De Gentlemen a The Bear, há 8 grandes séries à conquista dos Emmys 2024
Com as nomeações dos Emmys à porta, vale a pena olhar para os principais candidatos na categoria de Melhor Série de Comédia.
Sumário:
- Os Emmys decorrem já no dia 15 de Setembro de 2024 e prometem premiar as melhores séries da atualidade;
- Tal como já vimos em drama, há vagas suficientes que podem render surpresas inesperadas ainda que o top5 esteja consolidado, incluindo o possível favorito à vitória;
- Assim, “The Gentemen” é uma das séries que pode muito bem surpreender e conseguir um lugar nos Emmys graças à sua popularidade.
Com a cerimónia dos Emmys 2024 a decorrer já no dia 15 de setembro de 2024, sendo que as suas nomeações serão reveladas a 17 de julho, chegou a hora de olharmos para os principais candidatos na categoria de Melhor Série de Comédia.
Tal como vimos com as categorias de Drama, a concorrência nos Emmys é bastante dispersa e há espaço para surpresas. Porém, o top5 está praticamente fechado e não há muitas dúvidas que série levará a melhor no fim de tudo, já que a atual campeã “The Bear” está de regresso com a sua muito bem avaliada segunda temporada.
Por isso mesmo que o que vai ser interessante perceber é quais séries fora do nosso radar podem ou não acabar por entrar na lista final dos Emmys. Para além das oito possibilidades que aqui lançamos, vale a pena manter debaixo de olho: “Palm Royale” (Apple TV+), “Ghosts” (Star Comedy), “Bodkin” (Netflix) e Gen V (Prime Video).
8. What We Do in the Shadows – Max
Baseada no filme homónimo de Taika Waititi, esta série aproveita o estilo mockumentary para seguir a vida de quatro vampiros que partilham uma casa em Staten Island, Nova Iorque. Os quatro vampiros têm personalidades e estilos de vida distintos, o que leva a muitos conflitos e situações cómicas. Nandor (Kayan Novak), o Implacável, é um vampiro medieval; Laszlo Cravensworth (Matt Berry), um vampiro boémio; Nadja (Natasia Demetriou), uma vampira implacável; e Colin Robinson (Mark Proksch), um vampiro que se alimenta da energia das pessoas através do tédio.
Na sua segunta temporada, “What We Do in the Shadows” surpreendeu tudo e todos ao conseguir uma nomeação na categoria principal. Nessa altura, a única menção da série foi em Melhor Argumento para três episódios diferentes. Supõem-se que a comédia conseguiu chegar a Melhor Série de Comédia graças ao apoio dos argumentistas. O mesmo voltou a acontecer na terceira, porém na sua mais recente temporada os votantes largaram-na totalmente da mão. Com uma presença insignificante na Award Season até aqui, a série conseguiu porém uma valiosa menção junto do Writers Guild Awards pelo muito elogiado “Pride Parade”, da sua quinta temporada. Em casos de incerteza, os votantes tendem a regressar ao que já conhecem, por isso “What We Do in the Shadows” pode ser uma aposta segura.
7. Reservation Dogs – Disney+
Criada por Sterlin Harjo e Taika Waititi, Reservation Dogs é uma comédia que acompanha a vida de quatro adolescentes indígenas. Bear (D’Pharaoh Woon-A-Tai), Elora (Devery Jacobs), Willie (Paulina Alexis) e Cheese (Lane Factor) passam o seu dia a dia na zona rural de Oklahoma, envolvidos no mundo do crime, ao mesmo tempo que lutam contra ele.
Ao longo das suas três temporadas, “Reservation Dogs” apenas conseguiu uma nomeação na categoria de Melhor Montagem. Em condições normais, é muito díficil para uma série nunca antes abraçada pelo Emmy conseguir fazer a sua estreia num período tão avançado, no entanto por se tratar da última temporada e pela Hulu estar a investir na campanha da série, acreditamos que “Reservation Dogs” tem chances de conseguir um lugar. É de salientar que, apesar de nunca ter conseguido chegar em grande ao Emmy, a série já marcou presença em lugares como os Globos de Ouro, Critic’s Choice, Peabody Awards, Writers Guild of America, AFI Awards, o que prova que a indústria está ciente da sua existência.
6. The Gentlemen – Netflix
Criada por Guy Ritchie, “The Gentlemen: Senhores do Crime: A Série” acompanha Eddie Horniman (Theo James), que herda de uma forma inesperada a propriedade rural do pai, mas descobre que faz parte de um império de canábis. Para piorar ainda mais as coisas, várias personalidades duvidosas do submundo criminoso da Grã-Bretanha querem fazer parte do esquema. Eddie está determinado a afastar a sua família das garras dos criminosos e tenta entrar no jogo de gangsters. Contudo, à medida que mergulha cada vez mais no mundo do crime, começa a ganhar o gosto pelo mesmo.
Há uma grande vantagem que “The Gentlemen” tem em relação a praticamente toda a sua competição: foi extremamente vista. E nós sabemos que isso é algo essencial quando há incerteza e vagas por ocupar. O factor Netflix não deve mesmo ser ignorado e “The Gentlemen” parece ser a melhor aposta para estes Emmys. Ajuda também que a produção seja bem-recebida pela crítica, contando com 74% no Rotten Tomatoes e 67% no Metacritic.
5. Only Murders in the Building – Disney+
Only Murders in the Building é uma comédia dramática em que Mabel (Selena Gomez), Charles (Steve Martin) e Oliver (Martin Short), três pessoas que vivem no mesmo prédio, partilham uma paixão por mistério e crime até que se encontram no meio de um, depois da morte de um outro vizinho. A história da série começa quando os três protagonistas decidem investigar o caso por conta própria, ao mesmo tempo que criam um podcast onde vão documentando as suas descobertas.
Desde a sua estreia que “Only Murders in the Building” tem se mostrado uma força confiável nos Emmys, garantindo sempre a nomeação em Melhor Série de Comédia. Entre a primeira e a segunda, a série perdeu força na categoria de Realização e em Melhor Ator de Comédia, tendo perdido Steve Martin. Ainda assim, a sua terceira temporada foi bem recebida e não deverá ter problemas em entrar. A partir daqui já estamos a falar sobre séries que são praticamente “certezas” na corrida. Num ano mais forte, até se poderia cogitar que uma ou outra ficasse de fora mas dado a escassez da competição, não nos parece.
4. Curb Your Enthusiasm – Max
Protagonizada por Larry David como uma versão exagerada de si mesmo, a série oferece uma representação irónica da vida ficcional do escritor, produtor e comediante onde detalhes aparentemente triviais da vida diária de uma pessoa podem precipitar uma cadeia catastrófica de eventos. De forma a manter a espontaneidade narrativa, a série é filmada sem guião e os membros do elenco recebem esboços das cenas e improvisam falas na hora. Para além de David, o elenco conta com Jeff Garlin, Susie Essman, Cheryl Hines , J.B. Smoove, Richard Lewis, Ted Danson, Vince Vaughn e Tracey Ullman.
Ao longo destes últimos 24 anos, a série da Max tornou-se uma das mais elogiadas, acumulando 51 nomeações ao Emmy e duas vitórias; cinco nomeações aos Globos de Ouro e uma vitória, bem como múltiplas nomeações e vitórias nos prémios SAG, DGA e WGA. E mesmo quando parece que já perdeu gás, continua a não arredar pé da categoria de Melhor Série de Comédia. Assim, mesmo que volte a não conseguir Larry David em Melhor Ator, “Curb Your Enthusiasm” deve despedir-se em grande.
3. Abbott Elementary – Disney+ / STAR Comedy
Criada e protagonizada por Quinta Brunson, é uma comédia passada numa escola pública de Filadélfia. No centro da trama estão os dedicados professores desta escola e a diretora, completamente destituída de noção, que fazem os possíveis por ajudar os alunos a alcançarem o sucesso nas suas vidas. Apesar de serem poucos e mal remunerados para a carga de trabalho que têm, estes professores adoram o que fazem.
Quando chegou na sua primeira temporada, “Abbott Elementary” revelou-se um autêntico fenómeno que revitalizou a televisão pública nos Estados Unidos e esteve muito perto de destronar a segunda temporada de “Ted Lasso” nos Emmys. Três temporadas depois, o entusiasmo pela série foi-se perdendo e dificilmente voltará a estar numa posição de vitória. Porém, a nomeação deve estar garantida e a verdade é que a terceira temporada já foi consideravelmente mais perto dos altos da sua temporada de estreia.
2. Hacks – Max
Criada por Paul W. Downs, Lucia Aniello e Jen Statsky, “Hacks” conta a história de Deborah Vance (Jean Smart), uma comediante experiente com muito mau feitio, que forma uma complexa relação de mentoria com a jovem escritora, Ava (Hannah Einbinder). A terceira temporada passa-se um ano depois da separação da dupla. Enquanto Deborah Vance aproveita o sucesso do seu especial de stand-up, Ava busca novas oportunidades em Los Angeles.
Ao contrário de “Abbott Elementary”, Hacks tem conseguido manter o hype causado na sua estreia e aumentado a sua base de fãs e alcance no Emmy. Este ano, a sua terceira temporada deu muito que falar com um final comparado a “Succession”. Assim, a comédia é a principal rival de “The Bear” na corrida, ainda que provavelmente não vá chegar para conquistar a categoria de Melhor Série de Comédia.
1. The Bear – Disney+
Carmy Berzatto (Jeremy Allen White), um jovem chef do mundo da alta gastronomia, retorna à sua terra natal, Chicago, para gerir a loja de sanduíches da família – The Original Beef of Chicagoland. Num mundo bem diferente daquele a que está habituado, Carmy terá de equilibrar a difícil realidade de um pequeno negócio, com a sua forte força de vontade, a disfuncional equipa de cozinha e as relações familiares tensas, tudo isto ao mesmo tempo que luta contra o impacto do suicídio do irmão.
Na sua primeira temporada, “The Bear” conquistou 13 nomeações e 10 Emmys, um recorde absoluto para uma série estreante. O seu lugar na categoria de Melhor Comédia é discutível, o que não dá para negar é a sua força imbatível. Se a primeira temporada já tinha sido bastante apreciada, a segunda levou a série a outro patamar e deve garantir mais um domínio considerável de “The Bear” nos Emmys. Resta perceber se “Hacks” conseguirá fazer-lhe frente em alguma categoria.
Quais são as tuas apostas para os Emmys na categoria de Melhor Série de Comédia?