Depois de Oppenheimer, será Dune Parte 2 mais um filme de três horas?
“Dune: Parte 2”, de Denis Villeneuve, pode ser mais um filme a seguir a tendência atual com uma duração final elevada.
Depois do sucesso do primeiro “Dune”, o filme de Denis Villeneuve ganhará uma continuação que promete ser muito mais focada na ação do que o filme anterior. “Dune: Parte 2” estava para chegar ainda este ano, mas a greve em Hollywood levou a Warner Bros. em agendar a sua estreia apenas para 2024.
Lançado originalmente em 1965, o romance homónimo de Frank Herbert segue a história de um jovem nobre, Paul Atreides, na sua jornada por se tornar no líder que nasceu para ser, num planeta inóspito e repleto de inimigos, quer naturais, quer de concorrentes ao seu lugar. A primeira parte foi adaptada ao cinema em 2021.
Se o primeiro filme, foi mais “contemplativo”, nas palavras do próprio cineasta, preocupado em nos apresentar a atmosfera, o ambiente da história, as personagens e os objetivos a desenvolver, o segundo vai entregar a promessa de uma épica narrativa que será uma história de guerra, mas também de amor, “No centro há uma história de amor entre Paul e Chani. Como Paul ganhará a sua confiança, como ela abrirá o seu coração para ele e como eles encontrarão uma maneira de libertar o mundo de Chani das garras de Harkonnen. É um filme muito mais emocional”.
Segundo o The World of Reel, “Dune: Parte 2” apresentava uma duração aproximada de três horas e quinze minutos numa versão em julho. Atualmente, o filme passou pelas habituais edições, o que resultou numa redução da sua duração total.
A mesma fonte cita agora que o filme terá perdido entre 15 a 20 minutos, encontrando-se ligeiramente abaixo das três horas. Ainda assim, é uma marca bastante substancial para um filme que pretende ser lançado nos cinemas, seguindo os exemplos recentes de “Oppenheimer” e “Killers of the Flower Moon”. Lembrar também que o primeiro filme já tinha duas horas e trinta e cinco de duração.
É também bastante improvável que a Warner Bros. aceitasse que uma das suas maiores apostas tivesse uma duração superior a três horas, no entanto é possível que o futuro nos reserve um chamado “Director’s cut” que seria certamente um deleite para os fãs mais devotos da saga.
“Dune: Parte 2” trará não só o regresso de Timothée Chalamet, Zendaya, Rebecca Ferguson, Josh Brolin, Javier Bardem, Stephen McKinley Henderson , Dave Bautista, Stellan Skarsgård, mas também a estreia de Christopher Walken, Florence Pugh, Austin Butler, Tim Blake Nelson e Léa Seydoux na saga.
TRAILER | DUNE: PARTE 2 REGRESSA JÁ EM 2024 AOS CINEMAS
“Dune: Parte II” tem estreia marcada para 15 de março de 2024! Estás entusiasmado para a sequela do épico de Denis Villeneuve?