Estas são as 15 melhores sagas segundo a Metacritic, disponíveis em streaming
A Metacritic é um dos melhores agregadores de opiniões, e foi com a sua ajuda que apresentamos as melhores sagas disponíveis no streaming.
Neste Top de 15 sagas vamos apresentar as que têm maior pontuação dada pela Metacritic, sendo que algumas que aparecem no site podem não aparecer aqui, pois colocamos outro filtro: a sua disponibilidade em streaming.
15 – Saga Planeta dos Macacos
A saga Planeta dos Macacos tem três períodos diferentes, com os primeiros cinco títulos estreados entre 1968 a 1973, depois temos o reboot de Tim Burton em 2001 e a partir de 2011 vemos um novo reboot focada na história de César, o macaco inteligente que veio a ser o seu líder.
A média dada pela Metacritic é de 62,8 pontos. Todos os filmes desta saga estão disponíveis no Disney+ , incluindo o mais recente capítulo “O Reino do Planeta dos Macacos”.
14 – Saga Star Trek
A saga Star Trek é provavelmente uma das mais longas de sempre, especialmente se incluirmos todas as séries, live.action e de animação, mais os filmes. Só que neste caso, só estamos a contar com as longas-metragens. A média dada pela Metacritic é de 62,8 pontos.
Esta obra conta as aventuras espaciais dos elementos da nave Enterprise. A mais recente versão, realizada por J. J. Abrams, está disponível na Netflix e Showtime. Em relação a todos os outros títulos da saga, estes só estão disponíveis para alugar ou comprar na Apple TV+.
13 – Saga Millenium
A saga Millenium é a única desta lista que metade dos filmes da sua lista não são em inglês. A média dada pela Metacritic é de 63,2 pontos.
Esta obra conta com três adaptações diferentes, sendo todas baseadas na mesma obra de Stieg Larsson. Os primeiros três títulos foram em sueco com Noomi Rapace como estrela, onde seguimos a história de uma hacker que ajuda a resolver casos misteriosos.
Em 2011, David Fincher decidiu pegar neste material e fazer uma adaptação em inglês com Daniel Craig e Rooney Mara e, apesar do sucesso do filme, não foi possível continuar a adaptação dos outros dois livros. O mais recente reboot foi em 2018 com Claire Foy. Só as versões em inglês estão disponíveis em streaming, na Prime Video, só até ao final do mês. Já a versão sueca só está disponível para alugar na MEO.
12 – Saga O Pai da Noiva
Uma das poucas sagas de comédia que entram nesta lista, “O Pai da Noiva” conta com cinco filmes e três versões diferentes. A média dada pela Metacritic fica nos 63,6 pontos.
Sendo baseado no livro de Edward Streeter, onde seguimos as aventuras de um pai e a sua filha enquanto tentam planear o casamento desta. As duas primeiras longas-metragens contaram com Spencer Tracy e Elizabeth Taylor nos papéis de pai e filha. Nos anos 90, surgiu um reboot com Steve Martin (“Only Murders in the Building”), Kimberly Williams, Diane Keaton e Martin Sort. Já em 2022, surgiu um novo reboot, desta vez latino, Com Andy Garcia, Gloria Estefan e Adria Arjona.
A versão com Tracy e Taylor só está disponível para comprar na Apple TV+, já a versão com Steve Martin está disponível no Disney+. O mais recente reboot pode ser visto na Max.
11 – Saga The Hunger Games
A saga The Hunger Games teve um ressurgimento nestes últimos anos devido à estreia de “The Hunger Games – A Balada dos Pássaros e das Serpentes”, uma prequela da história original. A média dada pela Metacritic fica nos 65,4 pontos.
Baseado nos livros de Suzanne Collins, esta obra distópica leva-nos ao mundo de Panem, um país dividido em 12 distritos, mais a capital. Todos os anos são feitos uns jogos mortais para manter a população em linha, mas numa das edições Katniss entra para proteger a sua irmã mais nova e torna-se num símbolo de esperança.
Em relação a onde podes ver estes filmes, o primeiro filme da saga e o mais recente capítulo estão disponíveis na Prime Video. No entanto, os outros três só estão disponíveis no videoclube da MEO.
10 – Saga Marretas
A saga dos Marretas conta com oito longas-metragens, a começar nos anos 80 até 2014, sendo que a média dada pela Metacritic fica nos 65,6 pontos.
Estas personagens foram criadas por Jim Henson nos anos 50 e antes da sua estreia no grande ecrã apareceram em vários programas de televisão. O abra segue as aventuras de um grupo de fantoches a viverem numa grande cidade.
Grande parte desta saga está disponível no Disney+, com a exceção de “Os Marretas Conquistam Nova Iorque” que está disponível para comprar e alugar na Apple TV+, e “Os Marretas no Espaço”, também disponível na Apple TV+.
9 – MCU
O Universo Cinematográfico da Marvel, ou MCU, é a saga com o maior número de filmes, começando com “Homem de Ferro” de 2008 até ao mais recente “Deadpool & Wolverine” deste ano. A média dada pela Metacritic fica em 66 pontos.
Sendo inspirado nas bandas desenhadas da Marvel, estas obras contam as histórias de vários super-heróis. A grande maioria destes títulos estão disponíveis no Disney+, há exceção de:
- “O Incrível Hulk” – pode ser alugado na Apple TV+
- “Homem-Aranha: Regresso a Casa” – pode ser comprado na Apple TV+
- “Homem-Aranha: Longe de Casa” – disponível para alugar na Apple TV+
- “Homem-Aranha: Sem Volta a Casa” – também só disponível para comprar na Apple TV+
- “Deadpool & Wolverine” – disponível para comprar na Apple TV+
8 – Saga Star Wars
Nesta lista estão incluídos os filmes originais, mais as prequelas e sequelas e as histórias dora da saga Skywalker. A média dada pela Metacritic fica em 67.9. A saga Star Wars, criada por George Lucas, é uma odisseia espacial entre o bem e o mal: de um lado com os Jedi e do outro com os Sith. Toda a saga Star Wars, incluindo séries, estão disponíveis no Disney+.
7 – Saga Harry Potter
Nesta saga estão incluídos os 7 filmes da saga Harry Potter mais os três filmes de “Monstros Fantásticos”. A média dada pela Metacritic fica em 68.6 pontos.
Todas estas longas-metragens são baseadas na obra de J. K. Rowling, onde os filmes originais seguem a vida de Harry Potter, uma criança órfã que descobre ser um feiticeiro depois de receber uma carta de Hogwarts. Já os filmes “Monstros Fantásticos” são prequelas da saga original, onde seguimos as aventuras do feiticeiro Newt Scamander, numa altura em que Gellert Grindelwald está em ascensão e a influenciar o mundo da magia contra os muggles, ou seja os humanos sem magia. Todos os filmes da saga estão disponíveis na Max.
6 – Saga Bourne
Em sexto lugar fica a saga protagonizada por Matt Damon e que o tornou num dos grandes nomes de obras de ação. A média dada pela Metacritic fica em 69 pontos. Os primeiros três foram baseados na obra literária de Robert Ludlum, contando a história de um agente secreto que perde a memória e vai tentar descobrir quem realmente é. Todos os filmes desta saga estão disponíveis na Prime Video.
5 – Saga Spider-Man
Neste caso, esta casa conta com todas as longas-metragens live-action com a personagem. Por isso conta com as versões de Tobey Maguire, Andrew Garfield e Tom Holland, incluindo “Capitão América: Guerra Civil”, “Vingadores: Guerra do Infinito”, e “Vingadores: Endgame”. A média de toda a saga, segundo a Metacritic, ficou com 69,8 pontos.
A trilogia com Maguire está disponível para alugar na Apple TV+ e os dois primeiros estão na Netflix, o mesmo acontece com os filmes de Garfield. Os três filmes a solo de Holland estão disponíveis para alugar ou comprar na Apple TV+, e aqueles onde o ator aparece no MCU estão no Disney+.
4 – Saga Missão Impossível
A saga Missão Impossível é outra das grandes obras de ação protagonizadas por Tom Cruise. Segundo a Metacritic, a pontuação média desta saga fica em 71.4. O enredo desta obra segue as aventuras do agente Ethan Hunt do IMF, uma agência de espionagem dos Estados Unidos que trabalha no estrangeiro. Todos os filmes desta saga estão disponíveis na Showtime e também na Netflix.
3 – Saga John Wick
A saga John Wick é considerada uma das melhores sagas de ação do momento e a Metacritic parece concordar, dando uma média para os quatro títulos de 73,5 pontos.
A contar com quatro filmes atualmente e com um spin-off a caminho protagonizada por Ana de Armas, esta saga com Keanu Reeves conta a história de um ex-assassino por contrato que deixou essa vida para trás quando conheceu a sua esposa. No entanto, após a sua morte, John Wick vê-se obrigado a regressar ao seu antigo trabalho.
Em relação a onde podes ver estes filmes, infelizmente só o segundo e quarto títulos da saga estão disponíveis para alugar. O primeiro na MEO e o segundo na Apple TV+.
2 – Saga Senhor dos Aneís / Hobbit
No segundo lugar ficam as aventuras em Middle Earth realizadas por Peter Jackson, com a Metacritic a dar 76 pontos como a média. Ambas as trilogias são baseadas nas obras de J. R. R. Tolkien que criou um mundo de elfos, hobbits, humanos, orcs e muitas outras criaturas que vivem em conjunto, com mais ou menos harmonia, em Middle Earth. Contudo, em ambas existe sempre a ameaça de Sauron.
As trilogias contaram com nomes como: Ian McKellen, Christopher Lee, Elijah Wood, Martin Freeman, Orlando Bloom, Hugo Weaving, Cate Blanchett, Viggo Mortensen, Richard Armitage, Benedict Cumberbatch, entre muitos outros. A trilogia O Senhor dos Anéis está disponível em streaming tanto na Prime Video como na Max, Já a trilogia Hobbit está disponível na Max, mas só até ao final deste mês de outubro.
1 – Saga Mad Max
Em primeiro lugar fica a saga Mad Max, constituída por por cinco filmes até ao momento. A média, na Metacritic, para este conjunto fica nos 78 pontos. Vindo da cabeça de George Miller, esta saga decorre num mundo apocalíptico onde combustível vale mais do que ouro e seguimos as aventuras de Mad Max, um homem que só quer sobreviver mas acaba por ajudar outros a fugir do tirano Joe.
Em toda esta obra conta com nomes como Mel Gibson, Tom Hardy, Charlize Theron, e mais recentemente, com Anya Taylor-Joy e Chris Hemsworth. Mas onde podes ver esta saga? “Mad Max – As Motos da Morte está dísponível na Max, “Mad Max 2: O Guerreiro da Estrada” também pode ser visto na Max, “Mad Max: Além da Cúpula do Trovão” também está disponível na Max, o reboot com “Mad Max: Estrada da Fúria” está disponível tanto na Max como na Netflix, e o mais recente spin-off, “Furiosa: Uma Saga Mad Max”, pode ser alugado na Apple TV+.
E tu? Qual é a tua saga favorita?