© Disney

As 5 melhores séries para os fãs de Shogun, a minissérie do momento na Disney+

Agora que “Shogun” da Disney+ chegou ao fim, há cinco séries no streaming que podem colmatar a falta da minissérie épica.

Sumário

  • Lançada a 27 de fevereiro de 2024, “Shogun” é uma das minisséries mais bem-sucedidas dos últimos tempos;
  • Caracterizada como um épico no Japão feudal, a produção chegou ao fim no dia 23 de abril;
  • Sem mais “Shogun” anunciado, apresentámos 5 séries que podem ser uma boa opção para ver a seguir.

A minissérie de 10 episódios “Shogun”, adaptada do romance homónimo de James Clavell, decorre no Japão no ano de 1600, acompanhando o início de uma guerra civil que define o século. Yoshii Toranaga (Hiroyuki Sanada) luta pela vida quando os seus inimigos no Conselho de Regentes se unem contra ele. Por sua vez, John Blackthorne (Cosmo Jarvis), o capitão inglês de um barco abandonado numa aldeia piscatória próxima, traz consigo segredos que podem ajudar Toranaga a pender a balança do poder e devastar a influência dos padres jesuítas e dos comerciantes portugueses.

© 2023, FX. All Rights Reserved.

É assim que os destinos de Toranaga e Blackthorne ficam indissociavelmente ligados à intérprete Toda Mariko (Anna Sawai), uma nobre cristã e a última sobrevivente de uma linhagem que caiu em desgraça. Enquanto serve o seu senhor no meio deste cenário político agitado, Mariko tem de conciliar a sua aproximação a Blackthorne, o compromisso com a fé que a salvou e o dever para com o falecido pai. É esta a premissa do grande épico do ano que tomou o Disney+ de assalto.

Lê Também:   Shogun, a Crítica | Hiroyuki Sanada e Anna Sawai protagonizam o grande épico do ano na Disney+

Agora que a minissérie chegou ao fim, os fãs ficaram órfãos e para colmatar a falta que a jornada de Toranaga, Mariko e Blackthorne está a fazer nas suas vidas, decidimos reunir uma lista de séries que podem ser uma boa alternativa.




House of CardsNetflix

Frank Underwood (Kevin Spacey) é um congressista astuto que é traído pelo presidente que ajudou a eleger. Com a ajuda da esposa Claire (Robin Wright), da ambiciosa jornalista Zoe Barnes (Kate Mara) e do político alcóolico Peter Russo (Corey Stoll) Underwood inicia um plano para prejudicar os adversários políticos e conquistar a presidência dos Estados Unidos.

A comparação pode soar estranha, mas quem a faz é Jonathan van Tulleken, um dos realizadores da série. Para ele, “Shogun” retrata “um mundo perigoso onde a violência pode surgir do nada, mas o perigo real está nas maquinações. Uma conversa pode ser tão perigosa quanto qualquer outra coisa” e pode ser comparada com séries como “Succession” ou “House of Cards”.




SuccessionHBO Max

O magnata dos média Logan Roy (Brian Cox) choca a família no seu 80.º aniversário, ao anunciar que vai ficar indefinidamente como CEO do conglemerado bilionário Waystar Royco; os filhos de Logan levantam objecções sobre o desejo do pai de mudar a forma como o seu eventual sucessor será escolhido. A vida da família Roy vai mudar à medida que a idade do pai acaba por forçar o seu afastamento e a luta pela sucessão tem início…

Lê Também:   HBO Max em Maio | Pretty Little Liars e cinema português em destaque

Segundo Justin Marks, um dos showrunners da série, a vertente cómica presente em “Succession” foi uma grande inspiração para a épica minissérie, uma vez que a premiada série da HBO ainda estava no ar quando a sala de argumentistas trabalhava no projeto, “Nós adorávamos e vimos o que estávamos a fazer com “Shogun” como uma comédia”.




YasukeNetflix

Num Japão feudal devastado pela guerra e repleto de seres mágicos e mecânicos, Yasuke (LaKeith Stanfield), o maior ‘ronin’ que a história esqueceu, tenta a custo manter uma existência pacífica após uma vida de violência. Mas quando uma aldeia se torna o foco de convulsões sociais devido à Dáimio, Yasuke tem de empunhar novamente a espada e transportar uma criança misteriosa que é alvo de forças tenebrosas e de senhores da guerra sedentos de sangue. A história de Yasuke, que foi o primeiro samurai africano e serviu efetivamente o lendário Oda Nobunaga (Takehiro Hira), será apresentada ao mundo.

Lê Também:   Os 6 melhores filmes e séries para ver na Netflix, Prime Video, Apple TV+ e HBO Max (15 a 20 de Abril)

Se o que encantou em “Shogun” foi a ambientação no Japão feudal e toda a especificidade cultural, a Netflix tem um anime de apenas seis episódios que passou despercebido e que nos coloca diretamente nesse espaço de tempo. Para além disso, Takehiro Hira que brilha na minissérie da Disney+ na pele de Ishido faz parte do elenco de voz da produção.




Game of ThronesHBO Max

Lançada em 2011 e baseada nos livros de George R. R. Martin, esta é a história de Westeros onde, depois de um verão de dez anos, um inverno rigoroso promete chegar com um futuro mais sombrio. Enquanto isso, vários personagens manipulam, mentem e enganam para conseguir o Trono de Ferro, o símbolo do poder absoluto.

Lê Também:   Os 6 melhores filmes para ver na Netflix, Disney+, Prime Video, Apple TV+ e HBO Max (8 a 14 de Abril)

Desde o início que “Shogun” tem sido vista como “Game of Thrones” japonês, algo que não corresponde totalmente à verdade. Para Justin Marks, é inegável o impacto da icónica série da HBO Max em permitir que seja possível investir em “histórias em grande escala que não se passam no nosso mundo”. No entanto, Marks revela “O meu medo é que se as pessoas ouvirem que é “Game of Thrones” japonês, pensem que já viram esta história antes, e eu não acho que tenham visto”. Ainda assim, se és uma das poucas pessoas que não viu a série de 2011 mas ficaste encantado com “Shogun”, está aqui um bom plano para o futuro.




Peaky BlindersNetflix

Lançada em 2013, a série criminal “Peaky Blinders” acompanha um infame gangue de Birmingham, em 1919, liderado pelo cruel Tommy Shelby (Cillian Murphy), um patrão do crime determinado a conquistar o mundo a qualquer preço.

Lê Também:   Os 6 melhores filmes e séries para ver na Netflix, Prime Video, Apple TV+ e HBO Max (15 a 20 de Abril)

Cosmo Jarvis, o John Blackthorne de “Shogun”, integra o elenco da série na pele de Barney portanto já há aqui um motivo para investir nesta popular série. Mas para além disso, “Peaky Blinders” tem também o mesmo cuidado e investimento nas relações familiares de cada personagem que a minissérie de 2024 apresenta. Portanto, se o que te fascinou em “Shogun” foi a questão da luta pelo poder entre famílias, está aqui uma boa opção.

E tu, és fã de “Shogun”?  Já viste alguma destas séries?

Sobre o Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *