Heath Ledger destacou-se como Joker, a personagem da DC Comics | © Warner Bros.

E o primeiro Óscar Póstumo foi para…

Os Óscares celebram o talento na sétima arte. Mas por vezes, o talento pode partir mais cedo do que deveria.

Na sétima arte, há um prémio que se destaca dos demais, e que marca a subida de um profissional deste ramo ao “Olimpo”. Quem recebe uma nomeação, e sobretudo quem ganha, fica com o seu nome para sempre marcado na história do cinema. Os prémios da Academia, ou os Óscares, celebram o talento.

Por vezes, atores, realizadores, produtores e outros profissionais de cinema partem mais cedo do que deviam, e em caso de nomeação, podem receber o prémio a título póstumo. Felizmente, é um acontecimento raro, a discussão voltou a acender-se depois do falecimento de Chadwick Boseman, que ficou apenas com a nomeação nos Óscares, mas ganhou um Emmy póstumo.

Durante a cerimónia dos Óscares, existe uma parte dedicada aos profissionais que nos deixaram, uma homenagem ao seu trabalho na sétima arte, o In Memoriam. Aqui, são homenageados os profissionais que faleceram desde da última cerimónia. Um momento de relembrar, e de colocar as rivalidades de lado, de celebrar a vida e dedicação destes profissionais.

Óscar
© Buena Vista Pictures




PARA SEMPRE LEMBRADOS

Como foi dito anteriormente, a discussão voltou a reacender-se depois do falecimento de Chadwick Boseman, nomeado para o Óscar de Melhor Ator Principal pelo seu papel em “Ma Rainey: A Mãe do Blues”. O ator faleceu após uma luta de quatro anos contra um cancro no cólon. Nessa cerimónia, em 2021, a estatueta acabou por ir para Anthony Hopkins pelo seu papel em “The Father”.

Lê Também:   História dos Óscares | 15 Mulheres com mais vitórias

Todavia, o ator acabou mesmo por receber um prémio póstumo, nos Emmy, na categoria de Outstanding Character Voice-Over, na série animada “What If…?”. Além disso também recebeu uma estrela no passeio da Fama de Hollywood. Além do ator que eternizou a Pantera Negra, recordamos outros nomes que deram tudo pela sétima arte.

Black Panther
Black Panther © 2018 MVL FILM FINANCE LLC. All Rights Reserved.




O PRIMEIRO “VENCEDOR”

Temos de recuar até 1940, quando, pela primeira vez, um Óscar foi entregue em título póstumo. Sidney Howard escreveu o guião de um dos melhores filmes de sempre, “E Tudo o Vento Levou”, a partir do livro de Margaret Mitchell. O filme acabou por vencer oito Óscares, incluindo de Melhor Filme, que na época tinha como título Outstading Production, e também de Melhor Argumento Adaptado. Infelizmente, o argumentista faleceu meses antes da cerimónia, após um acidente na sua quinta. Depois de Sidney Howard, só existiram mais dois atores a receber um Óscar Póstumo, mas houve mais nomeados, onde se destacam este atores.

Lê Também:   História dos Óscares | O impacto dos nomeados de 2023

Um dos atores mais conhecidos de sempre James Dean recebeu uma nomeação após a sua trágica morte com apenas 24 anos. Em 1956 foi nomeado para o Óscar de Melhor Ator, pelo papel de Cal Trask, em “East of Eden”. 20 anos depois, recordamos Peter Finch, que acabou mesmo por vencer o Óscar de Melhor Ator em 1977, pelo seu desempenho no filme “Network”. O ator britânico faleceu vítima de um ataque cardíaco. A finalizar a lista está outro ator, que venceu um Óscar Póstumo e ainda permanece na nossa memória coletiva.




O ETERNO JOKER

O ator australiano Heath Ledger, também conhecido pelos seus papéis em “Brokeback Mountain” e “10 Things I Hate About You”, venceu na categoria de Melhor Ator Secundário, pela sua lendária performance como Joker em “O Cavaleiro das Trevas”.

Lê Também:   História dos Óscares | 15 Filmes perto do Big Five

Um papel que elevou a fasquia da franquia de “Batman”, e mostrou todo o talento do ator. Heath Ledger morreu meses antes da cerimónia, em 2008, depois de uma overdose acidental de medicamentos receitados. Ao lado de Peter Finch e Sidney Howard, estes foram os únicos atores a vencer um Óscar Póstumo.

Também na memória recente está Bridget O’Connor, nomeada para a categoria de Melhor Argumento Adaptado, pelo filme “Tinker Tailor Soldier Spy” (2011). A argumentista faleceu antes da estreia do filme, após uma longa luta contra o cancro.

A atribuição de um Óscar Póstumo é uma oportunidade para homenagear quem já não está entre nós, ao demostrar que a arte fica imortalizada, apesar da fragilidade humana. Celebra a vida da pessoa em causa, e sobretudo, do seu trabalho no cinema.

Conhecias esta parte da história sobre os Óscares?

One thought on “E o primeiro Óscar Póstumo foi para…

  • Esse momento dedicado as actores que morreram de uma edição para outra eu acho que os Óscares se esquecem de homenagiar Bill Paxton

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *