© Denis Makarenko / Shutterstock (ID: 1407977630)

O filme nomeado aos Óscares que Quentin Tarantino considera “terrível”

Recentemente, Quentin Tarantino lançou algumas críticas a um western muito adorado pela comunidade cinéfila.

Para muitos, Quentin Tarantino é indissociável do cinema contemporâneo americano,tendo já nos oferecido obras muito aclamadas como “Cães Danados” (1992), “Pulp Fiction” (1994) e “Era uma vez em… Hollywood” (2019).

Porém, antes de ser cineasta Tarantino é também ele um cinéfilo, sendo um grande conhecedor de tudo o que se faz por aí, do melhor e do pior. Como tal, o vencedor do Óscar nunca se inibe em dar a sua opinião sobre o cinema, de uma forma geral.

Lê Também:   Óscares 2024 | Já são conhecidos os nomeados e há surpresas

É isso que torna Tarantino especial, o espírito crítico com que analisa qualquer autor, género ou obra. O cineasta não mede as suas palavras. Seja um clássico adorado ou uma grande estrela de Hollywood, ninguém está a salvo das opiniões do realizador que já prepara “The Movie Critic”, o seu último filme.

© Andrea Raffin / Shutterstock.com

Apesar da intenção em deixar o cinema , Tarantino não parece ter em vista afastar-se por completo da indústria. Neste momento, tudo indica que a sua prioridade será a escrita. Em 2022, Tarantino deu a conhecer  “Cinema Speculation”, uma obra que reúne alguns textos de crítica, relatos pessoais e também com caráter teórico que aborda alguns dos filmes mais importantes da década de 70 que Tarantino teve a oportunidade de ver quando era mais jovem.

Lê Também:   HBO Max em Fevereiro | Regresso de séries aclamadas e grandes estreias do cinema português

Recentemente, o realizador surgiu no “Pure Cinema Podcast”  onde partilhou opiniões no mínimo controversas sobre um western revisionista de Robert Altman bastante acarinhado pelo mundo cinéfilo.




© Warner Bros.

Reconhecido por clássicos como “MASH” (1970) ou “Nashville” (1975), Robert Altman é um dos cineastas mais influentes da sua geração, porém nem sempre se consegue agradar a toda a gente. No passado, Quentin Tarantino já revelou a sua experiência pessoal com o realizador, “Ele não gostou de mim e eu não gostei dele”.

Lançado em 1971, “McCabe & Mrs. Miller” traz a história da parceria improvável entre o jogador profissional John Q. McCabe (Warren Beatty) e a madame de bordel Constance Miller (Julie Christie) que se unem para abrir um negócio muito prazeroso para a comunidade mineira.

O cineasta afirma que “tenho uma relação interessante com este filme porque acho que a primeira bobina do filme tem a pior mistura da história do cinema de Hollywood“.

Para Quentin Taranto, isto é um trabalho que ele considera fora do padrão de Hollywood,  “Hollywood talvez não atinja sempre o seu ápice, mas também não atinge os seus mínimos.”

Lê Também:   Os 11 atores com mais nomeações ao Óscar e que nunca venceram

Sobre o filme que valeu uma nomeação ao Óscar de Melhor Atriz para Julie Christie, Quentin Tarantino diz também que apresenta “um forte nível de mediocridade”, considerando-o terrível e o trabalho de um “pothead que não conhece nada melhor”.

Tarantino vai ainda mais longe e especula que Betty pode ter intervido e prestado assistência na realização da obra, “Uma vez, eu perguntei a Warren Beatty sobre isso e ele disse: ‘Bem, tu não achas que aquele pothead poderia ter conseguido aquele desempenho da Julie Christie, pois não?’”. Algo que Tarantino concorda “’Não, ele provavelmente não conseguiria ter feito isso. Não digas mais’. E Warren Beatty é fantástico, e é óbvio que Warren Beatty estava a seguir as suas próprias ordens. Ele não estava a ouvir o Altman.”

Apesar de todos estes criticismos, Quentin Tarantino acabou por exibir uma versão Technicolor em 35mm anos mais tarde no seu New Beverly Cinema, admitindo que mudou a sua opinião na obra, “Eu realmente gostei muito”.  Tarantino vai até mais longe e classifica o final como “perfeito”.

TRAILER | ROBERT ALTMAN APRESENTA MCCABE & MRS. MILLER

E tu, és fã de Quentin Tarantino? E de Robert Altman?

One thought on “O filme nomeado aos Óscares que Quentin Tarantino considera “terrível”

  • Sim, eu sou o fã do Robert Altman e do Quentin Tarantino. O Robert Altman foi o mais velho e o Quentin Tarantino é o mais novo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *