ano do Festival.
#7 BELLE

Realizador: Mamoru Hosoda
Um filme de anime japonês, inspirado na história de “A Bela e o Monstro”, “Belle” conquistou a mais longa ovação de pé da edição de 2021, contabilizando-se 14 minutos.
#5 CAPERNAUM

Realizadora: Nadine Labaki
Vencedor do Prémio do Júri na 18ª edição, o filme de Labaki foi aplaudido ao longo de 15 minutos após a sua apresentação.
#5 THE PAPERBOY

Realizador: Lee Daniels
Na edição de 2015 do Festival de Cannes, “The Paperboy” recebeu de tudo. Críticas excelentes, assobios e vaias, mas em última instância uma ovação de pé de 15 minutos.
#4 THE NEON DEMON

Realizador: Nicolas Winding Refn
Não é um filme consensual e até gerou algumas saídas antes do final de visionamento, mas “The Neon Demon” ainda conquistou parte do público presente na sua estreia durante o Festival de Cannes. Uma história de terror no mundo da moda, o filme conquistou 17 minutos de palmas.
#3 FUGA (MUD)

Realizador: Jeff Nichols
Pode não ter conquistado nenhum prémio no decorrer da edição de 2012 do Festival de Cinema de Cannes, mas “Mud”, que teve um jovem Tye Sheridan a contracenar com Matthew McConaughey, conseguiu uma ovação de pé de 18 minutos.
#2 FAHRENHEIT 11/9

Realizador: Michael Moore
Moore não é estranho a trabalhos bem recebidos pela crítica mas com “Fahrenheit 9/11” foi além de “Bowling for Columbine”. Com o documentário que arrecadou a Palma de Ouro, tornando-se apenas o segundo trabalho de não ficção a consegui-lo, Moore teve uma ovação de 20 minutos.
#1 LABIRINTO DO FAUNO (PAN’S LABYRINTH)

Realizador: Guillermo Del Toro
O filme recebeu a maior ovação de pé registada em Cannes: 22 minutos. Após a passagem pelo Festival tornou-se um dos seus maiores sucessos e arrecadou três Óscares da Academia.
De todos os filmes que receberam longas ovações de pés, a quais é que também dás a tua própria ovação em pé?
Lê Também:















