Christopher Nolan vence mais um precioso troféu a caminho dos Óscares
Está cada vez mais próximo o triunfo de Christopher Nolan nos Óscares, agora que conquistou mais um troféu essencial.
O realizador Christopher Nolan é um dos casos raros que consegue cativar as audiências e a crítica com obras de grande orçamento e ambições artísticas de admirar.
No seu currículo, estão obras imensamente admiradas como a trilogia de “Batman”, “A Origem”, “Interstellar” ou “Dunkirk“. Em 2023, o nome de Christopher Nolan voltou a estar em alta graças ao triunfo de “Oppenheimer”.
O mais recente filme de Christopher Nolan conta a história da criação da bomba atómica, pelas mãos do cientista norte-americano J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), e como esta influenciou profundamente o destino do conflito e do mundo. Além de Murphy, o filme conta com um vasto e luxuoso elenco, de onde fazem parte nomes como Robert Downey Jr., Emily Blunt, Matt Damon, Florence Pugh, entre muitos outros. No Rotten Tomatoes, “Oppenheimer” conta com 93% de aprovação da crítica e 91% por parte do público. No Metacritic, a média é de 89. Para além de reunir o consenso de ambos, o filme conquistou mais de 950 milhões de dólares na bilheteira, um sucesso recente sem precedentes.
Considerado por muitos como o melhor filme de 2023, o mais recente triunfo de Christopher Nolan é o grande favorito aos Óscares 2024, contando com 13 nomeações incluindo Melhor Filme, Melhor Ator (Cillian Murphy), Melhor Ator Secundário (Robert Downey Jr.), Melhor Atriz Secundária (Emily Blunt) Melhor Argumento Adaptado e ainda Melhor Realizador para Christopher Nolan.
Por ser o capitão que conseguiu levar esta empreitada a bom porto, Nolan é dado como o grande favorito ao Óscar de Melhor Realizador, depois de triunfar nos Globo de Ouro e nos Critics’ Choice. Se dúvidas ainda houvessem, o britânico acaba de cimentar ainda mais o seu favoritismo com a importante vitória no Director’s Guild Award (DGA), um indicador praticamente infalível no que diz respeito a prever o vencedor desta categoria nos Óscares.
Em toda a sua história, só 8 vezes é que o seu vencedor não acabou a conquistar também o Óscar. O caso mais recente foi em 2020 com o favorito Sam Mendes (“1917”) a ser destronado pela histórica vitória de Bong Joon-ho por “Parasite”. Antes disso, tinha sido em 2013 com Ben Affleck por “Argo” que venceu o DGA mesmo não estando entre os escolhidos pela Academia.
Com este precioso indicador do seu lado, o esperado é que Nolan volte a subir ao palco já no próximo domingo dia 18 de fevereiro a propósito da cerimónia dos BAFTA onde “Oppenheimer” conquistou também 13 nomeações. Com Globo de Ouro, Critics’s Choice, DGA e possivelmente BAFTA do seu lado, ficará cada vez mais impossível de apostar contra Christopher Nolan na corrida de Melhor Realizador dos Óscares 2024.
TRAILER | O MAIS RECENTE TRIUNFO DE CHRISTOPHER NOLAN
E tu, já viste Oppenheimer? Acreditas que Christopher Nolan merece o Óscar de Melhor Realizador?