“Praticamente perfeito”: Quentin Tarantino sobre a obra prima de Stanley Kubrick
Quentin Tarantino continua a dar a sua opinião e agora revela quão perfeito considera este filme de Stanley Kubrick.
Sumário:
- Quentin Tarantino ficou conhecido por filmes como “Pulp Fiction”, “Sacanas sem Lei”, “Cães Danados” , “Era uma vez em… Hollywood”, “Kill Bill Vol.1” e “Django Libertado”;
- Em várias entrevistas e no seu livro “Cinema Speculation” tem revelado algumas das suas opiniões;
- Para o realizador a início de “A Clockwork Orange”, de Stanley Kubrick, é “praticamente perfeito”.
O objetivo de Quentin Tarantino, depois dos planos de “The Movie Critic”, aquele que aparenta ser o seu último filme, é deixar o cinema e dedicar-se à escrita, algo que pode tornar-se realidade ainda mais cedo do que o esperado, como avançou a Deadline, devido às mudanças repentinas no guião.
No entanto o icónico realizador responsável por filmes como “Pulp Fiction” (1994), “Sacanas sem Lei” (2009), “Cães Danados” (1992), “Era uma vez em… Hollywood” (2019), “Kill Bill Vol.1” (2003), “Django Libertado” (2012), entre muitos outros, já escreveu um livro no passado – “Cinema Speculation”.
O realizador já deu a conhecer por exemplo o seu western favorito, a comédia romântica perfeita e o filme de contracultura ideal, e agora revela o que considera a introdução perfeita, diretamente de um filme de Stanley Kubrick.
Um dos filmes mais importantes de Stanley Kubrick
A Clockwork Orange,” baseado no romance homónimo de Anthony Burgess, retrata uma versão futurista do Reino Unido sob um regime totalitário. A história segue um jovem que, junto com a sua gangue, comete uma série de crimes violentos até ser submetido a uma terapia experimental de aversão para ser reformado e reintegrado na sociedade.
Quentin Tarantino destacou o início do filme, em entrevista à The New Yorker: “aqueles primeiros 20 minutos são praticamente perfeitos. A sequência de Alex e os ‘druids’ é uma peça de cinema pop, visceral e perfeita, como poucas até então”. Para o realizador, a abertura do filme de Stanley Kubrick é um exemplo cativante de violência e transgressão cinematográfica.
Sabes o significado do título do filme?
Nomeado para quatro Óscares, incluindo de Melhor Filme e Melhor Realizador, a longa-metragem de Kubrick obteve uns incríveis 87% de aprovação no Rotten Tomatoes. Apesar do livro e também do filme terem ficado para a história, qual é o verdadeiro significado do título?
Porém mais tarde Stanley Kubrick completou a explicação numa entrevista com Michel Ciment – “será que perdemos a nossa humanidade se formos privados da escolha entre o bem e o mal? Será que nos tornamos, como o título sugere, uma Laranja Mecânica?”.