Top Melhores Séries de 2019 by Magazine.HD | © HBO/©Netflix/©Hulu

TOP MHD | Melhores Séries de 2019

[tps_header]

A equipa da MHD já reuniu o que de melhor se fez no pequeno ecrã! Percorre a galeria e fica a conhecer o nosso Top 10 das Melhores Séries de 2019.

O ano passado foi um ano recheado tanto por regressos muito esperados, como por novas séries que nos despertaram a curiosidade. A escolha foi especialmente difícil, mas conseguimos chegar a um consenso e eleger aquelas que para nós foram as melhores séries de 2019. Claro que por esta altura já deves ter o teu próprio Top na cabeça e projetado quem ocupará o nosso. O pódio não será surpresa para muitos, já os outros nove lugares talvez.

Gostaríamos apenas de referir que a ausência de grandes séries como “Fleabag,” “Killing Eve,” “The Crown” ou mesmo “Succession” não invalida (de todo) o seu teor de qualidade – principalmente no caso desta última, cuja segunda temporada foi um tema aceso de conversação entre nós. Agora, sem mais demoras, eis o nosso TOP 10 de 2019.

[/tps_header]

10º STRANGER THINGS

melhores séries 2019 Stranger Things 3
©Netflix

Em 2016, os Duffer Brothers presentearam-nos com aquela que consideramos uma das melhores séries do ano. E desde então que “Stranger Things” tem sido uma presença quase que obrigatória nos nossos tops coletivos. 2019 não será excepção à regra, embora esta terceira temporada possa, para alguns, não ter mantido a mesma qualidade das anteriores.

Não obstante, o seu crescimento merece ser reconhecido, quer ao nível de produção, quer das personagens. O jovem elenco tem-se revelado uma pequena promessa e demonstrado uma evolução bastante positiva ao longo das temporadas. De igual forma, já percebemos que os Duffer têm nostalgia para dar e vender às décadas de 80/90. Contudo, esperemos que não comecem a repetir em demasia os ‘erros’ de J.J. Abrams…

Esta temporada já esteve um tanto ao pouco perto desse limite – ‘carta de amor’ vs. ‘imitação.’ Ainda assim, “Stranger Things” mereceu o seu lugar no nosso Top de 2019 principalmente pelo trio representado na imagem acima, do qual a filha de Ethan Hawke e Uma Thurman foi de facto a estrela.

– Inês Serra




9º THE ACT

melhores séries 2019 the act
© HBO Portugal

A história verídica da mãe que queria que a filha fosse doente e da filha que queria que a mãe desaparecesse. A última ganhou. A mini-série dramática que sucedeu ao documentário “Mommy Dead and Dearest”, ambos da HBO, é um dos melhores trabalhos de interpretação de 2019. Tanto Patricia Arquette, como Joey King fazem-se valer, mas foi a jovem atriz de 20 anos que realmente nos encheu a medida. King têm-se revelado um pequeno prodígio a manter debaixo do radar. Aliás, arriscamo-nos a dizer que se Michelle Williams não tivesse no mesmo lote de nomeadas nos Emmys e Golden Globes King teria ganho (pelo menos) um deles.

“The Act” acompanha a luta de uma adolescente pela sua independência a todos os níveis. O seu obstáculo é a mãe, que sofre da síndrome de Münchausen por procuração, ou seja, não se limita ao típico “não te deixo sair à noite,” mas faz-te acreditar que estás doente para poder dar cuidados de forma obsessiva. No caso de Gypsy, confinando-a a uma cadeira de rodas e alimentação por sonda. A mini-série é talvez o retrato mais cru desta doença, mas a verdade é que já a tínhamos visto em “Sharp Objects,” na mãe de Camille Preaker (Amy Adams), interpretada brilhantemente por Patricia Clarkson.

– Inês Serra




8º THE HANDMAID’S TALE

The Handmaid's Tale t3
© NOS Audiovisuais

De um ponto de vista mais pessoal, digo que a terceira temporada teve uma quebra de ritmo. No entanto, não consigo resistir a partilhar a opinião da nossa editora Maria João Sá e dar-lhe uma certa razão.

Há muita gente que comenta comigo que a série tem um ritmo muito lento e que parece que não avança. Apesar de conseguir entender essa opinião, acho que esse é mesmo o ritmo próprio do enredo, da própria narrativa e até do próprio livro. E, afinal de contas, é realista. Se Gilead fosse real, todos aqueles acontecimentos demorariam o seu  tempo para se suceder. E a verdade é que, na indústria do entretenimento, por vezes acostumamo-nos demasiado à ação e querermos mais e mais, queremos tudo rápido como as nossas vidas modernas líquidas.”

Quer pendas mais para a minha opinião ou para a análise da Maria João, ambas concordamos que “The Handmaid’s Tale” é uma das séries mais socialmente relevantes e uma das melhores da última década. Nisso e no facto de Elisabeth Moss continuar a deixar-nos presos ao ecrã, penso que praticamente todos concordamos. Ah e já ouviste com atenção a banda sonora? É a cereja no topo do bolo.

– Inês Serra



7º MR. ROBOT

Mr. Robot
© 2017 USA Network Media, LLC

Sam Esmail é um génio. E fica a nossa aposta: “Mr. Robot” tem tudo para explodir durante os próximos anos à la “Breaking Bad” caso vá parar a uma Netflix desta vida. A série merece tudo e, demore mais ou demore menos, o mais provável é que o tempo presenteie toda a produção envolvida com o adequado reconhecimento, não sendo exagero algum colocar a série do USA a discutir olhos nos olhos o estatuto de melhor de sempre com “Breaking Bad” ou “The Wire”.

Sintoma da absoluta perfeição da temporada final a avaliação no IMDb (plataforma pouco fidedigna, embora neste caso justa) de 4 episódios entre 9.8 e 10.0 (407 Proxy Authentication Required).

Guarnecida com uma épica banda sonora de Mac Quayle, “Mr. Robot” fez o que quis das emoções dos seus fãs, soube despedir-se de cada personagem, promoveu episódios-conceito e terminou a jornada de Elliot Alderson numa estratosfera de imprevisibilidade, criatividade e sensibilidade como talvez nunca antes uma série conseguira. Rami Malek nasceu aqui.

– Miguel Pontares




6º MINDHUNTER

mindhunter netflix
© Netflix

Dois anos depois, a série de David Fincher regressou, trabalhando com habilidade as noções de dúvida e culpa. “Mindhunter” manteve-se verdadeiro museu de horrores relatados e continuou a ser diálogo, psicologia e comportamento, rejeitando quase por completo a violência gráfica e exibida, e sendo violenta a palavra, a descrição e, por consequência, a nossa imaginação.

Entre os assassinatos de crianças em Atlanta e 10 minutos absolutamente incríveis de Damon Herriman como Charles Manson, aquela que é uma das melhores séries Netflix até à data preservou o som do silêncio como inconfundível impressão digital, deixando sempre cada entrevista respirar durante o tempo necessário para cada pingue-pongue soar orgânico, hipnotizando os espectadores. Que a taxonomia de serial killers prossiga, fascinada e fascinante.

– Miguel Pontares




5º YEARS AND YEARS

Years and Years
Os Lyons | ©HBO Portugal

Pessoalmente, uma das séries que deveria ter tido um maior destaque. “Years and Years” é a chamada de atenção que temíamos receber e a prova de que podemos de facto estar a regredir, em vez de evoluir… Estamos habituados a conteúdos ficcionais, a representações de realidades paralelas ou alternativas que muito dificilmente algum dia serão a nossa. Contudo, Russell T. Davies tentou dar-nos uma estalada para prestarmos realmente atenção ao que nos rodeia. O grau de probabilidade e proximidade de “Years and Years” deixa-nos a pensar, a remoer e o resultado não é positivo, mas necessário. Com ou sem Greta, a verdade é que precisamos de acreditar menos que “tudo se irá resolver…”

Voltando à parte ficcional de “Years and Years,” o elenco que perfaz a família Lyons deveria ter pelo menos recebido uma nomeação enquanto um dos melhores de 2019. O chamariz pode ser Emma Thompson, que mantém o seu nível de performance, mas Russell Tovey, T’Nia Miller, Anne Reid, Ruth Madeley, Jessica Hynes e especialmente Rory Kinnear e Maxim Baldry ficariam igualmente bem sem a sua presença. Gostaríamos de ter mais destas ‘pérolas’ perdidas em 2020.

– Inês Serra




4º DARK

emmy Dark
© Netflix

Entre ciclos, paradoxos, linhas temporais e árvores genealógicas, “Dark”, o labirinto alemão da Netflix, provou na sua segunda temporada que Jantje Friese e Baran bo Odar estão 30 passos à frente de todos nós, comuns mortais.

À medida que sabemos mais e mais, o complexo novelo transforma-se aos poucos num círculo e numa prisão temporal que teima interessar-se não pelo onde nem pelo como mas sim pelo quando. Mantendo o seu casting surreal, “Dark” reforçou-se como genial puzzle alucinogénico, um dèjà vu nunca antes visto, a melhor dor de cabeça possível e uma razão para estarmos gratos pela existência do botão pausa nos nossos comandos, e tem tudo para – após a 3ª e última temporada – ficar imortalizada como uma das mais ambiciosas narrativas com viagens no tempo, coesa e lógica do primeiro ao último momento.

Infelizmente não podemos viajar no tempo até à data de estreia da temporada final, mas talvez se explique assim porque é que “Dark” nos preenche tanto: poucos são hoje aqueles que vivem no presente, temos saudades do passado ou estamos ansiosos pelo futuro.

– Miguel Pontares




3º WHEN THEY SEE US

When They See Us
© Netflix

Há grandes filmes e séries que só queremos ver uma vez. “When They See Us,” a série certa no momento certo sobre um conjunto de rapazes, hoje homens, no local errado à hora errada, é um desses casos.

A mini-série de Ava DuVernay marcou 2019 e revelou-se um bingewatch intenso e custoso, deixando o espectador esgotado emocionalmente, impotente e angustiado. Qual murro no estômago e conto urbano que todos desejaríamos ser ficção quando foi realidade, a mini-série de 4 episódios pode ser vista como uma reflexão sobre justiça, medo e abuso de poder, como terapia de choque e formação cívica.

Estamos gratos por “Part Four”, 1 hora e meia do melhor que se fez este ano em televisão, e jamais nos sairá da memória o portentoso e emocionante retrato de sofrimento e esperança, bondade e dor de Jharrel Jerome como Korey Wise.

– Miguel Pontares




2º GAME OF THRONES

emmys 2019 game of thrones
© HBO

2019 foi o fim de uma era. A épica história de George R. R. Martin, que foi adaptada ao pequeno ecrã pela dupla D. B. Weiss e David Benioff, chegou ao final com uma oitava temporada. Sabemos que o final foi uma desilusão para muitos, mas a nosso ver não pode apagar totalmente a sua importância, especialmente num top de um ano inteiro. Não teve a mesma qualidade, mas não deixou de ser uma temporada épica.

A oitava temporada de “Game of Thrones” entra nos tops das séries com os finais mais desapontantes, mas manteve-nos presos ao ecrã todas as semanas. A história rumou a um caminho que os fãs não estavam à espera, e o desenvolvimento das personagens ficou muito aquém, especialmente o de Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) mas uma coisa é certa: foi “Game of Thrones” até ao fim. As mortes inesperadas, a derradeira questão de saber quem iria ocupar ao trono: nada ficou respondido até ao último episódio! Mas o que elevou mesmo toda a temporada? Peter Dinklage. A estrela da temporada garantiu que “Game of Thrones” ainda valia a pena ser visto.

E é por isso que a série ocupa o 2º lugar do nosso Top de 2019. Continuou a ser o mesmo “Game of Thrones” pelo qual nos apaixonámos. Imprevisível do início ao fim, ainda que seja possivelmente a temporada mais polémica do ano.

– Marta Kong Nunes




1º CHERNOBYL

Chernobyl HBO Portugal
© HBO Portugal

E chegaste ao nosso pódio! Acredito que neste momento devas estar a pensar “já sabia”! Sim, é verdade, mas não foi o número um para todos os elementos da nossa equipa (podes ver os tops individuais na página seguinte). Na realidade, “Chernobyl” arrisca-se a ser uma estrela cadente, a desaparecer à mesma velocidade com que apareceu. É uma série muito boa sim, uma obra-prima, desde a produção às respetivas interpretações. Tiramos o chapéu a Craig Mazin, principalmente tendo em conta o seu historial cinematográfico.

Sim, merece todo o reconhecimento, mas não o estatuto que muitos lhe deram de melhor série de sempre. Sim, são aproximadamente 5 horas e meia que nos deixaram rendidos e boquiabertos ao nosso pequeno ecrã (e a pensar em investir num home cinema). Jared Harris, Emily Watson e Stellan Skarsgård formaram e foram o “trio maravilha” do ano. Contudo, não encontramos argumentos suficientes para a destacar face a outras excelentes séries.

– Inês Serra

E para ti, qual foi a melhor série de 2019?




TOPS INDIVIDUAIS DA EQUIPA MHD

Melhores séries 2019
Apesar de não ter entrado no top 10, “Fleabag” é uma das nossas menções honrosas | © 2016 Amazon Studios

Melhores Séries 2019 por Ana Fernandes

  1. Chernobyl
  2. Peaky Blinders
  3. The End of the F**** World
  4. Sex Education
  5. Stranger Things
  6. The Crown
  7. Years and Years
  8. Sul
  9. Conta-me como Foi
  10. Game of Thrones

Melhores Séries 2019 por Catarina Novais

  1. Killing Eve
  2. The Handmaid’s Tale
  3. Orange is the new Black
  4. The Marvelous Mrs. Maisel
  5. This is Us
  6. You
  7. Big Little Lies
  8. Game of Thrones
  9. The Crown
  10. Sex Education

Melhores Séries 2019 por Cláudio Alves

  1. Fleabag
  2. Succession
  3. Crazy Ex-Girlfriend
  4. The Good Place
  5. When They See Us
  6. Chernobyl
  7. Killing Eve
  8. Derry Girls
  9. Mindhunter
  10. Tuca & Bertie

Melhores Séries 2019 por Daniel Rodrigues

  1. When They See Us
  2. The Act
  3. Sex Education
  4. Chernobyl
  5. Big Little Lies
  6. Mindhunter
  7. The End of the F*** World
  8. Years and Years
  9. Stranger Things
  10. La casa de Papel

Melhores Séries 2019 por Filipa Machado

  1. When They See Us
  2. Dark
  3. The Handmaid’s Tale
  4. Killing Eve
  5. Mindhunter
  6. Game of Thrones
  7. Orange is the New Black
  8. Atypical
  9. Sex Education
  10. This is Us

Melhores Séries 2019 por Inês Serra

  1. Dark
  2. Chernobyl
  3. Years and Years
  4. Euphoria
  5. When They See Us
  6. The Handmaid’s Tale
  7. The Deuce
  8. The Act
  9. Watchmen
  10. This is Us

Melhores Séries 2019 por João Fernandes

  1. Chernobyl
  2. Mindhunter
  3. Watchmen
  4. The Crown
  5. Love, Death & Robots
  6. Stranger Things
  7. Euphoria
  8. La casa de Papel
  9. When They See Us
  10. Sex Education

Melhores Séries 2019 por Maggie Silva

  1. When They See Us
  2. Dark
  3. The Handmaid’s Tale
  4. Killing Eve
  5. Mindhunter
  6. Game of Thrones
  7. Orange is the New Black
  8. Atypical
  9. Sex Education
  10. This is Us

Melhores Séries 2019 por Maria João Sá

  1. Rick and Morty
  2. Years and Years
  3. Dark
  4. Chernobyl
  5. Mr Robot
  6. The Handmaid’s Tale
  7. The Marvelous Mrs. Maisel
  8. Stranger Things
  9. Black Mirror
  10. Mindhunter

Melhores Séries 2019 por Marta Kong Nunes

  1. Game of Thrones
  2. You
  3. Mindhunter
  4. Black Mirror
  5. Stranger Things
  6. La casa de Papel
  7. Sex Education
  8. The Umbrella Academy
  9. Last Man Standing
  10. The Society

Melhores Séries 2019 por Miguel Pontares

  1. Mr. Robot
  2. Fleabag
  3. Succession
  4. Dark
  5. Watchmen
  6. Chernobyl
  7. When They See Us
  8. Barry
  9. Euphoria
  10. Castastrophe

Melhores Séries 2019 por Rui Ribeiro

  1. Game of Thrones
  2. The Crown
  3. The Deuce
  4. Big Little Lies
  5. The Witcher
  6. Mundos Paralelos
  7. Stranger Things
  8. Watchmen
  9. Chernobyl
  10. Euphoria

[tps_footer]

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *