© Featureflash Photo Agency / Shutterstock.com

Esta foi a mais jovem vencedora do cobiçado Óscar de Melhor Atriz

Ao longo de tantos anos de história, os Óscares já premiaram vários atores e atrizes. Descobre quem foi a pessoa mais jovem a conquistar o Óscar de Melhor Atriz.

Mesmo não sendo do agrado de toda a gente, é inegável a posição que os Óscares ocupam como a grande celebração do cinema e de Hollywood. Portanto, conquistar uma estatueta ainda é algo valorizado pela maioria dos atores e atrizes da indústria.

Na sua história, a Academia premiou alguns dos intérpretes mais respeitados em Hollywood. Apesar de nem sempre os consagrar na hora certa ou pelo filme ideal, vários ícones como Marlon Brando, Meryl Streep, Paul Newman, Jessica Lange, Denzel Washington, Whoopi Goldberg ou Al Pacino tiveram o seu devido momento.

Lê Também:   De Oppenheimer a Barbie | Os 10 grandes candidatos aos Óscares

Há também casos como o de Jeff Bridges que só viria a ser premiado em 2010 por “Crazy Heart”, após mais de 40 anos na indústria. Por sua vez, aos 29 anos Adrien Brody detém o recorde do vencedor de Melhor Ator mais jovem por “O Pianista” (2002), de Roman Polanski.

Aos 20 anos, Timothy Hutton tornou-se o vencedor mais jovem da categoria de Melhor Ator Secundário pelo filme “Gente Vulgar” (1980), de Robert Redford. No lado das mulheres, Tatum O’Neal com os seus 10 anos venceu a categoria de Melhor Atriz Secundária pelo filme “Lua de Papel” (1973), de Peter Bogdanovich.

Lê Também:   Calendário da Award Season 2023/2024 | Todas as datas, links e cerimónias

Na categoria de Melhor Atriz, encontramos vários exemplos de mulheres com menos de 30 anos que conquistaram o ouro, destacando-se Jennifer Lawrence (22 anos), Brie Larson (26) ou Reese Witherspoon (29).

No entanto, nenhuma destas célebres interpretes era mais nova que aquela que conquistou esta categoria em 1987.




© Paramount Pictures

Com apenas 21 anos, a atriz surda Marlee Matlin conquistou a tão cobiçada estatueta do Óscar ao protagonizar “Filhos de Um Deus Menor” (“Children of a Lesser God”), de Randa Haines.

Nesta que é também a sua estreia no cinema, Matlin interpreta Sarah Norman, uma antiga estudante que trabalha como contínua numa escola para surdos e que viverá um romance com James (William Hurt), um novo professor.

Embora na época tenha vencido alguns percursores como os Golden Globes, Matlin foi apanhada de surpresa pela vitória e nem tinha um discurso preparado.

Quando Hurt, que havia vencido Melhor Ator no ano anterior por “O Beijo da Mulher Aranha”, anunciou o seu nome em língua gestual, a atriz ficou admirada.

Lê Também:   Tudo sobre os principais prémios e previsões da Award Season 2023/2024

“Ele olhou diretamente para mim e eu não tinha certeza por que é que ele estava a olhar para mim, e então ele gesticulou o meu nome”, recordou, “Por um momento, pensei que ele estivesse a brincar. Que era uma piada. Mas depois pensei, ‘Bem, não, ele não pode estar a brincar na televisão ao vivo, à frente de milhões de pessoas que estão a assistir ao programa’. Então, eu acho que ganhei.”

“Eu não tinha discurso preparado”, explicou. “Nenhum. Eu tinha apenas 21 anos e era tão nova na indústria. Estava apenas a crescer. Tinha acabado de sair de casa e acho que isso me aterrorizou mais do que qualquer outra coisa”. Matlin subiu ao palco para fazer o seu discurso improvisado em língua gestual, deixando o palco a mensagem “Eu amo-vos”.

É também um grande marco, já que Matlin foi a primeira pessoa surda a vencer um Óscar e o feito só se viria a repetir em 2022 quando Troy Kotsur venceu Melhor Ator Secundário por “CODA”, filme que contou com a participação da oscarizada Marlee Matlin como atriz e produtora.

CLIPE | MARLEE MATLIN VENCE O ÓSCAR DE MELHOR ATRIZ

E tu, já conhecias Marlee Matlin? Já viste o filme?

3 thoughts on “Esta foi a mais jovem vencedora do cobiçado Óscar de Melhor Atriz

  • Isso está errado.
    A atriz mais nova a receber um oscar como melhor atriz secundária foi a anna paquin, em 1994, no filme O piano. Tinha 11 anos.

  • Sim, eu vi o filme “Filho de um Deus Menor”. Eu penso que a Marlene Matlin é uma excelente atriz muda.

  • Boa tarde João,
    Como é dito no artigo, Tatum O’Neal tinha 10 anos quando venceu Melhor Atriz Secundária por “Lua de Papel” em 1974.
    Cumprimentos,
    André Sousa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *