© Denis Makarenko via ShutterStock (ID: 46578907)

Esta é a música que Martin Scorsese considera ter-lhe mudado a vida

Não são só os filmes que inspiram Martin Scorsese. Com uma paixão profunda pela música, este tema mudou a vida do lendário realizador.

Assassinos da Lua das Flores” voltou a colocar Martin Scorsese debaixo dos holofotes. A verídica história do povo Osage está a impressionar todos os espectadores graças às incríveis performances de Leonardo DiCaprio, Robert De Niro, Brendan Fraser e Lily Gladstone.

Lê Também:   The Rolling Stones fazem anúncio inesperado quase duas décadas após o lançamento do último álbum

O nosso crítico João Garção Borges só tem pontos positivos a mencionar,  “os filmes não são grandes só porque duram muitos minutos. Os filmes são grandes quando sabem gerir cada minuto da acção a favor e em função de um conjunto de ideias de cinema coerentes e de um propósito inicial sem barreiras redutoras da criatividade.”

Do lado da crítica internacional, J. Don Birnam, da Below the Line, disse que “ninguém gosta tanto de contar histórias como Martin Scorsese, o que significa que não há um melhor realizador americano vivo. Neste filme, ele pinta um quadro vívido de uma história fascinante sem perder uma única batida.”

Lê Também:   Rock in Rio Lisboa 2024 acaba de anunciar o primeiro artista português e o início da venda de bilhetes

Este filme juntou-se à sua filmografia cheia de êxitos – “Tudo Bons Rapazes” (1990), “Taxi Driver” (1976), “O Lobo de Wall Street” (2013), “O Irlandês” (2019), “Shutter Island” (2010), entre muitos outros. Mas muito antes de realizar este filme e, além dos vários filmes que o inspiraram, há uma música que mudou a vida de Martin Scorsese.

A GRANDE MÚSICA

Martin Scorsese
© aspen rock via ShutterStock (ID: 75815674)



Além do cinema, Martin Scorsese também é apaixonado pela música, inclusive, realizou alguns dos melhores filmes-concerto de sempre – “The Last Waltz”, “No Direction Home: Bob Dylan”, e “George Harrison: Living in the Material World”.

O próprio realizador disse uma vez em entrevista à PBS, “se soubesse tocar guitarra, mas mesmo bem, nunca tinha sido realizador”.

Lê Também:   NOS Alive 2024 já tem os bilhetes à venda com um pack muito especial

O seu género musical favorito é, de longe, os blues – “a sensação de continuidade e transformação nos blues, a forma como o passado, o presente e o futuro se unem como uma entidade criativa dinâmica, nunca deixa de me surpreender”.

E é dentro deste género que o realizador encontrou a música que lhe mudou a vida. Martin Scorsese contou também em entrevista uma história com quase 70 anos – “um dia, por volta de 1958, lembro-me de ter ouvido algo que era diferente de tudo o que já tinha ouvido antes. Nunca esquecerei a primeira vez que ouvi o som daquela guitarra. A música exigia: Ouçam-me! Fui a correr buscar um lápis e papel e escrevi o nome. Ouvi-a obsessivamente. A música de Lead Belly abriu-me algo”.

O tema “See See Rider” ficou para sempre na memória do realizador graças aos incríveis acordes.

TRAILER | A MÚSICA QUE MUDOU A VIDA DE MARTIN SCORSESE

Conhecias este artista?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *