©Featureflash Photo Agency via ShutterStock (ID: 675634309)

Estes livros foram adaptados ao cinema e estão nomeados aos Óscares 2024

Tudo pronto para os Óscares 2024? Estamos cada vez mais perto da grande cerimónia que promete muitas surpresas. Sabias que metade dos nomeados a Melhor Filme foram adaptações literárias?

A 96ª edição dos Óscares acontece já no próximo dia 10 de Março. Até à chegada do grande dia, a MHD vai deixar-te a par de todos os factos e curiosidades sobre esta edição. Há um claro favorito – “Oppenheimer”, de Christopher Nolan. Esta biopic é favorita também na categoria de Melhor Ator Principal, com Cillian Murphy. Mas não se deve esquecer as outras 11 nomeações.

Lê Também:   Grandes Filmes na TV | Semana de 4 a 10 de Março com os Óscares em vista

Este ano encontramos vários filmes que fizeram furor nas bilheteiras e deixou a crítica rendida – “Oppenheimer“, “Barbie“,  “Assassinos da Lua das Flores“, “Pobres Criaturas”, “Vidas Passadas”“Os Excluídos”“American Fiction”“Anatomia de uma Queda”, “A Zona de Interesse” e “Maestro”. Entre os nomeados há vários pontos em comum – histórias verídicas, questões sociais e qualidade cinematográfica.

Award Season 2023 2024 Óscares edith head vencedora mulher livros oppenheimer
© LanKS via Shutterstock.com, ID 2115105728

Porém, fazer um filme capaz de ser nomeado para o Óscar de Melhor Filme não é tarefa fácil. Alguns conseguem criar uma história de raiz, outros inspiram-se em histórias reais e há quem procure na literatura a sua fonte de inspiração. Nesse sentido alguns dos melhores filmes da história do cinema partiram de adaptações literárias.

Lê Também:   "Devia ter ganho o Óscar”: diz Quentin Tarantino sobre o musical de Steven Spielberg

Por exemplo, grande parte das obras de Stephen King chegaram ao grande ecrã – “Misery“, “À Espera de Um Milagre“, “The Shining“, “It“, “Carrie“, “Conta Comigo“, “Shawshank Redemption“, entre outros. No entanto, é importante não esquecer a trilogia de “O Senhor dos Anéis” (J. R. R. Tolkien), a saga “Harry Potter” (J. K. Rowling), “Jogos de Fome” (Suzanne Collins), entre outros. Nesta edição metade dos nomeados na categoria de Melhor Filme são adaptações, fica a conhecê-los!

AMERICAN FICITION

American Fiction Jeffrey Wright Óscares Prime Video streaming
American Fiction | Claire Folger © 2023 Orion Releasing LLC. All Rights Reserved.

No Rotten Tomatoes o filme tem uma das melhores classificações entre os 10 nomeados – 94% de classificação. Wendy Ide, do Observer (UK), escreve, “a história funciona a dois níveis, primeiro como uma crítica mordaz às pressões que os criativos negros enfrentam. Mas igualmente satisfatório é o retrato da dinâmica abrasiva e complicada de uma família de alto rendimento”.

Realizado por Cord Jefferson e protagonizado por Jeffrey WrightTracee Ellis RossJohn Ortiz, Adam Brody e Sterling K. Brown, “American Fiction”, ou em português, “Ficção Americana”, está nomeado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Banda Sonora, Melhor Ator Principal, Melhor Ator Secundário e Melhor Argumento Adaptado. Segundo a sinopse oficial, “farto de ver o sistema lucrar com o entretenimento ‘negro’ baseado em estereótipos ofensivos, um escritor frustrado decide publicar o seu próprio livro ‘negro’, que o leva ao coração da hipocrisia que ele desdenha”.

Lê Também:   Estes belos filmes acabam de ficar gratuitos na Apple TV+

Este filme foi adaptado a partir da obra “Erasure” (2001), de Percival Everett. O livro conta a história de um escritor negro saturado pela falta de sucesso comercial dos seus livros, apesar de serem aclamados pela crítica. Assim decide escrever uma sátira que acaba por ser um sucesso.


ASSASSINOS DA LUA DAS FLORES

Produzido pela Imperative Entertainment, Sikelia Productions, Appian Way e Apple Studios, o filme de Martin Scorsese conta a história dos assassinatos da nação Osage, depois de estes terem descoberto grandes depósitos de petróleo nas suas terras. Com Robert De NiroLeonardo DiCaprioBrendan Fraser e Lily Gladstone nos papéis principais, “Assassinos da Lua das Flores” de Martin Scorsese foi um dos melhores filmes de 2023. O projeto foi nomeado a 10 Óscares.

Com uns incríveis 93% de classificação no Rotten Tomatoes, Scott Phillips, da Forbes, afirma: “não estaria no meu Top 5 de filmes de Scorsese de todos os tempos. Mas não é essa a métrica que está aqui em causa. Continua a ser um filme brilhante e um dos melhores filmes do ano”.

Lê Também:   Estas 3 belas séries acabam de ficar disponíveis no Streaming

Este belo filme foi adaptado a partir do bestseller de David Grann, “Killers of the Flower Moon: The Osage Murders and the Birth of the FBI“. O filme segue fielmente a história descrita no texto e, quem decidir aventurar-se na sua leitura, terá um acontecimento verídico descrito como um romance. Venceu o prémio “Amazon Editors Best Book of 2017”.


POBRES CRIATURAS

Emma Stone Óscares Poor Things
© Searchlight Studios

O filme tem uma próxima ligação com Portugal, visto que, quando decide fugir de casa, Bella (Emma Stone), passa por uma Lisboa surreal, com o rio em fundo, as estreitas ruas, a calçada portuguesa e as ruínas do Convento do Carmo, tudo isto acompanhado pelo fado de Carminho. O realizador grego Yorgos Lanthimos (“A Favorita“) trouxe-nos um dos melhores filmes do ano, “Pobres Criaturas” (“Poor Things”).

Com 93% de classificação no Rotten Tomatoes, “Poor Things” tem sido aclamado pela crítica. Johnny Oleksinski, do New York Post, destaca a performance da atriz: “o desempenho destemido, espirituoso e físico de Stone no papel de Bella é um passo importante numa carreira que privilegia cada vez mais o excêntrico em detrimento dos grandes e aborrecidos prémios”.

Lê Também:   Facebook e Instagram pedem desculpa por terem deixado milhões de utilizadores em baixo

Nomeado a 11 Óscares, incluindo Melhor Filme e Melhor Atriz Principal, o filme foi adaptado a partir da obra de Alasdair Gray e é considerada uma sátira de “Frankenstein”, de Mary Shelley. Publicado em 1992, ganhou o Guardian Prize for Fiction e o Whitbread Award.


A ZONA DE INTERESSE

Numa entrevista ao THR, o Steven Spielberg teceu rasgados elogios a um dos favoritos ao Óscar de Melhor Filme: “’A Zona de Interesse’ é o melhor filme sobre o Holocausto a que assisti desde o meu próprio filme. Está a fazer um bom trabalho de consciencialização, especialmente sobre a banalidade do mal”Este filme aborda um dos piores momentos da história da humanidade através de um caso extraconjugal.

Lê Também:   Estes 3 filmes ganharam 6 Óscares no total e estão prestes a deixar a Prime Video

No agregador de criticas Rotten Tomatoes conseguiu alcançar uns impressionantes 93% de classificação. Jimmy So, do The Australian, escreve: “Jonathan Glazer evita deliberadamente os horrores mais conhecidos do Holocausto para mostrar uma camada adicional de desumanidade”. Nomeado a 5 Óscares, o livro de Martin Amis foi a grande inspiração deste impressionante filme.


OPPENHEIMER

Oppenheimer 2024 livro adaptação
Oppenheimer © 2022 Universal Studios. All Rights Reserved.

“Oppenheimer”, do incrível Christopher Nolan foi um dos filmes do ano, com uma impressionante prestação de Cillian Murphy, também conhecido pela sua icónica performance em “Peaky Blinders”. A história sobre J. Robert Oppenheimer, o pai da bomba atómica, despertou novamente a curiosidade sobre a terrível capacidade da humanidade de se autodestruir. Acabou também por ultrapassar a fasquia dos 900 milhões de dólares na bilheteira, tornando o filme de Christopher Nolan na biopic mais rentável de sempre.

Lê Também:   Dune: Parte 2 supera as expectativas na bilheteira com Timothée Chamalet em destaque

Para criar este filme, Christopher Nolan foi buscar inspiração ao livro “American Prometheus: The Triumph and Tragedy of  J. Robert Oppenheimer”, de Kai Bird e Martin Sherwin. De todos os livros acima mencionados, este ganhou um dos mais reputados prémios da literatura – um Pulitzer Award.

Qual é o teu favorito? Para ti, qual é a melhor adaptação cinematográfica de sempre?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *