Crédito editorial: iama_sing / Shutterstock.com (ID: 2177417079)

Estes Atores marcaram por diversas razões a longa História dos Óscares

Com a cerimónia já no passado, chegou a hora de relembrar os atores que fizeram história nos Óscares ao longo dos 96 anos de existência.

Após uma Award Season cheia de adrenalina, que culminou com “Oppenheimer” a dominar com 7 Óscares conquistados, enquanto que “Pobres Criaturas” saiu da cerimónia com 4, “Anatomia de uma Queda” com 3 e “Barbie” surpreendeu a adquirir apenas uma estátua dourada, está na hora de rever a história dos prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Lê Também:   Estes 4 casais de Hollywood tiveram a sua primeira aparição em público nos Óscares deste ano

Com o centenário dos Óscares a acontecer daqui a quatro 4 anos, muito se tem falado sobre a história da celebração, bem como as barreiras que têm sido derrubadas ao longo dos últimos anos. Apesar de uma longa história, a Academia é conhecida por uma gradual, mas lenta evolução, que tem deixado de fora não só grande obras, mas também cineastas merecedores de reconhecimento. Por exemplo, só em 2010, aquando da 81ª edição da cerimónia, é que a primeira realizadora, Kathryn Bigelow (“00:30 A Hora Negra“), conseguiu conquistar o tão cobiçado prémio de Melhor Realizador, com “Estado de Guerra“.

Lê Também:   As modas de Pobres Criaturas merecem o Óscar?

Deste mesmo modo, a Academia tem-se demonstrado reticente em abrir portas a outros membros importantes da equipa por detrás das cenas, como os Diretores de Elenco e os Duplos, duas facções que têm lutado durante décadas para integrar as fileiras da Academia e ver as suas contribuições reconhecidas pela organização. Dito isto, é importante referir que a partir de 2026, uma nova categoria será introduzida na cerimónia, que irá premiar os Diretores de Elenco pelo seu trabalho nas maiores obras do ano.

ANTHONY HOPKINS

Anthony Hopkins
Matt Sayles / ©A.M.P.A.S.

Feito Histórico: O ator mais velho a vencer um Óscar.

Em 2021, ao conquistar o seu segundo Óscar com o filme “O Pai“, Anthony Hopkins (“The Two Popes“) tornou-se no ator mais idoso a vencer um prémio da Academia. Desta forma, aos 83 anos, Hopkins superou o feito anteriormente alcançado por Christopher Plummer (“Todo o Dinheiro do Mundo“), que detinha o título ao ser reconhecido aos 82 anos pela sua performance no filme “Assim é o Amor“. O eterno Hannibal Lecter e Odin deixou assim a sua marca naquela que será uma longa história dos Óscares.




MAHERSHALA ALI

Mahershala Ali Luke Cage Marvel Studios Blade
Marion Curtis/Netflix

Feito Histórico: Primeiro ator muçulmano a vencer um Óscar.

Mahershala Ali (“Luke Cage“) é um ator muito conhecido o público em geral, principalmente pela sua participação em projetos como “Alita: Anjo de Combate“, “Homem-Aranha: No Universo Aranha” e mais recentemente “Deixar o Mundo Para Trás“, mas também pelas suas vitórias nos Óscares. Antes mesmo de conquistar o seu segundo Óscar por “Green Book – Um Guia Para a Vida“, Mahershala Ali já havia ficado na história das cerimónias dos Óscares ao tornar-se no primeiro ator muçulmano a vencer um Óscar pela sua performance em “Moonlight“, de Berry Jenkins.




YALITZA APARICIO

Yalitza Aparicio
Troy Harvey / ©A.M.P.A.S.

Feito Histórico: Primeiro ator de origem indígena a ser nomeado para um Óscar.

Do anonimato ao sucesso internacional, Yalitza Aparicio estreou-se na representação em 2018, com o mais recente filme de Alfonso Cuarón (“Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban“), “Roma“. A atriz não deixou a sua inexperiência afetar a sua performance no filme, surpreendendo tudo e todos com um produto final memorável. Desta forma, a Academia optou por celebrar o seu trabalho, conquistando uma nomeação na categoria de Melhor Atriz Principal, tornando-se assim na primeira mulher indígena a alcançar esse marco histórico. Atualmente Aparicio continua a trabalhar na representação, tendo integrado o elenco de projetos como “Los Espookys” e “Mujeres asesinas“.




MIYOSHI UMEKI

Miyoshi Umeki Óscares
©Warner Bros.

Feito Histórico: Primeiro artista da Ásia Oriental a vencer um Óscar.

Em 1958, Miyoshi Umeki, a atriz de origem japonesa tornou-se na primeira atriz da Ásia Oriental a conquistar um prémio da Academia, na categoria de Melhor Atriz Secundária, pelo seu trabalho na obra “Sayonara“. Já em 2021, foi a vez de Yuh-Jung Youn (“Pachinko“), da Coreia do Sul, de receber a mesma honra, ao vencer o prémio pela sua performance em “Minari“, de Lee Isaac Chung.

Lê Também:   Após dominar os Óscares com Oppenheimer, Christopher Nolan prepara novo filme



MARLEE MATLIN

Marlee Matlin
Mark Von Holden / ©A.M.P.A.S.

Feito Histórico: Primeiro ator surdo a ganhar um Óscar.

Em 2022, Troy Kotsur (“Calma, Larry“) conquistou o tão cobiçado prémio de Melhor Ator Secundário pelo seu trabalho no filme “No Ritmo do Coração” de Sian Heder, mas esta não foi a primeira vez que um ator surdo é celebrado pela sua performance. Em 1987, foi a vez de Marlee Matlin subir ao palco e aceitar a estatueta dourada na categoria de Melhor Atriz Principal por “Filhos de Um Deus Menor“. Matlin regressou à cerimónia dos Óscares em 2022, onde acompanhou Kotsur, o seu parceiro de cena no filme de Heder (“Little America“), e testemunhou o seu discurso de aceitação.




HATTIE MCDANIEL

Hattie McDaniel Óscares
©Metro-Goldwyn-Mayer

Feito Histórico: Primeiro atriz afro-americana a vencer um Óscar.

Hattie McDaniel tornou-se, em 1940, na primeira pessoa de ascendência afro-americana a ser nomeada e a vencer um Óscar na representação, nomeadamente na categoria de Melhor Atriz Secundária, pela sua performance em “E Tudo o Vento Levou“.




SIDNEY POITIER

Sidney Poitier
Michael Yada / ©A.M.P.A.S.

Feito Histórico: Primeiro ator afro-americano a ser vencer um Óscar de Melhor Ator Principal.

Quase dez anos após a conquista de Hattie McDaniel, Sidney Poitier ficou na história como o primeiro ator afro-americano a ser nomeado para o prémio de Melhor Ator Principal, por “Os Audaciosos“, na cerimónia de em 1959. Cinco anos mais tarde, Poitier acabou mesmo por superar o seu próprio recorde, ou tornar-se no primeiro ator afro-americano a vencer o prémio de Melhor Ator Principal, desta vez por “Os Lírios do Campo“.




HALLE BERRY

Halle Berry
Matt Petit / ©A.M.P.A.S.

Feito Histórico: Primeira atriz não-caucasiana a vencer o Óscar de Melhor Atriz Principal.

Monster’s Ball – Depois do Ódio“, de Marc Forster (“WWZ: Guerra Mundial“), deu a Halle Berry (“John Wick 3 – Implacável“) a honra de se tornar na primeira atriz não-caucasiana a vencer o Óscar de Melhor Atriz Principal, na cerimónia de 2002. 62 anos após a conquista de McDaniel em Melhor Atriz Secundária, e 38 após o feito de Poitier na categoria de Melhor Ator Principal.




LILY GLADSTONE

Lily Gladstone
Nick Agro ©A.M.P.A.S.

Feito Histórico: Primeira atriz nativo-americana a ser nomeada ao Óscar de Melhor Atriz Principal.

Seguindo os passos de Yalitza Aparicio, Lily Gladstone tornou-se na primeira atriz de origem nativo-americana a ser nomeada para o Óscar de Melhor Atriz Principal, pela sua performance em “Assassinos da Lua das Flores“. Apesar deste impressionante feito histórico, Gladstone acabou por não levar a estatueta dourada para casa, sendo que a vitória recaiu para Emma Stone, que conquistou o seu segundo Óscar, pela sua performance em “Pobres Criaturas“.




MICHELLE YEOH

Michelle Yeoh
David Nguyen / ©A.M.P.A.S.

Feito Histórico: Primeira atriz asiática a vencer o Óscar de Melhor Atriz Principal.

Seguindo os paços de Miyoshi Umeki e Yuh-Jung Youn, em 2023, Michelle Yeoh (“Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis“) fez história ao tornar-se na primeira mulher de ascendência asiática a conquistar a estatueta de Melhor Atriz Principal, pela sua performance em “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo“. Com este feito, Yeoh estabelece-se como a segunda mulher não-caucasiana a conquistar um Óscar nesta categoria, a primeira sendo a já referida Halle Berry (“X-Men“).




TATUM O’NEAL

Tatum O'Neal
©A.M.P.A.S.

Feito Histórico: O artista mais jovem a vencer um Óscar.

Em 1974, Tatum O’Neal (“Aguenta-te aos 40!“) tornou-se na atriz mais jovem a vender um Óscar. Aos 8 anos, a jovem atriz deu que falar ao participar na longa-metragem de Peter Bogdanovich, “Lua de Papel”. No entanto, foi já com 10 anos de idade que a pequena O’Neal fez história, ao tornar-se na atriz mais jovem a levar a estatueta dourada para casa numa das categorias competitivas. Em 1935, com apenas 6 anos, Shirley Temple (“A Menina dos Seus Olhos“) já havia deixado a sua marca na premiação da Academia, ao ser presenteada com um prémio honorário.

Lê Também:   Esta foi a primeira filha de dois vencedores dos Óscares a triunfar com a Academia de Hollywood

Apesar da sua vitória histórica, O’Neal não foi a primeira, nem a última, artista jovem a ser nomeada aos Óscares competitivos, tendo em sua companhia nomes como Justin Henry, aos 8 anos foi nomeado ao prémio de Melhor Ator Secundário por “Kramer Contra Kramer“; e Quvenzhané Wallis, que aos 9 anos se tornou na artista mais jovem nomeada na categoria de Melhor Atriz Principal por “Bestas do Sul Selvagem“.




JOSÉ FERRER

José Ferrer Óscares
©United Artists

Feito Histórico: O primeiro ator de origem latina a vencer um Óscar.

José Ferrer, famoso ator de obras como “Os Revoltados do Caine” e “Duna“, tornou-se no primeiro ator de origem latina a conquistar o prémio máximo da representação com “Cyrano de Bergerac“, abrindo portas a uma longa lista de artista de múltiplas gerações. Após esta conquista, quatro outros atores de origem latina já conquistaram a estatueta dourada, Benicio del Toro (“Traffic – Ninguém Sai Ileso“), Anthony Quinn (“A Vida Apaixonada de Van Gogh” e “Viva Zapata“), Rita Moreno (“Amor Sem Barreiras“), e Lupita Nyong’o (“12 Anos Escravo“), algo que não seria possível sem o esforço de Ferrer.




JACK NICHOLSON

Jack Nicholson
Matt Brown / ©A.M.P.A.S.

Feito Histórico: O ator com o maior número de nomeações aos Óscares.

Com 12 nomeações Jack Nicholson (“Batman“) é o ator com o maior número de nomeações, igualando o número de Katharine Hepburn. Dessas numerosas nomeações, três tornaram-se em vitórias, pelas performances em “Voando Sobre Um Ninho de Cucos“, “Laços de Ternura” e “Melhor É Impossível“. Aos 86 anos, Nicholson encontra-se reformado da representação, tornando-se impossível que conquiste o título de ator com o maior número de nomeações, ou até vitórias.




KATHERINE HEPBURN

Katharine Hepburn Óscares
©Metro-Goldwyn-Mayer

Feito Histórico: A atriz com o maior número de Óscares conquistados.

Apesar de igualar o número de nomeações com Jack Nicholson, 12 indicações para cada um. Katharine Hepburn tem um feito único, até hoje nunca igualado ou superado. A atriz de “A Rainha Africana“, “Sonhos Dourados” e “Loucura em Veneza” tornou-se no artista com mais vitórias na área da representação, possuindo quatro estatuetas douradas com o seu nome gravado. Estes Óscares foram conquistados devidos às performances em filmes como “Glória de um Dia“, “Adivinha Quem Vem Jantar“, “O Leão no Inverno” e “A Casa do Lago“.




MERYL STREEP

meryl streep filme ação the river wild
© Jaguar PS, via Shutterstock (ID: 270538703)

Feito Histórico: A atriz com o maior número de nomeações aos Óscares.

Com umas impressionantes 21 nomeações, Meryl Streep (“Caminhos da Floresta“) revela-se uma favorita para a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, tendo angariado nomeações por projetos como “Dúvida“, “Julie e Julia” e “The Post“. No entanto, apesar do número expressivo de nomeações, até à data a atriz só conquistou 3 vitória, ficando aquém do recorde de vitórias alcançado por Katharine Hepburn. Porém, com uma carreira rica e muitas performances de qualidade no horizonte, a possibilidade de igualar, ou superar, o feito de Hepburn ainda é uma possibilidade. Streep venceu os seus três Óscares pelas suas performances em “Kramer Contra Kramer“, “A Escolha de Sofia” e “A Dama de Ferro“.

Qual destas conquistas históricas é a mais impressionante?

One thought on “Estes Atores marcaram por diversas razões a longa História dos Óscares

  • Com certeza a atriz Catherine Herpurn no filme Advinha Quem Vem Pra Jantar e ser a maior ganhadora de todos os tempos dos Oscares, porque tinha o grande ator Sidney Poitier como protogonista que ganhou como Negro um Oscar em outro filme que participou famoso também Os Audociosos, que foi um fato inédito na Época, de um Negro se relacionar com uma Branca da sociedade americana, Meryl Streep como uma Mulher com mais indicações pros Oscares e ganhou tres na carreira que é muito significante, porque teve atores e atrizes que mereciam ganharem e não ganharam, e também o que a atriz Negra e jamais seria pensado que naquela época do cinema ela ganharia e foi merecida foi a Atriz Hattie Mcdaniel.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *