O Livro da Selva

TOP Disney Adaptações Live-Action | 4. O Livro da Selva

                   

Surpreendendo até os mais apreensivos, a Disney e Jon Favreau conseguiram criar com O Livro da Selva uma nova obra de arte para esta geração.

Dizer que O Livro da Selva é um live-action é quase inapropriado – com apenas uma personagem “humana” e onde mesmo os cenários mais naturais são manipulados, a adaptação do clássico de 1967 por Jon Favreau é mais um tour de force tecnológico do que propriamente um igual para com os restantes títulos da lista, mantendo-se, até ao momento, como o novo padrão de ouro para a criação de ambientes e personagens fotorealistas.

Lê Também:
Netflix revela novo trailer de Mogli: A Lenda da Selva

Recuperando elementos não só do clássico da Disney como também da obra literária homónima de Rudyard Kipling – como a exploração da origem do medo de Shere Khan do fogo humano – O Livro da Selva acaba por se tornar uma obra mais focada, mais afetante e mais emocionante e com um Mowgli mais interessante e heróico, capaz de se proteger a si e à selva que chama casa, mas também mais equilibrado entre a sua inocência teimosa e a sua maturidade precoce.

O Livro da Selva

Além de uma performance notável de Neel Sethi como Mowgli – aqui temos de recordar uma e outra vez que, na esmagadora maioria dos casos, estaria a representar com stand-ins ou uma bola de ténis – também o elenco secundário e vocal é absolutamente notável e confere ao novo clássico de Favreau um calor imenso, e que valeria a pena só pelo incrível rasgo criativo que foi destacar e eleger Bill Murray como Balu.

Definitivamente uma das melhores e mais ricas adaptações live-action da parte da Disney e, talvez mais importante, uma das raras instâncias onde o Novo ultrapassa o Antigo.

 

                   

Catarina Oliveira

Licenciada em Ciências da Comunicação e com formação complementar em Design Gráfico, além de editora e diretora criativa da MHD é também uma das sócias fundadoras da mais recente face da empresa. Colaboradora de Cinema na Vogue Portugal. Gestora de conteúdo na Lava Surf Culture e NOS Empresas - Criar uma Empresa. Autora do blog de Cinema Close-Up.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *