O polémico realizador europeu que inspirou Quentin Tarantino
Além de Pedro Almodóvar, há outro realizador que foi uma grande inspiração para Quentin Tarantino.
Antes da estreia de “Pulp Fiction”, a sua segunda longa-metragem e o filme que colocou Quentin Tarantino debaixo dos radares, o realizador era pouco conhecido. Consumia vários filmes de categoria B e era um “sábio” do cinema (trabalhou durante vários anos num videoclube).
Contudo, após a estreia do filme protagonizado por Uma Thruman, John Travolta, Bruce Willis e Samuel L. Jackson, a vida do realizador mudou por completo.
Passou a ser um realizador bastante aclamado e a sua filmografia está repleta de obras de êxito – “Pulp Fiction” (1994), “Sacanas sem Lei” (2009), “Cães Danados” (1992), “Era uma vez… em Hollywood” (2019), “Kill Bill Vol.1” (2003), “Django Libertado” (2012), entre outros.
A sua inspiração parte de Pedro Almodóvar e quem o diz é o próprio realizador. No seu livro Cinematic Speculation, Quentin Tarantino revelou como “Matador” (1986), do cineasta espanhol, o inspirou – “lembro-me de quando trabalhava numa loja de filmes em Manhattan Beach, a Video Archives, e falava com os meus colegas sobre os tipos de filmes que queria fazer e as coisas que queria fazer dentro desses filmes. Eu usava o exemplo da abertura de ‘Matador’, de Almodóvar. A resposta deles era: ‘Quentin, eles não te vão deixar fazer isso’. Eu respondia: ‘Quem são ‘eles’ para me impedirem? Eles podem ir-se lixar’”. Mas agora revela que há outro realizador que o inspirou de igual forma.
A GRANDE INSPIRAÇÃO
Numa conversa com SiriusXM, o icónico realizador explicou que Mario Brava foi uma das suas grandes inspirações – “mesmo quando via um filme de Bava de que não gostava, reconhecia a mesma qualidade de operação”. Para completar, Quentin Tarantino diz, “reconheço um estilo cinematográfico, uma assinatura e uma qualidade nos filmes que ultrapassam o facto de o filme ser bom ou não”.
Quentin Tarantino costuma dar a sua opinião com frequência. Antes de revelar esta sua inspiração falou sobre o western favorito, a comédia romântica perfeita, o filme de contracultura ideal, seu filme menos favorito, remake que menos gosta, comédia romântica que o fez chorar e a sua maior inspiração.
TRAILER | MARIO BRAVA INSPIROU QUENTIN TARANTINO
Conhecias este realizador italiano?