© Scott Free

Os melhores filmes de Ridley Scott

Ridley Scott voltou aos cinemas com “Napoleão”. A propósito do novo filme, relembramos os melhores filmes do realizador. 

Ridley Scott, com 85 anos de idade, é um dos realizadores mais importantes da história do cinema.

Lê Também:   Esta série foi arrasada pela crítica e já é uma das mais vistas na Apple TV+

O icónico cineasta tem uma filmografia impressionante com variados êxitos – “Gladiador”, “Blade Runner”, “O Último Duelo”, “1492”, “Gangster Americano”, entre muitos outros.

No total, ao longo dos mais de 60 anos de carreira, Ridley Scott recebeu quatro nomeações aos Óscares – três na categoria de Melhor Realizador e uma na categoria de Melhor Filme.

Lê Também:   Estes são os 10 melhores filmes de David Fincher

Com o seu último filme em exibição, “Napoleão”, o realizador pode receber uma nova nomeação. Recentemente numa entrevista com o The New Yorker, o realizador britânico falou sobre a possibilidade de levar para casa a tão desejada estatueta dourada – “sabes, eu ainda não ganhei um Óscar. E se ganhar um, vou dizer, já era sem tempo! (“About feckin’ time!”).

O protagonista do filme, Joaquin Phoenix, parece estar bem encaminhado para entrar no restrito grupo dos nomeados para Melhor Ator Principal, já Ridley Scott continua a defender-se das críticas. Com a chegada de “Napoleão”, a equipa da Magazine.HD escolheu os melhores e piores filmes de Ridley Scott!

19) CASA DE GUCCI

Por fim, o filme biográfico sobre uma das maiores famílias da moda. O elenco conta com Lady Gaga, Adam Driver, Al Pacino, entre outros mas mesmo assim ficou no último lugar.

A história deixa vários buracos e pontas soltas. Lady Gaga leva o filme “às costas”, com uma performance digna de Óscar.

Lê Também:   PlayStation Store: Mais de 2000 jogos desde 2€ na campanha de fim do ano




18) EXODUS: DEUSES E REIS

Ridley Scott trouxe-nos uma versão épica sobre a vida de Moisés, uma das figuras bíblicas mais importantes.

No entanto foi um dos filmes com pior classificação no Rotten Tomatoes – 30% para a crítica especializada e 35% para o público. Nem sempre ter um elenco de luxo basta.

Lê Também:   Joaquin Phoenix junta-se a Ridley Scott na defesa às críticas a “Napoleão”




17) ALIEN: COVENANT

Mais um filme da saga de “Alien” mas desta vez no fim da lista. Protagonizado por Michael Fassbender, este filme foi um desastre entre o público, com apenas 55% no Rotten Tomatoes.

Mike Massie, do Gone With The Twins, diz “apaga grande parte do terror, a maior parte do mistério e toda a lógica por detrás da mistura que outrora provocava pesadelos.”

Lê Também:   Stanley Kubrick considera este polémico realizador “O melhor de sempre”




16) THE DUELLISTS

Parece que o “bichinho” sobre Napoleão não é de agora. Em 1977 o realizador trouxe-nos “The Duellists”, um filme que segue dois oficiais do infame imperador. Mas não segue as incríveis batalhas que Napoleão travou mas sim uma série de duelos entre os dois oficiais.

Lê Também:   Se usas Adblocker no YouTube temos más notícias




15) HANNIBAL

Não é tão belo como “Silêncio dos Inocentes”, de Jonathan Demme, mas Anthony Hopkins dá o seu melhor em encarnar novamente o papel do infame psicólogo.

Lê Também:   Esta é a cena mais cara da história do cinema (não é o Avatar)




14) ALL THE MONEY IN THE WORLD

Foi um fracasso financeiro, “All the Money in the World” mal conseguiu compensar os custos de produção.

Apesar disso continua a ser um excelente filme baseado em factos verídicos. Em 1973, o neto de J. Paul Getty é raptado e, para o libertarem, os criminosos exigem 17 milhões de dólares. O problema é que o avô não aceita as exigências dos raptores.

Lê Também:   Melhores Filmes na TV | Semana 27 de Novembro a 3 de Dezembro




13) BLACK HAWK DOWN

Um filme de guerra que nos prende ao ecrã de início ao fim. Segundo a sinopse oficial, o filme conta a história de “equipa de soldados americanos enviada para a Somália para capturar dois tenentes de um general somali que tem a cabeça a prémio. A operação, que devia ter demorado apenas 30 minutos, transformou-se numa desesperada e sangrenta batalha contra as tropas da Somália, provocando o massacre de 18 americanos (e ferimentos em mais 73) e a morte de mil somalis.”

Lê Também:   A comédia romântica que fez Quentin Tarantino chorar




12) KINGDOM OF HEAVEN

Este filme enquadra-se nas lendárias cruzadas do século XII, que por si só, obriga a um filme de maior duração para que a história seja contada de forma eficaz, o mesmo que está a acontecer com “Napoleão”.

Este filme recebeu uma nova edição com mais 50 minutos de história merecendo novamente toda a nossa atenção.

Lê Também:   Os 4 filmes mais vistos atualmente nos EUA




11) 1492

Quando se fala em “1492”, a opinião nunca é consensual. Mas todos concordámos que a banda sonora criada por Vangelis é uma autêntica obra prima!

Lê Também:   O inesquecível e sensual filme que Jane Fonda considera ter sido uma “péssima experiência”




10) GANGSTER AMERICANO

Protagonizado por Denzel Washington, este filme conta a história de, segundo a sinopse oficial, “Frank Lucas (Denzel Washington), o discreto motorista negro de um dos principais chefes do crime organizado em Harlem. Mas quando o chefe morre subitamente Frank aproveita o lugar vazio para construir o seu próprio império e edificar a sua visão muito própria do sonho americano. Através do engenho e de uma ética rigorosa de negócio, Lucas começa a liderar o tráfico de droga na cidade, inundando as ruas com um produto mais puro e a melhor preço. Lucas derruba os principais líderes do crime e torna-se não só um dos maiores fornecedores da cidade, mas também parte do seu círculo de estrelas.”

Na crítica internacional destaca-se a opinião de Christian Toto, do Washington Times, “Gangster Americano oferece um drama de qualidade, desempenhos emocionantes e um conto moral vertiginoso. Mas deveria ter sido muito, muito melhor.”

Lê Também:   Stanley Kubrick revela os 3 realizadores "essenciais"




9) NAPOLEÃO

Estreou há uma semana e já entrou na lista dos 10 melhores filmes do realizador. Embora sejam muitas as críticas em torno da vericidade histórica do filme, “Napoleão” vai às costas da incrível performance de Joaquin Phoenix no papel do infame imperador.

Lê Também:   Ridley Scott e Harrison Ford nunca chegaram a acordo sobre a questão fundamental de Blade Runner




8) ROBIN HOOD

Ridley Scott trouxe uma nova visão sobre o ladrão mais honesto da história da humanidade. Com uma história cativante e com um misto perfeito de ação, intriga e diversão, “Robin Hood” conseguiu entrar no top 10.

Lê Também:   Que novos filmes há para ver na Apple TV+ em Dezembro?




7) THELMA & LOUISE

Não é o filme mais conhecido de Ridley Scott mas as várias nomeações e prémios compensam a falta de popularidade. Este filme venceu o Óscar de Melhor Argumento Adaptado e ainda foi nomeado em outras cinco categorias. Além disso foi neste filme que Brad Pitt conseguiu o seu primeiro grande papel no cinema.

Grande parte da crítica internacional destaca a química entre as duas protagonistas, Susan Sarandon e Geena Davis. Sobre esse ponto, Chris Bennion, do Times (Reino Unido), escreve, “a corrida ao empoderamento feminino feita por Ridley Scott garante uma grande emoção, graças aos incríveis desempenhos de Susan Sarandon e Geena Davis e a um brilhante argumento de estreia de Callie Khouri.”

Lê Também:   Este é o ator que Michael Caine considera o seu favorito de sempre




6) O ÚLTIMO DUELO

Ridley Scott tem uma clara tendência para dois temas – ficção científica e histórico/biográfico. Neste filme de 2021 o icónico realizador conta uma história verídica sobre vários pontos de vista.

“O Último Duelo” recria um evento verídico entre o cavaleiro Jean de Carrouges e o escudeiro Jaques Le Gris. Quando Le Gris é acusado de ter violado Marguerite, mulher de Carrouges, Carlos VI, rei de França, concorda que a melhor forma de resolver a questão é organizar um duelo até à morte entre os dois. Para Carrouges não é apenas a sua honra que está em causa, pois Marguerite, depois de julgada e humilhada por todos, arrisca-se a ser queimada viva por aqueles que duvidam da sua palavra.”, pode-se ler na sinopse oficial.

No fim temos um excelente filme sobre o acontecimento do ponto de vista da vítima, do acusado e de quem acusa.

Lê Também:   Estes são os 3 realizadores favoritos de Greta Gerwig




5) PERDIDO EM MARTE

Mais um filme de ficção científica mas desta vez sobre uma das maiores curiosidades espaciais – como seria viver em Marte?

Matt Damon teve o difícil papel de passar grande parte do tempo só com a sua própria companhia. Ainda assim ficámos fascinados com toda a história. Inclusive, “Perdido em Marte”, foi nomeado para o Óscar de Melhor Filme.

Lê Também:   Os 5 atores que Steven Spielberg considera “Os melhores de sempre”




4) BLADE RUNNER

Outra grande obra de ficção científica e seria (quase) crime não estar no top 10!

Protagonizado por Harrison Ford, “Blade Runner” passa-se, segundo a sinopse oficial, “no ano de 2019 onde existe uma classe de androides chamados “Replicants” em tudo semelhantes ao Homem, menos no tempo de existência que é muito curto. Seis desses “Replicants” tomaram de assalto um vai e vem espacial entre a Terra e as colónias de outros planetas e andam à solta em Los Angeles. O chefe da polícia convoca Rick Deckard, um ex-Blade Runner, nome pelo qual são conhecidos os agentes especiais encarregados de eliminar “Replicants” perigosos ou incontroláveis e encarrega-o de localizar e destruir as seis unidades em fuga.”

Lê Também:   O raro vídeo de Joaquim Phoenix que importa veres se consideravas Heath Ledger insuperável no papel de Joker




3) GLADIADOR

Indiscutivelmente um dos melhores filmes de Ridley Scott. A história, a banda sonora, a grande performance de Russell Crowe, a receita perfeita para tornar este filme numa obra prima.

Além disso, este filme contém uma das melhores cenas de sempre (e que foi totalmente improvisada), a icónica caminhada de Maximus no reencontro com a sua família no afterlife.

Lê Também:   Brendan Fraser já tem um novo papel principal mas não é o que pensas




2) PROMETHEUS

Para muitos, a escolha mais óbvia seria “Blade Runner” e/ou “Gladiador” na segunda posição mas para nós não! Há outro filme que merece esse lugar – “Prometheus”.

Este filme de 2012 conta com um elenco de luxo – Noomi Rapace, Michael Fassbender, Charlize Theron, Idris Elba, Logan Marshall-Green, entre outros. “Prometheus” está dentro da saga de “Alien” e conta a história de uma tribulação em busca da origem da humanidade.

Lê Também:   Decisão de Christopher Nolan sobre o próximo James Bond está tomada




1) ALIEN – O 8º PASSAGEIRO

Um dos filmes mais importantes da história da ficção científica. Com “Alien – O 8º Passageiro”, Ridley Scott iniciou uma saga que ainda hoje perdura, tanto no cinema como na área do gaming. No agregador de críticas Rotten Tomatoes, o filme de Ridley Scott conseguiu uma classificação quase perfeita – 94% em 100%.

David Denby, da New York Magazine, escreve, “Alien, tal como o Exorcista, joga com os nossos os nervos e emoções como uma experiente mão de um torturador a extrair uma confissão. O filme é aterrador, mas não de uma forma que seja remotamente agradável.” Como a crítica internacional, a nossa escolha número um também recaiu sobre este filme!

Lê Também:   O filme de Quentin Tarantino que Tom Hanks considera uma “obra prima”

Para ti, qual é o melhor filme? E o pior filme?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *