©HBO/Quibi

Emmys 2020 | Conhece os atores e atrizes nomeados pela primeira vez

[tps_header]

Os Emmys 2020 acontecem já  na madrugada do próximo dia 21 de setembro de 2020, pela 1h00 da manhã. Passamos agora revista aos atores e atrizes nomeados pela primeira vez na presente edição!

“Watchmen”, “The Marvelous Mrs.Maisel” “Ozark” e “Sucession” são os líderes com o maior número de nomeações aos Emmys 2020, numa temporada de prémios que evidencia o domínio cada vez mais pronunciado das plataformas de streaming.

Entre as séries mais nomeadas será que encontramos também os intérpretes que mais se destacaram? E entre estes, quais foram nomeados pela primeira vez em 2020? 

Descobrimos tudo sobre os mais de 20 primeiros nomeados com esta galeria em antecipação da cerimónia! 

[/tps_header]

ZENDAYA POR “EUPHORIA” – MELHOR ATRIZ NUMA SÉRIE DRAMÁTICA

euphoria
Zendaya | © HBO

Zendaya é uma das maiores surpresas desta temporada de prémios televisiva, conquistando com o seu papel como Rue Bennet a sua primeira nomeação a um prémio Emmy. 

A atriz, mais conhecida pelos seus papéis no cinema em filmes familiares como a mais recente saga “Homem-Aranha” ou “O Grande Showman” apresenta em “Euphoria”, conteúdo original da HBO, uma profundidade que não lhe conhecíamos até então. 

Dá vida a Rue, uma adolescente problemática com um problema de drogas e tendências auto-destrutivas. Sem cair no exagero, Zendaya interpreta a desafiante Rue com uma chocante naturalidade e leveza que lhe valem agora a nomeação para Melhor Atriz Dramática. 




YYVONE ORJI POR “INSECURE” – MELHOR ATRIZ SECUNDÁRIA NUMA SÉRIE DE COMÉDIA

Insecure
Insecure | © HBO Portugal

“Insecure” é um dos fenómenos de comédia dos últimos anos e Yvone Orji merece aqui distinção pelo seu papel central ao enredo da série. A produção da HBO segue as experiências de uma jovem afro-americana no mundo atual. Aqui, Issa Rae dá vida à personagem titular Issa Dee numa produção por si criada e que retrata muitas das suas aventuras reais.

Yvone Orji dá vida à sua amiga e companheira de aventuras Molly Carter, presente em 33 dos 34 episódios de “Insecure”. A atriz e escritora dá vida a este papel desde 2016 neste conteúdo já renovado para uma quinta temporada em 2021. Atrasada ou não devido à crise do Coronavírus, podemos contar com mais capítulos das aventuras de Issa e Molly no próximo ano.



SHIRA HAAS POR “UNORTHODOX”  – MELHOR ATRIZ NUMA SÉRIE LIMITADA OU FILME

emmys 2020
Shira Haas em “Unorthodox” | © Netflix

 

A experiência dos Judeus Ortodoxos hassídicos foi alvo de diversas abordagens fílmicas e televisivas no passado ano, passando por um documentário e uma série de ficção na Netflix. “Unorthodox” foi um enorme sucesso e parte deste sucesso é atribuível à forte protagonista que dá vida à personagem central desta obra.

A história fictícia acompanha a jovem Esther Shapiro, que nesta série nomeada a oito Emmy Awards procura escapar da sua comunidade extremamente religiosa e de um casamento arranjado na adolescência, aventurando-se a alto custo numa nova vida.

A jovem israelita Shita Haas, de 25 anos, tinha já uma sólida carreira no seu país de origem e salta agora para o estrelato internacional com este papel marcante.




CATE BLANCHETT POR “MRS.AMERICA” – ATRIZ PRINCIPAL NUMA SÉRIE LIMITADA OU FILME PARA A TELEVISÃO 

Mrs America
Mrs. America | © HBO Portugal

Cate Blanchett é já há muito uma campeã no que diz respeito às nomeações (e vitórias) de Óscares. Agora, chega a altura de conquistar o pequeno ecrã com a sua exigente e bem-sucedida interpretação enquanto a líder anti-feminista convervadora Phyllips Schlafly, que acabou inesperadamente a lutar pela retificação da Ementa dos Direitos Iguais.

Schlafly é uma personagem real altamente problemática, o que acabou por atribuir ainda mais profundidade à sua complexa e exigente interpretação. Esta pessoa real lutou, nos Estados Unidos dos anos 70, contra a igualdade de género e contra figuras de vulto no movimento feminista da época, tais como Gloria Steinem (Rose Byrne) ou Betty Friedan (Tracey Ullman).

Por este papel conflituoso Cate Blanchett é destacada pela primeira vez na história dos Primetime Emmy Awards, com uma nomeação para Melhor Atriz Principal numa Série Limitada.




YAHYA ABDUL  – MATEEN II POR “WATCHMEN” – MELHOR ATOR SECUNDÁRIO NUMA SÉRIE LIMITADA OU FILME

emmys 2020
Yahya Abdul-Mateen II em “Watchmen” | © HBO

Apesar de ser um primeiro nomeado, Yahya Abdul-Mateen II é um potencial vencedor nesta categoria, parecendo neste momento disputá-la com o dinossauro Jim Parsons.

O ator conhecido pela sua presença no franchise “Aquaman” interpreta na série Cal Abar, a identidade humana do afamado “Dr. Manhattan”. A sua personagem está presente ao longo de 8 episódios desta nova aposta da HBO, uma mini-série que venceu já 5 Emmys criativos antes da chegada da cerimónia principal.

O bom doutor interpretado por Yahya Abdul-Mateen II sofre de um distúrbio de personalidade que o torna extremamente volátil e, em simultâneo, uma das figuras mais interessantes da série.




RAMY YOUSSEF POR “RAMY” – MELHOR ATOR NUMA SÉRIE DE COMÉDIA

Golden Globes 2020
Ramy | © 2019 Hulu

Alguns dos atores nomeados pela primeira vez nesta edição dos Emmys 2020 recebem as suas respetivas indicações por papéis em novas séries. Séries estas gracejadas com fortes recepções por parte do público. É por exemplo o caso de Ramy Youssef, nomeado para Melhor Ator pelo seu papel titular na série de comédia dramática “Ramy”.

Depois de vencer o Globo de Ouro na Categoria de Melhor Ator de Comédia em 2020, a nomeação ao Emmy acontece como o lógico passo seguinte.  O ator soma ainda mais uma nomeação nestes Emmys 2020, sendo também indicado pela realização de um dos episódios desta série também por ele produzida.

A série original da plataforma Hulu, disponibilizada em Portugal pela HBO, é uma proposta ambiciosa que acompanha a vida de um millenial filho de migrantes egípcios no subúrbio nova-iorquino de Nova Jérsia. Acompanhamos Ramy à medida que ele tenta navegar os desafios consideráveis que comportam a tentativa de conjugar a sua vida moderna e ocidentalizada com os valores da comunidade egípcia em que se insere num equilibrio dificil entre uma geração que vê a vida como algo sem consequências e origens extremamente religiosas e moralistas, que encaram a vida como um teste.




CECILY STRONG POR “SATURDAY NIGHT LIVE” – MELHOR ATRIZ SECUNDÁRIA NUMA SÉRIE DE COMÉDIA

EMMYS 2020 NOMEADOS PRIMEIRA VEZ
©NBC

A categoria de Comédia dos Emmys 2020 engloba não apenas interpretações em séries de ficção mas também os suspeitos do costume do programa de sketches ao vivo “Saturday Night Live”. Pela primeira vez um novo membro do elenco chega às nomeações aos prémios mais disputados da televisão norta-americana. Falamos de Cecily Strong, uma das intérpretes mais célebres do atual elenco.

Cecily faz parte do elenco deste popular programa de comédia desde 2012 e recebe agora a sua primeira indicação aos Emmys depois de ter já começado uma carreira no cinema a partir da sua presença no SNL. Foi, por exemplo, uma das protagonistas da versão feminina de “Ghostbusters” em 2012.

No SNL imita regularmente diversas personalidades famosas como Olivia Colman, Lana Del Rey, Gloria Estefan ou Melania Trump.




ANDREW SCOTT POR “BLACK MIRROR” – MELHOR ATOR CONVIDADO NUMA SÉRIE DRAMÁTICA

Emmys 2020 Andrew Scott
©Netflix

Nestes Emmys 2020 Andrew Scott (“Sherlock”) é nomeado pela primeira vez pela sua presença especial num episódio de “Black Mirror” emitido em 2019. Falamos de “Smithereens”, segundo episódio da quinta temporada da série, emitido em 2019.

No episódios que protagoniza Scott dá vida a Chris Gillhaney, um condutor de Uber que se vê envolvido numa complexa trama policial num episódio com elevada tensão que conta também com Topher Grace (” That ’70’s Show”) num papel de destaque.

Andrew Scott recebe aqui esta primeira indicação ao Prime Time Emmy depois de se ter destacado previamente com o seu papel como o Padre em “Fleabag”, personagem que lhe valeu a nomeação a Melhor Ator Secundário nos Globos de Ouro.




ANNIE MURPHY POR “SCHITT’S CREEK” – MELHOR ATRIZ SECUNDÁRIA NUMA SÉRIE DE COMÉDIA

Annie Murphy Schitts Creek
Annie Murphy e o elenco de Schitt’s Creek | ©CBS

 

Entre 2015 e 2020 Annie Murphy partilhou o ecrã com grandes vultos na série de elevado sucesso crítico “Schitt’s Creek”, entre eles o vulto da comédia Eugene Levy (“American Pie” ou Catherine O’Hara (“O Estranho Mundo de Jack”). 

Nos Emmys criativos foi já anunciado que a série venceu Melhor Casting em 2020, mas a sua temporada final conta ainda com nomeações para Melhor Série de Comédia, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Ator Secundário ou Melhor Argumento. É aliás, uma das séries mais nomeadas na marca das 15 indicações.

“Schitt’s Creek” é o primeiro grande papel da jovem atriz Annie Murphy que participou previamente na série “The Plateaus” (2015).




BILLY CRUDUP POR “THE MORNING SHOW” – MELHOR ATOR SECUNDÁRIO NUMA SÉRIE DRAMÁTICA 

emmys 2020
Billy Crudup em “The Morning Show” | © 2020 Apple Inc. All rights reserved.

“The Morning Show” é mais uma série produzida por Reese Witherspoon, a par de “Big Little Lies” ou “Little Fires Everywhere”, a ser recebida com entusiasmo pelo público e crítica. Neste drama sobre um programa noticioso Jennifer Anniston destaca-se com um forte papel dramático mas há outros grandes intérpretes de peso que se destacam.

Um deles é Billy Crudup, que conta uma das nomeações entre as 8 da série, inluindo indicações para Steve Carell e Jennifer Anniston, já nomeados no passado por grandes séries como “The Office” e “Friends”. Billy  (“Almost Famous”, “O Bom Pastor” ) dá vida a Cory Ellison ao longo de 10 episódios, um vilão enigmático com uma evolução robusta ao longo do seu arco.




D’ARCY CARDEN POR “THE GOOD PLACE” – MELHOR ATRIZ SECUNDÁRIA NUMA SÉRIE DE COMÉDIA

Nalguns episódios, D’Arcy Carden foi múltiplas Janets | © 2018 NBCUniversal Media, LLC

D’Arcy Carden, membro do infame grupo de improviso de Chicago “Upright Citizens Brigade” e pequena participante na série “Barry” de Bill Hader, chegou tarde à festa mas chegou em grande. A atriz só se tornou conhecida já a meados da casa dos 30, e convencida de que o mundo do entretenimento já não era para ela, chegou e venceu.

Quando se juntou ao elenco de “The Good Place”, em 2016, era praticamente uma desconhecida, tal como os seus novos colegas de elenco Jameela Jamil e Manny Jacinto. Kristen Bell e Ted Danson lideravam a comédia existencialista mas a verdade é que esta sempre foi, ao longo das suas quatro temporadas, uma verdadeira série de elenco e a Janet de Carden roubou a cena em múltiplas situação.

A “não-rapariga” Janet tornou-se cada vez mais essencial à narrativa e, verdade seja dita, já merecia ter sido nomeada ao Emmy depois da terceira temporada da série e da sua prestação inesquecível e exigente no episódio “Janet(s)”. Quem se recorda?




PAUL MESCAL POR “NORMAL PEOPLE” – MELHOR ATOR NUMA SÉRIE LIMITADA OU FILME

emmys 2020
Paul Mescal em “Normal People” | © HBO Portugal

“Normal People” é o livro que toda a gente está a ler e a série que toda a gente está a ver. A série de romance dramática da BBC 3 baseia-se no segundo romance lançado pela jovem escritora Sally Rooney, campeã dos diálogos e da criação de personagens que parecem reais e de carne e osso.

Paul Mescal dá vida a Conell, ao longo de doze episódios, nesta série nomeada a quatro Prémios Emmy. Este é o primeiro grande papel do ator que participou também em 2020 na série de mistério “The Deceived”.

O ator irlandês tem vindo a receber largos elogios pela sua interpretação, e assim o atesta o facto de o ator ter sido o único a receber uma  nomeação nas categorias de representação.




KIERAN CULKIN POR “SUCESSION” – MELHOR ATOR SECUNDÁRIO NUMA SÉRIE DRAMÁTICA 

Sucession
Sucession | © HBO Portugal

A família Culkin continua nas bocas do mundo e nos Emmys 2020 Kieran destaca-se num papel forte e numa das grandes séries dos últimos tempos. “Sucession” é campeã de nomeações nesta 72ª edição da cerimónia. O conteúdo estreado em 2018 segue com 18 nomeações aos Prémios depois de já ter sido uma das grandes presenças da cerimónia em 2019.

Kieran Culkin é um dos 8 intérpretes de “Sucession” nomeados nesta edição dos Primetime Emmy Awards. Na série sobre uma família disfuncional que gere um império Media Kieran dá vida a Roman Roy, um dos membros-chave da família.

Este é possivelmente o maior papel da carreira do irmão de Macaulay , que tinha já participado em projetos como “Scott Pilgrim” (2010) ou na série “Fargo” (2015).




DEV PATEL POR “MODERN LOVE” – MELHOR ATOR CONVIDADO NUMA SÉRIE DE COMÉDIA 

dev patel modern love
©Amazon

Com filmes como “Quem Quer Ser Bilionário” (2009) ou “Lion” (2016), Dev Patel deixou a sua marca no mundo do cinema. Agora regressa em grande à televisão, depois de ter pertencido, ainda em Inglaterra, ao elenco original da série adolescente “Skins”.

Patel é nomeado como Ator Convidado em “Modern Love”, série na qual participa em dois episódios como Joshua. “Modern Love” é uma série original da Amazon que conta com grandes nomes como Anne Hathaway ou Tina Fey. Esta série baseia-se numa premissa invulgar, uma coluna do New York Time’s sobre viver e amar na cidade.

Dev Patel destaca-se claramente, sendo o único interprete nomeado para os Emmys 2020 por esta série baseada nas vidas comuns que povoam a Grande Maçã.




NICHOLAS BRAUN POR “SUCESSION” – MELHOR ATOR SECUNDÁRIO NUMA SÉRIE DRAMÁTICA

Sucession Nicholas Braun
©HBO

“Sucession” é a estreia que, nos Emmys 2020, concentra o maior número de primeiros nomeados nas categorias de representação. Não fosse, aliás, uma das séries que soma, no geral, mais nomeações.

Nicholas Braun, aqui nomeado pela primeira vez a estes prémios e destacado na categoria de Melhor Ator Secundário, interpreta Greg Hirsch, um membro afastado da família que leva uma vida distinta da do restante clã apesar de apresentar estreitos laços de sangue.

Presente em 20 episódios da série, até agora, Nicholas Braun tem já um extenso currículo mas encontra aqui o seu primeiro grande papel.




OCTAVIA SPENCER POR “SELF MADE: INSPIRED BY THE LIFE OF MADAM C.J WALKER” – MELHOR ATRIZ NUMA SÉRIE LIMITADA OU FILME

Self Made
Self Made | © 20th Century Fox

Octavia Spencer é uma verdadeira campeã no cinema, com nomeações a Óscares por diversos papéis (vencedora por “As Serviçais” (2011) )  e capaz de melhorar significativamente qualquer narrativa na qual se entenda envolver. Com tanto sucesso no cinema Octavia tem pouco tempo para a televisão mas, ainda assim, em 2020 é nomeada pelo seu papel marcante numa mini-série.

O drama da Netflix, que contabiliza quatro episódios, e que conta ainda com Tiffany Hadish num dos papéis centrais, acompanha a história da primeira milionária “self-made” dos Estados Unidos da América. Esta série histórica dá vida a um pedaço precioso de história americana e toca num dos temas preferidos de Octavia, envolvendo temáticas raciais e as desvantagens sistémicas dos afro-americanos.




WILLIAM JACKSON HARPER EM “THE GOOD PLACE” – ATOR SECUNDÁRIO NUMA SÉRIE DE COMÉDIA

Chidi
Chidi (William Jackson Harper) , o Professor de Ética, é confrontado com a materialização dos seus dilemas |©NBC

Chidi Anagonye é um pequeno prazer neurótico e grande parte da alma de “The Good Place”. Assim, nada melhor do que ver a interpretação do seu ator William Jackson Harper destacada com a sua primeira nomeação aos Emmys em 2020.

Desde o seu grande papel de “estreia” nesta comédia de Michael Schur, William Jackson Harper tem marcado presença em algumas produções cinematográficas de qualidade como “Midsommar – O Ritual” (2019) “Paterson” (2016).

Não obstante o facto do ator ter completado já 40 anos, o seu aspeto jovem permite-lhe preencher ainda papéis bastante jovens e o leque das suas hipóteses parece de momento vasto e promissor. Chidi é uma personagem especial e caracteristica e William faz aqui um papelão que o deixa para já registado na história da comédia norte-americana.




JEREMY POPE POR “HOLLYWOOD” – MELHOR ATOR NUMA SÉRIE LIMITADA OU FILME

hollywood Jeremy
©Netflix

“Hollywood” é mais um sucesso da autoria do imparável produtor Ryan Murphy, que aqui põe em prática uma vez mais o seu género favorito de série – uma reconstrução histórica de um período fulcral da história dos EUA no século XX. Desta vez recupera o glamour e cor da velha Hollywood e consegue trazê-la até aos anos 20 do século XXI.

Fá-lo suportado por um forte elenco, com três dos atores da série destacados nestes Emmys 2020. Para além de Jeremy Pope, Jim Parsons ( o imensamente nomeado protagonista de “The Big Bang Theory”) e Dylan McDermott (“The Practice” foram também nomeados na categoria de Melhor Ator Secundário.

Jeremy Pope é aqui nomeado pelo seu papel como Archie Coleman, um prostituto aspirante a argumentista que viria a vingar na competitiva indústria do entretenimento de L.A. Archie é apenas o segundo crédito contido na filmografia de Jeremy Pope, o que reforça o sucesso desta primeira nomeação muito no início da sua carreira.




ANNA KENDRICK POR “DUMMY” – MELHOR ATRIZ NUMA SÉRIE DE FORMATO CURTO 

emmys 2020
©Quibi

Anna Kendrick, criança da saga “Twilight”, viu as portas abrirem-se no mundo do cinema quando foi nomeada ao Óscar em 2010 pelo seu papel em “Nas Nuvens”. Desde então tem vindo a ser bastante associada a papéis musicais como em “Pitch Perfect  – Num Tom Perfeito” (2012) ou “Trolls” (2016), entre muitos outros.

A atriz é, em 2020, nomeada pela primeira vez para os Prémios Emmy com o seu papel como Cody na série “Dummy”. A imaginativa série por si protagonizada conta a história de uma aspirante a escritora que se torna amiga da boneca sexual do seu namorado. As duas partem à descoberta do mundo em conjunto!

Esta é uma série de formato curto, de apenas 10 episódios, que baseia a sua premissa numa história semi-verídica referente aos próprios criadores desta produção.




LUPITA NYONG’O POR “SERENGETI” – MELHOR NARRADOR 

Lupita Nyong'o
Lupita Nyong’o em “Nós” (“Us”) | © NOS Audiovisuais

A vencedora do Óscar de Melhor Atriz Secundária por “12 Anos Escravo” em 2014 estreia-se nas nomeações aos Emmy Awards com uma categoria improvável: Melhor Narrador na mini-série “Serengeti”, que analisa a vida animal numa região africana.

Lupita tem vindo a destacar-se no cinema com papéis em grandes produções como o franchise de super-heróis negros “Black Panther” ou o filme de terror “Nós”, da autoria de Jordan Peele. Na televisão, prepara-se para protagonizar a série “Americanah”. Neste conteúdo sobre imigrantes nigerianas nos Estados Unidos irá partilhar o ecrã com a multigalardoada Uzo Aduba (“Orange is the New Black”). Podemos esperar esta sua chegada ao pequeno ecrã em 2021 neste promissor drama produzido pela Plan B Entertainment, de Brad Pitt.




HARRIET WALTER POR “SUCESSION” – MELHOR ATRIZ CONVIDADA NUMA SÉRIE DE COMÉDIA 

Harriet Walker Sucession
©HBO

Voltamos uma vez mais a “Sucession”, série-fenómeno do momento, especialmente no que à recepção dos pares diz respeito.

Harriet Walter é uma atriz londrina que participou em inúmeras obras de época, como “Sensibilidade e Bom-Senso” (1995) ou “Expiação” (2007). Apesar da sua carreira se focar essencialmente no mercado britânico teve já grandes papéis no cinema americano, participando, por exemplo, na última trilogia do universo “Star Wars”.

Em 2016 partilhou com o elenco de “The Crown” uma nomeação de cast aos Screen Actors Guild Awards mas é com “Sucession” que é nomeada, pela primeira vez, a um grande prémio numa prestação numa série (a solo).

A atriz participou em três episódios de “Sucession” como a aristocrática Lady Caroline Collingwood.




JOVAN ADEPO POR “WATCHMEN” – MELHOR ATOR SECUNDÁRIO NUMA SÉRIE LIMITADA OU FILME

emmys 2020 hbo
©HBO

Mais uma primeira nomeação para intérpretes da série subversiva da HBO “Watchmen”, baseada no famoso romance gráfico já previamente adaptado ao cinema.

Jovan Adepo é um jovem ator com um currículo com alguns papéis notáveis, como por exemplo uma participações no drama oscarizado “Vedações” ou um arco prévio na série “The Leftovers”, também da HBO.

Em “Watchmen” é Will Reeves durante três episódios e marca uma forte presença junto de nomes como Regina King (“Ray”) e Jean Smart (“24”). Na série Adepo dá vida à versão jovem da personagem de Louis Gossett Jr. (“Oficial e Cavalheiro”, membro permanente do elenco.




MATTHEW MACFADYEN EM “SUCESSION” – MELHOR ATOR SECUNDÁRIO NUMA SÉRIE DRAMÁTICA

sucession emmys 2020
©HBO

Sim, é “Sucession” uma vez mais. O campeão dos primeiros nomeados nas categorias de representação apresenta Macfadyen (Darcy em “Orgulho e Preconceito” de Joe Wright”) como Tom Wambsgans, personagm que marca já 20 presenças em episódios da jovem série.

Tom Wambsgans é uma personagem fascinada pelo poderio da família que protagoniza a série e que procura a todo o custo a sua aprovação, inclusive sacrificando o seu próprio orgulho no processo. Apareceu pela primeira vez logo no piloto da série, em 2018, o qual foi realizado por  Adam McKay (“A Queda de Wall Street”).




SARAH SNOOK POR “SUCESSION” – MELHOR ATRIZ SECUNDÁRIA NUMA SÉRIE DRAMÁTICA

Sucession
Sucession | © HBO Portugal

Fechamos esta galeria de puro talento com mais uma estreia entre o elenco de “Sucession”, como não poderia deixar de ser. Sarah Snook, quase uma perfeita desconhecida embora já uma atriz experiente, encontrou o sucesso enquanto Shiv Roy em “Sucession”.

Aqui é a única filha do clã Roy, uma marcada pelas pegadas das mulheres de força do século XXI. Shiv é uma forte presença feminina, com institintos de liderança eficazes e uma clara inclinação política.

Sarah Snook tem aqui um papel desafiador, capaz de preencher na perfeição.

[tps_footer]

Os Emmys 2020 acontecem já na madrugada de 20 para 21 de setembro, pelas 1h00. Esta edição muito especial e inteiramente digital pode ser acompanhada em Portugal através da SIC Caras. 

Lê Também:   Emmys 2020 | Quem vai ganhar?

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *