© Featureflash Photo Agency / Shutterstock.com

“Os filmes da Marvel nada têm a ver com Cinema”: Woody Allen

A contestação contra os filmes de super-heróis continua em alta. Depois de Martin Scorsese demostrar o seu desagrado, é a vez de Woody Allen. 

O cinema é uma arte centenária. Desde que os irmãos Lumière criaram o cinematógrafo, um aperfeiçoamento ao cinetoscópio de Thomas Edison, o cinema nunca parou de evoluir. Das salas de exibição de Paris às viagens de Robert Flaherty, está em constante mutação.

Há sempre uma nova técnica de rodagem, sobretudo num mundo cada vez mais tecnológico. Aliado às técnicas, surgem novos géneros, como é o caso dos super-heróis. O género não é propriamente novo, já existe desde 1916, com aquele que é considerado o primeiro filme de super-heróis, “Judex”, do realizador francês Louis Feuillade. A história segue um vigilante vestido de preto que decide fazer justiça perante um bancário corrupto, que arruinou a sua família.

Lê Também:   Tom Holland, o atual Homem-Aranha, revela detalhes sobre o futuro da saga

Para alguns, foi o precedente de Batman, visto que inspirou o herói The Shadow, que por sua vez inspirou o infame morcego. Nos últimos anos, o género voltou a ganhar força, com o universo cinemático da Marvel, com filmes deste género a saírem praticamente todos os anos. Apesar de ser um género bastante apreciado pelo público geral, alguns realizadores não consideram este género como cinema.

Nesse sentido está a opinião de um dos melhores realizadores de sempre, Martin Scorsese – “os filmes de super-heróis não podem ser vistos como cinema, e os mesmos estão a arruinar a verdadeira cultura do cinema“. Todavia não é o único realizador a manifestar-se.

A OPINIÃO DO REALIZADOR

Woody Allen
Woody Allen | © NOS Audiovisuais




O realizador, e também músico, Woody Allen, conhecido por realizar filmes como “Annie Hall” (1977), “Midnight in Paris” (2011) e “Manhattan” (1979), esteve em Portugal para promover o seu próximo filme “Coup de Chance”, e num Q&A com os fãs falou sobre esse género afirmou – “não tem nada a ver com o cinema enquanto uma forma de arte”. Apesar de admitir que nunca viu um filme da Marvel, afirma que está farto dos mesmos, “não gosto desses tipos de orçamentos”.

Lê Também:   Esta foi a primeira banda sonora de um filme a chegar ao topo das tabelas musicais

Ao que parece, não são só estes e outros realizadores que não gostam deste género de filmes. Os filmes da Marvel têm cada vez piores resultados nas bilheteiras, e cada vez mais críticas negativas. Uma possível causa dessa tendência foi abordada por um dos melhores autores de banda desenhada de sempre, Mark Millar. Na sua visão, as pessoas que trabalham nos novos filmes não gostam realmente do que fazem, à semelhança do que acontece com Sam Raimi e o “Homem-Aranha” ou Christopher Nolan e a trilogia do “Batman”.

VIDEOCLIPE | WOODY ALLEN TAMBÉM EM PORTUGAL COM A SUA BANDA

Qual é a tua opinião face a este género?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *