© Amazon Prime Video

História dos Óscares | A aclamação de Nicole Kidman em foco

1 de 6

Analisamos as interpretações de Nicole Kidman aclamadas nos Óscares da Academia e celebramos uma das atrizes mais elegantes de Hollywood.  

Hoje em dia todos falam de Nicole Kidman. É uma das maiores estrelas do cinema do mundo, nomeada para o Óscar de Melhor Atriz na 94ª edição dos prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Lastimavelmente, nos últimos anos, muito daquilo que tem sido escrito sobre Nicole Kidman tem a ver com a sua aparência, o seu estilo, a sua ex-relação com Tom Cruise e pouco sobre as suas performances. Nicole Kidman nem sequer é uma figura polémica ou faz intenções de o ser, mas todos apontam o dedo às suas escolhas profissionais e opções pessoais. Hoje queremos fazer algo diferente, como tem sido habitual nesta rubrica que é também de celebração de atores.

Não é fácil falar das estrelas que mais gostamos e das suas personagens responsáveis por conquistar a nossa admiração. Falar de atores simplesmente pela forma como tocam os nossos corações faz-nos cair na tentação de celebrar tudo o que fazem, do mais simplório ao mais exigente. O nosso encanto e admiração por Nicole Kidman nada tem a ver com os seus olhos azuis cianos, que de uma forma muito subtil foram capazes de fomentar as maiores fragilidades e virtudes das suas personagens. Também não tem nada a ver com a sua boa forma física ou com os seus cabelos loiros, outrora ruivos, que a parecem colocar num pedestal do star-system, como se fosse a Grace Kelly dos nossos tempos – a quem curiosamente já deu vida no grande ecrã. Nicole Kidman é sim uma profissional que acrescenta humanidade, generosidade, postura e consciência a várias mulheres. Desde o primeiro minuto que a vimos no ecrã molda o nosso imaginário cinematográfico.

Nicole Kidman
Nicole Kidman em “Being the Ricardos” © Amazon Prime Video
Lê Também:
Óscares 2022 | Onde ver os filmes nomeados

Apesar de alguns percalços, sabemos que Nicole Kidman foi corajosa o suficiente para mudar o chip na sua carreira no início da década passada, ao começar a produzir e protagonizar alguns dos maiores êxitos televisivos. Sabemos que é capaz de agarrar qualquer personagem, criada do zero ou inspirada em pessoas reais, e dar um ar de charme que nos deixa completamente rendidos. Com as personagens de Nicole Kidman sentimo-nos aptos para superar qualquer trauma, perda ou doença. Nicole Kidman é uma atriz corajosa, mas não faz questão de se deslumbrar de si própria. Esta é uma atriz que soube trilhar o seu caminho, sem precisar de emaranhar-se nas mais frívolas manipulações hollywoodescas.

Queremos que este artigo seja sobretudo visto como uma carta de amor à atriz australiana mais americana de sempre. Vamos celebrar todas as suas nomeações para os Óscares de Nicole Kidman, contextualizar esses episódios e perceber, como aos 54 anos (nasceu a 20 de junho de 1967 no Havai) Nicole Kidman continua a surpreender no cinema, na televisão e no streaming.

1 de 6

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Virgílio Jesus has 1375 posts and counting. See all posts by Virgílio Jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.