Vingadores: Endgame

Vingadores: Endgame | Easter Eggs e Referências

[tps_header]

Vingadores: Endgame é o culminar de uma década de produções do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU). Não só termina o arco narrativo de “Guerra do Infinito”, mas também interliga todos os filmes do estúdio e encerra o capítulo dos Vingadores como conhecíamos. A longa-metragem está repleta de easter eggs, cameos, referências aos títulos anteriores e personagens que já tínhamos esquecido. Com tantas referências poderá ter sido difícil encontrar todas, por isso reunimos as mais importantes que possas ter perdido quando viste “Endgame”.

*** ATENÇÃO SPOILERS ***

[/tps_header]

vingadores: endgame

Prisão Domiciliária de Hawkeye

“Endgame” começa com Hawkeye — que este ausente em “Guerra do Infinito” — a fazer um piquenique com a sua família, antes de Thanos estalar os dedos e fazer com que eles desaparecem. Ao olhar com atenção, Clint Barton está a usar uma pulseira eletrónica no tornozelo, como Scott Lang teve que usar, depois de Hawkeye, Falcon e Scarlet Witch terem violado o Acordo de Sokovia em “Capitão América: Guerra Civil”.



vingadores: endgame

Filha de Hawkeye

Quando a família de Hawkeye está a preparar-se para o piquenique, ainda antes do estalar de Thanos, Clint está com a filha a praticar o arco e flecha. Depois da adolescente ter acertado no alvo, Clint diz “Bom trabalho, Hawkeye”. Esta é a primeira referência oficial à personagem, uma vez que Eric Selvig apenas usou a expressão “Hawk” em “Thor” (2011). Além disso, na banda-desenhada existe ainda outro Hawkeye — uma jovem chamada Kate Bishop. A série do serviço de streaming da Disney irá introduzir Kate ao MCU, em vez de apostar na passagem do legado para a filha de Clint.



vingadores: endgame

A intro da Marvel Studios

Depois da família de Clint desaparecer, é apresentado o icónico logótipo dos estúdios da Marvel. No entanto, na intro apenas aparece as personagens que não faleceram com o estalar de dedos do Thanos.

Não é a primeira vez que a Marvel brinca com o logótipo: em “Captain Marvel” a sequência apresenta todos os cameos de Stan Lee.



vingadores: endgame

22 dias no espaço

Tony e Nebula ficaram presos no espaço 22 dias. O número de dias pode ser uma referência ao facto de “Endgame” ser o 22º filme de MCU.



vingadores: endgame

Blue Meanie

Enquanto está preso no espaço com Nebula, Tony Stark refere-se à sua colega cyborg como “a Blue Meanie”, uma referência aos vilões do filme animado “O Submarino Amarelo” dos Beatles.



vingadores: endgame

Build-a-Bear

Em “Guerra do Infinito”, Tony conheceu a maioria dos elementos de “Guardiões da Galáxia”, no entanto, foi apenas em “Endgame” que Iron Man viu pela primeira vez Rocket. Durante uma reunião de Vingadores, depois de chegar à Terra, Tony afirma que pensava que Rocket era um animal de peluche, Build-a-Bear.



vingadores: endgame

“Uma armadura à volta do mundo”

Em “Endgame”, Tony recorda esta expressão que tinha utilizado em “A Era de Ultron”. Iron Man defendia esta ideia para proteger a Terra de uma possível ameaça global, como aconteceu em “Vingadores”. Foi com este ideal que surgiu Ultron, um engano que Tony não iria esquecer nos restantes filmes.



vingadores: endgame

Visão de Tony

Tony também recorda a visão que teve em “A Era de Ultron”, na qual antevia a vitória de Thanos e a morte dos restantes membros dos Vingadores. Stark criticou os restantes super-heróis de não ouvirem ou se interessarem pelo pesadelo que teve, uma vez que poderiam ter previsto este cenário.



vingadores: endgame

Thor acertou na cabeça

Esta referência é muito fácil de perceber, uma vez que foi um dos momentos mais marcantes de “Guerra do Infinito”. No filme anterior, Thor lança Stormbreaker contra Thanos, atingindo-o no peito, no entanto isto não foi suficiente para matar o vilão: “Devias ter acertado na cabeça”, disse, antes de estalar os dedos. Em “Endgame”, um Thor, arrependido e à procura de vingança, não comete o mesmo “erro” e acerta na cabeça de Thanos, numa das cenas mais gráficas do MCU.



vingadores: endgame

“Leftovers”

“Endgame” parece ter-se inspirado no livro “Leftovers”, que já deu origem a uma série da HBO. No bestseller de Tom Perrotta, 2% da população mundial desapareceu e os sobreviventes têm de continuar depois do apocalipse. Algumas das sequências que mostram as cidades desertas parecem ser inspiradas na série.



vingadores: endgame

Cameos durante a sessão de grupo

Depois do salto temporal vemos Steve Rogers num grupo de ajuda aos sobreviventes da ação de Thanos. Uma das pessoas que o Capitão América está a ajudar é Joe Russo, um dos realizadores de “Endgame”, que também foi responsável por “O Soldado do Inverno”, “Guerra Civil” e “Guerra do Infinito”, ao lado do seu irmão.

Na cena, a personagem de Russo conta o primeiro encontro romântico que teve depois do incidente. Ao final de 22 filmes, esta é a primeira personagem homossexual do MCU.

Ainda na mesma terapia de grupo, há outra cara conhecida: lenda da banda-desenhada Jim Starlin. O artista é o responsável por criar Thanos e as Pedras do Infinito quando escreveu a série de eventos “Infinity Gauntlet”.



vingadores: endgame

Novo uniforme de Rocket

Também depois do salto temporal vemos Rocket com um novo fato, semelhante ao uniforme da mais recente banda-desenhada de “Guardiões da Galáxia”.



vingadores: endgame

Maremoto

Neste caso, este acontecimento poderá ser um Easter Egg ou apenas um evento normal. No entanto, quando Okoye fala de um “maremoto”, alguns fãs deduziram que poderia ser uma tentativa da Marvel introduzir um dos heróis mais antigos das comics, os Namor the Sub-Mariner. Namor, que surgiu pela primeira vez 1939, é considerado como o primeiro mutante e tem conflitos com Wakanda no universo da banda-desenhada.



vingadores: endgame

Relação entre Captain Marvel e War Machine

Antes de Captain Marvel sair da reunião que estava a decorrer entre Black Widow, Okoye, Rocket, Nebula, Captain Marvel e War Machine, Carol dirige-se apenas a Rhodey e avisa-o para ter cuidado.Este momento pode ser uma referência à relação das duas personagens no universo da banda-desenhada.



vingadores: endgame

Black Widow, a Bailarina

Depois do salto temporal, Natasha Romanoff tem tentado coordenar os esforços dos restantes Vingadores, contudo no fundo da cena também é visível que Black Widow também tem estado ocupada com alguns hobbies. Numa cadeira perto da sua secretária, está um par de pontas de ballet, uma referência ao passado de Natasha, quando ela foi treinada para ser uma bailarina e assassina.



vingadores: endgame

Cameo de atores de “Community”

O segurança desconfiado do armazém em que aparece Ant-Man é interpretado por Ken Jeong, que participou em “Community”. Jeong não foi o único ator da série da NBC, produzida pelos irmãos Russo, a surgir em “Endgame”. Yvette Nicole Brown dá vida a uma das trabalhadoras da base militar que Steve e Tony infiltram em 1970.



vingadores: endgame

Cassie Lang

Quando Scott reaparece cinco anos depois do acidente de 2018, ele volta a encontrar a sua filha, já adolescente, Cassie. Depois de Abby Ryder Fortson ter interpretado a personagem em “Homem-Formiga” e “Homem-Formiga e a Vespa”, Emma Fuhrmann dá vida a Cassie com 17 anos. Na banda-desenhada, a filha de Scott também se torna num super-herói como o pai, com o nome de Stinger (ou Stature).



vingadores: endgame

Morgan H. Stark

A filha de Tony e Pepper Potts tem o nome de uma das personagens mais obscuras da banda-desenhada: Morgan Stark, primo desonesto de Iron Man. Morgan apareceu pela primeira vez em 1965, no título “Tales of Suspense”.

O nome “Morgan” também surgiu no MCU em “Guerra do Infinito” quando Tony revela a Pepper que sonhou que o casal tinha uma filha chamada Morgan, em memória do tio de Potts.



vingadores: endgame

Tentar perceber como funciona a viagem no futuro

Enquanto os Vingadores estão a debater as consequências e o processo de viajar no tempo, fazem referência a vários filmes sobre esta temática, nomeadamente, “Uma Viagem no Tempo”, “A Fantástica Aventura de Bill e Ted”, “Time After Time”, “Exterminador Implacável”, “Patrulha do Tempo”, “Jacuzzi – O Desastre do Tempo” e “Regresso ao Futuro”. Um filme que não entra neste grupo é “Assalto ao Arranha-Céus”, como Scott Lang rapidamente se apercebe.



vingadores: endgame

Professor Hulk

Antes da estreia de “Thor: Ragnarok”, Mark Ruffalo afirmou que o último capítulo de “Thor” seria o início de um arco histórico para Hulk que se iria desenrolar em três filmes. E o arco culminou com “Endgame” quando Bruce Banner e Hulk fundiram-se – a força e resistência de Hulk com a inteligência de Banner. Apesar do termo nunca ter sido usado no filme, esta junção é conhecido na banda-desenhada por Professor Hulk.



vingadores: endgame

Nova Asgard

Já dizia Odin que “Asgard não é um lugar, mas sim as pessoas”. Seguindo esta premissa, os sobreviventes criaram uma nova Asgard em Tonsberg, uma vila norueguesa, onde Tesseract estava escondido em “O Primeiro Vingador”. Esta não é a primeira vez que Asgard é movida para a Terra: na banda-desenhada, uma cidade inteira é transportada pelo espaço até chegar a uma pequena cidade em Oklahoma.



vingadores: endgame

Akihiko

Quando vemos Clint Barton pela segunda vez, o arqueiro está bastante diferente daquilo a que estávamos habituados: além do corte de cabelo distinto, Barton matou violenta e impiedosamente membros de Yakuza, no Japão. Na banda-desenhada, Hawkeye adota um novo codename, Ronin, depois de uma tragédia pessoal – que vai de encontro ao desaparecimento de toda a sua família com o estalar de dedos de Thanos.

Clint vai atrás dos Yakuza, nomeadamente do líder Akihiko, porque acredita que estas pessoas é que deveriam ter desaparecido e não a sua família inocente. Ao que tudo aponta em “Endgame”, durante os cinco anos Barton tornou-se num vigilante a assassinar criminosos como Akihiko.



vingadores: endgame

Regresso do Escudo do Capitão América

Desde “Guerra Civil” que Capitão América não utiliza o seu escudo. Na luta com Tony Stark, no final do filme, Steve deixa a sua arma icónica, quando a deixa presa no peito de Iron Man para imobilizá-lo. Tony exige que Rogers deixe o escudo para trás, uma vez que foi construído pelo seu pai Howard Stark.

No entanto, em “Endgame”, Tony volta a entregar o escudo a Steve, apesar da relação tensa entre ambos continuar.



vingadores: endgame

Tony chama Thor “Lebowski”

Tony chama à nova versão desleixada de Thor “Lebowski,” uma referência à personagem Dude, interpretada por Jeff Bridges, em “O Grande Lebowski”. Por sua vez, Bridges foi o primeiro vilão de MCU em “Homem de Ferro” (2008).



vingadores: endgame

Alcunhas para Homem-Formiga

Tony chama Homem-Formiga de Thumbelina quando estão na missão de encontrar o Tesseract. Esta é uma referência ao conto infantil protagonizado por uma pequena mulher que nasce de uma flor, Thumbelina.

Além deste nome, Stark também ainda chama Scott de Stuart Little, referência ao pequeno rato do livro “Stuart Little” de Elwyn Brooks White.



vingadores: endgame

“Linguagem!”

Ao longo de 22 filmes, Capitão América tem chamado a atenção de todos quando alguém dizia um palavrão. Bem, em “Endgame” é Steve que precisava dessa reprimenda – é a personagem que mais diz palavrões no filme.



vingadores: endgame

“Hail Hydra”

Durante a viagem no tempo até 2011, Steve Rogers tem a tarefa de resgatar o ceptro de Loki da SHIELD – a agência governamental que estava infiltrada pela Hydra. Quando o Capitão América entra no elevador repleto de membros da SHIELD rapidamente nos lembramos da célebre sequência de luta em “O Soldado do Inverno”.

No entanto, Steve aproveita o seu conhecimento do futuro e, para não chamar atenção para a sua missão, convence o agente da Hydra Jasper Sitwell a entregar-lhe o ceptro sussurrando ao ouvido “Hail Hydra”. Esta não é a primeira vez que Capitão América pronuncia esta expressão. Na polémica banda-desenhada “Secret Empire” de 2017, Steve Rogers é leal à Hydra e um Nazi.



vingadores: endgame

“Eu posso fazer isto o dia todo”

Durante a luta entre Capitão América do presente e Capitão América de 2012, o super-herói do passado levanta-se e exclama a típica expressão – “Posso fazer isto o dia todo” – para resignação do Steve Rogers do presente. Esta frase é característica de Capitão América, tendo sido apresentada pela primeira vez no MCU em “O Primeiro Vingador”, antes de Roger ter sido injectado com o sérum.



vingadores: endgame

Loki e o Tesseract

O Tesseract sempre foi um objeto de desejo para Loki: em “Vingadores”, conseguiu roubá-lo e iniciou uma invasão Chitauri na Terra, em “Thor: Ragnarok”, antes de Asgard desaparecer, Loki voltou a roubá-lo.

Em “Endgame”, o irmão de Thor voltou a ter uma oportunidade de “agarrar” o Tesseract e não deixou fugir. Com o desaparecimento de Loki, surge uma questão: “Será que ainda está vivo?”. A resposta poderá ser apresentada na série sobre a personagem que irá ser produzida pela Disney+.



vingadores: endgame

Shawarma

Uma das cenas pós-crédito mais conhecidas é o almoço silencioso dos Vingadores, ainda a recuperar da batalha de Nova Iorque, num restaurante de Shawarma. Recorde-se que a escolha por esta refeição é da responsabilidade de Tony Stark, que depois de quase falecer sugere que os protagonistas experimentem Shawarma.

Em “Endgame” é referida esta cena quando Alexander Pierce intercepta Tony e Thor quando levam Loki e pergunta onde vão e Thor responde: “almoçar, depois Asgard”.



vingadores: endgame

Budapeste

Enquanto Black Widow e Hawkeye estão a viajar pelo espaço, Clint brinca e afirma que aquela viagem é bastante diferente de Budapeste, referência a uma missão que foi apresentada pela primeira vez em “Vingadores” (2012). Com a morte de Natasha, tudo indica que o filme a solo de Black Widow será uma prequela, será que é desta que iremos saber o que se passou em Budapeste?



vingadores: endgame

Capacete de Ant-Man

Quando Tony e Steve viajam no tempo para a base militar, é apresentada a secretária de um jovem Hank Pym e aí podemos ver o protótipo do capacete do Homem-Formiga. O capacete brilhante e de metal assemelha-se ao original do super-herói, apresentado pela primeira vez na banda-desenhada na década de 60.



vingadores: endgame

Os Bee Gees e Mungo Jerry

Quando a personagem de Yvette Nicole Brown está a falar com o segurança sobre a presença de dois homens suspeitos na base militar – Steve Rogers e Tony Stark – ela queixa-se da “barba hippie” de Stark, e logo de seguida, o segurança pergunta “Bee Gees ou Mungo Jerry?”.



vingadores: endgame

“Roscoe” Steve Rogers

O disfarce de Steve em 1970 é um fato do exército com o nome “ROSCOE” cozido. Este poderá ser uma referência à banda desenhada de Capitão América, lançada em 1970. Nos eventos desse comic book, Steve abandonou a sua posição como Capitão América e adotou o nome de Nómada. No entanto, durante esse tempo, seguiram-se várias pessoas que tentaram ser o novo Capitão América, incluindo Roscoe Simmons. Contudo, Roscoe foi capturado, torturado e assassinado pelo Caveira Vermelha, numa tentativa do vilão chamar a atenção de Steve.



vingadores: endgame

Origem de Jarvis

O mordomo de Howard Stark foi a inspiração para o mordomo de inteligência artificial de Tony, que mais tarde se tornou no Vision. Em “Endgame” vemos pela primeira vez no MCU a personagem em carne e osso, depois de Iron Man partilhar um momento ternurento com o seu pai. Apesar de ser a estreia de Jarvis no grande ecrã, o mordomo de Howard Stark já tinha sido apresentado no universo da Marvel na televisão: a personagem interpretada por James D’arcy integrou o elenco das duas temporadas de “Agente Carter”.



vingadores: endgame

Vormir e o “Espaço Celestial”

Nebula refere-se a Vormir, o planeta onde se encontra a Pedra da Alma guardada pelo Caveira Vermelha, como o “domínio da morte” no “centro do espaço Celestial”, o que poderá ser uma referência a um próximo filme da Fase 4 do MCU. Na banda-desenhada, os Celestiais são fundamentais na narrativa mitológica da Marvel e são responsáveis pela criação dos Eternals, uma raça imortal e incrivelmente poderosa.



Capitão América Levanta o Mjölnir

O martelo de Thor tem bastantes regras associadas ao item, uma delas é que apenas “os dignos” podem levantar o Mjölnir, é por isso que quando Thor deixa o martelo num local este não sai do sítio, pois ninguém consegue movê-lo. Os “dignos” além de poderem segurar o Mjölnir também conquistam o “poder de Thor”. Em “A Era de Ultron”, os Vingadores originais tentaram à vez levantar o martelo; ninguém conseguiu, mas Steve esteve próximo – o Mjölnir mexeu-se um pouco.

Em “Endgame”, na batalha contra Thanos, Rogers finalmente se tornou “digno” do poder de Thor, o que não surpreendeu o Deus do Trovão. Na banda-desenhada, o Capitão América já levantou várias vezes o Mjölnir, sendo a primeira vez em 1988.



vingadores: endgame

Escudo partido de Capitão América

Se o momento em que Steve Rogers levanta o Mjölnir é de levantar a sala, a sequência em que vemos Thanos a partir, com o Infinity Gauntlet, o escudo inquebrável de Capitão América também causa burburinho nas salas. Esta sequência é uma referência à visão de Tony Stark em “A Era de Ultron”, na qual Rogers aparece caído junto do escudo partido.



vingadores: endgame

“À tua esquerda”

Quando tudo parecia perdido na luta entre Capitão América e Thanos, Steve ouve uma voz e uma familiar. Sam Wilson, o Falcão, voltou com todos os super-heróis que tinham desaparecido no final de “Guerra do Infinito” e quando chega diz a Steve “à tua esquerda”, referência ao primeiro encontro entre as duas personagens quando Rogers estava sempre a dar voltas de avanço a Sam.



vingadores: endgame

“Assemble!”

Este é um dos momentos para o qual a maioria dos fãs da Marvel estavam à espera. O Capitão América conseguiu finalmente exclamar o seu icónico grito de guerra – “Avengers, assemble!” – no MCU, numa sequência imperial.



vingadores: endgame

A chegada de Rescue

Em “Homem de Ferro 3” vemos Pepper com uma parte da armadura, todavia em “Endgame” vemos a Potts pronta para ação com o fato completo roxo, prenda de aniversário de Tony. A armadura apareceu pela primeira vez na banda-desenhada em 2009.



vingadores: endgame

A-Force

Quando Carol segura Infinity Gauntlet durante a batalha final, há um momento em que todas as personagens femininas de MCU (exceto Black Widow) se juntam a ela para lutar contra as tropas de Thanos. Esta é uma referência à mais recente equipa feminina da banda-desenhada, a A-Force, e a um possível filme. Segundo os media norte-americanos, Tessa Thompson, a atriz que dá vida a Valkyrie, teve uma reunião com o chefe do Marvel Studios, Kevin Feige, sobre a possibilidade de uma longa-metragem com a A-Force, todavia ainda não há confirmação.



improvisadas marvel

“Eu sou o Iron Man”

As últimas palavras de Tony Stark também foram as primeiras enquanto super-herói. Quando Thanos acreditava que tinha vencido e descreveu-se como “inevitável”, o multimilionário respondeu: “E eu sou o Iron Man”, antes de estalar os dedos com o seu Infinity Gauntlet. De recordar que esta frase foi completamente improvisada por Robert Downey Jr. no final de “Homem de Ferro”.



vingadores: endgame

Prova que Tony Stark tem coração

Pepper tornou o primeiro reator de Tony num pequeno troféu para relembrá-lo que, independentemente do que as outras possam pensar, ele continua a ser uma boa pessoa. O gesto criou uma das maiores reviravoltas para a evolução de Tony em “Homem de Ferro 1”. No funeral de Stark, esse mesmo reator com a inscrição “Prova que Tony Stark tem coração” é lançado ao mar.



vingadores: endgame

A criança de “Iron Man 3”

Todos os super-heróis e amigos juntaram-se no funeral de Tony Stark, incluindo os Guardiões da Galáxia, a família de Ant-Man e Nick Fury. No entanto, surge também uma cara menos conhecida. O adolescente é Harley Keener, a criança que ajudou Tony quando ele esteve escondido em Tennessee durante “Homem de Ferro 3”, o que significa que ele e Tony continuaram a falar mesmo depois dos eventos do filmes de 2013.



vingadores: endgame

Cheeseburgers

No final do funeral de Tony, Happy e Morgan têm uma conversa ternurenta quando a criança revela que quer cheeseburgers. No primeiro filme de “Homem de Ferro”, quando Tony regressa a casa depois do cativeiro a primeira coisa que o multimilionário quer é comer um cheeseburger. Tal pai, tal filha.



vingadores: endgame

“Estás a levar a estupidez toda contigo”

Antes de Steve voltar a viajar no tempo para devolver as Pedras do Infinito (e o Mjölnir) às suas linhas de tempo originais, ele tem uma conversa bastante familiar com Bucky Barnes. “Não faças nada estúpido até eu regressar” afirma Steve, ao que Bucky responde: “Como posso fazer algo estúpido? Estás a levar a estupidez toda contigo”. Este diálogo foi a mesma conversa que ambos tiveram na década de 40, quando Bucky partiu para a Segunda Guerra Mundial, só que nessa altura era o amigo que avisava Steve para não fazer algo parvo, nomeadamente aos esforços para tentar entrar no exército norte-americano.



vingadores: endgame

Capitão América idoso

Apesar da confiança de Banner no processo de viajar no tempo, Steve Rogers não regressa ao final de cinco segundos. Depois de sair de 2023 e regressar ao passado, o super-herói decido ficar lá e viver a vida que sempre sonhou ao lado de Peggy Carter, o seu verdadeiro amor. Apesar de todas as questões e paradoxos temporais, o momento foi bastante ternurento e fecha de forma bela o arco narrativo de uma das principais personagens do MCU.
Além de vermos Steve a ter o seu final feliz, também vemos o Capitão América já com uma idade avançada, pronto para passar o escudo. Na banda-desenhada também vemos o super-herói a envelhecer quando um vilão consegue extrair o sérum de Steve e ele envelhece rapidamente, contudo esta situação acaba por ser revertida. No entanto, em “Endgame”, isto não acontece e Steve entrega o escudo a outra personagem.



vingadores: endgame

Falcão torna-se no novo Capitão América

Quando Chris Evans anunciou publicamente que “Vingadores: Endgame” era o seu último papel enquanto Steve Rogers, muito se especulou sobre o futuro de Capitão América. Na banda-desenhada o escudo já foi utilizado por Bucky Barnes e Sam Wilson, daí a principal aposta ter sido Bucky como próximo Capitão América.

No final do filme ficamos a saber que as apostas estavam erradas. Steve Rogers entregou o seu escudo a Falcão, tal como os eventos da banda desenhada de 2014. Dessa forma, será que a nova série da Disney+ que iria ter Falcão e Bucky Barnes se irá chamar “Capitão América & Soldado do Inverno”?



vingadores: endgame

Asgardians da Galáxia

No final do filme também ficamos a conhecer os planos de Thor em se juntar aos Guardiões da Galáxia, situação que não agrada a Quill, quando estes partem para o espaço à procura da Gamora do passado, que desapareceu durante a batalha. Thor brinca e apelida a equipa como “Asgardians of the Galaxy”, referência a uma série de banda-desenhada.



vingadores: endgame

O som do martelo

Pela primeira vez, um filme de MCU não teve cena pós-créditos. Todavia, no final de “Endgame” existe um Easter Egg. Quando os créditos estão a terminar, ouve-se o som de um martelo em simultâneo com a banda-sonora, que depois se torna cada vez mais percetível. Ao que tudo indica, é o som do martelo quando Tony estava a fazer a sua primeira armadura no cativeiro, em “Homem de Ferro”. Isto não será uma sugestão de que Tony está vivo, apenas uma lembrança sentimental de como todo o MCU começou.

 

Reparaste em todas estas referências?

[tps_footer]

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *