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80º Festival de Veneza: Rumores da Selecção 2023

A edição redonda do Festival de Veneza 2023, que vai realizar-se de 30 de Agosto a 9 de Setembro no Lido, tem já no ar alguns dos filmes, que poderão entrar na Competição e por isso serão potenciais candidatos ao Leão de Ouro. A ver….

Ainda há pouco mais de duas semana terminou o 76º Festival de Cannes e já se ‘apontam as baterias’ para a selecção de filmes que Alberto Barbera, irá apresentar na edição dos 80 anos do Festival de Veneza 2023 (30 de Agosto a 9 de Setembro), em que o cineasta norte-americano Damien Chazelle foi escolhido para ser o presidente do júri da mostra competitiva principal, para escolher os premiados com os Leões. Os primeiros rumores dizem curiosamente respeito a um filme de ficção científica: ‘Poor Things’, o novo do grego Yorgos Lanthimos, que reencontra a sua protagonista Emma Stone, com quem o realizador já trabalhou em A Favorita e agora regressa num conto fantástico, baseado no romance homónimo do autor escocês Alasdair Gray. O monstro ‘Frankenstein’ vai ser substituído por uma bela e volátil erotomaníaca, chamada Bella Baxter (Stone), que é trazida de volta à vida com o cérebro de uma criança e isto tudo assente num fabuloso elenco: Willem Dafoe, Mark Ruffalo, Margaret Qualley, entre outros. Depois ‘Io Capitano’, o novo filme do italiano Matteo Garrone (‘Pinóquio’), um realizador que retoma assim os temas contemporâneos, com uma sombria odisseia, baseada numa arriscada viagem de dois jovens africanos, Seydou e Moussa (interpretados pelos estreantes Seydou Sarr e Moustapha Fall), que partem de Dacar com destino à Europa. Os dois jovens atravessam as armadilhas do deserto, as mentiras dos traficantes de seres humanos, para desembocarem nos horrores dos centros de detenção na Líbia e nos perigos da travessia pelo Mar Mediterrâneo, em pequenos botes pneumáticos, carregados de pessoas.

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Fala-se também da estreia na Competição de ‘El Conde’, um regresso do chileno Pablo Larrain (‘Ema’), com uma comédia de humor negro que retratará o general e ditador chileno Augusto Pinochet como um vampiro com 250 anos. A Netflix, tem o exclusivo do novo filme do realizador chileno, que conta no elenco com o casal formado por Jaime Vadell (‘No’) e Gloria Münchmeyer (’42 Días en la Oscuridad’), além de Alfredo Castro (‘Tony Manero’) e Paula Luchsinger (‘Ema’). Também potencialmente vinculados à Competição do Lido de Veneza, estão ‘Ferrari’ de Michael Mann, sobre uma das grandes lendas do automobilismo mundial e com Adam Driver, como Enzo Ferrari ou ‘Maestro’, mais uma produção da Netflix e um filme biográfico baseado na vida de Leonard Bernstein dirigido e protagonizado por Bradley Cooper a partir de um argumento original que ele co-escreveu com Josh Singer; e ainda a comédia ‘Wizards!’ de David Michôd, protagonizada por Pete Davidson e Franz Rogowaski, sobre dois empregados (Davidson e Rogowaski) de um bar na praia, que enfrentam problemas após alguns objectos valiosos terem sido roubados. Naomi Scott, Sean Harris e Orlando Bloom também estão no elenco. O novo filme do realizador italiano Luca Guadagnino, intitulado ‘Challengers’, também parece estar a caminho de Veneza, com uma história centrada nas rivalidades (desportivas e amorosas) no mundo do ténis e com um elenco jovem e de luxo: Zendaya (Euphoria’), Josh O’Connor (The Crown) e Mike Faist (‘West Side Story’). Também deverão estar na disputa pelo Leão de Ouro, ’Memory’, o novo filme do mexicano Michel Franco, com Jessica Chastain e Peter Sarsgaard, uma história rodada em Nova Iorque, num regresso do realizador aos filmes feitos nos EUA; ‘Finalmente L’Alba’, do italiano Saverio Costanzo, com Lily James, Willem Dafoe, Rachel Sennott, Joe Keery, sobre uma jovem romana que durante a década de 1950 está prestes a ficar noiva de um homem.

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VÊ TRAILER DE ‘NAPOLEON’

Porém, vai à Cinecittà fazer um teste como figurante e é lançada nessa noite quase infinita em que se descobre com mulher; e depois o muito aguardado ‘Priscilla’, de Sofia Coppola, mais uma produção (e distribuição) da emergente da A24, a produtora entre outros, de ‘Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo’. Este filme é baseado na autobiografia de Priscila Presley, ‘Elvis and Me’, publicado em 1985 e que se tornou um bestseller pelo New York Times, um livro de memórias — Sofia Coppola, além de o dirigir também escreveu o argumento — que dão um relato íntimo da vida de Priscila junto de Elvis. Outros filmes (alguns produzidos mesmo directamente para o streaming) poderão ter a sua primeira apresentação nas salas da Veneza 80 como por exemplo, ‘Nyad’, de Elizabeth Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin (Netflix) com Annette Bening e Jodie Foster, filme que conta a história da vida de Diana Nyad, uma nadadora que, aos 64 anos, se tornou na primeira pessoa a completar o ‘Evereste da natação’ depois de fazer a nado as 53 horas e os 177 km que separam Cuba da Florida, atravessando o perigoso oceano aberto, sem qualquer tipo de proteção contra os tubarões; o muito aguardado épico ‘Napoleon’, dirigido por Ridley Scott e protagonizado por Joaquin Phoenix (Apple) e a comédia de humor negro e ao mesmo tempo um thriller, intitulada, Saltburn da actriz-realizadora Emerald Fennell com Rosamund Pike, Carey Mulligan, Alison Oliver, Barry Keoghan (Amazon Studios), sobre uma peculiar e aristocrática família inglesa. Da França, teremos em principio na Mostra de Veneza outros importantes títulos e ilustres representantes: ‘L’Empire’, um regresso de Bruno Dumont ao Festival e ao norte do seu país a sua apreciada região, num filme com Adèle Haenel, Lily-Rose Depp, Virginie Efira e Fabrice Luchini, ‘La Bête’, um filme de ficção científica de Bertrand Bonello, com Léa Seydoux e George MacKay, passado num futuro próximo onde as emoções se tornaram uma ameaça e onde Gabrielle (Seydoux) finalmente decide purificar seu DNA numa máquina que irá mergulhá-la nas suas vidas passadas e livrá-la de todos os sentimentos fortes. Ela conhece então Louis (MacKay) e sente uma poderosa conexão, como se o conhecesse desde sempre; ’Les Indesirables’, de Ladj Ly, com Alexis Manenti, Jeanne Balibar, Steve Tientcheu e Anta Diaw, no seu primeiro papel no cinema.

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No filme, Pierre, um jovem médico idealista, é nomeado para substituir o presidente da câmara, —  fonte de inspiração para este filme foi Claude Dilain, o malogrado presidente da câmara de Clichy-sous-Bois — recentemente falecido. Ele pretende dar continuidade à política do seu antecessor, que sonhava em reabilitar os bairros sociais. Porém, Haby, uma jovem de origem maliana que vive numa das torres dilapidadas, recusa-se a ver a sua família expulsa do bairro onde cresceu. Esta é a segunda longa-metragem de Ladj Ly e igualmente a segunda de uma trilogia iniciada com Les Misérables. Para completar o valioso contingente francês teremos em principio também nas secções de Veneza, as histórias femininas de Arnaud des Pallieres (‘Le Bal das Folles’), Vanessa Filho (‘Le Consentement’, a partir do livro de Vanessa Springora) e Léa Domenach (‘Bernadette’). Do Reino Unido, destaque para o documentário ‘John Galliano’ de Kevin Macdonald (‘O Mauritano’), ‘Hoard’, de Luna Carmoon e ‘Swimming Home’, de Justin Anderson. O filme ‘Haunting In Venice’, de Kenneth Branagh, parece ser uma boa aposta para estrear fora da competição. Trata-se de mais um filme baseado na obra de Agatha Christie, depois de Um Crime no Expresso do Oriente’, em 2017, e ‘Morte no Nilo’, em 2022, que tem por base o romance ‘A Noite das Bruxas’ da escritora inglesa. Para além de protagonizar o filme, Branagh assume também a realização, tal como fez com os dois filmes anteriores, aliás como Michael Green que, a par do realizador, volta para este terceiro filme, como autor do argumento.  Enquanto isso, atrasos nos complexos trabalhos de efeitos especiais, levam a crer que ‘Dune: Parte Dois’ não vá mesmo estrear neste Festival de Veneza 2023, como aconteceu com o primeiro filme da saga.

JVM

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