As melhores músicas K-Pop de 2023
2023 chegou ao fim e para os fãs de K-Pop foi cheio de grandes músicas. Ficam aqui o Top 30 de 2023 feito com a ajuda de fãs portugueses.
Como já é tradição, chega o Top 30 de melhores músicas K-Pop de 2023. Devido ao enorme número de canções que saíram durante o ano que passou, foram feitas pré-eliminações para se chegar a uma lista mais curta no final do ano. Essa lista foi a votos, com a ajuda de fãs nacionais e do slido.
Quais foram as tuas músicas favoritas?
30 – JISOO – FLOWER
Depois de uma longa espera, Jisoo das BLACKPINK finalmente estreou a solo com “Flower”. Contudo, a sua estreia a solo não cativou tanto como os outros membros do grupo.
Após um longo período de conversações, sabe-se agora que as atividades das BLACKPINK vão continuar com a YG Entertainment, mas não as atividades individuais.
29 – FIFTY FIFTY – CUPID E EXO – CREAM SODA (EMPATE)
As Fifty Fifty foram um grupo que estreou em 2023 e que se tornou viral com “Cupid”, mas o futuro do grupo está em dúvida depois dos membros terem processado a sua empresa e só Keena ter ficado.
Para os fãs de EXO, 2023 marcou o ano do regresso de um dos mais importantes grupos de K-Pop. Este comeback foi o primeiro feito com a ausência de Kai, que está a cumprir o seu serviço militar obrigatório.
28 – EXO – HEAR ME OUT
“Hear Me Out” foi uma das músicas que antecederam o último álbum dos EXO. Esta música ainda conta com a presença de Kai.
27 – MONSTA X – BEAUTIFUL LIAR
“Beautiful Liar” foi o mais recente comeback dos Monsta X antes do regresso de Shownu do seu serviço militar, e antes de três outros membros terem de ir cumprir o seu dever com o país.
26 – NEWJEANS – SUPER SHY
As NewJeans tornaram-se num dos grupos mais populares de 2023, tendo lançado várias músicas. “Super Shy” é especial para os portugueses porque o videoclip foi filmado em Lisboa.
25 – ATEEZ – BOUNCY
O ano de 2023 foi muito bom para os Ateez e muito ocupado. Este grupo de K-Pop da KQ Entertainment lançou várias músicas para além das digressões que fizeram durante o ano que passou.
24 – LE SSERAFIM – UNFORGIVEN
Mais um dos mais recentes grupos a sair da HYBE e tem tido sucesso, especialmente com o seu primeiro álbum onde “Unforgiven” foi o single principal.
23 – (G) I-DLE – QUEENCARD
Durante o verão, as (G) I-dle lançaram “Queencard” que se tornou num enorme sucesso da época, colocando o grupo da CUBE no mapa. As (G) I-dle estão a ficar conhecidas como as “Rainhas do Verão”, um título que antes pertencia às Sistar.
22 – IVE – I AM
“I Am” é o single do primeiro álbum do grupo da Starship Entertainment, as IVE. O grupo de K-Pop conseguiu o prémio de Álbum do Ano dado pela Melon.
21 – ATEEZ – CRAZY FORM
Os ATEEZ terminaram o ano em grande com “Crazy Form”. O álbum foi muito recebido tanto na Coreia do Sul como no estrangeiro, tendo conseguido o primeiro lugar do Billboard 200 e o segundo do Top de álbuns do Reino Unido.
20 – SEVENTEEN – F*CK MY LIFE
“F*ck My Life” fez parte do mini-álbum que os Seventeen lançaram em 2023, do mesmo álbum fez parte o grande êxito “Super”.
19 – TWICE – SET ME FREE
As Twice embarcaram numa digressão por isso não tiveram um grande número com o comeback em 2023, no entanto ,”Set Me Free” não passou ao lado dos fãs. O álbum que contém este single é o mais vendido das Twice até ao momento. Em Fevereiro, o grupo de K-Pop vai regressar com o seu décimo terceiro EP coreano, “With You-th”.
18 – ATEEZ – HALAZIA E STRAY KIDS – LALALALA (EMPATE)
O grupo de K-Pop da KQ Entertainment começou o ano de 2023 em grande com “Halazia”. Depois das promoções desta música, o grupo embarcou na sua digressão mundial, em particular na Europa com oito concertos.
“Lalalala” foi o mais recente comeback dos Stray Kids. Esta música tornou-se na primeira obra do grupo a entrar no Billboard Hot 100.
17 – TXT – CHASING THAT FEELING
“Chasing The Feeling” faz parte do mais recente comeback dos TXT. Durante o ano de 2023, o grupo da Big Hit Music fez colaborações com os Jonas Brothers e a brasileira Anitta.
16 – KAI – ROVER
“Rover” marca o último comeback de Kai, um dos membros mais novos dos EXO, antes deste entrar em hiatus para cumprir o seu serviço militar. Kai também fez parte do mais recente álbum dos EXO, embora nessa altura já não pode promover com o grupo.
15 – ENHYPEN – BITE ME
“Bite Me” faz parte do EP “Dark Blood” que foi um sucesso enorme, sendo que as vendas ultrapassaram os trabalhos anteriores do grupo de K-Pop. Depois do lançamento deste EP, os Enhypen embarcaram na sua segunda digressão mundial com datas na Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos.
14 – STRAY KIDS – S-CLASS
Os Stray Kids transformaram-se num dos grandes nomes da nova geração de K-Pop. O álbum “5-Star”, que inclui esta música, chegou ao Top musical de vários países e até ganhou o prémio de Melhor Vídeo de K-Pop durante os MTV Video Music Awards.
13 – NEWJEANS – OMG E SEVENTEEN BSS – FIGHTING (EMPATE)
O início de 2023 foi marcado por “OMG” das NewJeans. Esta música estava em todo o lado e mostrou a crescente popularidade do grupo, sendo que já são consideradas as líderes da nova geração de K-Pop.
Os Seventeen BSS foram o primeiro sub-grupo a sair do grande grupo da Pledis Entertainment. Depois de cinco anos após a sua estreia, o sub-grupo com DK, Hoshi e Seungkwan regressou com “Fighting” que se tornou num hino.
12 – TAEMIN – GUILTY
Taemin dos SHINee regressou em grande em 2023 depois de mais de dois anos desde o seu último comeback a solo. O artista também já fez um comeback com o seu grupo depois de cumprir o serviço militar obrigatório.
11 – THE ROSE – BACK TO ME
Os The Rose são uma das banda sul coreanas mais populares do momento e conseguiram um lugar neste ranking. Esta banda vai até fazer parte do cartaz da edição deste ano do festival de música de Coachella.
10 – TXT – DEVIL BY THE WINDOW
“Devil by the Window” foi um dos singles do quinto EP coreano dos TXT, “The Name Chapter: Temptation”, contudo, esta música em particular é toda em inglês.
9 – TXT – SUGAR RUSH RIDE
“Sugar Rush Ride” foi o principal single do EP dos TXT. O EP teve um grande sucesso e até chegou ao primeiro lugar do Billboard 200 nos Estados Unidos.
8 – V – RAINY DAYS
Tal como os outros membros dos BTS, V também lançou um projeto a solo. Pode não ter tido o alarido que os outros projetos dos seus colegas tiveram, contudo tem um lugar de respeito neste Top.
7 – SEVENTEEN – SUPER
2023 foi um ótimo ano para os Seventeen, com o Melhor Álbum do ano e digressões. “Super” tornou-se viral, em especial com o seu desafio e mostrou porque é que este grupo de K-Pop tem o título de “reis de sincronização”.
6 – TAEYANG FT JIMIN – VIBE
Um dos grandes nomes da segunda geração de K-Pop regressou em grande. Taeyang, membro dos BIGBANG, deixou a YG Entertainment e assinou contrato com a The Black Label onde lançou esta música com Jimin dos BTS, e depois um EP que contou com a participação de Lisa das BLACKPINK.
5 – AGUST D – HAEGEUM
Suga, na sua versão a solo Agust D, lançou o seu primeiro álbum e embarcou numa digressão que teve direito a um documentário disponível no Disney+. O artista de K-Pop também está a cumprir o seu serviço obrigatório, contudo, ao contrário dos outros membros dos BTS, Suga cumpre o seu dever em serviços públicos e não no exército por causa de uma lesão no ombro.
4 – JUNGKOOK – 3D E STANDING NEXT TO YOU (EMPATE)
Tal como outros membros dos BTS, Jungkook lançou um muito esperado álbum a solo “Golden”. O artista fez várias colaborações no seu álbum como o Jack Harlow, Latto e até Usher, numa parceria em “Standing Next to You”. Para além de “3D” e “Standing Next to You”, outros dos singles deste álbum foi “Seven” que contou com a participação da atriz Ha So Hee no videoclip.
Tal como o resto dos membros deste grupo de K-Pop, Jungkook também já está a cumprir o seu serviço militar obrigatório.
3 – JIMIN – SET ME FREE PT 2
“Set Me Freet Pt.2” faz parte do álbum a solo de Jimin, “Face”, que estreou em primeiro lugar na Coreia do Sul, Japão e em segundo lugar nos Estados Unidos. Com este álbum e os seus singles, Jimin tornou-se no primeiro artista sul coreano a solo a chegar ao topo das tabelas da Billboard.
2 – JIMIN – LIKE CRAZY
Durante o ano de 2023, os membros dos BTS trouxeram vários projetos a solo. O mesmo aconteceu com Jimin, que apresentou várias músicas a solo e até fez uma popular colaboração com Taeyang.
Neste momento, tal como os outros membros do grupo de K-Pop mais popular do mundo, Jimin está a cumprir o seu serviço militar.
MENÇÕES HONROSAS
Deixo aqui algumas músicas que foram populares durante o ano de 2023, contudo, não conseguiram chegar a este Top. Como por exemplo: Seventeen – God of Music; KARD – Icky; XG – Shooting Star; Jeon Somi – Fast Foward; Dreamcatcher – Bon Voyage; Blacksawn – That Karma.
1 – J-HOPE – ON THE STREET
“On the Street” fez parte do último projeto de J-Hope, membro dos BTS, antes deste alistar-se no exército para cumprir o seu serviço militar. Mas antes disso, J-Hope promoveu o seu álbum, tendo mesmo feito parte do cartaz do festival de música Lollapalooza em 2022.
Quais foram as tuas músicas favoritas?
Bts é o melhor