Spencer © Cinemundo / Dune © Cinemundo / Mães Paralelas © PRIS Audiovisuais / Nomadland © NOS Audiovisuais

TOP 10 | Os melhores filmes de 2021 | MHD

1 de 24

Apesar do atraso, lá conseguimos reunir os melhores filmes de 2021 segundo a equipa de críticos e especialistas da MHD. 

Depois de anunciadas as melhores séries de 2021, a equipa de colaboradores da MHD reuniu-se para definir o TOP 10 de melhores filmes de 2021. Apesar de algum atraso, não deixa de ser uma lista pertinente, afinal estamos em período de temporada de prémios, e em poucos dias serão anunciados os nomeados aos Óscares 2022.

Infelizmente, o ano passado começou com algumas salas de cinema encerradas, devido à pandemia COVID-19, o que levou ao adiamento ou cancelamento de algumas estreias no grande ecrã. Mesmo assim, lá conseguimos ir várias vezes ao cinema e percorrer cinematografias de vários locais do mundo em nossas casas, através de plataformas de streaming. Portanto, a fim de elaborar a nossa lista de melhores filmes de 2021 tivemos em consideração o calendário de estreias em sala, em streaming e em festivais de cinema de Portugal.

Não será de estranhar a presença de alguns filmes produzidos em 2020, mas que só chegaram ao nosso país em 2021, como é o caso de “Nomadland – Sobreviver na América“, vencedor dos Óscares de Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Atriz. Talvez esta a melhor longa-metragem quando pensamos nos melhores filmes de 2021, pois não poderemos esquecer o quanto o ano foi relevante para as mulheres atrás das câmaras.

Óscares 2021 nomeados
“Nomadland – Sobreviver na América” | © Searchlight Pictures

Depois da celebração de Chloé Zhao nos prémios da Academia, foi a vez de todos aplaudirmos “Titane” de Julia Ducournau, o vencedor da Palma de Ouro. Já o final do verão trouxe-nos “O Acontecimento“, de Audrey Diwan e a vitória por unanimidade no Festival Internacional de Cinema de Veneza. Muito se falou também de “Quo Vadis, Aida?” de Jasmila Žbanić, uma obra bastante intensa, que aborda um episódio praticamente esquecido da história contemporânea sobre o massacre de Srebrenica, em julho de 1995, na Bósnia-Herzegovina. Já nos últimos meses, “O Poder do Cão“, original Netflix com realização Jane Campion tem-se consagrado como o filme preferido da crítica.

Embora nem todos estes títulos tenham conseguido integrar o top, são menções honrosas que deves tomar nota e que estão a dar a merecida visibilidade ao cinema no feminino. A maioria destas cineastas têm conseguido oferecer novas leituras sobre as identidades feminina e masculina e as suas respetivas fragilidades num mundo em que o amor e a solidariedade para com os outros têm sido esquecidos.

Como habitual para além da lista dos melhores filmes de 2021 para toda a equipa, reunimos os top individuais, para que possas conhecer os filmes favoritos de cada um dos nossos colaboradores. Poderás ainda conhecer os nossos habituais TOPs em relação aos melhores guarda-roupas do ano, aos filmes com maior bilheteira ou em relação aos melhores cartazes.

Entre fábulas misteriosas sobre personagens reais, novos mundos da Disney e caminhadas solitárias à procura de respostas mais íntimas, eis os melhores filmes de 2021 segundo a MHD.

1 de 24

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Virgílio Jesus has 1356 posts and counting. See all posts by Virgílio Jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.