Eleven está de volta em maio de 2022, entre muitos outros destaques |©Netflix/HBO Max

Mapa das Séries | Estreias Nacionais de maio 2022

[tps_header]

Em maio de 2002, a HBO Max recebe o drama criminal empolgante “The Staircase”, “How I Met Your Father” conta com a antecipada estreia em Portugal, “Obi-Wan Kenobi” chega por fim à televisão  e arranca ainda o início do fim de “Stranger Things” na Netflix. Bem-vindos a mais um mapa das séries!

[/tps_header]

MAPA DAS SÉRIES – ESTREIAS NACIONAIS

DE 1 A 8 DE MAIO

The Staircase Corpo mapa das séries de maio de 2022
The Staircase © HBO Max

Estreia da semana: “The Staircase” – T1  –  5 de maio (HBO Max)

Série Elenco Estreia
A Origem Obscura de Sherlock Holmes – T1 Ian Richardson, Charles Dance, Robin Laing RTP2, 1 de maio  (também disponível na RTP Play)
Wellington Paranormal – T4 Mike Minogue, Mike Minogue, Maaka Pohatu HBO Max, 1 de maio
A Unidade – T2 Michel Noher, Nathalie Poza, Raúl Fernández de Pablo AXN, 2 de maio às 22h50
Três Metros Acima do Céu – T3 Coco Rebecca Edogamhe, Amanda Campana, Alicia Ann Edogamhe Netflix, 4 de maio
The Man Who Fell to Earth – T1 Chiwetel Ejiofor, Naomie Harris, Clarke Peters HBO Max, 4 de maio
Silent Witness/Testemunha Silenciosa – T24 Emilia Fox, David Caves, Amanda Burton FOX Crime, 4 de maio às 00h20
O Marginal – T5  Martina Gusman, Claudio Rissi, Nicolás Furtado Netflix, 4 de maio
The Staircase  – T1 Colin Firth, Toni Collette, Rosemarie DeWitt HBO Max, 5 de maio
The Pentaverate – T1  Mike Meyers, Jeremy Irons, Rob Lowe Netflix, 5 de maio
Clark – T1  Bill Skarsgård, Vilhelm Blomgren, Sandra Ilar Netflix, 5 de maio
The Wilds – Vidas Selvagens – T2 Sophia Ali, Rachel Griffiths, Sarah Pidgeon Amazon Prime Video, 6 de maio
Teerão – T2   Niv Sultan, Liraz Charhi, Shaun Toub Apple TV+, 6 de maio
O Som da Magia – T1 Ji Chang-wook, Choi Sung-eun, Hwang In-yeop Netflix, 6 de maio

 

A programação televisiva do mapa das séries arranca logo no dia 1 de maio e na RTP2 com “A Origem Obscura de Sherlock Holmes”, uma série inglesa de cinco episódios que se baseia na relação que o autor dos livros Sherlock Holmes, Arthur Conan Doyle, mantinha com o Dr. Joseph Bell – um patologista forense brilhante. Reza a lenda que Bell, tutor de Doyle na Universidade de Edimburgo, ajudou à concretização dos livros. Isto como o próprio Arthur Conan Doyle escreve: “É a si que devo Sherlock Holmes”.

O primeiro dia do mês traz-nos também a estreia, na HBO Max, da quarta temporada de “Wellington Paranormal”, uma espécie de spin-off do mockumentary  “What We Do in the Shadows”. Esta é a história dos membros da polícia local de Wellington, Nova Zelândia, e a sua luta contra fenómenos sobrenaturais. Esta é uma criação de Jemaine Clement e Taika Waititi (“Jojo Rabbit”), também responsáveis pelo filme “What We Do in the Shadows”.

No dia seguinte, 2 de maio, e ainda na televisão por cabo, desta vez para lá das generalistas, o AXN traz-nos a segunda temporada de “A Unidade”. Esta série criminal espanhola continua a acompanhar, com emoções em altas, as experiências reais da luta contra os jihadistas em território europeu. Pode ser acompanhada todas as segundas-feiras, sempre a partir das 22h50.

A HBO Max continua a mudar o jogo do streaming de séries com uma sucessão de estreias. Entre elas, a 4 de maio, estreia na plataforma a narrativa de ficção científica , “The Man Who Fell to Earth” , a qual se baseia no filme de David Bowie e conta com Chiwetel Ejiofor  (“12 Anos Escravo”) e Naomie Harris (“Moonlight”)  nos papéis centrais.

No dia 5 de maio, uma proposta aliciante graceja este mapa das séries em maio de 2022 – o drama “The Staircase”, com os aclamados atores Colin Firth, Toni Collette e Rosemarie DeWitt chega à HBO Max.  Já é possível ler as nossas primeiras impressões em relação a esta minissérie criminal que tem por base o polémico homicídio real de Kathleen Peterson.

Nesta mesma data, a Netflix apresenta o regresso de Mike Meyers, o eterno “Austin Powers”, ao pequeno ecrã. Uma série suportada por um elenco exímio, “The Pentaverate” é a história absurda e cómica de uma ordem secreta que procura, desde o século XIV mudar o mundo (e, por uma vez, para o lado do bem). Também no dia 5, a Netflix apresenta  “Clark”, uma narrativa criminal e de comédia sueca protagonizada por Bill Skarsgård (“It”), a qual conta a história de Clark Olofsson – o enigmático criminoso que motivou a criação do termo “Síndrome de Estocolmo”. 

Seis de maio, por sua vez, é o dia em que “The Wilds” regressa à Amazon Prime Video para a sua segunda temporada, continuando a narrar a história limite de um grupo de adolescentes que terá de sobreviver depois de um desastre de avião. Esta história, que casa muitas influências familiares como “Lord of the Flies” ou “Lost”, tem segunda temporada já disponível e acrescenta novas personagens e jogos de sobrevivência.

 




ESTREIAS DE 9 a 16 DE MAIO

Conversations with Friends
Conversations with Friends © HBO Max

Estreia da semana: “Conversations With Friends” – T1  –  15 de maio (HBO Max)

 

Série Elenco Estreia
Devils – T2  Patrick Dempsey, Alessandro Borghi, Laia Costa HBO Max, 10 de maio
Foi Assim Que Aconteceu… Com o Teu Pai/ How I Met Your Father – T1 Hilary Duff, Kim Cattrall, Chris Lowell Disney+, 11 de maio
La Fortuna – T1 Stanley Tucci, Álvaro Mel, Ana Polvorosa AMC, 11 de maio às 22h10
Oussekine – T1 Kad Merad, Sayyid El Alami, Hiam Abbass Disney+, 11 de maio
42 Dias de Escuridão – T1  Claudia Di Girólamo, Aline Küppenheim, Amparo Noguera Netflix, 11 de maio
Beleza Impiedosa – T1 Rosemary Zimu, Dumisani Mbebe, Nthati Moshesh Netflix, 12 de maio
Hacks – T2  Jean Smart, Hannah Einbinder, Carl Clemons-Hopkins HBO Max, 12 de maio
Nos Meandros da Lei – T1 Manuel Garcia-Rulfo, Neve Campbell, Christopher Gorham Netflix, 13 de maio
The Essex Serpent – T1 Claire Danes, Tom Hiddleston, Frank Dillane Apple TV+, 13 de maio
The Time Traveler’s Wife – T1 Theo James, Rose Leslie, Everleigh McDonell HBO Max, 15 de maio
Conversations With Friends – T1 Alison Oliver, Joe Alwyn,  Jemima Kirke HBO Max, 15 de maio
Vampire in the Garden – T1 Megumi Han, Yu Kobayashi, Paul Castro Jr Netflix, 16 de maio

 

Em maio de 2022, o mapa das séries recebe uma prequela há muito anunciada e que demorou um bom par de anos a concretizar-se. “Foi Assim Que Aconteceu… Com o Teu Pai“, o spin-off de “How I Met Your Mother”, uma das mais populares comédias de situação da televisão americana do século XXI. Inicialmente, Greta Gerwig, que viria antes a abraçar uma carreira de sucesso como cineasta, deveria ter sido a protagonista desta nova versão. Em 2022 e em “How I Met Your Father” é com Hilary Duff e  Kim Cattrall (como a versão mais velha da personagem) que esta história popular de amor na grande cidade se volta a narrar.

O dia 11 de maio não traz apenas a busca pelo amor em Nova Iorque. À AMC chega “La Fortuna”, a adaptação televisiva de uma grande caça ao tesouro decorrida na Península Ibérica. A aguardada série baseia-se no romance gráfico “O Tesouro do Cisne Negro” e conta com atores espanhóis e americanos nos papéis centrais, como por exemplo a estrela de Hollywood Stanley Tucci (“O Diabo Veste Prada”) ou a sensação das redes sociais espanhola Álvaro Mel (“Paraíso”).

Esta nova semana promete outra grande estreia de qualidade na HBO Max – “Hacks” (cuja primeira temporada chegou a Portugal com a mudança da HBO Portugal para a Max), a improvável história de amizade entre uma jovem da Geração Z e uma Boomer, está de regresso para a sua segunda temporada. Depois de uma temporada de prémios televisivos com muito sucesso, “Hacks” continua a acompanhar, com Jean Smart no papel central, a relação profissional e de amizade entre uma comediante de palco longe do seu período áureo e uma jovem escritora encarregada de revitalizar a sua carreira.

A Apple TV+ lança também cartadas na segunda semana de maio, com a estreia de uma nova mini-série que casa o drama de época com o sobrenatural. “The Essex Serpent” narra a história de Cora Seaborne (Claire Danes, “Homeland”), uma mulher que se muda para o Essex para investigar rumores acerca de uma serpente mística. Por lá, estabelece laços com um pastor local (interpretado por Tom Hiddleston,“Loki“) e é alvo de acusações por parte dos locais.

E a 15 de maio, o mapa das séries recebe duas adições aguardadas por parte da HBO Max – “The Time Traveler’s Wife”, uma adaptação do best-seller do mesmo nome, que previamente já havia sido adaptado a um filme protagonizado por Rachel McAdams, está de volta agora no formato de série e com Rose Leslie (“Game of Thrones”) como protagonista. No mesmo dia, estreia outra adaptação à televisão de um livro popular, neste caso de Sally Rooney – “a voz da geração Millennial”. Depois do sucesso de “Normal People”, “Conversations With Friends” é o próximo livro da autora irlandesa a ser adaptado à televisão.

 




MAPA DAS SÉRIES – ESTREIAS NACIONAIS

DE 17 A 24 DE MAIO

disney+ beth e a vida mapa das séries maio 2022
“Beth e a Vida” © STAR

Estreia da semana: “Beth e a Vida” – T1  –  18 de maio (Disney+)

 

Série Elenco Estreia
Beth e a Vida – T1 Amy Schumer, Michael Rapaport, Michael Cera Disney+, 18 de maio
Uma Nova Vida – T1 Julian Koechlin, Sophie Hutter, Anouk Petri Netflix, 18 de maio
Quem Matou Sara? – T3 Manolo Cardona, Ginés García Millán, Carolina Miranda Netflix, 18 de maio
Bang Bang Baby – T2 Arianna Becheroni, Giorgia Arena, Adriano Giannini Amazon Prime Video, 19 de maio
Now and Then – T1  Rosie Perez, Marina de Tavira, José María Yázpik Apple TV+, 20 de maio
Love, Death & Robots – T3 Scott Whyte, Nolan North, Emily O’Brien Netflix, 20 de maio
Night Sky – T1  Sissy Spacek, J.K. Simmons, Cass Buggé Amazon Prime Video, 20 de maio
Ghost in the Shell: SAC_2045 – T2 Richard Epcar, Michael McCarty, Crispin Freeman Netflix, 23 de maio
Younger – T4 Sutton Foster, Hilary Duff, Debi Mazar AXN White, 24 de maio às 21h25

 

A sucessão de séries do mapa de maio de 2022 continua com a estreia da nova comédia dramática protagonizada,  criada, produzida, co-escrita e co-realizada por Amy Schumer -“Beth e a Vida”, que chega à Disney+ no próximo dia 18 de maio. Nesta série, Schumer dá vida a Beth, uma mulher perto da casa dos 40 que procura reinventar-se e que, pelo caminho, se apaixona por John (Michael Cera, “Arrested Development”), um homem singular que bebe inspiração do marido de Amy Schumer na vida real.

Também a Netflix apresenta um conjunto de propostas aliciantes, como o regresso do thriller de sucesso “Quem Matou Sara” a 18 de maio, para a terceira temporada ou também a T3 de um outro grande fenómeno – a antologia fantástica de animação “Love, Death & Robots”, criada por Tim Miller (realizador de “Deadpool”), que volta à plataforma de streaming no dia 20. Indicada a 11 Prémios Emmy e tantos outros Annie, esta é uma das séries mais bem-sucedidas da história da Netflix.

À Amazon Prime Video e a 20 de maio, chega-nos uma outra série protagonizada por J.K Simmons, neste mapa das séries. Desta vez um drama fantástico sobre um casal que encontrou, nas suas traseiras, o portal para um estranho planeta. “Night Sky”/”Céu Noturno” é a história por detrás desse segredo.

No AXN White, a partir de 24 de maio,  continuam as aventuras de Liza Miller (Sutton Foster), uma mulher de 40 anos que começa a viver uma nova vida depois de ser tomada por alguém mais jovem. Nova vida, novos interesses românticos, novas amizades e um novo recomeço na sua carreira – Liza consegue, aparentemente, ter tudo. Mas a mentira tem perna curta, e como conseguirá agora recuperar a confiança de Kelsey (Hilary Duff), que acabou de descobrir toda a verdade? A caminho da temporada 4, recordamos as nossas primeiras impressões aquando do arranque da série “Younger”.

 




MAPA DAS SÉRIES – ESTREIAS NACIONAIS DE 25 A 31 DE MAIO

Stranger Things T4
“Stranger Things” – T4© Netflix

Estreia da semana: “Stranger Things” – T4 (parte 1)  – 27 de maio de maio (Netflix)

 

Série Elenco Estreia
Magpie Murders – T1 Lesley Manville, Tim McMullan, Nia Deacon AXN, 25 de maio  às 22h00
Superman & Lois – T2 Tyler Hoechlin, Elizabeth Tulloch, Jordan Elsass TVCine, 25 de maio às 22h10
Death in Paradise – T10 Ben Miller, Sara Martins, Danny John-Jules FOX Crime, 26 de maio às 22h00
Obi-Wan Kenobi – T1 Ewan McGregor, Hayden Christensen, James Earl Jones Disney+, 27 de maio
Stranger Things – T4 Winona Ryder, Millie Bobby Brown, Finn Wolfhard Netflix, 27 de maio
Hightown – T2 Monica Raymund, James Badge Dale, Riley Voelkel TVCine, 30 de maio às 22h10
Sorjonen/ Bordertown – T3 Ville Virtanen, Matleena Kuusniemi, Olivia Ainali AMC, 31 de maio às 22h10

 

A 25 de maio de 2022, o AXN garante mais uma estreia absoluta no mapa das séries do mês. Trata-se de “Magpie Murders”, um drama que nos remete para as grandes narrativas de detetives britânicas. Situada em duas linhas temporais distintas, a série esbate as fronteiras entre realidade e ficção à medida que uma editora investiga o mistério do homicídio de um dos seus escritores mais afamados. Conta com Lesley Manville, nomeada ao Óscar por “Linha Fantasma”, no papel central. Esta produção foi criada por Anthony Horowitz (também escritor da saga que inspirou outra série do canal – “Alex Rider”), autor do livro do mesmo nome e que serviu de base para esta nova narrativa televisiva.

O mapa das séries aproxima-se do fim com uma semana que não dá tréguas aos maiores fãs de fenómenos de cultura popular. Isto porque no dia 27 de maio a Disney+ nos apresenta, por fim, a primeira temporada de “Obi-Wan Kenobi”, drama de fantasia e aventura situado no universo “Star Wars” e que vê  Ewan McGregor e Hayden Christensen a regressarem aos papéis que interpretaram nos filmes.

No mesmo dia, como se a estreia de um emblemático novo capítulo no universo “Star Wars” não bastasse, tempo para ver a primeira metade da nova temporada de “Stranger Things” (a segunda parte chega só em julho). A T4 da série criada pelos irmãos Duffer, Matt Duffer e Ross Duffer, promete, segundo as primeiras críticas, um princípio do fim (a temporada 5 será a última, embora spin-offs pareçam bem prováveis) mais adulto e com o vilão mais assustador até agora. Para os mais curiosos, os oito primeiro minutos da T4 estão já disponíveis no Youtube (e prometem revelações chocantes acerca do passado de Eleven).

[tps_footer]

O mapa das séries da Magazine.HD em maio de 2022 é um oásis para fãs de cultura popular. Que série te entusiasma mais? 

Lê Também:   HBO Max em Maio | O que queremos ver

[/tps_footer]



Também do teu Interesse:


About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *