Black Panther

12 Elencos que se destacaram no cinema em 2018

A história de Wakanda, uma semi-biografia no México, uma amizade entre duas pessoas totalmente diferentes… o que têm em comum? Elencos excepcionais!

1 de 12

Um filme começa com uma ideia, a ideia continua a ser idealizada por uma equipa de escritores, até tudo se tornar obra de uma equipa de sonhadores! Visionários e bem cientes do que se procura, os realizadores ajudam a passar a ideia em papel para os ecrãs mas se há peça que não pode falhar é a da representação, do esforço e investimento que é dado à personificação de uma personagem.

Se nos últimos anos por vezes parece que os castings dos filmes são por “fases de fama” – quantas vezes não vemos notícias de casting sobre vários filmes mas sempre com o mesmo actor ou actriz? – também podemos dizer que tem havido boas surpresas no campo da representação, com estrelas novas (não apenas em idade!) e promissoras.

Lê Também:
10 Revelações que não podes perder este ano no grande ecrã

2018 foi com certeza um ano bom para o cinema! Esquecendo um bocado a vaga dos remakes e reboots, várias foram as histórias que nos foram apresentadas pela primeira vez e vários foram os atores que se tornaram favoritos do público, todos eles com possibilidade de obter algum reconhecimento nesta próxima awards season.

Mas se existem prémios de Melhor Actor/Melhor Actriz (principal ou secundários), a verdade é que existem também prémios para distinguir um elenco no seu todo, enquanto parte integrante do filme e da história – e não esquecer que esta homenagem é em si mesmo uma homenagem aos directores de casting.

Lê Também:
A Caminho dos Óscares 2019: Os favoritos ao prémio de Melhor Ator

Esta semana, pela primeira vez na história dos prémios SAG, um filme de super-heróis recebeu o reconhecimento de melhor elenco! Surpreendidos? Para nós não é assim tão esquisito. Certo, é uma novidade para o mundo dos prémios, mas a nosso ver uma novidade que vem em boa altura e que reflecte o grande trabalho que se tem desenvolvido na procura incansável de elencos perto de perfeitos, ignorando por vezes as vontades dos fãs e focando-se nas necessidades do guião e da representação das personagens.

Com a ajuda de alguns dos diretores de casting mais conceituados do mundo da sétima arte, convidamo-vos a conhecer 12 elencos que se destacaram durante o ano de 2018. De tudo um pouco, de todos os géneros, de todas as idades, todos eles nos convidam a querer ver um filme simplesmente pelas suas interpretações.

SUSPIRIA

CASTING de Stella Savino

ELENCO: Dakota Johnson, Tilda Swinton, Mia Goth, Chloë Grace Moretz, Angela Winkler, Ingrid Caven, Sylvie Testud, Elena Fokina, Alek Wek, Malgorzata Bela, Mikael Olsson, Fred Kelemen, Jessica Harper

FILME REALIZADO por Luca Guadagnino

NOMEAÇÕES/PRÉMIOS ATÉ À DATA:

Até à data o filme ainda não conquistou qualquer nomeação a nível de elenco (colectivo ou individual).

QUEM REALÇA O CASTING:

Luis Rosales, responsável por “Roma

“Quando ouvi que Luca Gadagnino estava a fazer um remake de “Suspiria” de Dario Argento não podia ter ficado mais intrigado. […]

Fico contente por dizer que a versão de Guadagnino deste filme de culto excedeu as minhas expectativas, em boa parte ao cuidadoso trabalho de casting de Stella Savino e Avy Kaufman (não creditada). O casting em qualquer projeto nunca é fácil, muito menos quando se está a lidar com uma nova versão de um conhecido clássico. Savino e Kaufman conseguiram abordar a tarefa com uma grande atenção ao detalhe, não só por interpretarem a vontade do realizador mas também ao o ajudarem a encontrar o “tom certo” com um elenco maioritariamente feminino, transportando a visão para a realidade de um modo absolutamente lógico, coerente e poderoso.

Com um elenco liderado pela atriz revelação Dakota Johnson, e com a decisão de génio de apresentar Tilda Swinton em três personagens, Guadagnino e as diretoras de casting juntaram um elenco maravilhoso […] com escolhas de casting que nos fazem refletir no poder das mulheres no mundo e de algum modo reavivar a importância do feminino e da beleza. […]”

1 de 12

Marta Kong Nunes

Arquitecta (com um c!) de formação. Coordenadora de profissão. Fanática de cinema e séries por pura paixão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *