©2022 Universal Studios. All Rights Reserved

Denis Villeneuve (Dune) vai realizar uma digna sequela de Oppenheimer

Depois de Christopher Nolan ter triunfado com “Oppenheimer”, é a vez de Denis Villeneuve trabalhar o tema da guerra nuclear.

Christopher Nolan é um dos maiores nomes do cinema contemporâneo e em 2023 provou que ainda é possível fazer cinema com ambição, dimensões épicas e temas sérios que levam milhares de pessoas ao cinema. Com aquele que acabou por ser um dos maiores fenómenos do ano, “Oppenheimer” o cineasta alcançou um verdadeiro caso de sucesso que se manifestou de várias formas, entre elas uma aclamação geral da crítica e um enorme resultado nas bilheteiras globais.

Lê Também:   A maioria da crítica não gostou, mas esta série já é a mais vista da HBO Max

“Oppenheimer” conta a história da criação da bomba atómica, pelas mãos do cientista norte-americano J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), e como esta influenciou profundamente o destino do conflito e do mundo. Além de Murphy, o filme conta com um vasto e luxuoso elenco, de onde fazem parte nomes como Robert Downey JrEmily BluntMatt DamonFlorence Pugh.

Christopher Nolan Oppenheimer
© Denis Makarenko via ShutterStock (ID: 1103267231)

Para além das suas conquistas monetárias, “Oppenheimer” acabou por ser o campeão destacado da Award Season, conseguindo prolongar o favoritismo iniciado em julho de 2023 até à cerimónia dos Óscares no início de março de 2024.  No seu manto, o filme conta com 7 Óscares, Melhor FilmeMelhor Realizador para Christopher NolanMelhor Ator para Cillian MurphyMelhor Ator Secundário para Robert Downey Jr., Melhor Fotografia para Hoyte Van Hoytema, Melhor Montagem para Jennifer Lame e Melhor Banda Sonora para Ludwig Göransson.

Lê Também:   O controverso novo filme de Jenna Ortega chega aos cinemas portugueses esta semana

Com o tema da guerra nuclear mais vivo do que nunca e com Christopher Nolan a provar que existe um interesse por parte do público em ver estas histórias representadas, a Legendary acaba de anunciar a sua colaboração com um dos cineastas mais importantes da atualidade para trazer uma história que funciona como uma espécie de “sequela” para “Oppenheimer”.




© A.M.P.A.S.

Pelas mãos de Denis Villeneuve, chegará então uma adaptação da obra não ficcional da vencedora do prémio Pulitzer Annie Jacobsen, “Nuclear War: A Scenario, acabado de se estear na lista dos bestsellers do New York Times,

A obra mostra um cenário de contra relógio, em que o leitor é levado a conhecer as consequências de uma eventual guerra nuclear. O livro tem como base dezenas de entrevistas realizadas a especialistas nucleares, bem como a peritos militares, de modo a construir um cenário realista e detalhado.

Ao que tudo indica, este será então um dos próximos projetos de Villeneuve, que terá ainda pela frente “Dune: Messiah” também com a Legendary. No cenário atual, Denis Villeneuve é talvez o realizador que mais se compara a Christopher Nolan, na medida em que ambos procuram fazer cinema espectáculo enquanto abordam temas sérios e trabalham os géneros de forma verdadeiramente criativa e inovadora.

Lê Também:   As 10 performances mais curtas a vencer o Óscar de Melhor Atriz

Assim como Nolan conseguiu com “Oppenheimer”, Villeneuve parece ser também um daqueles cineastas que mais tarde ou mais cedo terá o seu momento ao sol no que às cerimónias de prémios diz respeito. Muitos acreditam que pode já ser no próximo ano com “Dune: Parte 2”, mas caso isso não aconteça. “Nuclear War: A Scenario” é já uma boa aposta para o futuro.

TRAILER | OPPENHEIMER: O TRIUNFO DE CHRISTOPHER NOLAN

Estás preparado para este novo projeto de Denis  Villeneuve? Acreditas que pode ser o seu “Oppenheimer”?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *